Autor Tópico: AI e Spielberg  (Lida 5420 vezes)

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Re: Re.: guerra dos mundos e deus
« Resposta #25 Online: 14 de Julho de 2005, 19:45:44 »
SPOILER

Citação de: Oceanos
E num futuro distante, aliens vêm para a terra, trocam a bateria do robô e de seu urso. Pegam o fio de cabelo que o urso (sabe lá deus porque) guardou da mãe do robô, e clonam ela. E o clone 'ama' o robô por um dia. Que dorme e morre com a mãe.

Não são aliens, etc.

E eu achei o final a melhor parte do filme.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 14 de Julho de 2005, 19:47:25 »
Spoiler
Citação de: Snake

Não são aliens, etc.

Não?  :o Me explica melhor então?

Offline GMGall

• Nível 21
  • *
  • Se precisarem entrar em contato, usem o e-mail.
« Resposta #27 Online: 14 de Julho de 2005, 19:48:27 »
[...]

E num futuro distante, aliens vêm para a terra, trocam a bateria do robô e de seu urso. Pegam o fio de cabelo que o urso (sabe lá deus porque) guardou da mãe do robô, e clonam ela. E o clone 'ama' o robô por um dia. Que dorme e morre com a mãe.

Fim.

Só isso?  :bocejo:  :umm:

Mas o que levou os aliens a trocar a bateria do robô e a clonar a "mãe" dele? Não tinham nada melhor para fazer?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 14 de Julho de 2005, 22:09:22 »
Spoiler

Não são aliens, etc.

O que eram exatamente eu não sei, mas para mim pareceu ser a humanidade futura mesmo - ou talvez apenas andróides sofisticados.  Não é impossível que fossem aliens, mas não vi evidência nesse sentido.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: guerra dos mundos e deus
« Resposta #29 Online: 14 de Julho de 2005, 22:12:49 »
O filme é vago, não dá para saber o que são.

Para vocês verem como o filme é sem noção.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 14 de Julho de 2005, 22:14:42 »
Eu não assisti o filme, mas pelos comentários aqui vi que fiz bem em não perder o meu tempo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #31 Online: 14 de Julho de 2005, 23:01:22 »
Spoiler

Não são aliens, etc.

Vou responder a isso com um post de um usuário do Rotten Tomatoes:

The mere idea that people who saw AI and payed attention to the movie, would think that the creatures at the end were aliens is mind-boggling to me. They were definitely advanced mechas. Consider these three points:

1) Who is telling the story? The answer to this question is at the heart of what makes A.I. so compelling and complex. Spielberg does not directly reveal who is telling the story, taking more of a Nabokovian approach to it. Consider the narrator/highly evolved meccha charactor Ben Kingsley voices. Consider also the opening narration of the film: "Those were the days when..." A.I. is nothing less than a fairy tale being told by the highly evolved meccha 2000+ years in the future. It is their Pinnochio. As all fairy tales must have a happy ending, so to does A.I. In the future, when meccha rule the earth, what better ending to a robot fairy tale than to have the boy who wanted to be real finally convince his mother that he is real. Even in the robot-ruled future, they struggle to understand the emotions their creators had. See the film again in this context and pay close attention to William Hurt's opening speech. Therein lies the key to this masterwork.

2) In its essence, the ending was "the whole story". Monica's son was frozen at the begining in the machine and then gets cured by the humans, in relation to David being frozen for 2000 years and then being restored to life by the Robots. Also, notice the irony when, at first they create David for Monica and yet at the end when the AI's create Monica for David?? It showed how humans first build robots and now robots end up creating humans... In a way it questioned us if we ourselves can actually be a creation of other beings. That all of our feelings could be programed inside of us by a higher intelligence like david. IMHO, the ending of this film was sheer brilliance in the greater context of the movie.

3) There are several examples of foreshadowing re: how the movie is truly going to end. Remember when Gigolo Joe tells David that "in the end that they made too many smart mechas and that in the end, all that will be left is the mechas"? What happens at the end of the movie? Also, when David's mother is reading Pinnochio to David, she reads something along lines of, "Then the dream ended for Pinnochio as he became real." The mechas at the end do what for David with his mother's lock of hair?

There are many other examples to strongly support the point that advanced mechas were indeed the only beings left at the end of the movie (ie., think back to when the viewer first saw David in the movie, and how Spielberg filmed that scene so David looked like an advanced mecha.) Although it might not be obvious immediately (it was to me), with a little bit of reflection and thought, viewers should be able to figure out what's going on.

Aliás, esse post explica não somente isso, mas também grande parte da genialidade do filme.

O filme é vago, não dá para saber o que são.

Para vocês verem como o filme é sem noção.

Mas a graça do cinema - e também outras artes - está justamente na subjetividade.
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #32 Online: 15 de Julho de 2005, 01:21:35 »
Citação de: Angelo Melo
Eu não assisti o filme, mas pelos comentários aqui vi que fiz bem em não perder o meu tempo.

E q tempo... pq o filme é looooongo.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #33 Online: 15 de Julho de 2005, 03:09:15 »
:D Oceans explicou bem o final horrivel do filme. O pior é que a sequência é longa pra caramba, ela se esvai. Ássisti AI no cinema e sem exagero, o filme parece que vai terminar pelo menos em 5 cicunstancias antes de realmente terminar. Como havia lido um comentario sobre o filme antes de assisti-lo dizendo que o final era ruim, eu estava preparada pra um final triste, e não "bonitinho forçado"
Pelo menos 3 momentos em que achei, agora o filme acaba... Meu Deus, que final triste, horrivel, desesperançoso!
 :arrow: Quando o garoto vai até um fim de mundo alagado e se depara com centenas de androides como ele. Você não é especial! Voce não é unico! Um chute pra todas as pessoas que se sentem especiais (quem não se sente unico?)
 :arrow: Quando o garoto afunda dentro do submarino e fica rezando para a estatua da fada (achei que a cena ia afastar e escurecer... pensei: Que horrivel! Ele vai rezar eternamente por algo que jamais acontecerá. (Um chute pra quem tem fé)
 :arrow: Passam centenas de anos, chegam os super-mechas e decongelam o garoto. Ele sai do veiculo, e toca na fada. Ela se quebra em mil pedaços (novo chute pra quem fé. Seu deus é uma farsa! )
:x Embora fossem finais horriveis, eram corentes ao clima do filme, seriam finais brilhantes, porém extremamente tristes. O final original tenta ser bonitinho, mas além de forçado e extenso gerou uma felicidade falsa ao nosso heroi.
 8) Como eu teria terminado: O androide afunda no submarino e fica rezando pra fada. Nesse momento ele fecha os olhos pela primeira vez e dome (alusão a morte/desligamento) e sonha com sua mamãe perfeita, que o ama (o androide nunca havia sonhado, pois nunca havia dormido). Talvez eu inserisse uma narração.
 :) O objetivo seria deixar dubio algumas alternativas:
Que a busca havia sido conquistada pelo esforço, e no momento em que se faz algo que nunca se fez, você alcança algo maior. Ou seja, por adquirir a capacidade de sonhar, simbolicamente teria se tornado um humano.
Que talvez a "fada" tivesse concedido o desejo dele. Ou seja, o fez sonhar eternamente com esse final perfeito. A fé por caminhos misteriosos. A verdade e´o que voce acredita, alcansou um paraiso, afins.
Que ele se desativou e num curto circuito, teve um sonho perfeito. E "morreu" feliz.
 :x Eu teria excluido os super-mechas do filme
 :) Como fiz curso de artes-cênicas o que foi comentadoa  respeito e quem "apita" no final num filme, está correto. O diretor opina quase sempre em tudo, decide tudo e coordena cada aspecto da produção em alguns casos o roteirista/escritor tem voz maior. Nome mais famoso é o que conta.

Axia
(eu não gosto de final forçado só pra ser final feliz)
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #34 Online: 15 de Julho de 2005, 12:04:03 »

Forçado? Feliz? Você leu o post que eu citei acima?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 15 de Julho de 2005, 12:48:02 »

Talvez a pessoa que você citou não fale inglês, Snake...

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #36 Online: 15 de Julho de 2005, 13:09:38 »
Citação de: Gabriel dCF

Talvez a pessoa que você citou não fale inglês, Snake...

Sim, por isso perguntei.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
AI e Spielberg
« Resposta #37 Online: 15 de Julho de 2005, 22:16:27 »
A tradução do texto. São observações muito interessantes, e, afinal, fazem parecer que o final não foi tão ruim assim. O seu objetivo era claramente ser simétrico ao início. A beleza não está na simetria?

A simples idéia de que alguém que viu IA e prestou atenção ao filme pensaria que aquelas criaturas no final são aliens é intrigante para mim. Eles eram certamente mecas avançados. Considere estes três pontos:

1) Quem está contando a história? A respostaestá no coração do que faz IA tão interessante e complexo. Spielberg não revela diretamente quem está narrando a história,tomando uma abordagem mais Nabokoviana para isso. Considere que o narrador/meca superevoluído tem as mesmas vozes (Ben Kingsley). Considere também a narração da abertura do fime "Aqueles eram os dias quando..." IA não é nada menos do que um conto de fadas contado pelos mecas superevoluídos mais de 2000 anos no futuro. É o Pinóquio deles. Como todos os contos de fadas devem ter um final feliz, IA também o tem. No futuro, quando os mecas dominam a terra, que final seria melhor para um conto de fadas robótico do que fazer o garoto que queria ser real finalmente convencer sua mãe de queele é real? Até nesse futuro dominado pelos robôs, eles lutam para entender as emoções que seus criadores tinham. Veja o filme de novo dentro desse contexto e preste atenção ao discurso de abertura de William Hurt. Nele está a chave para esse trabalho de mestre.

2) Em sua essência, o final foi "a história toda". O filho de Monica foi congelado no comecinho em uma máquina e depois foi curado por humanos, em comaparação com o final quando David foi congelado por 2000 anos e então foi ressuscitado pelos robôs. Note também a ironia quando, primeiro eles criam David para Mônica e então no final quando as I.A.'s criam Monica para David! ela mostra o como os humanos criaram os robôs e agora os robôs acabaram crando os humanos... De certa forma somos questionados se não poderíamos ser nós mesmos criações de outros seres. Que todas as nossas emoções poderiam ter sido programadas por uma inteligência superior como David. Em minha opinião esse final do filme foi tremendamente brilhante no contexto maior do filme.

3) Há varios exemplos de previsões sobre como o filme vai acabar realmente. Lembra quando Gigolo Joe diz a David que "No fundo eles sabem que construíram muitos mecas inteligentes e que no final, tudo o que vão restar são os mecas."? O que acontece no final do filme? Também, quando a mãe de David está lendo Pinóquio ela lê alguma coisa do tipo "Então o sonho acabou para Pinóquio quando ele se tornou real." Os mecas, no final fazem o quê para David com o cacho de cabelos de sua mãe?

Há muitos outros exemplos que sustentam fortemente a ponto de vista de que mecas avançados foram de fato os únicos seres que sobraram no fim do filme (ie. lembre-se de como o espectador viu David pela primeira vez no filme e como Spielberg filmou aquela cena para fazer David parecer um meca avançado.) Apesar de não parecer óbvio de imediato (foi para mim) com um pouco de reflexão e pensamento, os espectadores devem ser capazes de entender o que está acontecendo.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #38 Online: 15 de Julho de 2005, 22:43:49 »
Uma correção: "nothing less" é "nada menos", e não "nada mais".

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 16 de Julho de 2005, 00:01:58 »
Uma correção: "nothing less" é "nada menos", e não "nada mais".

Você ainda revisou o texto todinho? Que desconfiança com o meu inglês, magoei :cry:

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
AI e Spielberg
« Resposta #40 Online: 16 de Julho de 2005, 03:09:08 »
A tradução do texto. São observações muito interessantes, e, afinal, fazem parecer que o final não foi tão ruim assim. O seu objetivo era claramente ser simétrico ao início. A beleza não está na simetria?

Algumas vezes essas pessoas que tentam fazer interpretações não triviais destes filmes são mais inteligentes que os autores, em geral, elas acham mais coisas do que realmente o autor quis passar. Analogias, metáforas, ironias, que nunca sequer passaram na cabeça do autor... Embora um pouco diferente, isso me lembra um professor de história de um amigo meu, na aula inicial ele ofereceu um texto para seus alunos interpretarem, ele ficou embasbacado com as díspares interpretações que deram ao texto dele, no final ele deu a interpretação dele do texto, e foi questionado "como é q vc sabe q o autor quis dizer isso"... então finalmente ele revela "pq quem escreveu fui eu".
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #41 Online: 16 de Julho de 2005, 03:34:09 »
:(  Quando falei em "final forçado para ser feliz" disse de maneira genérica sobre muitos filmes que fazem isso. "AI" me pareceu ter um final um pouco assim... mas saí do cinema com um gosto acre... como se aquela felicidade não fosse realmente feliz, mas o diretor queria dizer que era feliz,  tentava me convencer disso.
 :) Eu li o post, não tenho problemas com inglês... Mas o comentário me pareceu um comentarío pessoal, uma critica de alguém que assistiu o filme (assim como a forma que eu vi o filme, meus entendimentos pessoais).
 :? Esse texto reflete as intenções do diretor? Ou é algo que alguém considera que são as intenções do diretor? Já li criticas em jornais e revistas a respeito de filmes, livros, etc que eram claramente disparatadas pois citavam elementos que não estavam na obra. Não é o caso desta critica sobre o filme, ela não é disparatada, mas eu acho que não foi isso que o diretor quis expressar, levando outras obras do mesmo como base. É possivel que "AI" tenha caracteristicas mais singulares e diferenciadas da filmografia de Spielberg, pois era um projeto de Stanley Kubrick originalmente.
 :) Para entender realmente algo que eu gosto (e eu adorei este filme) eu procuro sempre mais informações e outros pontos de vistas. Outras versões da mesma obra e principalmente procuro a fonte original, ou aquilo que se aproxima mais dela. Gosto de saber também a evolução da mesma, as circuntancias que rodeavam a confecção dela... enfim.
 :roll: Nossa... Esse debate obre "AI" já esta´se assemelhando aos que participei sobre "Matrix" e "2001"... renderam muitas interpretações interessantes.
 :wink: Existem muitas formas de ver o mesmo quadro, mas apenas o autor sabe exatamente o que significa. É como o "chapéu" que era "uma jibóia que engoliu um elefante" na obra de Saint Exupery, o "Pequeno Principe".
 :lol: Vocês vão mesmo me dar corda pra falar sobre arte? Eu posso falar sobre isso sem parar!

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Snake

• Nível 31
  • *
AI e Spielberg
« Resposta #42 Online: 16 de Julho de 2005, 12:26:01 »
Citação de: Res Cogitans

Algumas vezes essas pessoas que tentam fazer interpretações não triviais destes filmes são mais inteligentes que os autores, em geral, elas acham mais coisas do que realmente o autor quis passar. Analogias, metáforas, ironias, que nunca sequer passaram na cabeça do autor... Embora um pouco diferente, isso me lembra um professor de história de um amigo meu, na aula inicial ele ofereceu um texto para seus alunos interpretarem, ele ficou embasbacado com as díspares interpretações que deram ao texto dele, no final ele deu a interpretação dele do texto, e foi questionado "como é q vc sabe q o autor quis dizer isso"... então finalmente ele revela "pq quem escreveu fui eu".

Certo, mas isso não é desculpa pra não fazer interpretações de uma obra de arte qualquer. A maioria dos cineastas (mesmo os ruins) querem fazer o espectador pensar em alguma coisa sobre o filme que ele fez, e isso está mais que claro em "AI".

Você ainda revisou o texto todinho? Que desconfiança com o meu inglês, magoei  :cry:

Não revisei a tradução, só dei uma lida por cima.  :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re.: AI e Spielberg
« Resposta #43 Online: 16 de Julho de 2005, 12:27:21 »
Seja ou não intenção do diretor, pela ótica do autor daquela crítica o final acaba não terminando besta.

victor

• Visitante
« Resposta #44 Online: 16 de Julho de 2005, 15:35:24 »
Alguém sabe me dizer se A.I é fiel à obra de Brian Aldiss na qual foi inspirado? Grato.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 17 de Julho de 2005, 05:19:49 »
Me parece que o final do filme é daqueles feitos para gerar uma continução.
Quando Stanley Kubrick fez 2001 ele deixou algums coisas sem resposta para que o espectador tirasse algumas conclusões, mas como nem tudo são flores e ele não era "dono" da franquia, quando foi lançado 2010 tudo foi esclarecido, inclusive porque o HAL9000 pirou, o que não ficava claro em 2001.
Eu li numa revista de cinema que a Sigourney Weaver, a Ten. Ripley dos filmes Aliens, colocou como condição que o terceiro seria o último e para isso ela deveria morrer no final. Depois de "Alien, a Ressurreição" alguém dúvida que possa haver um A.I 2 ??
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 17 de Julho de 2005, 13:38:16 »
Não faz o menor sentido haver um A.I. 2 ! Até porque ninguém ia agüentar ver o David chorando pela mãe dele de novo...

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #47 Online: 17 de Julho de 2005, 14:01:41 »
O Spielberg não precisa de dinheiro, logo não lançará um A.I. 2.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #48 Online: 17 de Julho de 2005, 14:51:10 »
Estão pensando em fazer o Jurassick Park 4, mas o Spielberg não está confirmado.
Nada a ver, mas beleza...

Não achei AI tão ruim assim, não se pode esperar muito de um drama. (O Poderoso Chefão é uma excessão).
AI2? Sem chance. O filme terminou de uma maneira que não tem como ter continuação. Espero que nem tentem arranjar uma.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 17 de Julho de 2005, 17:04:30 »
Estavam falando é de Indiana Jones 4. Mas é melhor não demorar muito, antes que o Harrison Ford precise de uma bengala para atuar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!