Autor Tópico: Argumento Cosmológico (Versão definitiva)  (Lida 5497 vezes)

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
Re: Argumento Cosmológico (Versão definitiva)
« Resposta #25 Online: 27 de Junho de 2009, 21:45:40 »
não sei o que é pior, os argumentos falaciosos dele ou a sua incapacidade de perceber as falácias de seu próprio argumento.

1- Tudo tem uma causa e nada poderia ter sempre existido
2- Exceto é claro por algo que sempre existiu e não precisou ser causado
3- Vou chamar essa brecha em meu argumento de deus.

Será que ele não consegue perceber a falácia do apelo a piedade em seu argumento ou esta apenas trolliando pq não tem nada o que fazer ?

Onde foi que eu disse que literalmente tudo tem uma causa?

Você é cego ?

Citação de: [url=http://][/url]
Tudo que tem princípio tem uma causa além de si,desde que o nada não existe e não pode causar, e não é possível existir antes da própria existência para causá-la.

Você diz que tudo tem uma causa e depois abre uma brecha em seu argumento e diz "tudo tem uma causa, menos essa coisinha aqui", isso é apelo a piedade e faz com que seu argumento não funcione, agora que parte você não entendeu ?
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #26 Online: 28 de Junho de 2009, 20:06:18 »
Estou muito admirado por ninguém ter se interessado em argumentar...
Mas, comentar o quê!???
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #27 Online: 28 de Junho de 2009, 20:12:58 »
Eu, meu caro Sócrates, cheguei aqui acreditando ter uma teoria que conseguiria explicar a tudo e atodas as coisas. Após muitos debates, eu cheguei a conclusão que os caras daqui são "fods"! Eu não tinha uma teoria, mas um modo particular de ver as coisas, que, de científico não tinha nada. O mais importante, mano, não é se estar certo ou errado, mas se ter humildade suficiente para se reconhecer um engano e discernimento para se procurar separar o joio do trigo.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 28 de Junho de 2009, 23:11:11 »
Eu, meu caro Sócrates, cheguei aqui acreditando ter uma teoria que conseguiria explicar a tudo e atodas as coisas. Após muitos debates, eu cheguei a conclusão que os caras daqui são "fods"! Eu não tinha uma teoria, mas um modo particular de ver as coisas, que, de científico não tinha nada. O mais importante, mano, não é se estar certo ou errado, mas se ter humildade suficiente para se reconhecer um engano e discernimento para se procurar separar o joio do trigo.
Esse é um bom exemplo de pensamento cético.  :ok:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Sócrates

• Nível 06
  • *
« Resposta #29 Online: 29 de Junho de 2009, 16:35:34 »
Se um limite temporal no passado é estipulado,logo seu princípio é estipulado.
Você próprio estipulou a Causa Primeira como limite no passado!

Nada disso.A Causa Primeira existe na eternidade,e portanto,não tem nenhum ponto limite no passado.
Entendeu errado. Eu não disse que, segundo você, a CP tem um limite no passado, disse que ela é o limite do passado. Só que, se ela é o limite do passado, não há como definir a eternidade como sem limite no passado. Isso implicaria em ir além, no passado, da CP, o que seria uma contradição.

Se a CP não tem limite no passado,como pode ser que ela seja o limite do passado?O passado é ilimitado para a Causa Primeira.

Offline Sócrates

• Nível 06
  • *
« Resposta #30 Online: 29 de Junho de 2009, 16:37:08 »
não sei o que é pior, os argumentos falaciosos dele ou a sua incapacidade de perceber as falácias de seu próprio argumento.

1- Tudo tem uma causa e nada poderia ter sempre existido
2- Exceto é claro por algo que sempre existiu e não precisou ser causado
3- Vou chamar essa brecha em meu argumento de deus.

Será que ele não consegue perceber a falácia do apelo a piedade em seu argumento ou esta apenas trolliando pq não tem nada o que fazer ?

Onde foi que eu disse que literalmente tudo tem uma causa?

Você é cego ?

Citação de: [url=http://][/url]
Tudo que tem princípio tem uma causa além de si,desde que o nada não existe e não pode causar, e não é possível existir antes da própria existência para causá-la.

Você diz que tudo tem uma causa e depois abre uma brecha em seu argumento e diz "tudo tem uma causa, menos essa coisinha aqui", isso é apelo a piedade e faz com que seu argumento não funcione, agora que parte você não entendeu ?

Eu afirmei que o que tem princípio tem causa.Foi longe de afirmar que tudo tem uma causa.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #31 Online: 29 de Junho de 2009, 16:38:43 »
E o que não tem princípio ?

Offline Sócrates

• Nível 06
  • *
« Resposta #32 Online: 29 de Junho de 2009, 16:39:33 »
O que não tem princípio simplesmente existe.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #33 Online: 29 de Junho de 2009, 16:42:28 »
O que não tem princípio simplesmente existe.
Como a matéria por exemplo

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 29 de Junho de 2009, 16:47:32 »
Touché!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Sócrates

• Nível 06
  • *
« Resposta #35 Online: 29 de Junho de 2009, 16:53:40 »
A matéria teve um princípio.A Termodinâmica e a Teoria do Big Bang postulam um princípio da matéria.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #36 Online: 29 de Junho de 2009, 16:56:05 »
A matéria teve um princípio.A Termodinâmica e a Teoria do Big Bang postulam um princípio da matéria.
Onde ? Se a primeira lei da termodinamica diz que energia não pode ser destruida ou construida, apenas transformada. E a teoria do Big Bang não diz nada sobre a origem da materia e sim sobre o desenvolvimento do universo no estado atual.

Offline Sócrates

• Nível 06
  • *
« Resposta #37 Online: 29 de Junho de 2009, 16:59:51 »
A primeira lei só afirma que a quantidade total de energia permanece a mesma em todas as transformações.Ela não preconiza a impossibilidade de criação da matéria em algum ponto do passado,apenas enuncia que a soma total de matéria permanece constante.A segunda lei,por outro lado,afirma que numa eternidade de tempo o universo estaria gelado e inativo.Além da Cosmologia do Big Bang,que claramente afirma um princípio da matéria e da energia.
« Última modificação: 29 de Junho de 2009, 17:01:52 por Sócrates »

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #38 Online: 29 de Junho de 2009, 17:03:54 »
A primeira lei só afirma que a quantidade total de energia permanece a mesma em todas as transformações.Ela não preconiza a impossibilidade de criação da matéria em algum ponto do passado,apenas enuncia que a soma total de matéria permanece constante.A segunda lei,por outro lado,afirma que numa eternidade de tempo o universo estaria gelado e inativo.Além da Cosmologia do Big Bang,que claramente afirma um princípio da matéria e da energia.

E pq a matéria teria que ser criada e não poderia sempre ter existido ? E da onde vc tirou que Big Bang afima principio da matéria e energia ? Quanto ao esfriamento do universo, vc sabe o papel dos buracos negros a respeito disso ? Sabia que buracos negros possibilitaria a reciclagem de estrelas por um tempo indeterminado ?
« Última modificação: 29 de Junho de 2009, 17:10:18 por biscoito1r »

Offline Sócrates

• Nível 06
  • *

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #40 Online: 29 de Junho de 2009, 18:45:50 »
Sobre a criação da matéria:

http://cienciahoje.uol.com.br/129961
http://www.agencia.fapesp.br/materia/9544/noticias/quebra-fundamental-leva-nobel-de-fisica.htm
E onde nesse texto diz sobre criaćão de matéria ? Lá fala sobre matéria no estado atual e pq existe mais matéria que antimatéria e não que matéria apareceu do nada. Em outras palavras, fala sobre transformaćão e não criaćão. Além do mais esse artigo usa termos coloquiais para caracterizar o Big Bang como explosão, o que é errado.

Offline Sócrates

• Nível 06
  • *
« Resposta #41 Online: 29 de Junho de 2009, 20:06:53 »
Os links falam claramente da criação de matéria e antimatéria a partir do vácuo,instantes depois do Big Bang.Leia com mais atenção!

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #42 Online: 01 de Julho de 2009, 02:15:16 »
Se a CP não tem limite no passado,como pode ser que ela seja o limite do passado?
Simples: ela seria ou causaria o primeiro instante de tempo. Você mesmo afirma que todas as partes temporais foram originadas pela CP. Isso quer dizer que a CP é o evento a partir do qual o tempo se inicia. Portanto, se formos hoje contar o tempo para trás, sempre retrocedendo cada vez mais, chegaremos ao ponto onde ocorreu a CP e temos que encerrar a contagem porque não há tempo antes disso. Por isso que a CP seria/delimitaria o limite do passado. Se você afirma o contrário, você acaba entrando em contradição com seu próprio argumento.

O passado é ilimitado para a Causa Primeira.

Contraditório. Passado implica em passagem de tempo anterior a um evento, mas se a CP é a origem do tempo como você afirmou, o passado deve ser inexistente para ela.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #43 Online: 01 de Julho de 2009, 22:18:50 »
Putz! Quanto perda de tempo se discutindo um argumento tão batido como esse.

Todo mundo sabe que o furo do argumento cosmológico está em se abrir uma exceção para um suposto criador (deus/cp).
Ora, ao se afirmar que existe algo incriado, nada garante que tudo o mais também não seja incriado.

O argumento morre por aqui mesmo. Não há necessidade em se apelar para nada mais.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #44 Online: 09 de Julho de 2009, 20:26:37 »
Sobre a criação da matéria:

http://cienciahoje.uol.com.br/129961
http://www.agencia.fapesp.br/materia/9544/noticias/quebra-fundamental-leva-nobel-de-fisica.htm

Quando eu leio sobre uma teoria em que um fenômeno espontâneo permitiu matéria sobrepujar antimatéria, menos eu vejo planejamento. É mais um item que sugere que o Universo resulta de condições fortuitas, até mesmo de um certo desequilíbrio, tipo uma "cagada" cósmica mesmo.

De qualquer maneira, nada nos artigos impede qualquer conjectura sobre o conteúdo do Universo antes do Big Bang (se é que havia "antes"). E enquanto não surgirem novos dados científicos, tudo que se disser não passará de especulação.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #45 Online: 10 de Julho de 2009, 17:59:01 »
De qualquer maneira, nada nos artigos impede qualquer conjectura sobre o conteúdo do Universo antes do Big Bang (se é que havia "antes").

Como assim se é que havia antes? A impossibilidade do antes me parece ilógica. Sempre podemos imaginar um momento anterior, não?
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #46 Online: 10 de Julho de 2009, 18:43:42 »
Se considerarmos que o tempo surgiu a partir do Big Bang, não faria sentido falar sobre "momento anterior".
Mas vários cosmologistas já consideram a hipótese de tempo antes do Big Bang.

http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=big-bang-or-big-bounce
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #47 Online: 11 de Julho de 2009, 01:02:01 »
Particularmente acredito que singularidades são produtos das limitações do modelo atual. Mera consequência de sua inaplicabilidade a escalas subtômicas.
Acredito que singularidades não existem de fato na natureza. Na minha concepção, em um modelo mais preciso (quem sabe a tão sonhada teoria quântica da gravidade) tais singularidades tenderiam a ser eliminadas.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #48 Online: 11 de Julho de 2009, 01:23:10 »
Se considerarmos que o tempo surgiu a partir do Big Bang, não faria sentido falar sobre "momento anterior".

O universo não surgiu do nada (se é que ele realmente surgiu. O universo, considerado como tudo que existe, pode possivelmente sempre ter existido). Toda a matéria e energia do universo atual exitia "antes" do evento big bang. O big bang pode até ser o início do universo atual (esse visto como um processo em marcha), mas nada garante que todo o seu conteúdo não já tenha feito parte de um universo (ou de qualquer outro processo cósmico desconhecido) anterior.

Não consigo imaginar como a energia pode existir sem que também exista espaço e tempo. Como algo pode existir fora do espaço e do tempo.
Em um cenário como esse, até mesmo a nossa linguagem perde o sentido, já que não podemos usar tempos verbais (o verbo existir perde o sentido) ao nos referirmos a eventos ou estados. Toda lógica e a própria informação deixa de existir, e não podemos fazer qualquer conjectura sequer a respeito desse estado. Para mim isso é o mesmo que a inexistência. Mas como sabemos obviamente a inexistência não ocorre (o universo de fato existe em vez do nada).  

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #49 Online: 11 de Julho de 2009, 01:28:18 »

O universo não surgiu do nada (se é que ele realmente surgiu. O universo, considerado como tudo que existe, pode possivelmente sempre ter existido). Toda a matéria e energia do universo atual exitia "antes" do evento big bang. O big bang pode até ser o início do universo atual (esse visto como um processo em marcha), mas nada garante que todo o seu conteúdo não já tenha feito parte de um universo (ou de qualquer outro processo cósmico desconhecido) anterior.

Não consigo imaginar como a energia pode existir sem que também exista espaço e tempo. Como algo pode existir fora do espaço e do tempo.
Em um cenário como esse, até mesmo a nossa linguagem perde o sentido, já que não podemos usar tempos verbais (o verbo existir perde o sentido) ao nos referirmos a eventos ou estados. Toda lógica e a própria informação deixa de existir, e não podemos fazer qualquer conjectura sequer a respeito desse estado. Para mim isso é o mesmo que a inexistência. Mas como sabemos obviamente a inexistência não ocorre (o universo de fato existe em vez do nada). 
Disse tudo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!