Autor Tópico: Deus é uma árvore boa?  (Lida 6567 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Deus é uma árvore boa?
« Resposta #50 Online: 15 de Junho de 2009, 19:06:38 »
Árvore? Tá mais para limo...

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #51 Online: 15 de Junho de 2009, 20:10:05 »
Explico-lhe, porque é que pessoas, que simpatizam com os animais, consideram imoral e anti-ético, matar animais, nomeadamente porque necessitam de comer carne.

É a relação de parentesco com toda a vida, principalmente a animal; em especial os vertebrados, mamíferos e terminando nos símios e primatas: a extraordinária semelhança anatómica, que revela um parentesco fantástico com o Homem. Pode-se dizer, mais ou menos romanticamente, que os animais são nossos primos carnais. E comê-los é uma espécie de canibalismo.

Essa é uma definição MUITO ampla de família e canibalismo...

É um abuso da aplicação da força e da inteligência, impormo-nos aos animais, para os nossos fins pessoais, quando nós próprios, não aceitamos que nos usem para fins similares. É por assim dizer um acto de injustiça.

Você tocou na questão importante: nós não aceitamos que façam isso conosco. Já os animais, não podem aceitar ou recusar conscientemente. Eles não tem capacidade para pensar no que é justo ou não é. Nem para reivindicar direitos ou respeito. Para mim, eles não passam de objetos animados. E se não há um injustiçado, não há injustiça. Ou há?

Sim, de facto o "não matarás" coincide com um mandamento bíblico. Mas não me parece que a proibição nesse sentido, seja só de origem divina. Aliás, há quem acredita que o quinto mandamento, só diz respeito ao povo escolhido.

Sim há leis humanas como o "não matarás" supostamente divino. Mas elas dizem respeito apenas aos humanos. E são bem específicas. Ao contrário dos mandamentos que são extremamente vagos.

Eu também fiz o mesmo e não estou nada convencido que seja verdade, o que você alegou sobre esses animais.

Isso não me surpreende. Tem muita gente que não se convence da evolução das espécies também...

Parece-me que a sua analogia, foi excessivamente desproporcionada, para servir de crítica justa à comparação que eu fiz. :)

Eu acho que ficou na medida exata.

Cadeia Alimentar vs. Moral

Sorvete de Chocolate vs. Acelerador de partículas
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #52 Online: 16 de Junho de 2009, 07:38:13 »
Orbe

Olha minha cara de preocupação...

-------------------------------------------
Citação de: lusitano  em  Ontem às 18:38:51

Explico-lhe, porque é que pessoas, que simpatizam com os animais, consideram imoral e anti-ético, matar animais, nomeadamente porque necessitam de comer carne.

É a relação de parentesco com toda a vida, principalmente a animal; em especial os vertebrados, mamíferos e terminando nos símios e primatas: a extraordinária semelhança anatómica, que revela um parentesco fantástico com o Homem. Pode-se dizer, mais ou menos romanticamente, que os animais são nossos primos carnais. E comê-los é uma espécie de canibalismo.

Essa é uma definição MUITO ampla de família e canibalismo...

Efectivamente é :!: :!: :!: :quase-anjo:

É um abuso da aplicação da força e da inteligência, impormo-nos aos animais, para os nossos fins pessoais, quando nós próprios, não aceitamos que nos usem para fins similares. É por assim dizer um acto de injustiça.

Você tocou na questão importante: nós não aceitamos que façam isso conosco. Já os animais, não podem aceitar ou recusar conscientemente.

Estou crente que você está completamente enganado: Todos os estudos divulgados sobre a vida animal, desmentem o que você supõe.

Eles não tem capacidade para pensar no que é justo ou não é. Nem para reivindicar direitos ou respeito.

Creio que você está incorrendo em paralogismo: Confunde uma aparente falta de actividade intelectual, com sensibilidade ou consciência de si.

O facto dos animais não se comunicarem linguisticamente connosco, torna muito mais fácil, ignorar todos os sinais de discordãncia à opressão que sobre eles exercemos. Aliás, temos toda a vantagem e conveniência em ignorar esses sinais.

Para mim, eles não passam de objetos animados. E se não há um injustiçado, não há injustiça. Ou há?

É muitíssimo conveniente da sua parte convencer-se disso... Ou não?   B-)

Sim, de facto o "não matarás" coincide com um mandamento bíblico. Mas não me parece que a proibição nesse sentido, seja só de origem divina. Aliás, há quem acredita que o quinto mandamento, só diz respeito ao povo escolhido.

Sim há leis humanas como o "não matarás" supostamente divino. Mas elas dizem respeito apenas aos humanos. E são bem específicas. Ao contrário dos mandamentos que são extremamente vagos.

Daí o carácter arbitrário e convencional da ética e da moral, estar aparentemente circunscrito ás cecessidades e conveniências humanas.

Eu também fiz o mesmo e não estou nada convencido que seja verdade, o que você alegou sobre esses animais.

Isso não me surpreende. Tem muita gente que não se convence da evolução das espécies também...

Outra analogia, que eu considero muitíssimo desproporcionada: é justamente, porque eu acredito piamente na evolução das espécies, que lhe afirmo a minha discordãncia.

:cachorro:

Citação de: lusitano  em  Ontem às 18:38:51Parece-me que a sua analogia, foi excessivamente desproporcionada, para servir de crítica justa à comparação que eu fiz.

Eu acho que ficou na medida exata.

Cadeia Alimentar vs. Moral

Sorvete de Chocolate vs. Acelerador de partículas

:ok: :arrow: Enfim, se você supõe, que fez uma analogia na medida exacta, só me resta encolher os ombros mais ou menos filosoficamente, na medida razoável, das minhas capacidades intelectuais actuais... :hihi: :mestre:

« Última modificação: 16 de Junho de 2009, 07:49:23 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #53 Online: 17 de Junho de 2009, 03:20:43 »
Estou crente que você está completamente enganado: Todos os estudos divulgados sobre a vida animal, desmentem o que você supõe.

Cite pelo menos algumas partes desses estudos que o convenceram disso. Porque até o momento não vi nenhum cientista falando que animais possuem algo mais que instintos.

Creio que você está incorrendo em paralogismo: Confunde uma aparente falta de actividade intelectual, com sensibilidade ou consciência de si.

O facto dos animais não se comunicarem linguisticamente connosco, torna muito mais fácil, ignorar todos os sinais de discordãncia à opressão que sobre eles exercemos. Aliás, temos toda a vantagem e conveniência em ignorar esses sinais.

Acho que você é que talvez esteja confundindo instintos com consciência e atribuindo ao comportamento animal características exclusivamente humanas provenientes da racionalidade.

Para mim, eles não passam de objetos animados. E se não há um injustiçado, não há injustiça. Ou há?

É muitíssimo conveniente da sua parte convencer-se disso... Ou não?   B-)

Não sei. É? Por que você acha que me é conveniente? No que você acha que o convencimento disso me beneficia?

Daí o carácter arbitrário e convencional da ética e da moral, estar aparentemente circunscrito ás cecessidades e conveniências humanas.

Claro. Por que se importar com animais e vegetais além do necessário? Por que fazer de animais nossos parentes?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #54 Online: 17 de Junho de 2009, 22:08:44 »
Orbe:

Olha minha cara de preocupação...

--------------------------------------------
Citação de: lusitano  em  Ontem às 07:38:13

Cite pelo menos algumas partes desses estudos que o convenceram disso. Porque até o momento não vi nenhum cientista falando que animais possuem algo mais que instintos.

Não sou cientista; mas em conversas com pessoas que têm animais e a minha experiência pessoal com aqueles com que já tive oportunidade de conviver, levaram-me a chegar à conclusão, que pelo menos os mamíferos, têm algum tipo de auto-consciência e se poderem, escapam às ameaças à sua integridade física e ao cativeiro.

Houve uma que eu tive com cães e que contei neste fórum e outra com bovídeos, na proximidade de um matadouro que me convenceram disso. Os bois, recusavam-se a ser levados para serem abatidos pelos magarefes, mostrando sinais impressionantes de angústia e pavor.

Nos programas televisivos, sobre vida selvagem, comentados pelo naturalista David Attenborough e outros cientistas, vêem-se inúmeras situações, que sugerem fortemente auto-consciência por parte dos animais, principalmente, cetáceos, símios e primatas.

Estava eu passando uma temporada de praia e campo, na ilha do Mussulo, junto à costa angolana, quando inadvertidamente, uma matilha de cães selvagens, que deambulava pela ilha, estabeleceu amizade comigo.

Num momento, em que eu estava estava sentado a admirar o fruto dum arbusto silvestre, e avaliando mentalmente, a possibilidade de me decidir a experimentar comê-lo, um dos cães, que estava ali perto, foi ao arbusto, tirou o fruto e veio muito gentilmente entregar-mo.

Fiquei profundamente surpreendido, com o ocorrido :!: :oba:  

Citação de: lusitano em Ontem às 07:38:13

Creio que você está incorrendo em paralogismo: Confunde uma aparente falta de actividade intelectual, com insensibilidade ou falta de consciência de si.

O facto dos animais não se comunicarem linguisticamente connosco, torna muito mais fácil, ignorar todos os sinais de discordância à opressão que sobre eles exercemos. Aliás, temos toda a vantagem e conveniência em ignorar esses sinais.

Acho que você é que talvez esteja confundindo instintos com consciência e atribuindo ao comportamento animal características exclusivamente humanas provenientes da racionalidade.

Em minha opinião os animais, são muito mais racionais e conscientes, do que você quer admitir. Não se trata de confundir instinto, com atribuições humanas. A biologia e a anatomia comparada, mostram claramente quanto aparentados, somos aos “irracionais”. Por outro lado nós os animais “humanos”, somos muito mais irracionais, do que supomos.

Citar: Para mim, eles não passam de objetos animados. E se não há um injustiçado, não há injustiça. Ou há?

É muitíssimo conveniente da sua parte convencer-se disso... Ou não?    

Não sei. É? Por que você acha que me é conveniente? No que você acha que o convencimento disso me beneficia?

Ao ignorar os sinais, que lhe mostrariam, que os animais não são meras máquinas orgânicas, você pode continuar tranquilamente, sem pruridos de consciência, a manter a sua atitude mental habitual para com eles. Em suma, assim você, por exemplo, não sentirá qualquer tipo de horror, perante a morte ou o sofrimento dos animais utilizados na nossa alimentação, ou noutras actividades como experiências, que eventualmente envolvam dor, ou sofrimento prolongado.

Daí o carácter arbitrário e convencional da ética e da moral, estar aparentemente circunscrito ás necessidades e conveniências humanas.

Claro. Por que se importar com animais e vegetais além do necessário? Por que fazer de animais nossos parentes?

Porque efectivamente são nossos parentes e existe simpatia natural, para com eles!

« Última modificação: 17 de Junho de 2009, 22:19:46 por lusitano »

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #55 Online: 18 de Junho de 2009, 08:12:43 »
você acredita mesmo que exista livre-arbitrio?

../forum/topic=20219.0.html

Ronysalles,

livre-arbítrio.
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #56 Online: 18 de Junho de 2009, 13:20:51 »
ronysalles:

Excelente texto o seu :!: :arrow: :ok: O livre arbítrio conforme você o mostra, parece-me que de facto não existe. O que talvez exista, é o desejo constante de tentar exercê-lo; dado que existe o incentivo social, que impõe ao Homem a necessidade de ser responsável e deliberado nos seus actos.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #57 Online: 18 de Junho de 2009, 17:09:58 »
Não sou cientista; mas em conversas com pessoas que têm animais e a minha experiência pessoal com aqueles com que já tive oportunidade de conviver, levaram-me a chegar à conclusão, que pelo menos os mamíferos, têm algum tipo de auto-consciência e se poderem, escapam às ameaças à sua integridade física e ao cativeiro.

Graças ao instinto de sobrevivência. Eles não estavam pensando sobre a vida e decidindo que querem viver pelos motivos X, Y e Z. Eles estão agindo instintivamente como robozinhos devidamente programados.

Houve uma que eu tive com cães e que contei neste fórum e outra com bovídeos, na proximidade de um matadouro que me convenceram disso. Os bois, recusavam-se a ser levados para serem abatidos pelos magarefes, mostrando sinais impressionantes de angústia e pavor.

Você interpretou como angústia e pavor. Também pode interpretar um copo que, ao ser deixado na beirada da mesa, desequilibra, cai e quebra, como sendo um objeto atormentado cometendo suicídio...

Você está atribuindo características humanas a animais.

Em minha opinião os animais, são muito mais racionais e conscientes, do que você quer admitir. Não se trata de confundir instinto, com atribuições humanas. A biologia e a anatomia comparada, mostram claramente quanto aparentados, somos aos “irracionais”. Por outro lado nós os animais “humanos”, somos muito mais irracionais, do que supomos.

Eu discordo.

Ao ignorar os sinais, que lhe mostrariam, que os animais não são meras máquinas orgânicas, você pode continuar tranquilamente, sem pruridos de consciência, a manter a sua atitude mental habitual para com eles. Em suma, assim você, por exemplo, não sentirá qualquer tipo de horror, perante a morte ou o sofrimento dos animais utilizados na nossa alimentação, ou noutras actividades como experiências, que eventualmente envolvam dor, ou sofrimento prolongado.

Não é necessária uma estratégia mental tão elaborada para me tirar qualquer peso na consciência pelo destino dos animais. Os simples fatos de eu precisar me alimentar e de eu ter que escolher entre a minha vontade e a suposta vontade de uma espécie inferior, já eliminam qualquer possibilidade de surgir um dilema sobre comer ou não comer a criaturinha supostamente consciente.

Resumindo: primeiro eu, minhas vontades, minhas necessidades. Depois os animais. Mesmo que eles demonstrem qualquer sinal de racionalidade primitiva, eu ainda continuaria a me alimentar deles como sempre fiz, sem perder o sono por isso.

Porque efectivamente são nossos parentes e existe simpatia natural, para com eles!

Novamente o conceito super-ampliado de família...

Quanto a "simpatia natural" por animais, eu prefiro um iPhone. Mas tem gosto para tudo...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #58 Online: 19 de Junho de 2009, 09:55:42 »
Orbe:

«Olha minha cara de preocupação...»

-----------------------------------------------------------------------
Citação de: lusitano  em  17 Jun 2009, 22:08:44

Graças ao instinto de sobrevivência. Eles não estavam pensando sobre a vida e decidindo que querem viver pelos motivos X, Y e Z. Eles estão agindo instintivamente como robozinhos devidamente programados.

Isso também é praticamente, o que disse o colega ronysalles sobre o livre arbítrio, em relação à nossa espécie. Nós estamos agindo instintivamente como robozinhos devidamente programados. Afinal somos animais. :hihi:

Citação de: lusitano  em  17 Jun 2009, 22:08:44Houve uma que eu tive com cães e que contei neste fórum e outra com bovídeos, na proximidade de um matadouro que me convenceram disso. Os bois, recusavam-se a ser levados para serem abatidos pelos magarefes, mostrando sinais impressionantes de angústia e pavor.

Você interpretou como angústia e pavor.

Foi o que eu senti, com todos os meus instintos :!: :idea:

Também pode interpretar um copo que, ao ser deixado na beirada da mesa, desequilibra, cai e quebra, como sendo um objeto atormentado cometendo suicídio...

Desculpe:!: :!: :!: :arrow: Não me diga, que acredita que está fazendo uma correcta e legítima analogia...

Você está atribuindo características humanas a animais.

Sem dúvida que sim :!: e animais aos humanos...

Eu discordo.

Admito que você tem as suas razões para discordar. Todavia continuo a considerar as minhas opiniões perfeitamente plausíveis.

Citação de: lusitano  em  17 Jun 2009, 22:08:44Ao ignorar os sinais, que lhe mostrariam, que os animais não são meras máquinas orgânicas, você pode continuar tranquilamente, sem pruridos de consciência, a manter a sua atitude mental habitual para com eles. Em suma, assim você, por exemplo, não sentirá qualquer tipo de horror, perante a morte ou o sofrimento dos animais utilizados na nossa alimentação, ou noutras actividades como experiências, que eventualmente envolvam dor, ou sofrimento prolongado.

Não é necessária uma estratégia mental tão elaborada para me tirar qualquer peso na consciência pelo destino dos animais. Os simples fatos de eu precisar me alimentar e de eu ter que escolher entre a minha vontade e a suposta vontade de uma espécie inferior, já eliminam qualquer possibilidade de surgir um dilema sobre comer ou não comer a criaturinha supostamente consciente.

Resumindo: primeiro eu, minhas vontades, minhas necessidades. Depois os animais. Mesmo que eles demonstrem qualquer sinal de racionalidade primitiva, eu ainda continuaria a me alimentar deles como sempre fiz, sem perder o sono por isso.

Parece-me evidente, que as suas razões são tão racionais, como as dos animais de espécies inferiores à sua, quando fazem o mesmo que acaba de dizer. Naturalíssimo :!:

Novamente o conceito super-ampliado de família...

Apesar da sua discordância, não é por isso que deixa de ser um facto, que  nomeadamente, ao nível dos vertebrados, principalmente os mamíferos ditos superiores, e em especial os grandes símios e primatas, são nossos primos naturais na cadeia alimentar... :idea:

Quanto a "simpatia natural" por animais, eu prefiro um iPhone. Mas tem gosto para tudo

:ok: :)
« Última modificação: 19 de Junho de 2009, 10:03:04 por lusitano »

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #59 Online: 19 de Junho de 2009, 12:17:41 »
Isso também é praticamente, o que disse o colega ronysalles sobre o livre arbítrio, em relação à nossa espécie. Nós estamos agindo instintivamente como robozinhos devidamente programados. Afinal somos animais. :hihi:

Não li o texto do Rony. Mas não creio que ele tenha dito exatamente isso. Agimos por instinto algumas vezes. Racionalmente em outras.

Enquanto animais agem sempre por instinto.

Foi o que eu senti, com todos os meus instintos :!: :idea:

Assim como os cristãos sentem com todos os seus intintos que Jesus existe e os protege...

Desculpe:!: :!: :!: :arrow: Não me diga, que acredita que está fazendo uma correcta e legítima analogia...

Já que vamos brincar de dar características humanas para animais, então vamos dar para objetos também.

"Meu celular fica com fome a cada 2 dias. Aí fica triste e chora. Se eu me recusar a alimentar, ele até faz pirraça desligando minhas ligações. Aí eu o alimento com eletricidade e ele fica feliz outra vez... "

Parece-me evidente, que as suas razões são tão racionais, como as dos animais de espécies inferiores à sua, quando fazem o mesmo que acaba de dizer. Naturalíssimo :!:

Elas se alimentam. Sem drama. Sem chororô do leão porque teve que comer uma zebra. Não precisa nenhuma razão muito complexa para desempenhar seu papel na cadeia alimentar.

Apesar da sua discordância, não é por isso que deixa de ser um facto, que  nomeadamente, ao nível dos vertebrados, principalmente os mamíferos ditos superiores, e em especial os grandes símios e primatas, são nossos primos naturais na cadeia alimentar... :idea:

Eles um parentesco conosco que se limita a alguns poucos genes. Não são nossa família. Não são nossos primos.

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 19 de Junho de 2009, 12:38:41 »
Apesar da sua discordância, não é por isso que deixa de ser um facto, que  nomeadamente, ao nível dos vertebrados, principalmente os mamíferos ditos superiores, e em especial os grandes símios e primatas, são nossos primos naturais na cadeia alimentar... :idea:

Eles um parentesco conosco que se limita a alguns poucos genes. Não são nossa família. Não são nossos primos.
98% dos genes em comum é pouco?

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #62 Online: 19 de Junho de 2009, 13:08:36 »
Orbe:

Citação de: Jack Torrance  em  Hoje às 10:09:33

Foi o que eu senti, com todos os meus instintos.  

Assim como os cristãos sentem com todos os seus intintos que Jesus existe e os protege...

Bem - pelos vistos, você aprecia fazer extrapolações - que saltam fora do contexto; é um pouco melhor, do que fazer analogia entre um copo de vidro e um ser vivo animal.

Já que vamos brincar de dar características humanas para animais, então vamos dar para objetos também.

"Meu celular fica com fome a cada 2 dias. Aí fica triste e chora. Se eu me recusar a alimentar, ele até faz pirraça desligando minhas ligações. Aí eu o alimento com eletricidade e ele fica feliz outra vez... "

Desculpe meu caro orbe: acredito que você aprecia brincar... Mas não me parece apropriado fazê-lo no contexto em que estamos a conversar.

Note bem, os animais - principalmente os vertebrados - estão numa ordem de seres vivos, quer você concorde ou não, anatómica e biologicamente, asemelham-se extraodinariamente, à forma humana; mesmo que à sua observação, lógica e naturalmente, apenas lhe pareça que sejam meras máquinas orgânicas como você diz.

Agora um copo de vidro por exemplo, está noutro reino bem distinto, em relação ao tema de debate. Vá lá que você, comparasse um animal ou um humano com um robot de última geração dotado de consciência e vida artificial, como nos filmes, "a inteligência artificial e eu robot". Enfim, mesmo o seu celular... Assim eu esforçando um pouco a imaginação, até me atreveria a concordar que o seu desejo de brincadeira teria algum sentido. :) Mas mesmo assim, o reino mineral, tem estado fora do contexto da nossa discussão. :idea:

« Última modificação: 19 de Junho de 2009, 13:24:15 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #63 Online: 19 de Junho de 2009, 13:56:57 »
Fernando Silva:

Este texto sobre a moral dos animais:

http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/nosso_lugar.htm

Muito bom texto e excelente vídeo :!: :ok:

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #64 Online: 20 de Junho de 2009, 09:07:53 »
você acredita mesmo que exista livre-arbitrio?

../forum/topic=20219.0.html

Ronysalles,

livre-arbítrio.
No link abaixo houve uma discussão interessante sobre o altruísmo.

../forum/topic=8501.0.html

Em determinado ponto, a discussão descambou para existência ou não do livre-arbítrio. Foi a partir do ponto abaixo:

../forum/topic=8501.50.html

Acho que vale a pena ler essa discussão.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #65 Online: 21 de Junho de 2009, 17:49:41 »
Orbe:

Bem - pelos vistos, você aprecia fazer extrapolações - que saltam fora do contexto; é um pouco melhor, do que fazer analogia entre um copo de vidro e um ser vivo animal.

Não saí do contexto.

Você tem fé na racionalidade animal. Isso porque você viu ações realizadas por animais e arbitrariamente interpretou como sendo resultado de alguma racionalidade.

Os crentes tem fé em deus. Porque eles veem acontecimentos diversos e arbitraiamente interpretam isso como ação divina.

Não vejo diferença.

Desculpe meu caro orbe: acredito que você aprecia brincar... Mas não me parece apropriado fazê-lo no contexto em que estamos a conversar.

Note bem, os animais - principalmente os vertebrados - estão numa ordem de seres vivos, quer você concorde ou não, anatómica e biologicamente, asemelham-se extraodinariamente, à forma humana; mesmo que à sua observação, lógica e naturalmente, apenas lhe pareça que sejam meras máquinas orgânicas como você diz.

Agora um copo de vidro por exemplo, está noutro reino bem distinto, em relação ao tema de debate. Vá lá que você, comparasse um animal ou um humano com um robot de última geração dotado de consciência e vida artificial, como nos filmes, "a inteligência artificial e eu robot". Enfim, mesmo o seu celular... Assim eu esforçando um pouco a imaginação, até me atreveria a concordar que o seu desejo de brincadeira teria algum sentido. :) Mas mesmo assim, o reino mineral, tem estado fora do contexto da nossa discussão. :idea:

A questão não é a que reino pertence o objeto de análise ou as semelhanças do objeto em relação aos humanos. A questão é sua insistência em interpretar ações dos animais como manifestações de características humanas.

E não é? A maior prova disso é que nenhum deles conseguiu chegar onde chegamos.

Já conhecia esse texto. Acho ele ingênuo e discordo de boa parte dele.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #66 Online: 21 de Junho de 2009, 19:26:52 »
Orbe:

...........................

Não saí do contexto.

Você tem fé na racionalidade animal. Isso porque você viu ações realizadas por animais e arbitrariamente interpretou como sendo resultado de alguma racionalidade.

Os crentes tem fé em deus. Porque eles veem acontecimentos diversos e arbitraiamente interpretam isso como ação divina.

Não vejo diferença.

O comportamento animal é observável empiricamente, quer eu o interprete incorrectamente ou não, ao atribuir-lhe uma racionalidade, que você não encontra.

O comportamento de deus, no contexto divino em que você se enquadra, não pode servir de modelo analógico, à nossa discussão. Justamente porque estamos em níveis diferentes de ser. É como eu falar-lhe de alhos e você responder-me com bugalhos :!: :|

« Última modificação: 22 de Junho de 2009, 05:51:27 por lusitano »

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 22 de Junho de 2009, 06:56:54 »
E não é? A maior prova disso é que nenhum deles conseguiu chegar onde chegamos.
Um deles chegou: nós.
Pensando bem, alguns de nós. O que não falta é debilóide por aí.
Já conhecia esse texto. Acho ele ingênuo e discordo de boa parte dele.
Análise qualitativa.
A diferença entre a moral humana e a dos animais é que paramos para pensar nela.
Os animais apenas a seguem.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!