Autor Tópico: O país da malandragem  (Lida 9143 vezes)

Skorpios

• Visitante
O país da malandragem
« Online: 30 de Junho de 2009, 07:41:01 »
A coluna de hoje desse cara, me falou ao coração.

O país da malandragem

O Brasil foi planejado para os vadios. Não há lei, emenda ou costume que não deixe uma boquinha para o desfrute dos aproveitadores e mal-intencionados. Isso é culpa do nosso passado colonial? É culpa da nossa elite viciada em apadrinhamento e beija-mão? Deve ser. Aqui as pessoas acreditam na “lógica do jeitinho” e, ao que parece, fazem o impossível para mantê-la. Também, né?! O que esperar de um país iniciado por portugueses espoliadores e católicos indolentes? Simples: um completo desprezo pelo trabalho, atividade que sempre foi considerada negativa entre nós. Essa barulheira contra os maiores de 14 anos no mercado é mais um reflexo da nossa incapacidade de lidar com o real.

Mas, por favor, não coloquem palavras na minha boca: uma coisa é inibir a escravidão de crianças e punir pais que impedem os filhos de estudar. Outra bem diferente é impedir que os jovens desenvolvam seu caráter e suas habilidades profissionais com a alternância saudável entre a escola e um posto de trabalho adequado para a idade.

Os opositores ao trabalho de “menores” insistem em dizer que, se eles forem cedo para o batente, “a educação deixa de ser prioridade”. E a educação, algum dia, foi prioridade no Brasil? Pelo amor de Deus, gente, vamos acordar, vocês falam como se estivéssemos na Suécia! Em vez de acordar, porém, afirmam que “o trabalho precoce” acarretará prejuízos na formação intelectual do indivíduo. Ora essa! Estudei formalmente até os 30 anos de idade. Durante esse período, desde os 8 anos, quando ajudava meus pais na lavoura, sempre dividi os livros com o cabo da enxada. As falhas intelectuais que são diariamente expostas nesta coluna se devem à minha burrice ou teimosia, não ao tempo que “perdi” trabalhando.

Por fim, os opositores afirmam que “a falta de dedicação exclusiva aos estudos deixa o jovem sem qualificação e o empurra para o subemprego”. Novamente a ladainha da “dedicação exclusiva”. No mundo tecnológico em que vivemos, ainda existe dedicação exclusiva em algum setor? Os antigos é que estavam certos quando diziam que o ócio é o princípio de todos os males. A máxima é ainda mais valiosa numa região como a nossa. Drogas, desrespeito aos mais velhos, delinquência juvenil, tudo isso se resolve com ESTUDO E TRABALHO CONJUGADOS. O resto é malandragem.

http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,1124,2562427,12618

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: O país da malandragem
« Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2009, 07:48:06 »
Bom texto.

Mas eu concordo que trabalhar é um saco.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2009, 10:01:17 »
Não concordo que o trabalhador brasileiro seja indolente. Na verdade o trabalhador brasileiro é um dos que mais trabalha no mundo, com uma carga horária de 8h diárias e muitas das vezes, devido a má remuneração e o alto custo de vida, ainda tendo que fazer bico pra complementar a renda familiar (eufemismo para não dizer morrer de fome).

Concordo sim que a cultura do brasileiro é a de sempre querer levar vantagem, de querer se dá bem a custa dos outros. É a cultura arraigada no subconsciente de que esperto é aquele que consegue passar a perna, roubar, estorquir, etc. Inversão de valores. Isso pra mim é que é ser malandro.

Quanto a questão do trabalho versus estudo, acho que somente uma pequena parcela, formada por aqueles de melhor renda, é que conseguem manter seus filhos exclusivamente na escola. Na maioria das famílias o filhos tem mesmo que trabalhar por necessidade, necessidade essa que varia de acordo com as condições econômicas de cada família. Se a família não tem condição alguma de manter o filho na escola, esse irremediavelmente ficará fora da escola.
« Última modificação: 30 de Junho de 2009, 10:20:15 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2009, 10:27:54 »
Bom texto.

Mas eu concordo que trabalhar é um saco.

O ócio também é.
Tudo é uma questão de equilíbrio.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2009, 10:47:41 »
Minha rotina perfeita:

Acordar as 10h e tomar um café da manhã.
Trabalhar pelo computador até 12h e ir almoçar (de preferência fora, e cada dia em um lugar diferente).
Tirar um tempo para atividades físicas pela tarde (academia, arte marcial, etc).
Voltar a trabalhar pelo computador até umas 20h e então jantar.
O resto da noite para outras atividades quaisquer.

Espero conseguir essa rotina até o fim do ano :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2009, 11:00:02 »
Minha rotina perfeita:

Acordar as 10h e tomar um café da manhã.
Trabalhar pelo computador até 12h e ir almoçar (de preferência fora, e cada dia em um lugar diferente).
Tirar um tempo para atividades físicas pela tarde (academia, arte marcial, etc).
Voltar a trabalhar pelo computador até umas 20h e então jantar.
O resto da noite para outras atividades quaisquer.

Espero conseguir essa rotina até o fim do ano :)

Com uma rotina dessas eu não queria mas nada na vida.
 ::)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2009, 11:28:48 »
Texto ruinzinho. E olhem que até concordo em parte com a idéia do sujeito.

Os opositores ao trabalho de “menores” insistem em dizer que, se eles forem cedo para o batente, “a educação deixa de ser prioridade”. E a educação, algum dia, foi prioridade no Brasil?

Olhem quanta besteira. Traduzindo o texto acima: "se a educaçao nao foi prioridade no passado, porque torná-la prioridade agora?"
Confusao entre prioridade do indivíduo e prioridade do governo/país.

Estudei formalmente até os 30 anos de idade. Durante esse período, desde os 8 anos, quando ajudava meus pais na lavoura, sempre dividi os livros com o cabo da enxada. As falhas intelectuais que são diariamente expostas nesta coluna se devem à minha burrice ou teimosia, não ao tempo que “perdi” trabalhando.

Agora digam que falácia é essa.

Isso me lembra aquela tolice: "quando for viajar de aviao, leia bem as instruçoes de segurança. Isso porque a maioria dos
sobreviventes de acidentes aéreos prestou atençao nas instruçoes."
É, só esqueceram de informar quantos dos que nao sobreviveram também leram as instruçoes...

Também achei irritante o derrotismo do autor: "Isso aqui nao é a Suécia." Ou seja, nao adianta nem tentar melhorar.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2009, 11:33:39 »
Concordo sim que a cultura do brasileiro é a de sempre querer levar vantagem, de querer se dá bem a custa dos outros. É a cultura arraigada no subconsciente de que esperto é aquele que consegue passar a perna, roubar, estorquir, etc. Inversão de valores. Isso pra mim é que é ser malandro.

Discordo em parte. Acho que o que existe no Brasil é mais uma tolerância para com a malandragem. As pessoas tendem a achar bonito
ser malandro. Nos outros paises também existe muita malandragem, mas as pessoas fazem escondido.

Quanto a questão do trabalho versus estudo, acho que somente uma pequena parcela, formada por aqueles de melhor renda, é que conseguem manter seus filhos exclusivamente na escola.

Dúvida sincera: você tem dados para basear essa afirmaçao? Eu realmente gostaria de saber.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2009, 11:40:27 »
O texto ia bem, mas depois desandou.

O autor deveria ter lido o livro de B. Russell "O elogio ao Ócio".

A proposição "O trabalho dignifica o homem" é uma falácia dos que querem viver do trabalho dos outros. Trabalhar tem como objetivo o DEPOIS do trabalho, ou seja, o ócio, o lazer...

Gostaria que me respondessem a pergunta: Voce gosta de trabalhar???
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Junho de 2009, 11:47:31 »

Adoro meu trabalho. Só detesto prazos e relatórios.

Alan Watts

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #10 Online: 30 de Junho de 2009, 11:57:53 »
Não concordo que o trabalhador brasileiro seja indolente. Na verdade o trabalhador brasileiro é um dos que mais trabalha no mundo, com uma carga horária de 8h diárias e muitas das vezes, devido a má remuneração e o alto custo de vida, ainda tendo que fazer bico pra complementar a renda familiar (eufemismo para não dizer morrer de fome).

Vem pro interior de MG que você vai mudar de idéia.

A meta dos chefes de família aqui é terem 12 filhos porque daí eles não precisam mais trabalhar... o bolsa esmola-família é suficiente pra todos comerem e o resto se ganhar da prefeitura tem.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Junho de 2009, 12:01:38 »
A meta dos chefes de família aqui é terem 12 filhos porque daí eles não precisam mais trabalhar... o bolsa esmola-família é suficiente pra todos comerem e o resto se ganhar da prefeitura tem.

O interessante é que na Bélgica o pessoal de Flandres fala que a mesma coisa acontece na regiao da Valônia: as pessoas lá
deixam de pensar no auxílio como algo para uma emergência e passam a vê-lo como um direito natural de nao trabalhar.

Alan Watts

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2009, 13:32:39 »
Aqui existe a cultura de que "trabalhar mata". Se você tem dinheiro, não deve trabalhar, se seu pai tem dinheiro vc não deveria trabalhar, se seu sogro tem dinheiro, você não deveria trabalhar. Eles falam isso, e pelo jeito fizeram a cabeça da minha nova (que não tem nem um mês de carteira assinada ainda). Ela vive contando que encontram ela na rua e falam "nossa minina, cê vai morrê de tanto trabaiá, vai ficá duente" (sic).

A coisa mais difícil é manter uma empregada doméstica. Duas já saíram daqui porque "precisavam descansar".

Uma outra apareceu só um dia e depois veio com desculpas... E olha que sou eu quem lava toda a roupa e cozinha... só precisa arrumar a casa, lavar louça e passar roupa. Mas elas falam que é "serviço demais"... coisa para umas 4 horas bem trabalhadas.  |(

E nessa, EU NUNCA VI NINGUÉM MORRER DE TANTO TRABALHAR!!!!

:x
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Junho de 2009, 13:54:16 »
Citação de: Dr. Manhattan
Discordo em parte. Acho que o que existe no Brasil é mais uma tolerância para com a malandragem. As pessoas tendem a achar bonito
ser malandro. Nos outros paises também existe muita malandragem, mas as pessoas fazem escondido.

Mas foi justamente isso que eu disse logo abaixo:

"Concordo sim que a cultura do brasileiro é a de sempre querer levar vantagem, de querer se dá bem a custa dos outros. É a cultura arraigada no subconsciente de que esperto é aquele que consegue passar a perna, roubar, estorquir, etc. Inversão de valores. Isso pra mim é que é ser malandro"

Citação de: Dr.Manhattan
Dúvida sincera: você tem dados para basear essa afirmaçao? Eu realmente gostaria de saber.

Entre trabalhar para não morrer de fome e estudar qual você acha que seria a prioridade?

Citação de: Nina

Vagabundo tem em todo canto. Aqui também tem disso, mas longe de ser a maioria.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Junho de 2009, 14:37:55 »
O texto ia bem, mas depois desandou.

O autor deveria ter lido o livro de B. Russell "O elogio ao Ócio".

A proposição "O trabalho dignifica o homem" é uma falácia dos que querem viver do trabalho dos outros. Trabalhar tem como objetivo o DEPOIS do trabalho, ou seja, o ócio, o lazer...

O trabalho só é bom quando não ti impede de viver.
Quem não gostaria de trabalhar pouco e ganhar muito?

Devemos acabar com essa ilusão que só brasileiro não gosta de trabalhar. Em todo canto do mundo é assim. Em 99,99% dos casos trabalha-se por necessidade.

Por isso que disse que o brasileiro é um dos povos que mais trabalha no mundo. O brasileiro trabalha muito não, como todo mundo, porque gosta de trabalhar, mas porque precisa trabalhar muito pra poder viver com o mínimo de dignidade.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #15 Online: 30 de Junho de 2009, 16:02:40 »

Sinceramente, sem preconceito nem nada? Aqui parece ser a maioria...  :umm:

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Junho de 2009, 16:09:30 »
Acho que, ao invés da máxima: "O trabalho enobrece", aqui vale: "O trabalho cansa, empobrece e envelhece".
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #17 Online: 30 de Junho de 2009, 16:22:01 »
A coisa mais difícil é manter uma empregada doméstica. Duas já saíram daqui porque "precisavam descansar".
Que horror... Essa mania de falar que tá cansada me cansa...tá cansada? dorme e aí no outro dia você está descansada... :hmph:

Mas tem outra mania pior que essa... é de falar que tá velho, e por isso tá cansado e doente...vivem falando isso pra minha mãe, pra minha tia e etc... "Você não tem idade para fazer isso... você não é nova...vai ficar doente"...

Como se tivesse idade para ficar doente e cansado, como se crianças, adolescentes e jovens nunca ficassem doentes... |(
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Junho de 2009, 16:36:13 »

Sinceramente, sem preconceito nem nada? Aqui parece ser a maioria...  :umm:

Realmente tem muito desse povo mesmo. Por essas bandas de cá, em certas cidades as mulheres todo ano tem um filho só pra poder pegar o salário maternidade, que elas chamam de "vale bucho". Querem comprar alguma coisa(moto, tv, etc), danam-se a fazer menino. É mole?  :o

Eta povinho sem futuro! :biglol:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #19 Online: 30 de Junho de 2009, 17:46:29 »
Que horror... Essa mania de falar que tá cansada me cansa...tá cansada? dorme e aí no outro dia você está descansada... :hmph:

Mas tem outra mania pior que essa... é de falar que tá velho, e por isso tá cansado e doente...vivem falando isso pra minha mãe, pra minha tia e etc... "Você não tem idade para fazer isso... você não é nova...vai ficar doente"...

Como se tivesse idade para ficar doente e cansado, como se crianças, adolescentes e jovens nunca ficassem doentes... |(

Cara, meu bisavó (um alemão ruim) era intolerante com vagabundo. Se o empregado estivesse escorado ou arrastando os chinelos, ele dava um chute na bunda do cara.

A minha avó, filha dele, está no auge de seus 76 anos e é uma máquina. Ainda corta "grama" do pasto que rodeia a casa (fica na zona rural). Dá show em mim e em todos que conheço.

Nunca vi trabalho matar ninguém!!!  |(

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #20 Online: 30 de Junho de 2009, 17:47:37 »
Realmente tem muito desse povo mesmo. Por essas bandas de cá, em certas cidades as mulheres todo ano tem um filho só pra poder pegar o salário maternidade, que elas chamam de "vale bucho". Querem comprar alguma coisa(moto, tv, etc), danam-se a fazer menino. É mole?  :o

Eta povinho sem futuro! :biglol:

Eta país sem futuro!  :chorao:

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Junho de 2009, 19:22:19 »

Pois eu já vi e muito...

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Junho de 2009, 19:28:39 »

Devemos acabar com essa ilusão que só brasileiro não gosta de trabalhar. Em todo canto do mundo é assim. Em 99,99% dos casos trabalha-se por necessidade.

A necessidade é a causa de qualquer trabalho. O diga Adão. Tava na boa no paraíso, chateou o chefe e aí... qual foi seu castigo? Trabalhar para sobreviver.

Eu trabalho por pura necessidade. O fruto do meu trabalho (salário) me dá a tão sonhada "liberdade", isto é, com o dinheiro posso fazer o que quiser. Além de suprir minhas necessidades, tomar meu choop, viajar, etc...

P.s.: Isso seria o ideal, mas sei que nem sempre o trabalho proporciona "liberdade".

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #23 Online: 30 de Junho de 2009, 21:19:29 »

Pois eu já vi e muito...

Morrer todo mundo morre. Ou vagabundos vivem mais?

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Junho de 2009, 21:59:24 »

Pois eu já vi e muito...

Morrer todo mundo morre. Ou vagabundos vivem mais?

Devolvo a pergunta: quem trabalha vive mais?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!