Autor Tópico: Quem é ateu de verdade!!  (Lida 8322 vezes)

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Quem é ateu de verdade!!
« Resposta #25 Online: 31 de Maio de 2009, 02:35:03 »
São apenas falácias todos os posts deste sujeito. Erivelton reencarnou?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 31 de Maio de 2009, 12:02:57 »
Vejam uma frase dita pelo cientista Francis Collins, hoje um ex-ateu.

“Eu acredito que o ateísmo é a mais irracional das escolhas”. Dr. Francis Collins, médico, químico e biólogo americano, Diretor do Projeto Genoma (Fonte: Revista VEJA 24/01/2007)
1. Por que você não fica impressionado com os grandes cristãos que se tornam ateus?
Só vale numa direção?

2. O fato de outras pessoas pensarem isto ou aquilo muda a realidade? Se Newton tivesse renegado a Lei da Gravitação Universal, as coisas sairiam flutuando?
Ateísmo é escolha? E eu pensando que fosse o contrário, afinal, existe religião para todos os gostos.
Justamente. Você é dono de seu próprio nariz. Você escolhe o que ler, se acredita ou não, se opta por alguma religião ou não. Isso se chama "escolha". Ou o ateísmo é imposto? depois de apresentado as duas opções (crer ou não crer) você é quem "escolhe" o caminho!!
Não são duas opções, são milhares. Você analisou todas as outras religiões antes de escolher a sua?
Aliás, você realmente escolheu sua religião ou ela é resultado do acaso, assim como a "escolha" do time de futebol?

E eu não escolhi o ateísmo, eu descobri que tinha virado ateu. Em nenhum momento eu disse "Resolvi virar ateu". Simplesmente aconteceu quando eu decidi seguir o caminho das minhas dúvidas. Quando eu parei de dizer a mim mesmo "Parece absurdo, mas deve estar certo de algum modo que eu não entendo".

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 31 de Maio de 2009, 12:08:37 »
Isso vai depender de como se encara as coisas. Escolhe-se aceitar ou não como fato a isso ou aquilo ou por intuição ou por dedução. Não é de fato uma escolha, mas para efeito de entendimento, uma questão de opção. Optar por uma cor não é o mesmo que escolher uma cor? De certo você tem razão.
Escolher uma cor é questão de gosto. Escolher uma religião deveria ser uma decisão racional.
Ou os crentes apenas gostaram da decoração do templo? Foi só para agradar a alguém? A turma de lá é gente fina?
Por acaso, era a igreja mais próxima de casa num momento de desespero?
« Última modificação: 31 de Maio de 2009, 12:24:06 por Fernando Silva »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 31 de Maio de 2009, 12:12:31 »
E ninguém também nasce sabendo ou nasce falando. Isso a gente aprende, como tudo na vida. Depois de aprender, você "escolhe" o resto. depois de aprender que existe um Deus, etc.. você escolhe se crê ou não - E é justamente isso que o cientiste e ex-ateu disse. "A mais irracional das escolhas".
Se o Sol fosse Deus, seria irracional negar a Deus. Mas é racional ignorar a existência de algo que ninguém viu e de cuja existência só sabemos através de historinhas malucas e contraditórias contadas por gente que também não viu nada.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 31 de Maio de 2009, 12:18:39 »
Não concordo. O fato de discordar de outros credos não retira deles a crença em um deus ou deuses, de modo que não são ateus, pois não negam a existência de uma entidade que recebe o título de 'divindade', 'deus'. Quem é ateu rejeita a idéia de que existe qualquer tipo de divindade, logo, não teria lógica afirmar que um crente no seu deus é ateu em relação às demais religiões.  :hein:
Por outro lado, ateus estão mais abertos à possibilidade da existência de um dos milhares de deuses que os crentes que, ao aceitarem "gizuis", afirmam explicitamente que os outros deuses não existem, como se fosse uma certeza.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 31 de Maio de 2009, 12:19:55 »
Entretanto, depois de surgirem filosofias como a de Espinosa, todos os ateus, mais ou menos cultos, viraram naturalistas. O que implica que sabendo, ou não sabendo,
todos são "deístas românticos" radicais. Uma vez que Espinosa estabeleceu, que de facto deus e a Natureza, são a mesmíssima realidade universal. :D :arrow: :idea: 
Talvez o universo sempre tenha existido, mas isto não implica em que ele seja consciente.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 31 de Maio de 2009, 12:35:59 »
Todos nascemos "vazios" de entendimento. Ninguem nasce crente ou descrente. Ser carnívoro ou vegetariano, ser sãopaulino ou corinthiano, ser homo ou hétero, ser teista ou ateista, são escolhas que fazemos.
O que escolheria uma pessoa que tivesse crescido sem nunca ouvir falar de Deus?

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #32 Online: 31 de Maio de 2009, 12:48:55 »
“I contend that we are both atheists. I just believe in one fewer god than you do. When you understand why you dismiss all the other possible gods, you will understand why I dismiss yours.” Stephen Henry Roberts (1901-71), historiador.
Não conhecia essa, mas é ótima!
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #33 Online: 31 de Maio de 2009, 15:20:22 »
Esses crentes...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #34 Online: 31 de Maio de 2009, 15:23:02 »
Esses crentes...
Não reclame, Tupac. Às vezes é garantia de diversão. :biglol:
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #35 Online: 31 de Maio de 2009, 19:09:01 »
Fernando Silva:

Citação de: lusitano  em  Ontem às 15:47:02

Entretanto, depois de surgirem filosofias como a de Espinosa, todos os ateus, mais ou menos cultos, viraram naturalistas.

O que implica que sabendo, ou não sabendo,
todos são "deístas românticos" radicais. Uma vez que Espinosa estabeleceu, que de facto deus e a Natureza, são a mesmíssima realidade universal. :)

........................................................... .................................

Talvez o universo sempre tenha existido, mas isto não implica em que ele seja consciente.

O que é que você compreende como universo :?: :?: :?:

« Última modificação: 31 de Maio de 2009, 19:11:19 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #36 Online: 31 de Maio de 2009, 20:05:16 »
Esses crentes...
Não reclame, Tupac. Às vezes é garantia de diversão. :biglol:
Pois é... pelo menos me divirto as vezes hehe...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #37 Online: 31 de Maio de 2009, 23:07:02 »
Crença e descrença não são escolhas.
Isso vai depender de como se encara as coisas. Escolhe-se aceitar ou não como fato a isso ou aquilo ou por intuição ou por dedução. Não é de fato uma escolha, mas para efeito de entendimento, uma questão de opção. Optar por uma cor não é o mesmo que escolher uma cor?

falácia espantalho detectada

--}-------- touchê!
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #38 Online: 31 de Maio de 2009, 23:09:01 »
--}--------- Pode ser. Quem? Não. A propósito, você já fez seu dever de casa? Já para o quarto! Agora!
« Última modificação: 31 de Maio de 2009, 23:16:17 por O ANDARILHO »

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #39 Online: 31 de Maio de 2009, 23:12:21 »
Todos nascemos "vazios" de entendimento. Ninguem nasce crente ou descrente. Ser carnívoro ou vegetariano, ser sãopaulino ou corinthiano, ser homo ou hétero, ser teista ou ateista, são escolhas que fazemos.
Sem alternativas não hão escolhas a serem feitas.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #40 Online: 01 de Junho de 2009, 01:21:39 »
--}--------- Pode ser. Quem? Não. A propósito, você já fez seu dever de casa? Já para o quarto! Agora!

não entendi a piada. Qual é o teu ponto de vista?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #41 Online: 01 de Junho de 2009, 08:03:37 »
Fernando Silva:

Se o Sol fosse Deus, seria irracional negar a Deus. Mas é racional ignorar a existência de algo que ninguém viu e de cuja existência só sabemos através de historinhas malucas e contraditórias contadas por gente que também não viu nada.

Porque é que o Sol não é Deus?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #42 Online: 01 de Junho de 2009, 08:12:19 »
Fernando Silva:

Por outro lado, ateus estão mais abertos à possibilidade da existência de um dos milhares de deuses que os crentes que, ao aceitarem "gizuis", afirmam explicitamente que os outros deuses não existem, como se fosse uma certeza.

Você fala de si próprio, (se for ateu) ou está falando mesmo em nome de todos os ateus? Já li, que o ateísmo não é nenhuma ideologia.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #43 Online: 01 de Junho de 2009, 08:21:29 »
Fernando Silva:

Boa pergunta: As sociedades que tentaram criar um ateísmo de estado e  pregaram activamente, para extirpar o pensamento teísta, até ao momento, parece-me que ainda não conseguiram evitar que alguma criança, minimamente consciente e inteligente, não ouvisse falar de deus.

Que sociedades, é que você tem notícia, que cresceram espontaneamente, sem
a concepção de deus?

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #44 Online: 01 de Junho de 2009, 08:50:14 »

Depende da sua definição do que seja deus. Se vc quer chamar um corpo celeste formado a 5 bi de anos, composto em sua maior parte por hidrogênio, com massa 300 mil vezes maior que a de nosso planeta, que realiza fusão nuclear dos elementos que o compõem (em função dessa massa ) despejando uma grande de energia resultante desse processo por todo universo,  como deus, isso é problema seu. Prefiro chamar esse objeto pelo mesmo nome que se dá as outras centenas de bilhões de objetos semelhantes em nossa galáxia ... É só mais uma estrela.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #45 Online: 01 de Junho de 2009, 10:14:38 »

Boa pergunta: As sociedades que tentaram criar um ateísmo de estado e  pregaram activamente, para extirpar o pensamento teísta, até ao momento, parece-me que ainda não conseguiram evitar que alguma criança, minimamente consciente e inteligente, não ouvisse falar de deus.

Que sociedades, é que você tem notícia, que cresceram espontaneamente, sem a concepção de deus?

Me parece que os sistemas políticos que tentaram fazer isso, teriam o mesmo sucesso em querer  banir um esporte ou o desejo por bebidas.

Em que o malfado insucesso de sistemas políticos implica no seu raciocínio ?
To raise your kids

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #46 Online: 01 de Junho de 2009, 10:23:14 »

Você fala de si próprio, (se for ateu) ou está falando mesmo em nome de todos os ateus? Já li, que o ateísmo não é nenhuma ideologia.

Ele fala por ele próprio. Mas isso não impede de expressar diversas opiniões compartilhadas por ele com muitos ateus. Ateísmo seria basicamente a ausência de crença em deidades e em alegações sobrenaturais.
« Última modificação: 01 de Junho de 2009, 10:29:00 por Humberto Francis »
To raise your kids

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #47 Online: 01 de Junho de 2009, 10:51:38 »
Humberto Francis:

Citação de: lusitano  em  Hoje às 08:03:37

Depende da sua definição do que seja deus. Se vc quer chamar um corpo celeste formado a 5 bi de anos, composto em sua maior parte por hidrogênio, com massa 300 mil vezes maior que a de nosso planeta, que realiza fusão nuclear dos elementos que o compõem (em função dessa massa ) despejando uma grande de energia resultante desse processo por todo universo,  como deus, isso é problema seu. Prefiro chamar esse objeto pelo mesmo nome que se dá as outras centenas de bilhões de objetos semelhantes em nossa galáxia ... É só mais uma estrela. 

A minha definição de deus preferida, é a seguinta: “Toda a Natureza é Una; e Ela é Divina. Apesar Dela  ser Tudo o que há, e estar em todas as coisas, esta totalidade também deve ser entendida, como aquilo que convém compreender como Deus; e deve ser pensado como um sistema material de física e matemática.”  :arrow:  :!:  :idea:

Portanto a nossa estrela local, o sol, é deus; e a Humanidade, incluíndo toda a cadeia alimentar, somos outros tantos deuses :!:  :idea:  :D

___________________________________________________________ _______
especulando realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado - artur.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #48 Online: 01 de Junho de 2009, 11:06:02 »
Humberto Sanches:

Me parece que os sistemas políticos que tentaram fazer isso, teriam o mesmo sucesso em querer  banir um esporte ou o desejo por bebidas.

Em que o malfado insucesso de sistemas políticos implica no seu raciocínio?

No seguinte: "O que é aconteceria, se uma criança crescesse sem nunca ter ouvido falar de deus?"

Para que uma criança crescesse, sem nunca ouvir falar de deus, seria necessário de certo modo, sequestrá-la, para nunca conviver com as pessoas, que numa determidada sociedade, a fariam vítima de tal audição.

Que eu saiba, os exemplos históricos, informam, que os sistemas políticos, foram os únicos que tentaram fazer experiências nesses sentido; em oposição, a todos os outros, que se esforçaram activamente, no sentido oposto.

A menos, que você esteja disposto, a impedir que os seus filhos, desde o nascimento, sejam impedidos de ser contaminados com conversas em que ocasionalmente se fale de deus...

« Última modificação: 01 de Junho de 2009, 11:08:06 por lusitano »

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #49 Online: 01 de Junho de 2009, 13:02:38 »
Humberto Sanches FRANCIS  :hmph::

Em que o malfado insucesso de sistemas políticos implica no seu raciocínio?

No seguinte: "O que é aconteceria, se uma criança crescesse sem nunca ter ouvido falar de deus?"
Não me parece tão ruim quanto ficar sem ouvir falar nas outras milhares de deidades.

Para que uma criança crescesse, sem nunca ouvir falar de deus, seria necessário de certo modo, sequestrá-la, para nunca conviver com as pessoas, que numa determidada sociedade, a fariam vítima de tal audição.

Só se vc supor que quem decidiu não dar o dogma da existência do seu alegado deus, quisesse evitar que ela convivesse com outras pessoas.  Mas isso nem é sequer necessário. É só bola de neve da sua idéia.

Que eu saiba, os exemplos históricos, informam, que os sistemas políticos, foram os únicos que tentaram fazer experiências nesses sentido; em oposição, a todos os outros, que se esforçaram activamente, no sentido oposto.

Sistemas políticos não se isolam de sistemas culturais e religiosos. Vejo como exemplo razoável para a comparação e resposta à sua pergunta, os processos de "catequização"  de sociedades dominadas. Ou processos de introdução de nova religião em grupos.

A menos, que você esteja disposto, a impedir que os seus filhos, desde o nascimento, sejam impedidos de ser contaminados com conversas em que ocasionalmente se fale de deus...

Continua no mesmo problema : o que é "deus" ? Não vejo pq seria impossível  criar uma criança sem atribuir a um ser indefinido qualidades que determinada crença atribui ao mesmo.  Não dar uma deidade a uma criança não implica em não dar valores éticos e culturais. Nem a inibe de poder conhecer a forma com que outras crianças foram criadas. Sustento que, se não forem dados certos dogmas religiosos, o processo será menos penoso para a criança ao se sociabilizar com outras.

« Última modificação: 01 de Junho de 2009, 13:19:32 por Humberto Francis »
To raise your kids

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!