Não concordo que o trabalhador brasileiro seja indolente. Na verdade o trabalhador brasileiro é um dos que mais trabalha no mundo, com uma carga horária de 8h diárias e muitas das vezes, devido a má remuneração e o alto custo de vida, ainda tendo que fazer bico pra complementar a renda familiar (eufemismo para não dizer morrer de fome).
Concordo sim que a cultura do brasileiro é a de sempre querer levar vantagem, de querer se dá bem a custa dos outros. É a cultura arraigada no subconsciente de que esperto é aquele que consegue passar a perna, roubar, estorquir, etc. Inversão de valores. Isso pra mim é que é ser malandro.
Quanto a questão do trabalho versus estudo, acho que somente uma pequena parcela, formada por aqueles de melhor renda, é que conseguem manter seus filhos exclusivamente na escola. Na maioria das famílias o filhos tem mesmo que trabalhar por necessidade, necessidade essa que varia de acordo com as condições econômicas de cada família. Se a família não tem condição alguma de manter o filho na escola, esse irremediavelmente ficará fora da escola.