Autor Tópico: Nota de Esclarecimento  (Lida 5034 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re: Nota de Esclarecimento
« Resposta #25 Online: 01 de Julho de 2009, 21:40:27 »
Mas infelizmente o ridículo só mata o que é intrinsecamente ridículo

"Marlene esclarece que, segundo informações espirituais, tudo indica que as células-tronco embrionárias (CTEs) são selvagens e indóceis, porque muitas delas não têm perispírito ou modelo organizador biológico acoplado. “Conforme sabemos, há embriões congelados que têm e outros que não têm espíritos ligados. Os que não têm formam-se pelo poder mental dos pais, sobretudo da mãe, e não conseguem sustentá-los por muito tempo. Daí a demonstração de falta de orientação. Assim, embora antiético, quem sabe esse procedimento, ao se tornar legal, permita que se chegue à conclusão de que existe algo extrafísico no material genético? É bem possível que isso aconteça”, avalia Marlene."

Caso encerrado... :lol:

Leafar, com sinceridade, você endossaria a pérola "científica" acima? Por favor, sim ou não, de preferência sem citar Kardec ou outras fontes espíritas, porque ninguém tem saco tempo para isso. Gostaria apenas de sabr se você está de acordo com o que a "cientista" afirma.
« Última modificação: 01 de Julho de 2009, 21:43:13 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 01 de Julho de 2009, 21:42:01 »

"Marlene esclarece que, segundo informações espirituais, tudo indica que as células-tronco embrionárias (CTEs) são selvagens e indóceis, porque muitas delas não têm perispírito ou modelo organizador biológico acoplado. “Conforme sabemos, há embriões congelados que têm e outros que não têm espíritos ligados. Os que não têm formam-se pelo poder mental dos pais, sobretudo da mãe, e não conseguem sustentá-los por muito tempo. Daí a demonstração de falta de orientação. Assim, embora antiético, quem sabe esse procedimento, ao se tornar legal, permita que se chegue à conclusão de que existe algo extrafísico no material genético? É bem possível que isso aconteça”, avalia Marlene."

:biglol:
Quero ver a sábia refutação agora!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #27 Online: 01 de Julho de 2009, 22:09:36 »

Leafar, com sinceridade, você endossaria a pérola "científica" acima? Por favor, sim ou não, de preferência sem citar Kardec ou outras fontes espíritas, porque ninguém tem saco tempo para isso. Gostaria apenas de sabr se você está de acordo com o que a "cientista" afirma.
Não. Eu tenho pontos de vista diferentes dela com relação ao uso de células-tronco, ao aborto de anencéfalos e sobre a existência ou não de espíritos em embriões congelados. E sim, eu fundamento essas divergências nas obras de Kardec. Não vou citar para não "entediá-los".

Mas entre ter a divergência e concordar com a ridicularização dela vai grande distância. É uma pessoa que tem os seus méritos e merece respeito.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 01 de Julho de 2009, 22:26:16 »
Não. Eu tenho pontos de vista diferentes dela com relação ao uso de células-tronco, ao aborto de anencéfalos e sobre a existência ou não de espíritos em embriões congelados. E sim, eu fundamento essas divergências nas obras de Kardec. Não vou citar para não "entediá-los".

OK.

Mas entre ter a divergência e concordar com a ridicularização dela vai grande distância. É uma pessoa que tem os seus méritos e merece respeito.

Talvez ela mereça respeito pessoa, mas uma pessoa que faz uma afirmação destas como "cientista" não merece nenhum... ou será que ela vai apresentar alguma evidência real do que afirma? Ou vai se basear apenas no "achômetro" e obras de Kardec?

Tudo bem, você tem todo o direito de defender seus pontos de vista a respeito da sua religião. Mas ciência de verdade precisa de evidências e experimentação, para comprovar fatos. Senão qualquer bobagem pode ser tomada como "ciência".

"Deus prefere os ateus"

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #29 Online: 01 de Julho de 2009, 22:34:30 »
Você diz evidências tais quais essas aqui? Faz ou não faz mal o tal do medicamento? Se não sabe, fácil: nunca use. Isso seria racional?
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
  • Não creio nem em mim mesmo...
« Resposta #30 Online: 02 de Julho de 2009, 05:55:17 »
Leafar, concordo com o Fabrício. Por mais que ela merece todo o respeito como pessoa, creio que, na posição de bióloga, deveria ter pensado duas vezes antes de declarar algo misturando crença e ciência.

Não acho que a pessoa dela esteja sendo ridicularizada, mas sim a sua idéia.
"A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume" Mao Tse-Tung
“Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus.” Millor

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 02 de Julho de 2009, 07:07:02 »
Você diz evidências tais quais essas aqui? Faz ou não faz mal o tal do medicamento? Se não sabe, fácil: nunca use. Isso seria racional?

Não entendi bem a comparação. Mas pelo que vi no tópico, observou-se que a ritalina ajuda na capacidade de concentração.

Medicamentos são testados por anos até serem liberados para uso, são testáveis usando métodos estatísticos e científicos. O ideal seria esperar que estes testes fossem feitos para se avaliar bem os efeitos colaterais. Quem não quiser esperar, que tome por sua conta e risco. Se houver realmente um interesse de algum laboratório farmacêutico em usar a ritalina para "turbinar" o cérebro, basta fazer os testes, e liberar o remédio (ou não) conhecendo seus efeitos colaterais.

E no caso dos espíritos, dá para fazer isso? Você mesmo afirmou que não concorda com a "cientista". Como provar ou pelo menos ter uma idéia de que ela está errada ou é você que está, se a hipótese dela não é testável? Afinal, como será esse simpósio "científico"? "Eu afirmo que células tronco tem espíritos acoplados!" "Eu afirmo que não!" "Vamos ler Kardec para ver quem está certo!"

Leafar, acho que mesmo você como espírita vai concordar que isso não é ciência, por mais boa vontade que se tenha. É religião, crença.

Não sei por que o espiritismo tem essa mania de querer ser ciência, porque não se assume só como religião mesmo?
"Deus prefere os ateus"

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #32 Online: 02 de Julho de 2009, 08:00:24 »
O Espiritismo poderia até não ser ciência enquanto produto (mas qual ciência que o é, não é mesmo?), mas o é enquanto método, enquanto experimentação, enquanto investigação. Lembra de Popper, que citei lá no outro tópico?

Para o falseacionista, a ciência é um processo iterativo formado por hipóteses, testes, novas hipóteses. Um aspecto importante deste tipo de visão da ciência é que ele desloca a ênfase do produto da ciência para o processo, já que o produto nunca é totalmente confiável. Segundo os falseacionistas, o cientista aprende com os erros, nunca com os acertos. Por isso o esforço da ciência deve ser no sentido de tentar provar que as hipóteses, feitas numa dada situação, são falsas. Quando uma hipótese rejeitada é substituída por outra melhor, ocorre uma descontinidade no conhecimento. Deste modo, de acordo com os falseacionistas, a ciência progride por meio de saltos.

O caso da medicina com a Ritalina é a mesma coisa. É ciência enquanto método, porque os médicos provavelmente não vão conseguir provar que a Ritalina não faz mal em nenhum caso, ou que ela é eficiente sempre, ou explicar o porquê de todos os casos de sucesso ou insucesso. Sempre haverão teorias mais ou menos consistentes. Nesse caso temos ciência enquanto método, e não enquanto produto, porque o produto nunca será inteiramente confiável.

No caso citado da Dra. Marlene, é ciência enquanto ela colheu experimentalmente a opinião de um espírito sobre o assunto (ou aproveitou-se da comunicação de outros, não sei), o que mostra que o mundo espiritual está sendo investigado e até consultado. Mas não é ciência, eu concordo, quando ela toma a opinião desse espírito como uma verdade o que, aliás, não tem nenhum mal e ela pode perfeitamente tomar a opinião desse espírito como uma verdade, mesmo não sendo científico. A ciência não é o único meio de se chegar à verdade. Há também a Filosofia.

Como eu não sei o que foi tratado no tal do Simpósio da UFRGS eu não posso emitir opinião sobre o quanto ele foi científico ou deixou de ser.

Um abraço.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #33 Online: 02 de Julho de 2009, 10:18:25 »
Acorda Rafael. O dia que espiritismo for ciência eu serei homem. E estou falando dessa encarnação! :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 02 de Julho de 2009, 10:22:28 »
Putz...o Leafar não aprende mesmo...
 :'(
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 02 de Julho de 2009, 10:26:22 »
Necessidade desesperada de defgender uma crença capenga! Triste!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #36 Online: 02 de Julho de 2009, 10:43:05 »
Porque essa necessidade de que o fantasmismo seja ciência?

Não tem evidências + não tem como testar + não tem como reproduzir os fenômenos + abobrinhas = FAIL.

Fim.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #37 Online: 02 de Julho de 2009, 11:56:07 »
Não é necessidade. As coisas simplesmente são o que são, oras. Há muita gente boa que discorda dos seus pontos de vista.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 02 de Julho de 2009, 11:57:41 »
Não é necessidade. As coisas simplesmente são o que são, oras. Há muita gente boa que discorda dos seus pontos de vista.

Não, não há.

E não é ponto de vista, é constatação.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #39 Online: 02 de Julho de 2009, 11:58:59 »
Ok.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #40 Online: 02 de Julho de 2009, 12:42:24 »
Há evidências mais do que suficientes para se saber que a Ritalina em altas doses provoca efeitos colaterais, e que em baixas doses também provoca aumento de capacidade cognitiva. O problema é que os limites são próximos e variáveis. Ela não é uma droga segura para uso comum, por isso merece a tarja respectiva. A indicação terapêutica para o uso em TDAH é conhecido, foram feitos testes para isso. Não é o gosto ou a crença quem fala sobre o uso da mesma. É a pesquisa conclusiva. Sua comparação é indevida  - espero boas justificativas para ela.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #41 Online: 02 de Julho de 2009, 12:58:12 »
O Espiritismo poderia até não ser ciência enquanto produto (mas qual ciência que o é, não é mesmo?), mas o é enquanto método, enquanto experimentação, enquanto investigação. Lembra de Popper, que citei lá no outro tópico?

O Espiritismo poderia ser ciência tanto quanto a Numerologia e a Cientologia. Nem a experimentação, nem investigação corroboram as alegações de DE. Nem de longe. As evidências deixam a DE como aquilo que ela realmente é : uma crença num dragão de garagem, cujos adeptos insistem em querer moldar à realidade de pesquisas. 

Vc ter citado Popper não faz da DE um sistema ou uma metodologia científica.
To raise your kids

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #42 Online: 02 de Julho de 2009, 13:00:39 »
Há muito pilantra vendendo crendice e se passando por gente boa. Há muita gente boa que compra crendice sendo vendida como ciência. E essas coisas são o que são. Doutrina Espírita não passa de crendice.
To raise your kids

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 02 de Julho de 2009, 13:01:22 »
Será que o Rafael não esta tirando uma com a nossa cara?

Quando chega nesse nível, é difícil acreditar que ele esteja falando sério.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #44 Online: 02 de Julho de 2009, 13:12:46 »

Se partirmos para tal hipótese, melhor seria considerar a possibilidade de que a Marlene da UFGRS também estivesse "tirando uma" com a cara do pessoal da Federal.

Dispenso sua hipótese, tristemente ... :'(
To raise your kids

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
  • Não creio nem em mim mesmo...
« Resposta #45 Online: 02 de Julho de 2009, 13:15:12 »
Isso aí é falta de argumento e encheção de linguiça...
"A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume" Mao Tse-Tung
“Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus.” Millor

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #46 Online: 02 de Julho de 2009, 15:17:31 »

Se partirmos para tal hipótese, melhor seria considerar a possibilidade de que a Marlene da UFGRS também estivesse "tirando uma" com a cara do pessoal da Federal.

Dispenso sua hipótese, tristemente ... :'(

Mas ele tirando uma onda da nossa cara não é nada preocupante, agora essa tal Marlene usando grana PÚBLICA pra perpetuar essa palhaçada, isso sim é MUITO preocupante.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #47 Online: 02 de Julho de 2009, 15:53:08 »
Essa Marlene é bem doidinha hein... :stunned:

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #48 Online: 02 de Julho de 2009, 16:15:48 »
Mas ele tirando uma onda da nossa cara não é nada preocupante, agora essa tal Marlene usando grana PÚBLICA pra perpetuar essa palhaçada, isso sim é MUITO preocupante.

A existência do grupo na UFRGS é preocuopante ... Compromete a  seriedade da universidade federal gaúcha e de seus objetivos. Se tal grupo não existisse, nem de longe a crença pessoal dos membros do grupo estaria em risco ou seria desprezada. Com a existência e formalização acadêmico e burocrática de tal grupo, a seriedade da universidade é jogada pelo ralo, segundo preocupações teológicas particulares.

Essa Marlene é bem doidinha hein... :stunned:
Eu opino que ela é perigosamente doidinha :stunned:  :maluco:

Sim, eu só me manifesto onde e quando quero. Você não é assim? Eu já disse mais de uma vez que o meu tempo não é inteiramente dedicado ao CC, portanto, quando eu ficar algum tempo sem me manifestar, não necessariamente estou "correndo do pau".

Claro, Rafael, vc não tem obrigação alguma de se manifestar e a ausência de sua manifestação não implica em nenhum "correr do pau" ou fugir a um debate. Supor isso de sua parte ou da parte de qq outra pessoa, chega a soar como infantilidade de quem enxerga apresentação de idéias como um briguinha infantil onde se ganha e se perde.  Num fórum, idéias pessoais mudam e são acrescidas pelas opiniões e fundamentação de cada um. Conclusões gerais também.

E não sei porque é que acham que eu devesse me envergonhar por uma opinião que não foi por mim emitida... Afff....

Pressão de grupo. É algo natural de acontecer onde a maioria tende a ser e a querer ser cético (somos o Clube Cético :) ). Ser um comportamento natural não implica em ser correto ou aceitável.

Calma que eu ainda vou dar outras oportunidades para que me refutem, já que até agora o máximo que conseguiram fazer é apelar para o ridículo. Mas infelizmente o ridículo só mata o que é intrinsecamente ridículo e, tenho certeza que pelo menos alguns de vocês aqui percebem que o que eu escrevo não é tão esdrúxulo quanto fazem parecer.

O apelo ao ridículo geralmente é uma falácia, uma generalização de um espantalho. O problema é que  o argumento que é defendido por uma falácia não é necessariamente falso.  Por exemplo eu poderia fazer piadas grotescas com a crença de as estrelas fossem fixas, mas isso não levaria a tal idéia de estrelas fixas ser correta.

A idéia do intrinsecamente ridículo é uma visão pessoal sua, e cada um possui opinião sobre o que é ridículo. Um médico vestido de palhaço é intrinsecamente ridículo para a maior parte das pessoas e para o academicismo da medicina a 30 anos atrás, mas vc se supreenderia como o sr. Hunter Campbell Adams é na realidade um médico de objetiva sobre resultados da medicina.  Um físico batendo tamborim numa escola de samba e fumando maconha é repulsivamente ridículo para maior parte das pessoas, mas nosso conhecimento sobre física é obrigado a "louvar" as idéias do bufão e gênio Richard Feynman.

Ok. Mas desde quando é um grupo de físicos, ou mesmo todos os físicos, que ditam o que é ou o que não é ciência?

A opinião deles está registrada.
Opiniões não fazem a ciência.  Evidências fazem. Elas constituem a base para nossa ciência testável e falseável. Isso não significa que opiniões devam ser peremptoriamente descartadas. Não são os físicos quem ditam a física; não são os cientistas que ditam a ciência  - é a realidade quem faz isso.

To raise your kids

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #49 Online: 02 de Julho de 2009, 18:13:20 »
Os espíritas são muito canalhas mesmo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!