Humberto Francis:
Citação de: lusitano em Hoje às 11:06:02
Citar - Humberto Francis:
Em que o malfado insucesso de sistemas políticos implica no seu raciocínio?
No seguinte: "Que escolhas faria, uma criança se crescesse sem nunca ter ouvido falar de deus?"
Não me parece tão ruim quanto ficar sem ouvir falar nas outras milhares de deidades.
Se fosse possível uma criança crescer, sem nunca ouvir em “deus”, cá por mim, não consideraria isso particularmente problemático. A questão, está, em se isso realmente poderia acontecer…
Citar: Para que uma criança crescesse, sem nunca ouvir falar de deus, seria necessário de certo modo, sequestrá-la, para nunca conviver com as pessoas, que numa determinada sociedade, a fariam vítima de tal audição.
Só se vc supor que quem decidiu não dar o dogma da existência do seu alegado deus, quisesse evitar que ela convivesse com outras pessoas. Mas isso nem é sequer necessário. É só bola de neve da sua idéia.
Isso só serve para ilustrar, quanto difícil seria criar uma situação dessas.
Citar: Que eu saiba, os exemplos históricos, informam, que os sistemas políticos, foram os únicos que tentaram fazer experiências nesses sentido; em oposição, a todos os outros, que se esforçaram activamente, no sentido oposto.
Sistemas políticos não se isolam de sistemas culturais e religiosos. Vejo como exemplo razoável para a comparação e resposta à sua pergunta, os processos de "catequização" de sociedades dominadas. Ou processos de introdução de nova religião em grupos.
Sim, concerteza! Foi mais ou menos o que disse: historicamente, nunca houve nenhum sistema político, que não fosse alternativamente um poder religioso. Aliás a mim parece-me claro, que política e religião são praticamente a mesma coisa. Temos o exemplo do cristianismo, que sempre fez questão de baptizar e catequizar todas as crianças o mais cedo possível.
Citar: A menos, que você esteja disposto, a impedir que os seus filhos, desde o nascimento, sejam impedidos de ser contaminados com conversas em que ocasionalmente se fale de deus...
Continua no mesmo problema: o que é "deus" ? Não vejo pq seria impossível criar uma criança sem atribuir a um ser indefinido qualidades que determinada crença atribui ao mesmo. Não dar uma deidade a uma criança não implica em não dar valores éticos e culturais. Nem a inibe de poder conhecer a forma com que outras crianças foram criadas. Sustento que, se não forem dados certos dogmas religiosos, o processo será menos penoso para a criança ao se sociabilizar com outras.
“Deus” – é o que cada pessoa entende como tal… Agora educar uma criança, sem lhe inocular ideias místico-religiosas, é de extrema facilidade; basta haver pais interessados nesse tipo de educação, e que não permitam que os filhos, sejam doutrinados fora de casa. Mesmo que frequentemente ouçam a palavra deus.
Também concordo inteiramente, que elas não precisam de ter conhecimento de dogmas místico-religiosos, para crescer equilibradas, em termos éticos e morais e com uma boa sociabilidade.