Autor Tópico: Michael Jackson morreu!  (Lida 10498 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Michael Jackson morreu!
« Resposta #100 Online: 09 de Julho de 2009, 21:12:51 »
Por favor, chega... deixem o infeliz decompor-se (agora mais rápido) em paz.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #101 Online: 10 de Julho de 2009, 02:08:24 »
Michael Jackson morreu, mas as pessoas falando bobagens sobre ele e a morte dele ainda estão vivos:
Michael who?

Nunca fui muito ligado em música pop e menos ainda no mundo das celebridades. Acho que o único autógrafo que já quis na minha vida foi o do Sócrates (o jogador, não o filósofo) --e isso quando eu era garoto. Diante desse histórico, devo ser a pessoa menos indicada do mundo para comentar a morte de Michael Jackson. Ainda assim, arrisco um palpite --menos sobre o músico e mais sobre a comoção que seu falecimento provocou.

A primeira coisa que precisamos perguntar para compreender melhor o fenômeno é: por que ele? Somos quase 7 bilhões de humanos penando sobre a crosta terrestre. A vida de nenhum de nós é essencialmente mais interessante ou desinteressante que a dos demais. Eu diria até que somos todos muito parecidos em nossas atitudes, desejos, receios e loucuras. Por que a morte de Michael Jackson e da princesa Diana provocam tantas e tão apaixonadas reações enquanto a esmagadora maioria passa para outro mundo de forma mais ou menos anônima? Por que destinamos a nossos vizinhos um "como vai?" meramente protocolar --de quem não está interessado na resposta--, mas queremos saber tudo, inclusive as mais ridículas platitudes, sobre a vida de certas personalidades? Enfim, o que é a fama?

A culpa é toda de Homero. Até onde podemos recuar, foi o poeta cego quem cunhou e difundiu a expressão "kléos áphthiton" (fama imorredoura, glória eterna), aquilo que todo herói almeja alcançar. A ideia é atingir a fama para, por meio dela, driblar a morte, deixando um legado na terra. Pelo menos no mundo grego, o modo de fazê-lo era através de atos e ações heroicos, como aqueles realizados por Aquiles ou Ulisses e não por acaso fundam a literatura ocidental.

O detalhe incômodo aqui é que Aquiles e Ulisses jamais existiram. Eles são heróis que pertencem ao reino do mito, em companhia dos deuses e semideuses. Se quisermos, o Olimpo é um prelúdio de Hollywood, onde encontraremos os tipos eternos: o galã heroico (Apolo, Marlon Brando), a gostosona (Afrodite, Marilyn Monroe), e até a "diva" ciumenta que maltrata crianças (Hera, Joan Crawford). Na esfera celeste, é difícil dizer se os homens imitam os deuses ou se são os deuses que personificam os homens.

Já no mundo sublunar, a primeira celebridade foi Alexandre, o Grande. Não foi ele quem inaugurou a tradição de buscar a glória através de conquistas militares, mas parece ter sido o primeiro a fazê-lo em caráter estritamente pessoal, e não para perpetuar o "kléos" familiar. No mais, Alexandre tinha um senso de marketing de fazer inveja a Duda Mendonça. Procurava sempre referências heroico-míticas para "inspirar" seus passos. Nas moedas e esculturas, sempre se fazia representar com os cabelos longos flutuando ao vento e olhando para os céus. Fundou mais de 90 cidades às quais batizou de Alexandria.

Foram os romanos, entretanto, quem desvincularam a fama dos atos heroicos. Para tornar-se alguém e acumular honras, já não era necessário exibir realizações extraordinárias. Na cidade onde o que importava era ver e ser visto, adquirir glória tornou-se um meio e um fim. Estamos no limiar do conceito contemporâneo de celebridade, pelo qual a pessoa tautologicamente se torna famosa porque é conhecida.
(Então por favor, pode me explicar o por que os participantes dos big brothers nem são lembrados? Já que é só ver e ser visto, e não é necessário exibir realizações extraordinárias. Os participantes dos BBBs tinham que ser famosos, idolatrados e etc)

Quanto aos que não são lembrados nem por suas ex-namoradas, resta o caminho de tornar-se fãs: tocar a glória e roçar a transcendência por meio de biografias alheias, isto é, dedicando-se a cultivar seus ídolos.

É claro que alguma "realização" como vender discos, marcar gols ou ostentar um belo par de pernas ajuda a abraçar os pináculos da fama, mas não é absolutamente necessária como se depreende da biografia de alguns colunáveis, cuja qualidade mais notável é o fato de jamais ter feito nada senão ser célebre. Com isso, a glória já não está necessariamente ligada à noção de merecimento e passa a encerrar um elemento de acaso, de injustiça mesmo. (Ok, mas você está falando do MJ ou de sub-celebridades?)Não é à toa que Virgílio, na "Eneida" (livro 4, verso 173), refere-se à fama como "dea foeda", que podemos traduzir como "deusa suja" ou "deusa vil". Talvez "deusa sacana", já forçando um pouco.

O psicólogo David Giles (Universidade de Winchester), autor de "Illusions of immortality: a psychology of fame and celebrity" (ilusões da imortalidade: uma psicologia da fama e da celebridade), levanta uma hipótese interessante: a história da fama começa quando surgem os nomes próprios e a noção de indivíduo. Giles se apoia na controversa tese da mente bicameral do também psicólogo Julian Jeynes, para o qual a consciência individual é uma construção social bastante recente. Ela teria surgido entre 10000 a.C. e 8000 a.C., quando se teria operado uma mudança radical em nossas mentes. Até então, os antigos costumavam atribuir processos decisórios a deuses. Quando alguém fazia algo, era porque uma voz divina assim o tinha ordenado. Isso não era visto como sinal de loucura nem nada parecido. O diagnóstico de esquizofrenia não estava à disposição.

Alguns resquícios desse tipo de mentalidade sobreviveram até tempos mais recentes. Como mostra Michel Foucault em "As palavras e as coisas", até o finzinho do século 16 era perfeitamente razoável acreditar em magia: fazer ciência nada mais era do que descobrir analogias absconsas entre seres. (Eu mesmo conheço gente que ainda acha que a vida é regulada pelo movimento dos astros ou que moléculas d'água curam várias doenças graves).

É claro que hoje, exceto em contextos religiosos muito precisos, não podemos mais reclamar a "inspiração divina" sem risco de ir parar no hospício. Agora que a consciência individual unicameral se fixou, não só a glória pessoal é possível como a busca da "fama imorredoura" é um dos poucos caminhos que nos resta para tentar driblar a terrível ideia de que a morte é inevitável.

As teorias de Jeynes, apresentadas nos anos 70, jamais receberam muita atenção da academia. Trata-se, afinal, de uma afirmação extraordinária para a qual não se apresentaram evidências extraordinárias. Mais recentemente, entretanto, avanços na neuroimagem e outras técnicas vêm trazendo algum apoio a essas ideias. Pesos-pesados como o filósofo Daniel Dennett e, em menor grau, o biólogo Richard Dawkins vêm até ensaiando um flerte com a tese. Mesmo que não a comprem pelo valor de face, valorizam os "insights" e projetos de novas pesquisas que ela é capaz de produzir.

Sob essa chave interpretativa, a desproporcional mobilização popular para as exéquias de Jackson e de outros famosos podem receber um tratamento mais benigno. Não precisamos mais considerar como um caso de internação psiquiátrica todas as manifestações exageradas de fãs. Podemos classificar tal comportamento como um resquício da consciência dual de Jeynes, sob a qual os deuses não apenas "existiam" como também agiam explicitamente na realidade. Ordens divinas e milagres não eram uma questão de fé, mas a forma mesma como o mundo se apresentava diante de nós e em nós. Cair em prantos convulsivos pela morte de um ídolo não seria um comportamento muito mais excêntrico do que assistir a uma missa.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u592447.shtml
*meus comentários em azul
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #102 Online: 10 de Julho de 2009, 02:45:14 »
Agora deixa eu falar o que muita gente disse, mas que parece ter entrado por um ouvido e saído pelo outro.

Milhões de pessoas se comoveram com a morte do MJ, porque MJ fez parte da infância e adolescência de milhões de pessoas, e como muitas coisas da infância e adolescências, as coisas vão sendo esquecidas e deixadas pra trás. Tudo bem, posso estar reduzindo MJ aos brinquedos, mas a morte dele é como se dissessem "a Barbie não existe mais! sumiu! você nunca mais vai ver uma". (Milhões de crianças interiores iriam despertar e ficariam chocados com a notícia :chorando: )

A maioria das pessoas sente que perdeu uma parte da infância quando o MJ morreu, a mente humana é uma coisa muito doida mesmo, e isso explica o boom de vendas dos albuns do Michael Jackson, as milhões de vizualizações dos vídeos dele no youtube, o aumento de 50% da audiência do JN, o google congestionado.

E agora saindo da parte psicológica e indo para uma outra área. Michael Jackson é rei do pop ou é rei só porque a globo disse isso? Michael Jackson começou a cantar com 5 anos de idade junto com os irmãos, e em alguns anos virou líder do Jackson 5, compôs as músicas e ainda lançou carreira solo. Ou seja, ele muito mais novo conseguiu reduzir os irmãos a figurantes, e depois nem precisava mais deles.

Ele era um artista completo, dançava, cantava, produzia, tinha as idéias, compos as músicas. Eu sei que tem fãs que não sabem o quanto ele foi genial, e gostam dele só por ser pop. O mundo é muito ingrato com os gênios. E no imaginário das pessoas, um gênio da música é alguém que fala dificil, empina o nariz, e toca violão músicas melosas que não significam nada, vulgo MPB.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #103 Online: 10 de Julho de 2009, 08:37:40 »
O cara era um gênio e eu adoro as músicas dele, mas eu nunca perderia 1s sequer ficando o mínimo chateado possível com a morte dele.

Sério, eu não consigo entender como tem pessoas que ficam abaladas com a morte de um cantor que elas sequer conheciam pessoalmente. É bizarro.

Anyway, não deixe a Flavia ler a parte da MPB ::)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #104 Online: 10 de Julho de 2009, 09:17:44 »
Sério, eu não consigo entender como tem pessoas que ficam abaladas com a morte de um cantor que elas sequer conheciam pessoalmente. É bizarro.
A Fabi já explicou acima. E eu acrescentaria ainda remorso.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 10 de Julho de 2009, 09:25:10 »
Eu não acho aquilo uma explicação.

Eu era super fã dos Mamonas Assassinas, e lembro que eu estava na praia quando soube da queda do avião, foi naqueles "Plantões especiais" da Globo, com a musiquinha aquela "Tã tã tã tã tã tãtãtã tã tã tã tãtãtãtãããã" e lembro-me bem que assisti por uns 10 minutos, depois peguei minha bola de futebol e fui com meu irmão jogar um futis na beira-do-mar.

Mesma coisa quando morreu o Senna. Sério, eu não consigo entender. O cara era podre de rico e aproveitou o máximo possível da vida. Morreu fazendo o que gostava. Fim. Porque eu iria chorar por um cara que nem sabia que eu existia? Pra mim isso é muito non-sense.

Se quer chorar por gente que tu não conhece e que também não lhe conhecem, vai chorar pelas crianças que morrem de fome todo dia. Mas POR ODIM, não vai chorar pelo Michael Jackson!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #106 Online: 11 de Julho de 2009, 18:56:02 »
Se quer chorar por gente que tu não conhece e que também não lhe conhecem, vai chorar pelas crianças que morrem de fome todo dia. Mas POR ODIM, não vai chorar pelo Michael Jackson!
Essa não é a questão, as pessoas não choram pelo Michael Jackson mas pelo que ele representou na vida delas. O ser humano não é muito preparado para perdas.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #107 Online: 11 de Julho de 2009, 19:07:48 »
Tem uma outra coisa no caso do MJ que me deixa incomodada:
Michael Jackson tomava mais de dez pílulas antes de dormir

O cantor Michael Jackson tomava mais de dez pílulas de um remédio contra o pânico toda noite, remédio que seus empregados conseguiam ou que ele mesmo pedia visitando médicos em diferentes estados, afirmou nesta sexta-feira (10) a rede CNN.

Em um documento confidencial datado em 2004 no escritório do xerife do condado de Santa Bárbara, onde se encontra o rancho Neverland, dois guardas de segurança de Michael comentaram com os agentes a suposta dependência do artista às chamadas pílulas Xanax.

O testemunho das guarda-costas de Michael foi colhido por causa do julgamento por abusos a menores realizado contra o artista em 2005 e, embora as acusações tenham sido descartadas, essa declaração reafirma a teoria da dependência do cantor a remédios para dormir.

O Xanax é um produto para tratar dos ataques de pânico, segundo o site, para pacientes "com ou sem agorafobia" e com uma dose diária recomendada para tomar pelas manhãs, embora sempre sob supervisão de um médico.

A Polícia de Los Angeles enviou citações aos médicos que trataram Michael durante sua vida para reconstruir seu histórico médico, determinante para conhecer o estado da saúde do artista.

Os pesquisadores requererão todos os relatórios, incluindo os radiológicos e psiquiátricos.

Após a morte de Michael, os agentes expropriaram vários remédios da casa do cantor em Los Angeles, alguns dos quais seriam fortes calmantes.

Os investigadores acreditam que a morte de Michael no dia 25 de junho pode ter sido por uma overdose acidental e não descartam que pudesse se tratar de um homicídio, apesar de se esperar os resultados toxicológicos da autópsia do rei do pop para tirar essas dúvidas.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u593366.shtml
Por que ficar batendo nessa tecla dos remédios? Sabe o que me incomoda mesmo? É pessoas que tomam todo dia dipirona, laxantes e antidepressivo (e algumas vezes antibióticos porque acham que tão com gripe) fazer essa cara :what: como se não fizessem igual o MJ fez...

Falar que toma fluxetine para parecer que é remédio homeopático, enquanto na verdade flouxetina é PROZAC, não faz prozac ser menos remédio que xanax....

Então antes das pessoas apontarem seus dedos cheios de prozac para MJ, e fazer cara de indignação, elas que olhem no espelho antes... pelo menos MJ não tomava antibiotico como se fosse remédio homeopático...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #108 Online: 11 de Julho de 2009, 19:38:20 »
Dependência de medicamentos é coisa séria. E a citação abaixo:

"remédio que seus empregados conseguiam ou que ele mesmo pedia visitando médicos em diferentes estados"

ilustra algo muito comum. Dependentes inventam mentiras, procuram vários médicos, fazem o que podem para ter o seu estoque. Medicamentos "tarja preta" são sujeitos a controle especial com motivo. Somente o médico que faz o acompanhamento do paciente pode prescrevê-los, pois tem condições de acompanhar o efeito terapêutico, os possíveis efeitos colaterais e se o paciente não está tomando a medicação em excesso (ele sabe o quanto prescreveu, se acabou antes algo errado aconteceu). Ontem mesmo fui vítima de agressão verbal de paciente que queria receita de rivotril no plantão de urgências.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #109 Online: 11 de Julho de 2009, 21:01:50 »
Ontem mesmo fui vítima de agressão verbal de paciente que queria receita de rivotril no plantão de urgências.
Sim, isso mostra que o paciente é dependente de rivotril. Mas eu to falando de pessoas que tomam remédios como se fosse bala e acham o cúmulo alguém tomar remédio, é a dita hipocrisia.

Quando eu tava na praia, aconteceu uma coisa que me deixou irada :ira: eu queria tomar um remédio de dor de cabeça, e como não tem farmácia perto eu fui falar com a minha tia,  e a sogra do meu primo foi lá se intrometer "Pra que tomar remédio?" sendo que a dita cuja toma fluxetine, vulgo prozac.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 11 de Julho de 2009, 22:34:26 »
Por mim MJ era só um "José Vagina"... nada deixou de tão genial que mereça crédito. Até "seu" estilo é chupinado até a alma de James Brown.
E não tenho a menor paciência para estas paparicações só porque o infeliz morreu... era um taradão com doença mental... e pra mim nada mudou.
É um pé no saco quando a FAMA supera o talento.... quando o MITO supera o ser humano... tenho vontade de vomitar.... parecem viúvas do Ayrton Senna.  :no:

MJ representa tudo que é mais volúvel e superficial em uma pessoa... uma máscara, nada além disto. :zzz:

Morreu? Morreu! Antes ele do que eu.  :P

« Última modificação: 11 de Julho de 2009, 22:36:51 por Spitfire »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 11 de Julho de 2009, 22:49:54 »
Para quem não conheceu o legítimo ORIGINAL, que tomava só o "genérico"...

<a href="http://www.youtube.com/v/l89xJPi2U_Q" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/l89xJPi2U_Q</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/aIVLvs6IK98" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/aIVLvs6IK98</a>

:zzz:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #112 Online: 11 de Julho de 2009, 23:22:41 »
você quer comparar essa dança que todo mundo fazia na época e consegue imitar igual com isso:
?

MJ tinha um controle de palco impressionante: nesse clipe ele dança com roupa preta, e a pessoa que você olha no meio de um monte de gente dançando é ele, e ele nem tá com uma roupa chamativa. E no mais o estilo dele se distanciou um monte do james brown.

Michael Jackson é o melhor e ponto final, e se duvida é só ir no youtube e ver todos os vídeos dele. E o mito não supera a pessoa, o problema é que quando ele era vivo as pessoas só procuravam criticar e achar pelo em ovo.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 13 de Julho de 2009, 10:53:35 »
Tudo a ver, mas... Vc dança o mesmo estilo que ele, Fabi? Fiquei curioso.  :vergonha: :hihi:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 13 de Julho de 2009, 10:55:20 »
Não acho ele nada a ver com o JB.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!