Não entendi as colocações referente a desaceleração. Mas isso não me surpreende.
Uma outra questão:
Analizando-se o tempo que uma formiga de dois milímetros leva para percorrer uma distância de um metro, o que seria algo em torno de dez segundos, verifica-se que, caso essa formiga tivesse dois metros, ela percorreria uma distância de um kilômetro em dez segundos, que seria o equivalente a incríveis 360 Km/h, velocidade que, somente veículos automóveis especiais conseguem atingir.
O que uma coisa tem haver com a outra!?
Eu afirmo, sem medo de errar, que, se conseguíssemos, de alguma forma promovermos o crescimento dessa formiguinha, de modo que ela passasse a ter uns dois metros, de modo algum ela conseguria ser tão veloz. Não conseguiria, sequer, disputar com um carro comum. Por outro lado, se diminuíssemos um automóvel comum, de modo que ele se tornasse tão diminuto quanto a tal formiguinha de dois milímetros, ele conseguiria atingir velocidades extraordinárias. Seria bem mais veloz que a formiguinha.
E daí!?
Quero dizer com isso, que a desaceleração não é a explicação para a questão levantada.
O ratinho cai mais depressa.
A velocidade da queda só é a mesma para quem observa. Contudo, para quem sofre a queda, quanto menor ele for, maior será a velocidade por ele persebida e tanto menor serão os efeitos de seu impacto.
Sabemos que quanto maior é o objeto, tanto maior é seu campo gravitacional e, que quanto menor ele for, menor será sua gravidade. Sabemos também que, quanto maior a quantidade de matéria, tanto maior é a quantidade de espaço para acomoda-la e que, o espaço e o tempo correspondem-se diretamente, de modo que, para cada medida x de espaço ter-se-á uma mesma medida x de tempo, que, por sua vez, dependem diretamente de uma mesma quantidade x de matéria. Nesse caso, será que a relação espaço-tempo para nós não seja exatamente igual para criaturas minúsculas, como as formiguinhas? Observem as bolhas que se formam quando atiramos água no této. Por que simplesmente não caem? Sei que a água desenvolve uma espécie de película que permite efeitos como esse. Mas não compreendo o porquê de certos animais conseguirem andarem no této com tanta facilidade, como se estivessem andando no chão. Será que o homenzinho reduzido conseguiria escalar paredes com mais facilidade, em função do efeito da gravidade sobre ele? Será que ele conseguiria se arrastar no této? Será que ele perseberia o tempo da mesma maneira que nós? Será que o relógio em seu pulso, quando ele fosse trazido ao normal coincidiria com os nossos?
Prato cheio, não!?