Não sou grande fã do Dawkins mas vejo o trabalho dele e de outros ativistas ateus como de grande importância. É preciso divulgar a idéia para que ela comece a ser aceita pelos outros. Ou pelo menos, engolida. As pessoas aprendem a engolir seus preconceitos quando podem ser sancionadas ao expor pensamentos nocivos. É o que acontece hoje com homossexuais, negros e outros grupos. É o que poderá vir a acontecer com ateus e seguidores das religiões 'não-convencionais'. Para isso, é preciso dar o primeiro passo.
Yep. O maior mérito de Dawkins é difundir idéias em mentes impermeáveis a elas. Passado o choque inicial, essas idéias começam a ser aceitas, ou pelo menos compreendidas como proposições que nada tem de maléficas/satânicas/imorais.
Para os religiosos, criticar a religião é um tabu tão rigido quanto transar com a própria mãe.Daí não entenderem ou não aceitarem os argumentos contrários as suas crenças.Fundamentalismo requer ausência de debate e argumentação e isso nenhum ateu racionalista defende.
Fundamentalismo nenhum racionalista defende, independentemente de ateísmo. A não ser que se acredite que um racionalista seja inexoravelmente ateu. Mesmo assim, ter uma idéia irracional não implica em irracionalidade completa. Podemos ter pessoas "crentes" mas racionais o suficiente para argumentar, debelar radicalismos, etc.
Meu ponto é: quando o ateísmo não é produto de ceticismo. Meu agnosticismo, assim como o ateísmo da maioria aqui dos foristas do CC, é resultado de um processo de reflexão/racionalização. Então
acredito que consequentemente somos tolerantes, nem defendemos o ateísmo em sí, e sim a liberdade de consciência e expressão, separação de religião e Estado, etc.
Só que muitas pessoas sugestionáveis podem receber as idéias de Dawkins e outros com a suficiência de uma verdade absoluta. Aí que eu vejo perigo. Ateus usando proselitismo e imputando dogmas. Enfim, ateus irracionais.
Pensando melhor, deve ser meio que difícil de escapar dessa. Uma vez que uma idéia surge e ganha terreno, por mais coerente e transparente que seja, sempre vai ter sujeitos para usurpá-las e deturpá-las.
Nem toda a clareza da Teoria da Evolução de Darwin impediu coisas como o Darwinismo Social.