Mas sabe.. eu acho que ócio mata mesmo. Meu avó era uma dessas pessoas que acha que aposentadoria é sentar a bunda no sofá e não fazer mais nada, nem tirar o pijama. Definhou e morreu. Nos últimos 5 anos momentos de lucidez eram raros...
Minha vó era uma pessoa ativa até os 77 anos, aí começaram a colocar na cabeça dela que
"você tá velha, não pode fazer isso" "você não tem mais idade" "você não é jovem" e ela parou de ser ativa e não faz mais nada. Se você não colocar a comida na mesa ela nem come, porque ela nem tira a comida da geladeira, agora ela só fica sentada olhando pro nada ou deitada.
Ela tá definhando, e não é por causa de problema de saúde, é porque colocaram na cabeça dela que ela tá velha e não pode fazer mais nada.

O outro avó (marido da avó espivitada de que falei), teve que deixar o lazer (mexer com madeira e torno) para voltar a tocar o sítio, pois meu tio faleceu de câncer e deixou primas pequenas. Sua saúde mental é incrível. Este casal é completamente lúcido.
Minha mãe tem 50 e poucos anos e já tão tentando colocar na cabeça dela que
ela não tem mais idade, e que se ela fizer as coisas ela vai ficar doente e morrer.
Mas eu fiquei doente aí ela teve que
cuidar de mim (comprar remédio, levar no médico e etc, além de sair pra fazer as coisas que eu fazia: ir no banco, pagar contas e etc..).
No momento ela abandonou a idéida de que ela
não tem idade, porque ela viu como é ficar doente de verdade e como é não poder fazer as coisas de verdade. E ela não ficou doente de fazer as coisas porque
ela não tem idade.