INTRODUÇÃO.
1)Tudo que tem princípio tem uma causa além de si,desde que o nada não existe e não pode causar, e não é possível existir antes da própria existência para causá-la.
2)A eternidade não pode ser definida como infinita,mas limitada,pois a introdução de um limite no passado implica em um princípio de existência.Logo a eternidade deve ser considerada tanto infinita quanto ilimitada.
3)É impossível ter havido infinitos dias no passado pois então uma quantidade ilimitada de dias teria de preceder o dia de Hoje,o que tornaria o dia de Hoje eternamente distante de ocorrer.A quantidade total de dias percorridos é limitada pelo dia de Hoje, e portanto existe apenas uma série limitada de dias percorridos antes de Hoje.
IMPLICAÇÕES.
1)Todas as partes espaço-temporais do Universo tiveram um princípio.Este princípio foi originado por uma Causa eterna e ilimitada, que transcende Tempo e Espaço.
2)Esta Causa permaneceu imutável ao criar pois não há mudança temporal em uma Causa que contém todos os momentos finitos e consecutivos em um só instante eterno e ilimitado.O que é mudança temporal para as partes finitas é apenas o desenrolar de um eterno presente para a Causa Primeira.
3)Esta Causa,por ser ilimitada, é a Única Causa Primeira, pois duas ou mais causas se limitariam no Tempo e no Espaço.
4)Se a Causa Primeira fosse impessoal todas as condições necessárias à existência do universo estariam mecanicamente disponíveis desde sempre,e portanto,o universo seria eterno.Logo a criação do universo foi necessariamente a decisão livre de um ser pessoal.
CONCLUSÃO.
Logo há uma Causa Primeira auto-consciente,auto-existente,eterna,imutável,ilimitada.