Autor Tópico: Quem cai mais depressa, um ratinho ou um elefantão?  (Lida 1837 vezes)

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
Quem cai mais depressa, um ratinho ou um elefantão?
« Online: 07 de Julho de 2009, 15:18:23 »
Quando eu era ainda uma criança, comecei a pegar diferentes objetos para verificar a velocidade com que os objetos caiam. Descobri, muito antes de ter ouvido falar em ciência - na época, geografia, história e ciência formavam uma só matéria, a que era chamada de "estudos sociais"; e muito antes de conhecer as leis Newtonianas, que todos os corpos caem na mesma velocidade. Como sempre foi - desde que me dou por gente, sempre me questionei sobre tudo e todas as coisas à minha volta, buscando entende-los; não parei mais de pensar na questão.

Por que uma formiga, por exemplo, parece não sofrer danos significativos ao cair de grandes altitudes?

Então me ocorreu... Se um homem fosse reduzido ao tamanho de uma formiga, o que aconteceria se ele caisse de uma altura de um metro, levando-se em consideração, que essa seria, aproximadamente, a altura de um edifício sob a perspectiva do tal "homem reduzido"?

Façamos a experiência:

De um lado, nós temos um homem de dois metros, sobre um edifício de cem metros. Do outro, nós temos o "homenzinho reduzido", com seus dois milímetros, sobre um tijolo de dez centímetros. Ambos atiram-se, simultaneamente, ao chão. Qual deles cairá primeiro? O homenzinho, é óbvio. Mas não é essa a questão, mas sim, como eles ficariam após a queda.

Tomo o abuso de afirmar,  segundo todas as minhas observações, que o homem sobre o edifício, nessa simulação, se converteria num tapete. Contudo, o homem sobre o tijolo, nada sofreria, além de alguns machucadinhos superficiais.

Por que?

O homenzinho, apesar de cair, sob a sua perspectiva, numa velocidade mil vezes maior, não morreria. Ao passo que o outro, se esborracharia no chão.

Riam bastante agora. Mas, busquem pensar na questão.

« Última modificação: 08 de Julho de 2009, 00:45:59 por RORSCHACH »
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: QUEM CAI MAIS DEPRESSA, UM RATINHO OU UM ELEFANTÃO?
« Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2009, 15:22:49 »
O homenzinho ia sofrer MUITO mais com a resistência do ar. Ele cairia praticamente flutuando.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2009, 15:23:40 »
O que importa na hora de calcular os ferimentos é a intensidade da desaceleração.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2009, 15:24:29 »
Nesse caso...

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2009, 15:30:57 »
Fraqueza relativa dos gigantes ... Era uma idéia de Galileu, não ?
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2009, 15:33:28 »
Rorscharch, você pode, por favor, editar sua mensagem para que o título dela não fique todo em maiúsculas?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2009, 15:55:07 »
Nesse caso...

Nesse caso, o homenzinho que cai quase flutuando vai ter uma desaceleração bem pequena, enquanto que o homem de tamanho normal...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2009, 00:44:14 »
Rorscharch, você pode, por favor, editar sua mensagem para que o título dela não fique todo em maiúsculas?
Com prazer!

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
Re: Quem cai mais depressa, um ratinho ou um elefantão?
« Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2009, 01:09:43 »
Não entendi as colocações referente a desaceleração. Mas isso não me surpreende.

Uma outra questão:

Analizando-se o tempo que uma formiga de dois milímetros leva para percorrer uma distância de um metro, o que seria algo em torno de dez segundos, verifica-se que, caso essa formiga tivesse dois metros, ela percorreria uma distância de um kilômetro em dez segundos, que seria o equivalente a incríveis 360 Km/h, velocidade que, somente veículos automóveis especiais conseguem atingir.

O que uma coisa tem haver com a outra!?

Eu afirmo, sem medo de errar, que, se conseguíssemos, de alguma forma promovermos o crescimento dessa formiguinha, de modo que ela passasse a ter uns dois metros, de modo algum ela conseguria ser tão veloz. Não conseguiria, sequer, disputar com um carro comum. Por outro lado, se diminuíssemos um automóvel comum, de modo que ele se tornasse tão diminuto quanto a tal formiguinha de dois milímetros, ele conseguiria atingir velocidades extraordinárias. Seria bem mais veloz que a formiguinha.

E daí!?

Quero dizer com isso, que a desaceleração não é a explicação para a questão levantada.

O ratinho cai mais depressa.

A velocidade da queda só é a mesma para quem observa. Contudo, para quem sofre a queda, quanto menor ele for, maior será a velocidade por ele persebida e tanto menor serão os efeitos de seu impacto.

Sabemos que quanto maior é o objeto, tanto maior é seu campo gravitacional e, que quanto menor ele for, menor será sua gravidade. Sabemos também que, quanto maior a quantidade de matéria, tanto maior é a quantidade de espaço para acomoda-la e que, o espaço e o tempo correspondem-se diretamente, de modo que, para cada medida x de espaço ter-se-á uma mesma medida x de tempo, que, por sua vez, dependem diretamente de uma mesma quantidade x de matéria. Nesse caso, será que a relação espaço-tempo para nós não seja exatamente igual para criaturas minúsculas, como as formiguinhas? Observem as bolhas que se formam quando atiramos água no této. Por que simplesmente não caem? Sei que a água desenvolve uma espécie de película que permite efeitos como esse. Mas não compreendo o porquê de certos animais conseguirem andarem no této com tanta facilidade, como se estivessem andando no chão. Será que o homenzinho reduzido conseguiria escalar paredes com mais facilidade, em função do efeito da gravidade sobre ele? Será que ele conseguiria se arrastar no této? Será que ele perseberia o tempo da mesma maneira que nós? Será que o relógio em seu pulso, quando ele fosse trazido ao normal coincidiria com os nossos?

Prato cheio, não!?
« Última modificação: 08 de Julho de 2009, 01:31:40 por RORSCHACH »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2009, 02:54:55 »
Newton revirou no túmulo ...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Julho de 2009, 13:00:40 »
Ele já está acostumado com isso. É só o começo, meu caro!

« Última modificação: 08 de Julho de 2009, 13:08:51 por RORSCHACH »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2009, 10:21:21 »
RORSCHACH:

O homenzinho, apesar de cair, sob a sua perspectiva, numa velocidade mil vezes maior, não morreria. Ao passo que o outro, se esborracharia no chão.

Riam bastante agora. Mas, busquem pensar na questão.

Não me parece, que um homenzinho nessas condições, caísse com uma velocidade mil vezes maior. Porque também seria mil vezes mais leve e menos denso. E como disse o camarada DI, o ar servir-lhe-ia de colchão elástico e amortecedor. É quase como acontece quando se cai dentro de água.

E também acho, que numa situação, em que um homem fosse do tamanho duma formiga de dois milímetros, ele andaria pelas paredes e pelos tetos, com a mesma facilidade que esta.

Provavelmente, seres como as formigas de dois milímetros, devem ter uma percepção ambiental muito diferente da nossa.
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2009, 12:51:08 »
O homenzinho e o homenzão cairiam com a mesma velocidade.

A comparação com a formiga não é válida porque ela é menos "densa", ou seja, sua massa está espalhada por um volume maior. Neste caso, a resistência do ar é mais significativa em relação à aceleração da gravidade que no caso de um corpo humano.

Entre o rato e o elefante, é preciso analisar se há uma grande diferença de densidade.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Julho de 2009, 13:25:03 »
RORSCHACH:

Eu afirmo, sem medo de errar, que, se conseguíssemos, de alguma forma promovermos o crescimento dessa formiguinha, de modo que ela passasse a ter uns dois metros, de modo algum ela conseguria ser tão veloz. Não conseguiria, sequer, disputar com um carro comum. Por outro lado, se diminuíssemos um automóvel comum, de modo que ele se tornasse tão diminuto quanto a tal formiguinha de dois milímetros, ele conseguiria atingir velocidades extraordinárias. Seria bem mais veloz que a formiguinha.

Cá por mim, creio, que o melhor é criar modelos à escala e experimentar, nem que seja digitalmente...
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2009, 01:36:16 »
Caro Senhor RORSCHACH, vou tentar acompanhar seu raciocínio, mas antes vamos a uma rápida recapitulação: Um corpo de 1000 toneladas ou um corpo de apenas 1 grama sofrem a mesma aceleração causada pelo campo gravitacional do nosso planeta(9,78 metros p/seg. ao quadrado). A atração gravitacional é maior ou menor, dependendo da massa do corpo(lembre-se da inércia!) da qual ela interage, daí o equilíbrio na aceleração. No seu exemplo do “homenzinho” eu gostaria de saber se este continuaria com sua massa anterior, ou seja, se apenas os espaços foram anulados ou se ele perdeu também sua massa com a redução da estatura. Dependendo da sua resposta, os estragos ao “homenzinho”  variam drasticamente....Como? INÉRCIA! :)
Quanto ao “formigão” e o “carrinho”, há mais envolvido, e sem querer ser chato, um “formigão” gigante já seria bem limitado por razões de constituição orgânica....uma maquina já é bem diferente, não concorda? :hein:

Um abraço
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Julho de 2009, 11:27:53 »
RORSCHACH:

Se uma formiga ficasse do tamanho de um carro mantendo sua densidade, suas pernas se quebrariam e provavelmente seu exoesqueleto ficaria esmagado.

Não é à toa que o elefante tem pernas tão grossas.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Julho de 2009, 12:23:38 »
tópico interessante. Já havia pensado nisso, como as diferenças de proporções de tamanho normalmente correspondem a diferenças desproporcionais de capacidade.

exemplos não faltam: se tivéssemos as mesmas capacidades que animais menores, levantaríamos uma tonelada, correríamos a 300KM/H, pularíamos 50 metros, e aí por diante.

Não podemos inferir o poder necessário para mover um porta aviões através do estudo da potência necessária para se mover um barquinho de 50cm. O que isso quer dizer? não tenho a mínima idéia.

Acho que o Onix tinha uma teoria sobre isso, melhor não ler
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Julho de 2009, 13:07:08 »
tópico interessante. Já havia pensado nisso, como as diferenças de proporções de tamanho normalmente correspondem a diferenças desproporcionais de capacidade.
Se o diâmetro de uma esfera aumenta 10 vezes, sua superfície aumenta 10² vezes e seu volume 10³ vezes. Ou seja, o aumento da massa de um objeto não é linear com o aumento de suas dimensões.

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #18 Online: 12 de Julho de 2009, 14:39:50 »
      Tudo lido. Mas a redução e a ampliação mencionados seria em todos os seus aspéctos, sobretudo, orgânico - volume, espaço, massa e tudo mais.

Quanto a "teoria" do Ônix, eu conheço bem. Algumas falhas aqui, outras baboseiras ali, mas, analisando como um todo, até que fazem sentido alguns dos aspectos abordados por ele que, só não sabe como se expressar corretamente, tal como eu, que também tenho minhas limitações. Digamos que eu seja uma versão "melhorada" do Ônix.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Julho de 2009, 17:07:29 »
a questão do volume aumentando desproporcionalmente em relação a altura pode ser um fator para ser levado em conta sim. Será que seres bem menores do que uma formiga são ainda mais poderosas?

Rorschach, tem fácil o link da teoria do Onix?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Julho de 2009, 01:20:15 »
a questão do volume aumentando desproporcionalmente em relação a altura pode ser um fator para ser levado em conta sim. Será que seres bem menores do que uma formiga são ainda mais poderosas?

Rorschach, tem fácil o link da teoria do Onix?
Chama-se teoria hectônica. Pesquise pelo google. De umas paradas você vai rir, de outras, chorar. Mas algumas paradas vai te fazer pensar um pouco.

Tá aí!
../forum/topic=17720.0.html
« Última modificação: 14 de Julho de 2009, 01:24:27 por RORSCHACH »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 14 de Julho de 2009, 23:20:13 »
valeu...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Julho de 2009, 23:57:31 »
lembrei, por incrível que pareça ele reconheceu que não tem um ponto a defender: aqui ( ../forum/topic=17720.300.html#msg367368 )

tempos que eu tinha paciência com quacks

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #23 Online: 15 de Julho de 2009, 00:54:49 »
lembrei, por incrível que pareça ele reconheceu que não tem um ponto a defender: aqui ( ../forum/topic=17720.300.html#msg367368 )

tempos que eu tinha paciência com quacks

Eu li ôntem. Interessante você te-lo mencionado! Esse tópico foi inspirado pelas suas ideas.

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #24 Online: 18 de Julho de 2009, 03:50:31 »
      Um carrinho de controle remoto atinge incríveis velocidades. Será que, se nós reproduzíssemos um desses carrihnos, em todos os seus aspectos, numa versão do tamanho de um automóvel comum ele atingiria, proporcionalmente, tais velocidades?

Seria bem mais veloz que um Fórmula Indy.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!