Isso me lembra uma frase dita bem antigamente:
Que poderão contra o ascendente da opinião que os repudia? O Espiritismo sairá triunfante da luta, ficai certos, porquanto ele está nas leis da Natureza, não podendo, por isso mesmo, perecer. Observai a multiplicidade de meios por que a idéia se espalha e penetra em toda parte; crede que esses meios não são fortuitos, mas providenciais. (grifo meu) (Regeneração da Humanidade, 25/04/1866)
O apelo à fé para manutenção de posições danosas a pesquisa científica ? Muito, obrigado, mas dispenso sua frase e a posição da Marlene. Se vc, Rafael, quiser manter isso como crença sua, mantenha. Mas deixe toda essa tolice longe da pesquisa científica e da educação. Não é justificável se parar a pesquisa com células beta vindas de conjuntos de células embrionárias pq algum desequilibrado alega que há perispírito nestes conjuntos.
Eu não partilho da opinião de que se devam parar as pesquisas com células tronco, não acho que tenham perispíritos nesses conjuntos e, mesmo que houvesse, eu continuaria sendo a favor das pesquisas com as células. O que eu em princípio sou ainda contra é a criação de embriões para essas pesquisas, mas não sou contra a usar as sobras das inseminações artificiais para esse fim. Melhor do que jogá-los no lixo. Como espírita, creio que a verdadeira vida é a do espírito e, por isso, não teria nenhum receio em descartar ou reaproveitar embriões que eu saiba de antemão que não vão nunca virar seres humanos. Eu tinha essa opinião antes de estudar o Espiritismo, e eu consigo fundamentar essa opinião usando conceitos contidos em
O Livro dos Espíritos (perguntas 344 a 360). Eu já fiz isso em comunidades espíritas e não li nenhuma crítica negativa.
A Dra. Marlene tem posições que eu consideraria "politicamente corretas" demais para o meu gosto, mas pouco práticas. Os espíritas devem sempre analisar o valor das ações sob o ponto de vista espiritual, e não do ponto de vista corporal, e não há nenhum inconveniente nessas pesquisas sob o ponto de vista espiritual. Esse é um erro ainda muito comum entre os espíritas.
Perdi um pouco do meu tempo lendo a carta a que vc se refere. Repito para vc o que já disse : opinião de massas ou de grupos não fazem qualquer diferença para a ciência. Nenhuma mesmo.
A ciência pode ser isenta, mas os cientistas não são. Por isso não dá para confiar na isenção da ciência.
E eu não falei sobre a opinião das massas, mas da opinião da massa relevante para a ciência. Dentro da própria ciência há muitas pessoas que partilham do ponto de vista espírita. E os espíritos continuarão sendo investigados em nome da ciência, gostem ou não alguns cientistas.
O texto que vc postou de Kardec, não é corroborado pelas evidências ou pelas atuais descobertas científicas. E pela declaração da Marlene, o que se vê, é o espiritismo se juntando ao fanatismo religioso, bem diferente da "profecia" presente no texto:
O texto de Kardec que eu me referi não é científico, mas de teor revelacional. Ele não é sequer filosófico. Significa unicamente os espíritos anunciando como é que irão conduzir a transformação do planeta. E ele só pode ser considerado válido se tiver sido ditado por espíritos que realmente tenham poder para realizar as coisas que lá estão escritas. E isso só pode ser averiguado no futuro (ou seja, hoje: o futuro de ontem). A revelação não era para que se evitasse o que aconteceria, mas para que os espíritas se preparassem para os acontecimentos, já que não poderiam ser evitados.
http://www.opiniaoespirita.org/acontecimentos_ak.htmMas, daqui até lá, que de lutas terá ainda de sustentar contra os seus dois maiores inimigos: a incredulidade e o fanatismo que — coisa singular! — se dão as mãos para abatê-lo.
O texto é da mesma carta ... - Foi justamente o fanatismo religioso que tentou parar as pesquisas, tanto aqui no Brasil como fora (e conseguiu em outros países ) ...
Essa parte não se refere muito a céticos, a meu ver, mas a certos fanáticos religiosos, como o Padre Quevedo, por exemplo, que se utiliza da parapsicologia para tentar refutar o Espiritismo, como se nada "sobrenatural" existisse e tudo fosse apenas parapsicológico. Mas ele se trai quando diz que os fenômenos ditos espíritas não existem, mas os milagres e as aparições da Igreja, ou as manifestações de Satanás devidamente aceitas pela Igreja são legítimas. Inclusive no mesmo parágrafo de onde você tirou essa citação, a comunicação se refere aos que rejeitam a máxima:
"Fora da caridade não há salvação". E quem rejeita essa máxima é justamente a Igreja, que a trata como sopro do demônio para nos enganar.
O trecho final do seu parágrafo, me faz pensar no pessoalzinho do "O Segredo", "Quem somos nós ?", fringe science e cargo-cult science ... A profecia se desdobra como uma triste pregação fundamentalista a mais ... Vide abaixo, grifado.
Observai a multiplicidade de meios por que a idéia se espalha e penetra em toda parte; crede que esses meios não são fortuitos, mas providenciais. O que, à primeira vista, devera ser-lhe prejudicial é exatamente o que lhe auxilia a propagação.
Me sinto tranquilamente incrédulo sobre alegações religiosas, místicas, e seja lá o que for de todos os tipos de crenças. Quanto mais ceticamente me posiciono, mais tranquilo fico ... Fico cada vez mais feliz pelo como posso tratar as dúvidas.
Essa última frase que você grifou é uma alusão a certos tipos de ataques que são feitos ao Espiritismo, que mais servem para provocar o seu exame (que é a única coisa que o Espiritismo não cansa de pedir), do que como um espantalho que afastará adeptos da doutrina.
Os espíritas são muito canalhas mesmo.
Palavrório, palavrório, palavrório.... Será que eu algum dia vou ter a oportunidade de ler uma sequência de pensamentos por você elaborado que contenha mais de uma frase? Essas suas participações monossilábicas é o que realmente se pode chamar de intrinsecamente ridículo. Deprimente...
Um abraço.
Não acho que espíritas sejam canalhas. Não me parece ser critério determinante de característica de caráter e de moralidade, a crença pessoal de cada um.
Ok, eu sei que a maioria dos céticos e ateus não pensa assim. A opinião do Dante é apenas um "ponto fora de curva", que deve-se desprezar na estatística.
Um abraço.