Oceans explicou bem o final horrivel do filme. O pior é que a sequência é longa pra caramba, ela se esvai. Ássisti AI no cinema e sem exagero, o filme parece que vai terminar pelo menos em 5 cicunstancias antes de realmente terminar. Como havia lido um comentario sobre o filme antes de assisti-lo dizendo que o final era ruim, eu estava preparada pra um final triste, e não "bonitinho forçado"
Pelo menos 3 momentos em que achei, agora o filme acaba... Meu Deus, que final triste, horrivel, desesperançoso!
Quando o garoto vai até um fim de mundo alagado e se depara com centenas de androides como ele. Você não é especial! Voce não é unico! Um chute pra todas as pessoas que se sentem especiais (quem não se sente unico?)
Quando o garoto afunda dentro do submarino e fica rezando para a estatua da fada (achei que a cena ia afastar e escurecer... pensei: Que horrivel! Ele vai rezar eternamente por algo que jamais acontecerá. (Um chute pra quem tem fé)
Passam centenas de anos, chegam os super-mechas e decongelam o garoto. Ele sai do veiculo, e toca na fada. Ela se quebra em mil pedaços (novo chute pra quem fé. Seu deus é uma farsa! )
Embora fossem finais horriveis, eram corentes ao clima do filme, seriam finais brilhantes, porém extremamente tristes. O final original tenta ser bonitinho, mas além de forçado e extenso gerou uma felicidade falsa ao nosso heroi.
8) Como eu teria terminado: O androide afunda no submarino e fica rezando pra fada. Nesse momento ele fecha os olhos pela primeira vez e dome (alusão a morte/desligamento) e sonha com sua mamãe perfeita, que o ama (o androide nunca havia sonhado, pois nunca havia dormido). Talvez eu inserisse uma narração.
O objetivo seria deixar dubio algumas alternativas:
Que a busca havia sido conquistada pelo esforço, e no momento em que se faz algo que nunca se fez, você alcança algo maior. Ou seja, por adquirir a capacidade de sonhar, simbolicamente teria se tornado um humano.
Que talvez a "fada" tivesse concedido o desejo dele. Ou seja, o fez sonhar eternamente com esse final perfeito. A fé por caminhos misteriosos. A verdade e´o que voce acredita, alcansou um paraiso, afins.
Que ele se desativou e num curto circuito, teve um sonho perfeito. E "morreu" feliz.
Eu teria excluido os super-mechas do filme
Como fiz curso de artes-cênicas o que foi comentadoa respeito e quem "apita" no final num filme, está correto. O diretor opina quase sempre em tudo, decide tudo e coordena cada aspecto da produção em alguns casos o roteirista/escritor tem voz maior. Nome mais famoso é o que conta.
Axia
(eu não gosto de final forçado só pra ser final feliz)