Sem dúvida. Pra ser ateu, livre pensador, é necessário usufruir de algumas vantagens, porém para tal, é necessário pagar um preço: estudar, e não somente estudar, é necessário entender uma série de coisas. A princípio, é preciso ter mente livre e inteligente; é preciso saber o que é etnocentrismo, relativismo cultural (de forma crítica); é preciso, além de não crer em Deus tal como se explica no ateísmo, ser tolerante e capaz de ter empatia na “alma”.
Esses e outros fatores são necessários pra orientar um indivíduo pelas vias do racionalismo; Não é porque eu gosto de suco de açaí que todo mundo tem, a qualquer custo, de gostá-lo também. Não. Ser ateu /agnóstico, é uma opção de gozar da liberdade adquirida por meio da dúvida e da razão.
Infelizmente, muita gente ainda não aprendeu de que nós, seres humanos, apesar de sermos da mesma espécie, somos, acima de tudo, diferentes.
Se alguém me diz que é crente, e ninguém tem nada a ver com isso, eu simplesmente respondo: está certo, vai em frente, se estas feliz, continues assim.
já saí de comunidades ateísta do orkut, pelo comportamento de alguns membros, tendo postura radical e fanática; idêntica a praticada por evangélicos e beatos - me senti numa "igreja" conceitual atéia... aff...