Autor Tópico: Quem é ateu de verdade!!  (Lida 8321 vezes)

Offline André Andrade

• Nível 01
  • *
Quem é ateu de verdade!!
« Online: 30 de Maio de 2009, 11:20:12 »
Oi galera,

Gostaria de saber quem é ATEU de verdade neste tópico. Aquele(a) que assume profundamente e de verdade!!
Alguém se habilita a dizer?

abraços

A. Andrade

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Quem é ateu de verdade!!
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2009, 11:49:26 »
Defina melhor "assumir profundamente e de verdade".

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2009, 11:50:19 »
Por quê? Vai matar estes? Se for, eu não sou ateu não, viu.... Mas se me pagar eu conto todos os que são aqui...  :fiu-fiu:

Offline André Andrade

• Nível 01
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2009, 12:10:49 »
Vejam uma frase dita pelo cientista Francis Collins, hoje um ex-ateu.

“Eu acredito que o ateísmo é a mais irracional das escolhas”. Dr. Francis Collins, médico, químico e biólogo americano, Diretor do Projeto Genoma (Fonte: Revista VEJA 24/01/2007)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2009, 12:14:57 »

“Eu acredito que o ateísmo é a mais irracional das escolhas”. Dr. Francis Collins, médico, químico e biólogo americano, Diretor do Projeto Genoma (Fonte: Revista VEJA 24/01/2007)

Ateísmo é escolha? E eu pensando que fosse o contrário, afinal, existe religião para todos os gostos.

Offline André Andrade

• Nível 01
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2009, 12:18:14 »

Ateísmo é escolha? E eu pensando que fosse o contrário, afinal, existe religião para todos os gostos.

Justamente. Você é dono de seu próprio nariz. Você escolhe o que ler, se acredita ou não, se opta por alguma religião ou não. Isso se chama "escolha". Ou o ateísmo é imposto? depois de apresentado as duas opções (crer ou não crer) você é quem "escolhe" o caminho!!

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2009, 12:20:47 »

Justamente. Você é dono de seu próprio nariz. Você escolhe o que ler, se acredita ou não, se opta por alguma religião ou não. Isso se chama "escolha". Ou o ateísmo é imposto? depois de apresentado as duas opções (crer ou não crer) você é quem "escolhe" o caminho!!
Entendo o ateísmo como uma coisa natural, afinal, ninguém nasce crente.

Offline André Andrade

• Nível 01
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2009, 12:25:56 »

Entendo o ateísmo como uma coisa natural, afinal, ninguém nasce crente.

E ninguém também nasce sabendo ou nasce falando. Isso a gente aprende, como tudo na vida. Depois de aprender, você "escolhe" o resto. depois de aprender que existe um Deus, etc.. você escolhe se crê ou não - E é justamente isso que o cientiste e ex-ateu disse. "A mais irracional das escolhas".

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #8 Online: 30 de Maio de 2009, 12:32:17 »
Posso entender que qualquer 'não-escolha' é também uma escolha, nesse entendimento, permanecer ateu, é uma não-escolha, é simplesmente continuar no estado natural.

Homens nascem homens, se querem virar mulher é uma escolha, não há porque escolher 'continuar homem', pois é simplesmente o estado natural.

A diferença que o trans-sexualismo é uma coisa repudiada na sociedade, e a embriagues dos sentidos nem sempre.

Offline André Andrade

• Nível 01
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2009, 12:40:09 »
Posso entender que qualquer 'não-escolha' é também uma escolha, nesse entendimento, permanecer ateu, é uma não-escolha, é simplesmente continuar no estado natural.

Homens nascem homens, se querem virar mulher é uma escolha, não há porque escolher 'continuar homem', pois é simplesmente o estado natural.

A diferença que o trans-sexualismo é uma coisa repudiada na sociedade, e a embriagues dos sentidos nem sempre.

Exatamente. Você acaba de confessar que uma "não-escolha" é também uma escolha (uma não-escolha já é uma escolha) - Por isso o Dr Francis Collins (ex-ateu por escolha psicológica) disse: "O ateísmo é a mais irracional das escolhas".

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2009, 12:49:23 »
Típica falácia do apelo a autoridade!
Sim, opinião de um cientista conceituado que ocupa um cargo burocrático no projeto Genoma.
Isso não prova absolutamente nada alem de que a opinião dele era essa.

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #11 Online: 30 de Maio de 2009, 13:46:04 »
Morrer é também uma questão de escolha tal como viver! A gente nasce vivo e escolhe se quer morrer ou continuar vivendo. Eu escolhi viver. Blah!

Todos nascemos "vazios" de entendimento. Ninguem nasce crente ou descrente. Ser carnívoro ou vegetariano, ser sãopaulino ou corinthiano, ser homo ou hétero, ser teista ou ateista, são escolhas que fazemos. Como "Deus" é a segunda palavra que mais se houve ao longo da vida, desde nossos primeiros instantes, poderiamos dizer que num mundo teista, ser ateu é que seria uma questão de opção. Deveria ser o opsto, eu sei. Mas... Também não somos, fisiologicamente dizendo, carnívoros. No entanto, não é somente uma minoria que obdece a sua fisiologia???

Eu não sou um ateu de verdade, já que, se for comprovada a existência de Deus, certamente me tornarei um teista. Por hora o ateismo é somente uma condição e não uma definição.
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Maio de 2009, 14:40:51 »
Gostei da resposta do Andarilho...

Eu não sou um ateu de verdade, já que, se for comprovada a existência de Deus, certamente me tornarei um teista.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #13 Online: 30 de Maio de 2009, 15:37:16 »
Crença e descrença não são escolhas.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #14 Online: 30 de Maio de 2009, 15:40:22 »
Não se pode escolher acreditar em algo, crença não é algo consciente, eu não posso escolher acreditar que sou Dom Pedro I. Eu tmb posso ir na igreja, jurar sobre 1000 bíblias que acredito em deus, mas se eu souber das contradições e falta de evidencias para a existência de deus, isso tudo não me fará crente. Crença não é uma escolha.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #15 Online: 30 de Maio de 2009, 15:47:02 »

André Andrade:

Oi galera,

Gostaria de saber quem é ATEU de verdade neste tópico. Aquele(a) que assume profundamente e de verdade!!

abraços

A. Andrade

Estou crente, que isso de ser "ateu" envolve uma tremenda contradição semântica e conceptual.

Está escrito, que  palavra "ateu", vem do grego, por ser uma palavra composta de (a + theus) - em que o prefixo a - significa negação ou afastamento e o sufixo theus, significa "deus". Portanto temos  :arrow: negação ou afastamento de deus.

Ora como a letra - a - entre outros significados, também significa acréscimo ou ajuntamento, pode considerar-se paradoxalmente que a palavra ateu, também significa :arrow: há deus :!: :?: :!: :arrow: :hihi:  :hihi:  :hihi:

Por outro lado, tenho verificado, que quase todos os "crentes", são ateus em relação a todas os credos, menos ao seu. E os "ateus" são descrentes ou negadores, só em relação a certas concepções divinas nomeadamente, o judaico/islâmico/cristianismo e certos monoteísmos; quase nunca se detendo, na análise e compreensão doutras formas de compreender a divindade.

Entretanto, depois de surgirem filosofias como a de Espinosa, todos os ateus, mais ou menos cultos, viraram naturalistas. O que implica que sabendo, ou não sabendo,
todos são "deístas românticos" radicais. Uma vez que Espinosa estabeleceu, que de facto deus e a Natureza, são a mesmíssima realidade universal. :D :arrow: :idea:  

« Última modificação: 30 de Maio de 2009, 15:54:07 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Maio de 2009, 17:17:46 »
Eu não acredito em deus(es). Se isso faz de mim um ateu de verdade ou de mentira, não sei... só sei que convencionou-se que quem não crê em deuses é chamado de ateu.

Mas concordo com o comentário acima, se deus (qualquer um) der as caras (se é que deuses tem cara), vou deixar de ser ateu pela força das evidências.
"Deus prefere os ateus"

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Maio de 2009, 17:27:36 »
Agnóstico nível 3 na escala Dawkins. Creio em um deus impessoal e sem cara de velho barbudo e toga.
Como o ateísmo, apenas um detalhe.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Maio de 2009, 17:36:43 »
Por outro lado, tenho verificado, que quase todos os "crentes", são ateus em relação a todas os credos, menos ao seu.

Não concordo. O fato de discordar de outros credos não retira deles a crença em um deus ou deuses, de modo que não são ateus, pois não negam a existência de uma entidade que recebe o título de 'divindade', 'deus'. Quem é ateu rejeita a idéia de que existe qualquer tipo de divindade, logo, não teria lógica afirmar que um crente no seu deus é ateu em relação às demais religiões.  :hein:

E os "ateus" são descrentes ou negadores, só em relação a certas concepções divinas nomeadamente, o judaico/islâmico/cristianismo e certos monoteísmos; quase nunca se detendo, na análise e compreensão doutras formas de compreender a divindade.

Não acho. Sou atéia e não acredito em seres metafísicos e/ou divindades de nenhuma espécie/lugar. Não sou atéia em relação ao cristianismo ou islamismo. Sou atéia em relação à existência de um deus - qualquer que seja ele - que até hoje não se apresentou a mim ou manifestou seu poder.

Quanto ao que foi dito aqui: ser ateu é também uma opção. Diante da descrença geralmente natural de muitos, opta-se pelo ceticismo, pela não crença no que não pode ser provado com fatos.

Mas concordo com o comentário acima, se deus (qualquer um) der as caras (se é que deuses tem cara), vou deixar de ser ateu pela força das evidências.

[2]

Me questiono apenas se me tornaria religiosa... Até onde já pude testar, sou avessa às religiões e a idéia de deuses controlando nossos destinos. Mas se caso fique provado que deus existe, só me resta acreditar nessa existência... e torcer para que ele não seja um sádico louco como o deus cristão... :hihi:

Entretanto, depois de surgirem filosofias como a de Espinosa, todos os ateus, mais ou menos cultos, viraram naturalistas. O que implica que sabendo, ou não sabendo,
todos são "deístas românticos" radicais. Uma vez que Espinosa estabeleceu, que de facto deus e a Natureza, são a mesmíssima realidade universal. :D :arrow: :idea: 

Não generalize. Não concordo com a filosofia de Espinosa e não concebo o mundo como dotado de uma 'vontade imanente universal' que rege todas as coisas. Se for conceber a idéia original da expressão 'deus' e relacioná-lo como sendo a própria natureza, me resta apenas um retorno às religiões mais primitivas que veneravam a natureza como divindade. Ou seja, cada elemento da natureza como sendo a causa de algo me levaria apenas a estabelecer que o trovão, a chuva ou o rio representariam uma divindade específica. Assim sendo, a natureza seria deus em si e não conteria deus nela. Bem, já deu pra perceber que não sou panteísta embora não deixe de admirar a natureza e desfrutar do que ela me oferece.  :hihi:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #19 Online: 30 de Maio de 2009, 19:59:24 »
“I contend that we are both atheists. I just believe in one fewer god than you do. When you understand why you dismiss all the other possible gods, you will understand why I dismiss yours.” Stephen Henry Roberts (1901-71), historiador.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #20 Online: 30 de Maio de 2009, 20:14:55 »
Lua:

Citação de: lusitano Hoje às 15:47:02

Entretanto, depois de surgirem filosofias como a de Espinosa, todos os ateus, mais ou menos cultos, viraram naturalistas. O que implica que sabendo, ou não sabendo, todos são "deístas românticos" radicais. Uma vez que Espinosa estabeleceu, que de facto deus e a Natureza, são a mesmíssima realidade universal.    

Não generalize.

Não me parece que você esteja sendo consequente.  :)

Não concordo com a filosofia de Espinosa e não concebo o mundo como dotado de uma 'vontade imanente universal' que rege todas as coisas.

Você discorda da filosofia de Espinosa, mas não pode ignorar que ele está mostrando-lhe uma concepção de deus, impossível de refutar. Você é deus, eu sou deus e todos nós somos deus... E para onde quer que você olhe, principalmente, ao espelho você estará vendo deus.

Se for conceber a idéia original da expressão 'deus' e relacioná-lo como sendo a própria natureza, me resta apenas um retorno às religiões mais primitivas que veneravam a natureza como divindade.

Se concordasse com essa concepção, era mesmo o que teria de fazer. Que aliás é o que eu faço.  :hihi:

Ou seja, cada elemento da natureza como sendo a causa de algo me levaria apenas a estabelecer que o trovão, a chuva ou o rio representariam uma divindade específica.

Sim você poderia pensar assim, mas ao mesmo tempo tinha que admitir, que apenas eram deuses num conjunto divino muito maior.

Assim sendo, a natureza seria deus em si e não conteria deus nela.

Essa de facto, é que é a posição filosófica de Espinosa.

Bem, já deu pra perceber que não sou panteísta embora não deixe de admirar a natureza e desfrutar do que ela me oferece.

Você, não é panteísta, mas não pode deixar de estar ciente, que em termos da filosofia exposta, quando admira a natureza está de facto a admirar deus.

Logo - se segundo Espinosa, deus é a natureza - Então evidentemente que deus existe. e se você não pode negar a Natureza, não pode negar deus. Portanto, nesta concepção, você não pode de modo nenhum ser ateia, sem se contradizer.

« Última modificação: 30 de Maio de 2009, 20:19:02 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #21 Online: 30 de Maio de 2009, 21:22:17 »
Eu não sou um escocês de verdade, porque coloco açúcar no meu mingau.
Mas não coloco deus na minha vida. Puxa, como ela ficou melhor!

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #22 Online: 31 de Maio de 2009, 01:35:36 »
Oi galera,

abraços

A. Andrade

Qual a diferença de um ateu de verdade para um ateu de mentira?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #23 Online: 31 de Maio de 2009, 01:48:22 »
Isso vai depender de como se encara as coisas. Escolhe-se aceitar ou não como fato a isso ou aquilo ou por intuição ou por dedução. Não é de fato uma escolha, mas para efeito de entendimento, uma questão de opção. Optar por uma cor não é o mesmo que escolher uma cor? De certo você tem razão.
« Última modificação: 31 de Maio de 2009, 02:07:09 por O ANDARILHO »
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #24 Online: 31 de Maio de 2009, 02:08:09 »
Isso vai depender de como se encara as coisas. Escolhe-se aceitar ou não como fato a isso ou aquilo ou por intuição ou por dedução. Não é de fato uma escolha, mas para efeito de entendimento, uma questão de opção. Optar por uma cor não é o mesmo que escolher uma cor?

falácia espantalho detectada

Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!