Se não me engano, só 1-4% dos eurasiáticos tem "um pouco de neandertal", ou um pouco de genes "exclusivamente" neandertais, já que, supondo ter havido mistura, mesmo alguns dos genes em comum podem ter origem neandertal, embora sejam indistinguíveis/os mesmos alelos.
Pele clara parece ter se originado independentemente em europeus e asiáticos, são diferentes genes, e mais recentes.
Os cabelos extremamente lisos parecem ser também novidade dos asiáticos. Mas não sei quanto aos simplesmente ondulados/mais ou menos, pode ser a condição ancestral, tendo evoluído em direções diferentes na África e fora dela, ficando mais ou menos conservado em nativos europeus, indianos, e australianos/neo-zelandeses, ficado mais liso na Ásia, e mais crespo na África. Mas não sei, também tem gente de cabelo bem crespo na Melanésia, então talvez seja mais antigo (ou surgiu independentemente mais de uma vez).
Os africanos não devem ser vistos como "ancestrais" de toda a humanidade, eles continuaram evoluindo depois das migrações humanas para fora da África. Tanto que há mais diferença genética entre dois bosquímanos San de diferentes tribos do que há entre um asiático e um europeu, ou até mesmo entre um europeu e um iorubá.