Eu iria colocar esse tópico na parte de "Notícias", mas não consegui criar lá.
E, como vou colocar aqui alguns comentários religiosos sobre o assunto, resolvi colocar nessa parte do fórum mesmo.Em fevereiro desse ano fez 35 anos de uma das maiores tragédias de SP.O Edifício Joelma, atualmente denominado Edifício Praça da Bandeira, é um edifício da cidade de São Paulo que sofreu um grande incêndio em 1 de fevereiro de 1974, uma sexta-feira.
Foi inaugurado no ano de 1971 e localiza-se no nº 225 da Avenida Nove de Julho com outras duas fachadas para a Praça da Bandeira (lateral) e para a rua Santo Antônio (fundos).
Foi o local de uma grande tragédia. Um curto-circuito em um ar condicionado do 12º andar provocou um incêndio que se espalhou por todo o edifício, vitimando várias pessoas (179 mortos e 300 feridos). Estavam no local cerca de 756 pessoas.
O incêndio recebeu na época grande cobertura da mídia. Vários helicópteros o circundaram, sendo que alguns deles conseguiram resgatar algumas pessoas do topo do edifício. Os helicópteros pousavam no viaduto em frente e na Câmara Municipal que se situa nas proximidades.
CuriosidadeEm 1948, antes do Joelma ser construído, havia naquele terreno uma casa que era do professor Paulo Camargo. Ele morava com a mãe e as irmãs. Ele as matou e em seguida sepultou suas vítimas no poço que fora construído no fundo da casa justamente para esse fim. A polícia descobriu o crime por meio de várias denúncias relatando o desaparecimendo de várias mulheres no local. Descoberto o mistério, Paulo Camargo se matou.
Os bombeiros resgataram os corpos (no resgate, um dos bombeiros sofreu um tipo de infecção cadavérica e mais tarde veio a morrer[carece de fontes?]). A polícia naquela época trabalhava com duas hipóteses que seriam motivos para o crime. A primeira, seria o fato da mãe e das irmãs não terem aprovado uma namorada dele.[1] A segunda, seria o fato da mãe e suas irmãs estarem muito doentes e por isso o professor não quis cuidar delas.[carece de fontes?]. A verdadeira causa dos assassinatos nunca foi descoberta. Passado o tempo a casa foi demolida e deu lugar ao edifício.
AssombraçãoO lugar ganhou fama de ser assombrado e amaldiçoado. Em 1978 foi rodado o filme Joelma 23º andar, baseado no livro Somos seis, do medium Chico Xavier, no qual se conta a história de uma garota que morreu no incêndio. O papel da protagonista foi interpretado pela atriz Beth Goulart. No dia 30 de Junho de 2005, o programa Linha Direta da Rede Globo, estréia o quadro "Linha Direta Mistério" com o caso Joelma.
Vídeo da tragédiahttp://www.youtube.com/v/-XbgbjYkX34Alguns comentários sobre a tragédia, no YouTube:
Eu tinha 9 anos, quando aconteceu esta tragédia. A programação foi interrompida, para dar noticia. Foi muito triste... um horror!!
Sem dúvida um resgate coletivo!
Isto foi sem dúvida um carma coletivo...
Bom, esta ai para quem não conhecia, ou até mesmo para relembrar quem já conhecia a história.

Fonte:
Wikipédia