Retomando, esse nosso antigo debate Daniel,
Parece que existem alguns exemplos de Super-Evolução acelerada que o Criacionismo precisa postular, eu já dei vários exemplos lá no RV, não sei se você concorda com todos, que são estes:lêmures no Madagascar,tentilhões de Darwin em Galápagos, 600 espécies de Drosophila no Havaí...Eu acredito que os criacionistas tem uma visão muito supercial sobre Evolução, eles notam apenas as diferenças morfológicas das espécies, eles não vêem que existem significativas diferenças genéticas entre essas espécies.É como se eles achassem que a seleção natural é um almoço grátis.Não percebem que para a diferenciação de espécies ocorrer acontecer é necessário os mecanismos que consomem variação genética, no caso seleção natural e deriva.Quando um alelo é selecionado , a variação do locus é consumida , bem como os alelos próximos que "pegam carona".Sem falar na seleção negativa, que consome mais variação ainda.Imagine só quantas substituições nucleotídicas seriam necessárias para diferenciar um castor de uma capivara em 3 mil anos.Variação armazenada só funciona até certo ponto, então eles tem que atribuir ou aumento nas taxas de mutação ou então uma milagrosa proporção de mutantes que se fixaram na população.Se bem que eles utilizam o argumento dos nichos vazios, que facilitaria tal diversificação,inclusive alguns mostram o exemplo da sucessão ecológica ocorrida depois de uma erupção vulcânica na Ilha de Krakatoa que está a 20 milhas de Sumatra na Indonésia.Mas acredito nenhum geneticista sério seria capaz de dizer que é possível existe uma possibilidade razoável de animais de 5 famílias diferentes podem ser produzidos em tal tempo,como ocorreu no Madagascar.E outra coisa, eu acho que boa parte dessa crença de que a evolução criacionista é possível e a evolução evolucionista , é porque se vê em livros criacionistas que para essas mudanças "microevolutivas"(isso mesmo, eles chamam assim) é que elas não necessitam de material genético novo( hahahah, é só se lembrar de quem utilizava muito esse termo).Tipo, eu fico coçando a cabeça me perguntando o que eles querem dizer com a utilização deste termo.Talvez que seriam os novos genes produzidos por duplicação gênica...Quando se fala de mudanças desse tipo, a primeira coisa que vem em mente, são aquelas mudanças calculadas pelo Relógio Molecular sobre os genes de globina em 500 milhões de anos, mas a questão é que não é necessário grandes famílias gênicas desse tipo para haver "acréscimo de material genético", não?As vezes um gene duplicado só tem função de apenas auxiliar a enzima que a originou.Outra questão é que as instituições criacionistas acreditam que para se diferenciar estruturas como mãos, patas, apêndices, são necessários inúmeras coincidências mutacionais, daí eles pensam que não existem mecanismos satisfatórios para a Macroevolução.Eles não sabem das pesquisas recentes que mostram que os pequenas mudanças nos genes Ubx resultam mudnças significativas nos planos corporais básicos.A primeira coisa que se vê em mente quando pensam em Macroevolução, começam a imaginar todas as mudanças necessárias que seriam necessárias para transformar a asa de um Arqueoptérix numa ave moderna, quando na verdade o que ocorreu foram apenas acúmulos de pequenas mudanças, com vários estágios intermediários plenamente funcionais.Os estudos anatômicos e embriológicos comparativos fornecem boas explicações para estes mecanismos macroevolutivos, de modo que a maior dificuldade está em se explicar como o microscópio pode ser ajustado de forma tão veloz.Esse último caso é o do Criacionismo.Enfim, a maior dificuldade em
está em se explicar como o microscópio pode ser ajustado de forma tão rápida e não como o ajuste do microscópio pode pode gerar mudanças tão eficientes.