Autor Tópico: Religiosos e "Cientistas Espiritas": Por quê o acaso é ruim?  (Lida 1995 vezes)

Offline O ENCOSTO

• Nível 09
  • *
    • O ENCOSTO HOME PAGE
Religiosos e "Cientistas Espiritas": Por quê o acaso é ruim?
« Online: 08 de Junho de 2009, 18:26:52 »
Por quê aceitar que muitas coisas ocorrem ao acaso é tão ruim e aterrorizante?

Vamos dar um exemplo:

Um galho de árvore caiu na cabeça de um cético. Ele morreu 1 hora depois, sofrendo muito.
Um galho de árvore caiu na cabeça de um kardecista. Ele morreu 1 hora depois, sofrendo muito.

Os dois casos são iguais. Oque muda é a crença de um e o ceticismo do outro.

Pergunto aos negadores do fator "acaso":

Quem sofreu mais?

O kardecista levou alguma vantagem acreditando na ação divina sobre a sua cabeça?
http://oencosto.rv.cnt.br
Onde houver fé, levarei a dúvida.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Religiosos e "Cientistas Espiritas": Por quê o acaso é ruim?
« Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2009, 18:57:11 »
Não! Mas segundo eles, o benefício vem no pós mortem...  :lazy:

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2009, 20:22:55 »
É negação. Aceitar o acaso significa aceitar que coisas ruins podem acontecer a você sem nenhum motivo.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2009, 20:35:20 »
...coisas ruins podem acontecer a você sem nenhum motivo aparente.

Fora estas tragédias, que por isto chamamos justamente de acidentes, vejo muita gente atribuindo a injustiça do mundo os fracassos pessoais que seriam, se analisados profundamente, atribuídos as suas próprias incompetências.  :wink:

Se não passou no vestibular não foi porque não estudou o suficiente, foi porque existia uma "energia negativa" atuando.

Poucos são dignos para reconhecer seus próprios fracassos.

Mas são em tragédias, pessoais e/ou coletivas, que a religião trabalha.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2009, 20:57:50 »
Essa é a proposta dos espíritas e outros religiosos.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2009, 20:59:32 »

Fora estas tragédias, que por isto chamamos justamente de acidentes, vejo muita gente atribuindo a injustiça do mundo os fracassos pessoais que seriam, se analisados profundamente, atribuídos as suas próprias incompetências.  :wink:

Se não passou no vestibular não foi porque não estudou o suficiente, foi porque existia uma "energia negativa" atuando.

Poucos são dignos para reconhecer seus próprios fracassos.

Mas são em tragédias, pessoais e/ou coletivas, que a religião trabalha.
ALias, eu vi o Rocky mais atual ontem, e tem um momento onde o Rocky fala sobre essa mania de culpar os outros, é um discurso muito legal...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2009, 21:25:18 »
ALias, eu vi o Rocky mais atual ontem, e tem um momento onde o Rocky fala sobre essa mania de culpar os outros, é um discurso muito legal...
É um filme bacana. Só esse monólogo dele vale mais do que metade da carreira dele combinada.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2009, 21:45:16 »
Pois é... O que os espíritas não querem ver é que o universo está pouco se lixando para o ser humano.  É apenas o desejo humano de que as coisas TEM que ter um sentido e TEM que existir um tipo de justiça divina ou "espiritual" para consolar sua angústia.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2009, 21:43:58 »
É uma mistura de antropocentrismo sem fundamento e uma vontade doentia e infantil de que a vida tenha que "ter um propósito" só porque a humanidade quer. Postura arrogante de achar que tudo o que existe no universo está aí para "servir a humanidade" ou tem algo a ver com o a vida humana.

Difícil entender e admitir que a natureza está pouco se lixando para nós, melhor criar uma fantasia de que tudo que existe gira ao nosso redor e tem que ter um "propósito" para que nós possamos entender, por mais absurdo que seja.
"Deus prefere os ateus"

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2009, 13:48:01 »
Será que é tão difícil admitir a própria insignificância?
Lembrei-me de um vídeo de George Carlin.

George Carlin - Save the planet - portuguese subtitles

http://www.youtube.com/watch?v=X_Di4Hh7rK0

Muito bom.
 :hihi:

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 10 de Junho de 2009, 13:49:28 »
Tem também um do Feynman (que está praticamente implorando para ser legendado :hihi:)

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Junho de 2009, 13:58:05 »
Acredito que quem sofreu mais foi o espírita. Motivos:

a) Depois que o galho caiu na cabeça, além do sofrimento físico antes de completar 1h, ainda houve o sofrimento psicológico, já que o mesmo deve ter ficado exatamente 1h tentando se lembrar de alguma passagem de sua vida cuja postura e/ou ação tenha sido ruim, ou seja, que justificasse seu estado, logo, sofreu bastante.

b) Já o cético deve ter ficado xingando a árvore até a morte, ou seja, durante 1h. Não sendo insensível, também acho que o cético deve ter pensado muito nos seus parentes antes de morrer.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #12 Online: 11 de Junho de 2009, 10:11:44 »
Desculpem-me a insistência neste tema, mas como ficou muito incompleto no tópico anterior, tenho algumas correções a oferecer:

Citação de: Encosto
O mais deprimente no Kardecismo é ver kardecistas defendendo o paragrafo que postei no inicio do tópico na maior cara de pau, sem ao menos ficar vermelho de vergonha.

Será? Vejamos:

Se a esposa, filho ou qualquer outra pessoa com o minimo de valor afetivo para essa gente fosse vitima deste desastre, eles diriam que o fulano de tal morreu para ensinar a ele alguma coisinha piegas qualquer.

Jamais diria que " meu filho morreu porque era bandido na encarnação passada".

Senhor Encosto, meus cumprimentos. Gostaria de perguntá-lo se algum dia o Senhor participou de um velório espírita(não, não há diferença de velório nenhum!) e se encontrou ESPÍRITAS falando para uma mãe que acabou de perder um filho por causa de um acidente, doença, ou qualquer fator que levou a morte deste sujeito do exemplo, assim: Ele mereceu esta morte porque em existência anterior foi um criminoso assassino vil ladrão estuprador sem coração pedófilo fedorento que mereceu tudo e agora está feliz com Jisuis nos planos superiores... então?

Você fica mais tranquilo por acreditar que tenha sido um ladrão, um estuprador, um pedofilo, um matador de aluguel ou um torturador.

Graças a isso, você vive tranquilo só aguardando a sua punição.

É assim que você vive.

Como o Senhor está enganado acerca desta doutrina, que não nos consola por atos passados(que pouco importam no presente) mas ao contrário, nos faz focar nas ações presentes para construirmos um futuro melhor......”O AMOR COBRE UMA MULTIDÃO DE PECADOS”......”VÁ, E NÃO PEQUE MAIS”

Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #13 Online: 11 de Junho de 2009, 10:32:59 »
Senhor Encosto, o universo tem suas regras, suas constantes(tem gente que afirma que não são tão constantes assim, mas isto não é assunto religioso) que não mudam porque alguém deseja. Independente de religião, crença ou fé: Morte é morte, desastre é desastre, dor é dor......No livro dos espíritos encontramos passagens que justificam bem o que estou falando, como a parte onde escreveu Kardec: A trajetória de um projétil não muda por que alguém reza para isto!
Não entendo então sua questão, já que para nós espíritas, acidentes são probabilidades físicas e qualquer um está sujeito a eles, cético ou crente; estamos no mesmo barco!
Agora, todos buscam consolo de alguma forma para poder continuar a viver, mesmo quando parece insuportável, faz parte da nossa programação o instinto de sobrevivência,  e porque não tornar o inevitável mais agradável?

O kardecista levou alguma vantagem acreditando na ação divina sobre a sua cabeça?

Não no sentido pratico de se salvar, mas se, eu disse SE, amenizou o pavor do inevitável, qual o problema?

Um abraço
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #14 Online: 12 de Junho de 2009, 13:07:31 »
Senhor Encosto, meus cumprimentos. Gostaria de perguntá-lo se algum dia o Senhor participou de um velório espírita(não, não há diferença de velório nenhum!) e se encontrou ESPÍRITAS falando para uma mãe que acabou de perder um filho por causa de um acidente, doença, ou qualquer fator que levou a morte deste sujeito do exemplo, assim: Ele mereceu esta morte porque em existência anterior foi um criminoso assassino vil ladrão estuprador sem coração pedófilo fedorento que mereceu tudo e agora está feliz com Jisuis nos planos superiores... então?

E se algum deles(os filhos) algum dia for arrastado para o alto de um morro e queimado vivo por traficantes, por exemplo, sim, eu vou considerar que expiaram por algum mal feito no passado. E, após tudo acabado, vou ficar bastante satisfeito de a dívida já ter sido paga e de ele ter se livrado de um peso passado que maculava a sua felicidade no mundo dos espíritos.

Certamente você não foi a um velório com o Rafael  ::)

E agora?
« Última modificação: 12 de Junho de 2009, 13:10:02 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #15 Online: 13 de Junho de 2009, 08:54:25 »
O que é ruim no acaso é a sensação de perda que gera. Talvez o autor do tópico tenha se auto-condicionado já a essa idéia. Eu não me acostumaria, ainda que fosse verdadeira essa aberração. Perder um ente querido e crer que nunca mais vai vê-lo, deve ser desesperador para qualquer um que consiga pensar um pouco mais além do próprio umbigo...
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Junho de 2009, 10:42:50 »
O que é ruim no acaso é a sensação de perda que gera. Talvez o autor do tópico tenha se auto-condicionado já a essa idéia. Eu não me acostumaria, ainda que fosse verdadeira essa aberração.Perder um ente querido e crer que nunca mais vai vê-lo, deve ser desesperador para qualquer um que consiga pensar um pouco mais além do próprio umbigo...

Se teu ente querido vai virar um espírito e depois vai reencarnar como uma pessoa completamente diferente, sem qualquer memória das outras vidas, em qualquer parte do mundo, como diabos tu vai ver ele novamente?

Pra mim, tu perdeu igual. E tua consolação vai por àgua abaixo. E tua perda é igual a de qualquer descrente. E isso é irônico.
« Última modificação: 13 de Junho de 2009, 10:45:50 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #17 Online: 13 de Junho de 2009, 10:49:40 »
Se você imaginar que a verdadeira vida é aqui, você teria razão. Mas segundo a DE estamos aqui de passagem e o esquecimento é temporário. A verdadeira vida é a do outro lado, onde lembramos, não só desta, mas das outras vidas e das pessoas que conhecemos nas outras vidas. Então, nada se perderia de fato.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Junho de 2009, 11:04:15 »
O que tornaria as coias só piores.

Teu filho, que é tão importante pra ti, aqui nessa vida sem sentido, na outra vida lembraria que já foi filho de 12934 caras diferentes, já foi pai de mais 82493 pessoas diferentes, possivelmente vocês iriam se lembrar que ele já foi teu pai em outras 14 oportunidades, e lá, na outra vida perfeita, tu seria apenas mais um pra ele, assim como ele seria apenas mais um pra ti, nessa confusão sem lógica que é a reencarnação.

"Oi pai nº 81234...er...da licença, meu pai nº 35849 ta me chamando...antes disso...eu deveria te chamar de pai nº 81234 ou você me chamaria de pai, vejamos, acho que fui teu pai nº 1295...como fica?"

É, parece genial. Tudo se ajeita na outra vida  :)

Colega, tu perde de qualquer jeito, e pra mim, tua perda parece pior. Pode ser egoismo meu, mas eu prefiro morrer sendo especial para algumas pessoas e ter algumas pessoas que são especiais para mim do que ser apenas mais um.
« Última modificação: 13 de Junho de 2009, 11:07:30 por Di »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #19 Online: 13 de Junho de 2009, 11:13:57 »
Questão de gosto... Eu gosto de família grande... E não me importo em não ser especial e me contento em ser "mais um". Aliás, eu já sou "mais um" no contexto mundial.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #20 Online: 13 de Junho de 2009, 11:16:47 »
Por quê aceitar que muitas coisas ocorrem ao acaso é tão ruim e aterrorizante?

Isso eliminaria a 'certeza' de um crente de que o universo no fundo tem um fundo moral, e os bons vão se dar bem, e os maus serão castigados.

É mais uma variação antropocentrista do olhar crente sobre o universo.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Junho de 2009, 13:06:37 »
Questão de gosto... Eu gosto de família grande... E não me importo em não ser especial e me contento em ser "mais um". Aliás, eu já sou "mais um" no contexto mundial.

De qualquer maneira, tu perde um ente querido.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #22 Online: 14 de Junho de 2009, 00:59:17 »
Como eu perco?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 17 de Junho de 2009, 10:30:57 »
No momento que tu vira apenas "mais um".

Sem contar casos onde tu descubra que, na penúltima vida, tu foi o estuprador e assassino do espírito que foi teu filho na última...

Que sentimentos tu teria por ele e vice-versa? Ou que sentimento tu teria pelos outros montes de espíritos que foram teus filhos em diversas vidas, mas que também foram filhos de muitos outros espíritos e também foram país de muitos outros que foram filhos de outros e país de outros...?

Engraçado quando tu diz que não sabe como um ateu aceita que quando um ente querido morre, ele nunca mais vai ve-lo, e ao mesmo tempo, quando tu morrer, tu só não vai mais ter um ente querido, como pode se lembrar que, em outra vida, ele foi o cara que te torturou e estuprou até a morte. Alias, não é engraçado, é irônico.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #24 Online: 17 de Junho de 2009, 17:47:34 »
No momento que tu vira apenas "mais um".
Ok.  :o  Eu não sabia que você queria ser especial... Boa sorte!

Sem contar casos onde tu descubra que, na penúltima vida, tu foi o estuprador e assassino do espírito que foi teu filho na última...
É aí que está o bonito da história..., a oportunidade da redenção, da reparação, de obter o perdão da vítima ou perdoar um agressor, de resgatar as faltas, etc..., e assim voltar a ser merecedor de uma felicidade eterna.

Que sentimentos tu teria por ele e vice-versa? Ou que sentimento tu teria pelos outros montes de espíritos que foram teus filhos em diversas vidas, mas que também foram filhos de muitos outros espíritos e também foram país de muitos outros que foram filhos de outros e país de outros...?
Meu coração é bem grande e eu não faço questão que meus filhos tenham sido exclusivos meus. Aliás, meus filhos são meus (me pertencem)?

Engraçado quando tu diz que não sabe como um ateu aceita que quando um ente querido morre, ele nunca mais vai ve-lo, e ao mesmo tempo, quando tu morrer, tu só não vai mais ter um ente querido, como pode se lembrar que, em outra vida, ele foi o cara que te torturou e estuprou até a morte. Alias, não é engraçado, é irônico.
Se tivesse sido eu o estrupador, e me arrependesse, eu gostaria de ser perdoado. Então, nada mais justo do que perdoar também. É uma estrada de mão dupla. Eu não posso chegar lá na perfeição com o ódio no coração. Isso é que seria irônico. Se eu fiz algo errado, é justo que eu sofra e me sinta deslocado. Mas a partir do momento em que eu me disponho a resgatar, através da expiação e reparação, o coração fica mais leve, ainda que essa expiação e reparação levem bastante tempo para se concretizar. O simples fato de eu me colocar à disposição da divindade para o resgate, isso alivia imediatamente o meu peso. Isso é o verdadeiro consolo.

Você é que deve se achar perfeito demais para não ter faltas passadas e não precisar do perdão de ninguém, mas para ser perdoado precisa antes perdoar. A DE ensina isso, e também a própria Bíblia cristã:

14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
15 se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.
(Mt 5:14-15)

E também Mt 18:23-35 (não posto porque é um pouco grande).

A obtenção de perdão está subordinado à concessão de perdão incondicional a todos. Quem não perdoa jamais obtém perdão.

Já sei... Vai dizer que isso não é altruísmo pleno e que tem fundo egoísta (cadê o Atheist que uma vez me disse isso?). Mas não é assim que a banda toca. O amor incondicional ao próximo não invalida o amor próprio. Aliás, Jesus já dizia que devíamos amar ao próximo como a nós mesmos. Eu quero o bem de todos, mas isso não me impede de desejar o bem para mim mesmo.

Um abraço.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!