Orbe:
Olha minha cara de preocupação...
Re: Deus é uma árvore boa?
--------------------------------------------
Citação de: lusitano em Ontem às 07:38:13
Estou crente que você está completamente enganado: Todos os estudos divulgados sobre a vida animal, desmentem o que você supõe.
Cite pelo menos algumas partes desses estudos que o convenceram disso. Porque até o momento não vi nenhum cientista falando que animais possuem algo mais que instintos.
Não sou cientista; mas em conversas com pessoas que têm animais e a minha experiência pessoal com aqueles com que já tive oportunidade de conviver, levaram-me a chegar à conclusão, que pelo menos os mamíferos, têm algum tipo de auto-consciência e se poderem, escapam às ameaças à sua integridade física e ao cativeiro.
Houve uma que eu tive com cães e que contei neste fórum e outra com bovídeos, na proximidade de um matadouro que me convenceram disso. Os bois, recusavam-se a ser levados para serem abatidos pelos magarefes, mostrando sinais impressionantes de angústia e pavor.
Nos programas televisivos, sobre vida selvagem, comentados pelo naturalista David Attenborough e outros cientistas, vêem-se inúmeras situações, que sugerem fortemente auto-consciência por parte dos animais, principalmente, cetáceos, símios e primatas.
Estava eu passando uma temporada de praia e campo, na ilha do Mussulo, junto à costa angolana, quando inadvertidamente, uma matilha de cães selvagens, que deambulava pela ilha, estabeleceu amizade comigo.
Num momento, em que eu estava estava sentado a admirar o fruto dum arbusto silvestre, e avaliando mentalmente, a possibilidade de me decidir a experimentar comê-lo, um dos cães, que estava ali perto, foi ao arbusto, tirou o fruto e veio muito gentilmente entregar-mo.
Fiquei profundamente surpreendido, com o ocorrido
Creio que você está incorrendo em paralogismo: Confunde uma aparente falta de actividade intelectual, com insensibilidade ou falta de consciência de si.
O facto dos animais não se comunicarem linguisticamente connosco, torna muito mais fácil, ignorar todos os sinais de discordância à opressão que sobre eles exercemos. Aliás, temos toda a vantagem e conveniência em ignorar esses sinais.
Acho que você é que talvez esteja confundindo instintos com consciência e atribuindo ao comportamento animal características exclusivamente humanas provenientes da racionalidade.
Em minha opinião os animais, são muito mais racionais e conscientes, do que você quer admitir. Não se trata de confundir instinto, com atribuições humanas. A biologia e a anatomia comparada, mostram claramente quanto aparentados, somos aos “irracionais”. Por outro lado nós os animais “humanos”, somos muito mais irracionais, do que supomos.
Citar: Para mim, eles não passam de objetos animados. E se não há um injustiçado, não há injustiça. Ou há?
É muitíssimo conveniente da sua parte convencer-se disso... Ou não?
Não sei. É? Por que você acha que me é conveniente? No que você acha que o convencimento disso me beneficia?
Ao ignorar os sinais, que lhe mostrariam, que os animais não são meras máquinas orgânicas, você pode continuar tranquilamente, sem pruridos de consciência, a manter a sua atitude mental habitual para com eles. Em suma, assim você, por exemplo, não sentirá qualquer tipo de horror, perante a morte ou o sofrimento dos animais utilizados na nossa alimentação, ou noutras actividades como experiências, que eventualmente envolvam dor, ou sofrimento prolongado.
Daí o carácter arbitrário e convencional da ética e da moral, estar aparentemente circunscrito ás necessidades e conveniências humanas.
Claro. Por que se importar com animais e vegetais além do necessário? Por que fazer de animais nossos parentes?
Porque efectivamente são nossos parentes e existe simpatia natural, para com eles!