Autor Tópico: Edifício Joelma - 35 anos  (Lida 7327 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Edifício Joelma - 35 anos
« Online: 22 de Julho de 2009, 16:00:29 »
Eu iria colocar esse tópico na parte de "Notícias", mas não consegui criar lá.  :? E, como vou colocar aqui alguns comentários religiosos sobre o assunto, resolvi colocar nessa parte do fórum mesmo.

Em fevereiro desse ano fez 35 anos de uma das maiores tragédias de SP.

O Edifício Joelma, atualmente denominado Edifício Praça da Bandeira, é um edifício da cidade de São Paulo que sofreu um grande incêndio em 1 de fevereiro de 1974, uma sexta-feira.

Foi inaugurado no ano de 1971 e localiza-se no nº 225 da Avenida Nove de Julho com outras duas fachadas para a Praça da Bandeira (lateral) e para a rua Santo Antônio (fundos).

Foi o local de uma grande tragédia. Um curto-circuito em um ar condicionado do 12º andar provocou um incêndio que se espalhou por todo o edifício, vitimando várias pessoas (179 mortos e 300 feridos). Estavam no local cerca de 756 pessoas.

O incêndio recebeu na época grande cobertura da mídia. Vários helicópteros o circundaram, sendo que alguns deles conseguiram resgatar algumas pessoas do topo do edifício. Os helicópteros pousavam no viaduto em frente e na Câmara Municipal que se situa nas proximidades.

Curiosidade

Em 1948, antes do Joelma ser construído, havia naquele terreno uma casa que era do professor Paulo Camargo. Ele morava com a mãe e as irmãs. Ele as matou e em seguida sepultou suas vítimas no poço que fora construído no fundo da casa justamente para esse fim. A polícia descobriu o crime por meio de várias denúncias relatando o desaparecimendo de várias mulheres no local. Descoberto o mistério, Paulo Camargo se matou.

Os bombeiros resgataram os corpos (no resgate, um dos bombeiros sofreu um tipo de infecção cadavérica e mais tarde veio a morrer[carece de fontes?]). A polícia naquela época trabalhava com duas hipóteses que seriam motivos para o crime. A primeira, seria o fato da mãe e das irmãs não terem aprovado uma namorada dele.[1] A segunda, seria o fato da mãe e suas irmãs estarem muito doentes e por isso o professor não quis cuidar delas.[carece de fontes?]. A verdadeira causa dos assassinatos nunca foi descoberta. Passado o tempo a casa foi demolida e deu lugar ao edifício.

Assombração

O lugar ganhou fama de ser assombrado e amaldiçoado. Em 1978 foi rodado o filme Joelma 23º andar, baseado no livro Somos seis, do medium Chico Xavier, no qual se conta a história de uma garota que morreu no incêndio. O papel da protagonista foi interpretado pela atriz Beth Goulart. No dia 30 de Junho de 2005, o programa Linha Direta da Rede Globo, estréia o quadro "Linha Direta Mistério" com o caso Joelma.

Vídeo da tragédia

<a href="http://www.youtube.com/v/-XbgbjYkX34" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/-XbgbjYkX34</a>

Alguns comentários sobre a tragédia, no YouTube:

Eu tinha 9 anos, quando aconteceu esta tragédia. A programação foi interrompida, para dar noticia. Foi muito triste... um horror!!
Sem dúvida um resgate coletivo!

Isto foi sem dúvida um carma coletivo...

Bom, esta ai para quem não conhecia, ou até mesmo para relembrar quem já conhecia a história.  :ok:

Fonte: Wikipédia
« Última modificação: 22 de Julho de 2009, 16:06:27 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Edifício Joelma - 35 anos
« Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2009, 16:46:00 »
Resgate coletivo?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2009, 17:05:49 »
O que mais é foda é a porra do sentimento de impotência, nessas horas.... Mesmo que vc salve dez pessoas, ainda não é bastante...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2009, 17:09:04 »
Resgate coletivo?

Querem dizer que pelo espiritismo, todo mundo mereceu morrer porque em alguma reencarnação passada foram muito maus...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2009, 17:11:41 »
Resgate coletivo?

bullshit espírita! Shit happens, mas para religioso tem que ter uma explicação...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2009, 17:13:48 »
Pior que tem uma explicação:

Um curto-circuito em um ar condicionado do 12º andar provocou um incêndio...
::)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2009, 17:17:41 »
Pior que tem uma explicação:

Um curto-circuito em um ar condicionado do 12º andar provocou um incêndio...
::)
Sim, mas porque deus todo fuderoso e perfeito deixou acontecer? Porque os espíritos imaginários da perfeita filosofia espírita não avisaram?  Eles tinham que morrer todos, eles foram "juntados" lá para morrerem na mesma hora, o tal resgate coletivo, pois morte no atacado rende mais que no varejo!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2009, 17:26:40 »
Nesse Linha Direta foi levantada a hipótese que as pessoas que morreram no incêndio do Joelma era "reencarnações" de pessoas que haviam morrido numa guerra e ficaram em um "débito espiritual" ou algo parecido... :sleepy: :sleepy:
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2009, 18:16:23 »
Resgate coletivo?

bullshit espírita! Shit happens, mas para religioso tem que ter uma explicação...

:biglol:
Bullshit: Bull+shit: bosta de boi, esterco, caca, escremento, titica, fezes, merreca. Em suma, merda da grossa mesmo.  :hihi:
« Última modificação: 22 de Julho de 2009, 18:32:08 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2009, 18:20:25 »
O World Trade Center é maior...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #10 Online: 22 de Julho de 2009, 18:34:40 »
O World Trade Center é maior...

Do que o bullshit espírita? :P
Nem quando de pé! :biglol:
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Julho de 2009, 19:02:42 »
Veja o "resgate coletivo" do ponto de vista do "organizador" do evento, neste caso um fogueirão no centro de São Paulo. Imagine a mão de obra para juntar todo um grupo que fez junto alguma coisa moralmente reprovável numa vida passada nesta vida e excluir a rapaziada que não teve nada com isso (afinal, pagar por alguma coisa que não fez é sacanagem...). Imagine a complexidade de se organizar um evento como esse, com infinitas variáveis ambientais influenciando todo o planeta de alguma forma. No dia do evento, o "organizador" procura e acha um aparelho de ar condicionado e acende a fogueira... A rapaziada apaga e "paga" junta o que "aprontou" junta numa vida passada virando churrasquinho e depois vai para o além "de alma limpa" como se nada tivesse acontecido para prosseguir no seu "ciclo evolutivo" e talvez nem precisem mais voltar.

Esse organizador é no mínimo um babaca. Seria muito mais simples e divertido brincar de tiro ao alvo ou providenciar fenômenos individuais de combustão espontânea. Essa idéia espiritóide de que tudo precisa ser resolvido com "showsinho" na Terra também é uma idéia de girico. Nesse ponto, a ICAR foi mais prática, manda todos para o inferno e deixa o pessoal queimando lá, eternamente.

O pior é que as mentes espiritóides acham que tsunamis, acidentes aéreos e naufrágios também tem essa mesma explicação idiota.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2009, 19:07:45 »
Aposto que a Leafar vai ser extremamente didático na explicação desse assunto e vai provar tudo como ele sempre faz.
Aposto também que o Sr Correios não vai concordar com tudo aquilo que o Leafar vai dizer, porque ele sempre põe a Ciência em primeiro lugar e que ele tem evidências pessoais importantes sobre o tema em questão.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Julho de 2009, 19:11:40 »
Eu era bem criança na época mas lembro quando aconteceu pois todos falaram nisso por muito tempo.

Ao que parece era um prédio com escritórios e muito material inflamável, sem extintores e as escadas além de terem carpetes que acabaram servindo como um pavio tb não tinham portas corta-chamas.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Julho de 2009, 19:18:32 »
Eu era bem criança na época mas lembro quando aconteceu pois todos falaram nisso por muito tempo.

Ao que parece era um prédio com escritórios e muito material inflamável, sem extintores e as escadas além de terem carpetes que acabaram servindo como um pavio tb não tinham portas corta-chamas.

Tanto que o impacto da tragédia teve ao menos um lado positivo, a partir desse momento, em São Paulo, começou a se levar muito a sério a segurança predial e a fiscalização passou a ser efetiva.
Não precisava ter morrido gente para isso, mas...

Hoje o Joelma é um exemplo de segurança contra incendios, mas acho que mudou de nome.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Julho de 2009, 19:23:10 »

Assisti ao vivo. Um ano depois também ví o incêndio do Andraus na Av. São João. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Edif%C3%ADcio_Andraus)

Atualmente o ex-Joelma é um local preferido dos caça-fantasmas.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Julho de 2009, 19:35:50 »

Assisti ao vivo. Um ano depois também ví o incêndio do Andraus na Av. São João. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Edif%C3%ADcio_Andraus)

Atualmente o ex-Joelma é um local preferido dos caça-fantasmas.
Alguem fala para eles não usarem celular quando estiverem caçando!  ::)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Julho de 2009, 19:38:04 »

Tanto que o impacto da tragédia teve ao menos um lado positivo, a partir desse momento, em São Paulo, começou a se levar muito a sério a segurança predial e a fiscalização passou a ser efetiva.
Não precisava ter morrido gente para isso, mas...

Hoje o Joelma é um exemplo de segurança contra incendios, mas acho que mudou de nome.

Mudou de nome, mas por muito tempo teve andares inteiros totalmente vazios.

Ninguém queria  alugar nada lá.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Julho de 2009, 19:40:59 »
Minha ex trabalhava no hospital Santa Casa, aqui em POA. O último andar é abandonado e direto alguém fica todo borrado porque entra no elevador, aperta para descer e ele sobe até o último andar :P

É óbvio que relatos de fantasmas de pacientes que morreram lá é comum.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #19 Online: 22 de Julho de 2009, 19:44:27 »
Veja o "resgate coletivo" do ponto de vista do "organizador" do evento, neste caso um fogueirão no centro de São Paulo. Imagine a mão de obra para juntar todo um grupo que fez junto alguma coisa moralmente reprovável numa vida passada nesta vida e excluir a rapaziada que não teve nada com isso (afinal, pagar por alguma coisa que não fez é sacanagem...). Imagine a complexidade de se organizar um evento como esse, com infinitas variáveis ambientais influenciando todo o planeta de alguma forma. No dia do evento, o "organizador" procura e acha um aparelho de ar condicionado e acende a fogueira... A rapaziada apaga e "paga" junta o que "aprontou" junta numa vida passada virando churrasquinho e depois vai para o além "de alma limpa" como se nada tivesse acontecido para prosseguir no seu "ciclo evolutivo" e talvez nem precisem mais voltar.
Não é difícil de organizar. Considerando que cada um de nós tem um espírito (melhor do que nós) que zela pelo cumprimento do nosso destino aqui na Terra, a única coisa que esse espírito precisa fazer é garantir que o seu protegido estará na hora e no lugar certo do evento. Então, cada espírito tem que cuidar de uma pessoa apenas, e não de várias. Isso torna a organização do evento bem mais simples. O mesmo ocorre com os que não deveriam participar do evento que são intuídos a se afastarem do lugar ou são impedidos por uma causa aparentemente fortuita.

Como você mesmo disse, absurdo seria supor que alguém que não precisasse ou que não tivesse que passar por isso, passasse.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Julho de 2009, 19:50:19 »
Não é difícil de organizar. Considerando que cada um de nós tem um espírito (melhor do que nós) que zela pelo cumprimento do nosso destino aqui na Terra, a única coisa que esse espírito precisa fazer é garantir que o seu protegido estará na hora e no lugar certo do evento. Então, cada espírito tem que cuidar de uma pessoa apenas, e não de várias. Isso torna a organização do evento bem mais simples. O mesmo ocorre com os que não deveriam participar do evento que são intuídos a se afastarem do lugar ou são impedidos por uma causa aparentemente fortuita.

Como você mesmo disse, absurdo seria supor que alguém que não precisasse ou que não tivesse que passar por isso, passasse.

Um abraço.

Tipo, quando o cara comprou o AP, digamos 5 anos antes do incêndio, o espírito dele já sabia que ia haver um incêndio e que era assim que a pessoa iria morrer e por isso, de alguma maneira, fez o cara comprar o AP? E, antes disso, a pessoa deveria ter condições financeiras para comprar o AP, então, tudo que a pessoa fez antes na vida, para conseguir a grana, foi também por causa do espírito que sabia que o cara ia precisar da grana para comprar o futuro AP dele que iria pegar fogo? Cada entrevista de emprego, cada dia trabalhado, tudo cautelosamente armado para que, quando chegasse a hora, o cara pudesse comprar o AP?

Se não temos como evitar esses castigos e já mandaram nosso livre arbítrio pras cucuias e o onifuderoso já sabe que, no final, eu vou tostar e me tornar um espírito melhor por causa disso, porque já não pular essa confusão toda e já não ir pra parte em que eu sou um espírito serelepe?
« Última modificação: 22 de Julho de 2009, 19:54:54 por Di »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #21 Online: 22 de Julho de 2009, 20:06:56 »
Talvez possa acontecer, mas penso que nesse caso não precisaria ser tão elaborado. Ele só precisaria estar no local quando acontecesse. Mais nada.

E a vida não se resume a um único evento na hora da morte, como se toda a vida fosse dirigida em função desse único momento. As pessoas têm outras provas ou tarefas para resolver na Terra e elas não precisam estar relacionadas entre si. Só na hora da morte é que se reuniriam.

E sim! As nossas vidas são meio que conduzidas para onde elas devem ir. Quem nasceu para ser rico, será rico; e quem nasceu para ser pobre, será pobre. Quem nasceu para morrer dormindo na cama, assim morrerá; e os que nasceram para morrer de forma horrenda, disso também não escaparão. Os espíritos que nos acompanham de certa forma garantem que as oportunidades se abram ou se fechem de acordo com as circunstâncias e nos conduzem elas.

E não! Isso não fere o livre-arbítrio de cada um.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 22 de Julho de 2009, 20:12:50 »

Um abraço.

Santa ingenuidade.

Só um exemplo bem tosco. Pessoas trabalhavam no Joelma porque passaram por processos de seleção e foram contratadas. Os espiritões sabidões foram conduzindo a vida dessas pessoas para o evento? Influenciaram na escolha da profissão? Influenciaram o processo seletivo? E as pessoas que foram deixadas de lado para se cumprir o evento? Com que direito um espiritão sabidão interferiria na vida de uma pessoa para providenciar o resgate coletivo de outras?

Pense na informação necessária para esse tipo de evento. Nos cruzamentos dessa informação ao longo de milhares de vida e infinitas variáveis. Processar essa informação absurda? Como?

Se existe um destino, não há necessidade de um organizador do evento, pois já está tudo "escrito nas estrelas", isso vale para o que foi feito em vidas "anteriores" e vidas "futuras" e também é desnecessária essa elocubração de resgate coletivo.

Em todo caso, estamos começando a discutir uma bobagem que é decorrente da existência de espíritos....aonde estão as provas Leafar?
O tópico está esperando...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Julho de 2009, 20:21:37 »
Aqui:

:twisted:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Julho de 2009, 20:31:20 »
180 pessoas que trabalhavam no mesmo prédio estavam destinadas a morrerem queimadas.

Santa coincidência, Batghost.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!