Autor Tópico: Chrome OS: o sistema operacional do Google  (Lida 5456 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Chrome OS: o sistema operacional do Google
« Resposta #50 Online: 24 de Novembro de 2009, 12:29:33 »
Muito interessante! Só fiquei em dúvidas quanto à segurança do sistema.

A questão da internet é porque eles não estão projetando o sistema pensando à frente, quando não será um problema.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #51 Online: 24 de Novembro de 2009, 13:01:12 »
Depende que tipo de segurança você está falando. Pelo que li, o Chrome virá instalado num flash ROM (de leitura apenas)*, e portanto será impossível instalar outros softwares nele. Isso inclui desde softwares legítimos como vírus, worms, etc. Nesse ponto ele é mais seguro que outros sistemas sim.

Por outro lado, praticamente tudo que ele faz é via internet, o que o torna mais sucetível a ataques do tipo 'man-in-the-middle', em que a pessoa má intensionada cria uma 'ponte' entre a conexão do usuário e o Google. Assim, ela pode adquirir informações sigilosas, alterar as páginas que o google está enviando, etc.

Outro problema é a segurança dentro do próprio Google. Embora não se tenha notícia disso, alguém poderia invadir os servidores do Google, ou até mesmo um funcionário deles, e ter acesso aos arquivos dos usuários.

Esses dois últimos problemas podem ocorrer com qualquer sistema operacional, mas é só para mostrar que deixar tudo nas nuvens não é garantia de 100% de segurança.

*Isso agora me deixou na dúvida... Eles podem fazer isso? Se ele vier mesmo com o Chrome em uma ROM, seria impossível (ou muito difícil) trocar de sistema operacional...
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #52 Online: 24 de Novembro de 2009, 17:04:13 »
Parece bem tosco.

Em um netbook não seria tão tosco.

De maneira nenhuma seria tosco, imagine... você quer digitar uma petição, no Windows você abre o Office, no Linux abre o OpenOffice (ou algo que o valha, enfim... que seja.) e no Chrome você conecta a internet... dai você esta em um cliente, no meio do nada, sem 3G ou sem nenhuma rede Wi-Fi ao seu alcance, dai você senta e começa a chorar.

Pareceu tosco??? Claro que não!  ::) :histeria:

Simples: não compre um netbook e não instale o Chrome OS. Cada dispositivo e sistema operacional tem seu foco, o Chrome OS é justamente pra quem precisa de internet como característica principal, não aplicações offline.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #53 Online: 24 de Novembro de 2009, 17:08:38 »
Depende que tipo de segurança você está falando. Pelo que li, o Chrome virá instalado num flash ROM (de leitura apenas)*, e portanto será impossível instalar outros softwares nele. Isso inclui desde softwares legítimos como vírus, worms, etc. Nesse ponto ele é mais seguro que outros sistemas sim.

*Isso agora me deixou na dúvida... Eles podem fazer isso? Se ele vier mesmo com o Chrome em uma ROM, seria impossível (ou muito difícil) trocar de sistema operacional...

Na verdade ele pode ser instalado em qualquer lugar, mas ele monta o sistema de arquivos principal em somente leitura e só funciona dessa forma. Ele tem uma segunda partição stateful pra armazenamento de downloads, dados de usuário e etc (uma pasta home simplificada). Se você quiser alterar o software dele, terá que alterar no momento de compilação e então instalar novamente... depois, um abraço.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #54 Online: 24 de Novembro de 2009, 17:16:42 »
Entendi. No fim sempre se retorna àquela questão: comodidade ou segurança?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #55 Online: 27 de Novembro de 2009, 11:16:36 »
Entendi. No fim sempre se retorna àquela questão: comodidade ou segurança?
Pra maioria dos usuários, infelizmente, a resposta é meio óbvia. Basta ver o tanto de gente que usa a conta de root do Windows no dia-a-dia, que simplesmente fecha avisos do firewall e do anti-vírus sem ler, etc.

Pra mim, qualquer software que não tenha ambos ao mesmo tempo é beta. O que - infelizmente - inclui muuuuuuuuita coisa.
Latebra optima insania est.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 15 de Dezembro de 2009, 07:34:05 »
http://www.guiadohardware.net/noticias/2009-12/4B26C874.html
Webconverger: Um navegador de boot

Já ouviu falar do Chrome OS, né? O Chrome OS é basicamente um "navegador bootável", porém focado nos serviços do Google. O Webconverger lembra bem ele, sendo um navegador bootável, só que com o Firefox - e sem ligação com o Google, sem exigir um cadastro para usar. Não há um desktop, editor de textos, gerenciador de janelas, pastas, nada disso - só o Firefox e pronto.

Ele foi projetado para uso em quiosques de acesso, sendo exclusivo para acesso à web. Deixa a desejar em ferramentas de configuração e liberdade de personalização, mas se o único objetivo é um PC para acesso onde o usuário não possa fazer nada além de usar o navegador, ele pode servir bem. A rede é configurada automaticamente via DHCP. A versão 5.8 foi lançada ontem, compilada para a arquitetura i686, deixando de lado processadores antigos.

Notas:

http://webconverger.org/blog/entry/5.8_release_notes/

Download (227 MB):

http://download.webconverger.org/

Outro "navegador de boot": xPUD

Um outro sistema que se destaca nesse quesito é o xPUD, focado em quiosques de acesso trazendo o Firefox - é baseado no Ubuntu. Pretendendo agradar alguns usos exóticos, tem port para ARM e MIPS, e a imagem normal tem só 64 MB. Ele acaba sendo mais útil que o Webconverger, já que permite instalar várias outras aplicações e tem um visual de configuração bastante simples e agradável.

Anúncio:

http://penkia.blogspot.com/2009/12/xpud-092-firefox-os-with-app-store.html

Download (64 MB):

http://www.xpud.org/download.en.html

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #57 Online: 16 de Dezembro de 2009, 21:56:49 »
esse xpud parece legal hein... vou rodar no virtualbox...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #58 Online: 30 de Dezembro de 2009, 17:34:59 »
...unh... não é mais fácil tacar Xubuntu e remover quase tudo, exceto o Firefox? Ou, melhor ainda, DSL?

Sério, não entendo essa coisa de "sistema operacional só pra usar internet"... mesmo que você esteja falando de um netbook, bom, há algumas ferramentas além do navegador para serem usadas, como OpenOffice, Pidgin, Thunderbird, certo?

Tudo isso é sobre Could Cloud Computing? Afinal de contas, o que a "nuvem" tem a oferecer que um SO padrão não ofereça?
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2009, 17:37:15 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 30 de Dezembro de 2009, 18:18:41 »
Quando eu vi "sistema operacional", pensei que seria um sistema operacional. :hihi:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 31 de Dezembro de 2009, 14:06:48 »
[...]há algumas ferramentas além do navegador para serem usadas, como OpenOffice, Pidgin, Thunderbird, certo?

Tudo isso é sobre Could Cloud Computing? Afinal de contas, o que a "nuvem" tem a oferecer que um SO padrão não ofereça?

A ideia é que essas ferramentas estejam na nuvem. Mas não vejo vantagem, mesmo.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #61 Online: 04 de Janeiro de 2010, 07:26:51 »
[...]há algumas ferramentas além do navegador para serem usadas, como OpenOffice, Pidgin, Thunderbird, certo?

A ideia é que essas ferramentas estejam na nuvem. Mas não vejo vantagem, mesmo.

Há uma vantagem mas não é pra todos. Quem usa a internet de vários dispositivos, por exemplo, pode ter tudo online sem o trabalho de ficar "sincronizando" os documentos, contas, eventos, contatos e tudo mais de um aparelho pra outro.

Por exemplo, se eu edito um documento no Google Documents, ele fica "na nuvem" e não no dispositivo que eu usei para editá-lo. Quando eu chegar em casa ou estiver em uma lanhouse qualquer, usando meu smartphone ou na casa da namorada, o documento estará sempre lá, sem que eu tenha que me preparar anteriormente pra isso.

Você pode viver na nuvem de praticamente qualquer sistema operacional. A vantagem do Chrome OS é que ele inicia mais rápido do que os demais OSs, então teoricamente você tem um sistema mais ágil.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 04 de Janeiro de 2010, 14:56:53 »
Acho melhor os 'shareds' da vida, já que estamos falando de pequenos arquivos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!