Tex! Concordo contigo, em parte! No que se refere ao tempo, na verdade, ele não se trata de algo substancial, mas sim, de um efeito provocado pela relação da matéria com o espaço. O espaço-matéria são causas e o tempo, um efeito. Entretanto, ops três - espaço, matéria e tempo - são uma só coisa. É impossível se separar qualquer um dos três "elementos".
O universo, segundo o meu ver, é sim eterno. Para mim, o nada simplesmente não existe. Até porque, até mesmo ele seria alguma coisa. Tudo que vemos hoje é consequência de uma série de coisas que ocorrem num processo sem fim e sem começo. Não existe um universo, mas uma "existencialidade".
É difícil de se engolir certos argumentos científicos. Mas, a verdade é que o comportamento das coisas num nível subatômico, nos mostra que tudo não é, senão, uma corrente de possibilidades. Estamos acostumados com a ideia de presente, passado e futuro. Mas o que vem a ser o presente? Ele realmente existe? Não. O presente jamais existiu. Tudo que existe é um futuro em andamento e um passado decorrido. O presente, nesse caso, só nos serve para efeito de entendimento, assim como o zero, só existe para efeito de cálculo.
Há muita coisa que ainda estamos a um universo de distância de compreendermos.