Autor Tópico: Richard Dawkins clama por pedido de desculpas póstumo a Alan Turing  (Lida 5084 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Richard Dawkins clama por pedido de desculpas póstumo a Alan Turing
« Online: 19 de Agosto de 2009, 20:13:19 »
Richard Dawkins clama por pedido de desculpas póstumo a Alan Turing

Fonte: http://www.athosgls.com.br/noticias_visualiza.php?contcod=27508

O Prof. Richard Dawkins, autor do bestseller “Deus, um delírio”, uniu-se ao grupo que está exigindo do governo norte-americano um pedido de desculpas póstumo ao matemático inglês Alan Turing, que cometeu suicídio após ter sido preso por causa de um relacionamento homossexual, em 1954. Turing ficou famoso por ter decifrado o código alemão ‘Enigma’ na II Guerra Mundial.

Dawkins deve apresentar um programa na TV sobre Turing. Em seu site, ele escreveu que um pedido oficial de desculpas ‘mandaria uma mensagem que precisa ser enviada ao mundo’ e acrescentou que Turing poderia estar vivo hoje, não fossem as leis homofóbicas de base religiosa.

Em seu trabalho “O Livro de Oxford de Escrita Matemática Moderna”, Dawkins prestou uma homenagem ao matemático: “Turing provavelmente ofereceu uma contribuição maior à derrota dos Nazistas do que Eisenhower ou Churchill. Graças a ele e seus colegas em Bletchley Park, os generais aliados tiveram acesso consistente, durante longos períodos na II Guerra, aos planos detalhados dos alemães, antes que eles fossem implementados. Após a Guerra, quando seu trabalho não era mais confidencial, ele deveria ter sido consagrado cavaleiro e saudado como salvador da nação. Em vez disso, esse gênio gentil e excêntrico foi destruído por um ‘crime’ cometido na sua vida privada, sem ter afetado ninguém”.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
Re: Richard Dawkins clama por pedido de desculpas póstumo a Alan Turing
« Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2009, 23:21:38 »
Caramba! Não sabia nada da vida dele, nem imaginava que ele foi homossexual, muito menos tinha se suicidado por ter sido preso...
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2009, 04:06:14 »
Se ele cometeu suicídio, não vejo motivos para um pedido de desculpas...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2009, 10:58:28 »

O Orbe prefere capitular aos nazistas do que aceitar ajuda de um homossexual.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2009, 11:03:15 »
Às vezes, o Dawkins até parece humano.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2009, 12:35:26 »
Só "suicídio"? Ou suicídio depois de uma prisão injusta por um estilo de vida diferente?
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2009, 15:35:06 »
Muita gente é presa por motivos injustos todos os dias. Inclusive acabam até no corredor da morte. Nem por isso cometem suicídio. Se ele realmente cometeu suicídio, só consigo pensar nas seguintes possibilidades:

1 - Se desesperou e se matou. Não aguentou a pressão. Sem motivos para desculpas.

2 - Possuia algum distúrbio mental e ia acabar se matando em alguma outra situação tensa como essa. Novamente sem motivos para desculpas.

3 - Simplesmente tomou a decisão de se matar, depois de pensar sobre o assunto. Uma decisão racional dele. Então, outra vez, nenhum motivo para desculpas.

Além disso, na época, eram essas as leis do país. Hoje não são mais. Os governos de hoje não devem desculpas pelos feitos dos governos de ontem. O Lulladrão não deve desculpas aos negros brasileiros pelo período de escravidão, por exemplo.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2009, 15:43:00 »
Eu acho meio inútil essas desculpas póstumas.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2009, 16:11:54 »
Ok, façamos assim :
vc será condenado a usar hormônio obrigatoriamente feminino, pelo crime de postar aqui.
Não sei sinceramente vc vai querer ficar vivo, mas eu não culparia vc se vc se suicidasse.  :borboleta: :caveira:

Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2009, 16:16:03 »
Correçao: estao pedindo ao governo Britânico que peça desculpas, nao o norte-americano.

Sobre o pedido de desculpas: seria um belo gesto, mas que vem tarde demais. O Turing deveria ter sido
condecorado e elevado a Cavaleiro. O que fizeram com ele foi muito triste.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2009, 16:16:36 »
Muita gente é presa por motivos injustos todos os dias. Inclusive acabam até no corredor da morte. Nem por isso cometem suicídio. Se ele realmente cometeu suicídio, só consigo pensar nas seguintes possibilidades:

1 - Se desesperou e se matou. Não aguentou a pressão. Sem motivos para desculpas.

2 - Possuia algum distúrbio mental e ia acabar se matando em alguma outra situação tensa como essa. Novamente sem motivos para desculpas.

3 - Simplesmente tomou a decisão de se matar, depois de pensar sobre o assunto. Uma decisão racional dele. Então, outra vez, nenhum motivo para desculpas.

Além disso, na época, eram essas as leis do país. Hoje não são mais. Os governos de hoje não devem desculpas pelos feitos dos governos de ontem. O Lulladrão não deve desculpas aos negros brasileiros pelo período de escravidão, por exemplo.

O negócio não tem nada a ver com o suicídio. Tem a ver com o cara ser preso por ser homossexual.
Tem a ver com punição ligada a preconceito. E se o Dawkins tá atacando isso, é porque ele pensa que provavelmente isso tem ligação com religião.

E homenagens póstumas? Ficaria na mesma coisa...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2009, 16:21:31 »
E se o Dawkins tá atacando isso, é porque ele pensa que provavelmente isso tem ligação com religião.

:hein: Uai, porque?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2009, 16:22:40 »

O problema é que as possibilidades daquilo que vc pensa  são só sua opinião baseada nos seus próprios preconceitos.

Até mesmo a idéia do suicídio de Turing é contestada pela familia dele.

A mim pouco importa se a morte dele se deu por suicídio ou por envenenamento proposital. A perseguição que ele sofre foi muito além de injusta.

Há um erro de consideração jurídica sua aqui. Governos atuais podem dever sim pelo erro de governantes do passado. Princípios jurídicos de reparação e revisão processual se sustentam nestas idéias e em algumas outras. Gostaria de ver sua fundamentação jurídica tanto no direito internacional, quanto no direito inglês, como nos princípios gerais de direito, que apoiem sua opinião.
To raise your kids

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2009, 16:33:09 »

As desculpas são sempre tardias ... Para o morto, não vai importar muito ... :hihi:

Já para quem a figura pública importava, tais desculpas serão interessantes. E nesse grupo  vc poderá incluir  muita gente desde  ateus, homossexuais, computeiros, pessoal que gosta da ciência ... Isso sem falar na família dele. 
To raise your kids

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2009, 16:34:01 »
E se o Dawkins tá atacando isso, é porque ele pensa que provavelmente isso tem ligação com religião.

:hein: Uai, porque?

Citação de:  Notícia do site
Dawkins deve apresentar um programa na TV sobre Turing. Em seu site, ele escreveu que um pedido oficial de desculpas ‘mandaria uma mensagem que precisa ser enviada ao mundo’ e acrescentou que Turing poderia estar vivo hoje, não fossem as leis homofóbicas de base religiosa.

Ele não dá ponto sem nó!  :P

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Agosto de 2009, 16:39:32 »

As desculpas são sempre tardias ... Para o morto, não vai importar muito ... :hihi:

Já para quem a figura pública importava, tais desculpas serão interessantes. E nesse grupo  vc poderá incluir  muita gente desde  ateus, homossexuais, computeiros, pessoal que gosta da ciência ... Isso sem falar na família dele. 

Lembrei da retratação da Igreja para com Galileu. Pra ele não fez diferença nenhuma, séculos depois de morto.
Mas para quem vive agora, e se importa com a realidade, penso que vale muito a pena.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Agosto de 2009, 16:55:04 »
Caramba! Não sabia nada da vida dele, nem imaginava que ele foi homossexual, muito menos tinha se suicidado por ter sido preso...

Descobri que Turing era homossexual no tempo de faculdade de CC.

Minha admiração por ele veio quando descobri seu trabalho na estruturação da Ciência da Computação e nas brilhantes soluções que ele formulou.

Minha antiga namorada (que também fazia CC) hoje mora com um colega de turma dela e conhecido meu que ironicamente é gay.  

Lembrei da retratação da Igreja para com Galileu. Pra ele não fez diferença nenhuma, séculos depois de morto.
Mas para quem vive agora, e se importa com a realidade, penso que vale muito a pena.

Pensei exatamente na mesma coisa ! :ok:
Para a maior parte das pessoas, Turing, infelizmente é só uma figura obscura. Não é exagero dizer que Turing está para a computação assim como Galileu está para a Astronomia.
To raise your kids

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #17 Online: 21 de Agosto de 2009, 17:02:20 »
Ok, façamos assim :
vc será condenado a usar hormônio obrigatoriamente feminino, pelo crime de postar aqui.
Não sei sinceramente vc vai querer ficar vivo, mas eu não culparia vc se vc se suicidasse.  :borboleta: :caveira:

Não entendi.  :umm:

O problema é que as possibilidades daquilo que vc pensa  são só sua opinião baseada nos seus próprios preconceitos.

Até mesmo a idéia do suicídio de Turing é contestada pela familia dele.

A mim pouco importa se a morte dele se deu por suicídio ou por envenenamento proposital. A perseguição que ele sofre foi muito além de injusta.

E daí que foi injusta? Vamos ressucitar os governantes da época do suicídio dele para que eles paguem pelo feito? Não vejo sentido em pedir desculpas para os mortos. E muito menos sentido ainda em uma outra pessoa que nada teve a ver com a morte dele pedir desculpas...

E, por favor, aponte quais são os "preconceitos" que usei para basear minha opinião. "Gostaria de ver sua fundamentação" para me considerar preconceituoso.

Há um erro de consideração jurídica sua aqui. Governos atuais podem dever sim pelo erro de governantes do passado. Princípios jurídicos de reparação e revisão processual se sustentam nestas idéias e em algumas outras. Gostaria de ver sua fundamentação jurídica tanto no direito internacional, quanto no direito inglês, como nos princípios gerais de direito, que apoiem sua opinião.

Eu não sou advogado. E estou bem pouco preocupado com o que as leis dizem sobre isso. MINHA OPINIÃO é que governos atuais não devem desculpas por atos de governos anteriores. Aliás, é essa mania de responsabilizar governantes atuais pelos atos de outros que leva a idéias absurdas como indenizações para negros que nunca foram escravos...

O negócio não tem nada a ver com o suicídio. Tem a ver com o cara ser preso por ser homossexual.
Tem a ver com punição ligada a preconceito. E se o Dawkins tá atacando isso, é porque ele pensa que provavelmente isso tem ligação com religião.

E daí? Ele foi punido baseado em preconceito. Triste. Mas e aí? O que os políticos de hoje tem a ver com o fato? Dawkins quer é aparecer...

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 21 de Agosto de 2009, 17:02:38 »
Quando falei que não conhecia da vida, falava da pessoal. Sobre a obra, conheci-o por causa da sua "máquina".
Sem falar que meus amigos que também fizeram CC de suas coisas.
Realmente, coisa genial!

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #19 Online: 21 de Agosto de 2009, 17:08:12 »
Citação de: Orbe
E daí? Ele foi punido baseado em preconceito. Triste. Mas e aí? O que os políticos de hoje tem a ver com o fato? Dawkins quer é aparecer...

Aí que são os políticos de hoje que respondem por "homenagens oficiais", não é?
Se ninguém ainda fez algo concreto para lembrar da importância de Turing para a informática (e para vitória da SGM), penso que é agora uma boa hora.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 21 de Agosto de 2009, 17:19:14 »
Orbe,
É somente um ato simbólico, a reparação por uma injustiça. O cara fez o trabalho dele, de forma decisiva e genial, e mesmo assim foi preso por ser homosexual... A despeito de todo o esforço, ele foi preso por uma justificativa imoral! Várias injustiças são cometidas, sabemos, mas se ao menos uma já puder ser reparada e se muita gente reconhecê-la como tal, a repetição dela pode ser q diminua. Avanços na tolerância das pessoas se consegue perpetuando-a, não deixando de lado pois acontece muita coisa ruim com um monte de gente.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #21 Online: 21 de Agosto de 2009, 19:50:15 »
Ok, façamos assim :
Não sei sinceramente vc vai querer ficar vivo, mas eu não culparia vc se vc se suicidasse.  :borboleta: :caveira:

Não entendi.  :umm:
Depois de preso por homosexual, Turing foi obrigado a participar de um programa de "reeducação sexual", uma baboseira pseudocientífica, que envolvia a injeção de altíssimas doses de hormônios visando alterar sua identidade sexual. Resumindo, ele foi quimicamente castrado.

Além disso, essas aplicações de hormônio não apenas podem ter tido efeito direto sobre a saúde mental de Turing como também levaram-no a ganhar muito peso. Turing havia sido até então um homem muito atlético, tendo participado de diversos eventos esportivos ao longo de sua vida acadêmica, e valorizava muito esse aspecto de sua vida. Com certeza o ganho de peso repentino teria sido mais um fator, somado aos efeitos dos hormônios e a humilhação geral por que teria pasado ao ser exposto, que pesou grandemente para a decisão dele de cometer suicídio. E isso sem contar o fato de que seu esforço na derrota dos nazistas não apenas nunca foi reconhecido como foi mantido sob sigilo absoluto mesmo após a guerra. Enquanto Churchill e os militares ingleses se cobriam de glórias e eram considerados heróis, Turing era visto como criminoso.

Se ele merece um pedido de desculpas? Sim. Adianta alguma coisa? Não. Mas o mínimo que o governo inglês deveria fazer é reconhecer publicamente a importância dele para que os nazistas fossem derrotados na segunda guerra, importância muito maior que a de qualquer militar ou político.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2009, 19:53:23 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #22 Online: 21 de Agosto de 2009, 21:24:26 »
Mais informações... Tô de queixo caído!
É, e segundo Orbe, o que ele fez depois de tudo isso, foi suicídio... logo, não merece desculpas.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #23 Online: 22 de Agosto de 2009, 16:41:58 »
Ok, façamos assim :

Não entendi.  :umm:
Depois de preso por homosexual, Turing foi obrigado a participar de um programa de "reeducação sexual", uma baboseira pseudocientífica, que envolvia a injeção de altíssimas doses de hormônios visando alterar sua identidade sexual. Resumindo, ele foi quimicamente castrado.

Além disso, essas aplicações de hormônio não apenas podem ter tido efeito direto sobre a saúde mental de Turing como também levaram-no a ganhar muito peso. Turing havia sido até então um homem muito atlético, tendo participado de diversos eventos esportivos ao longo de sua vida acadêmica, e valorizava muito esse aspecto de sua vida. Com certeza o ganho de peso repentino teria sido mais um fator, somado aos efeitos dos hormônios e a humilhação geral por que teria pasado ao ser exposto, que pesou grandemente para a decisão dele de cometer suicídio. E isso sem contar o fato de que seu esforço na derrota dos nazistas não apenas nunca foi reconhecido como foi mantido sob sigilo absoluto mesmo após a guerra. Enquanto Churchill e os militares ingleses se cobriam de glórias e eram considerados heróis, Turing era visto como criminoso.

Se ele merece um pedido de desculpas? Sim. Adianta alguma coisa? Não. Mas o mínimo que o governo inglês deveria fazer é reconhecer publicamente a importância dele para que os nazistas fossem derrotados na segunda guerra, importância muito maior que a de qualquer militar ou político.

E vocês ainda chamam isso de suicídio? Ainda dizem que pode, talvez, quem sabe, isso tudo ter afetado a mente dele e o levado ao suicídio? Óbvio que isso tudo afetou... E isso aí se encaixa mais na descrição de homicídio culposo do que em suicídio.

De qualquer forma, como eu já disse antes, o governo é outro, as leis são outras, Turing já morreu. Não há motivos para qualquer político atual pedir desculpas por algo que não fez. Se o fizerem, será muito nobre da parte deles. Mas não têm esse dever.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #24 Online: 23 de Agosto de 2009, 18:58:42 »
...
E vocês ainda chamam isso de suicídio? Ainda dizem que pode, talvez, quem sabe, isso tudo ter afetado a mente dele e o levado ao suicídio? Óbvio que isso tudo afetou... E isso aí se encaixa mais na descrição de homicídio culposo do que em suicídio.

De qualquer forma, como eu já disse antes, o governo é outro, as leis são outras, Turing já morreu. Não há motivos para qualquer político atual pedir desculpas por algo que não fez. Se o fizerem, será muito nobre da parte deles. Mas não têm esse dever.
Que isso tudo o afetou psicologicamente é óbvio, não há dúvidas. O "...podem ter tido efeito direto sobre a saúde mental..." foi uma sugestão minha de que talvez as altas doses de hormônio tenham afetado seu cérebro, causando um problema psiquiátrico ou neurológico. Mas como não sei nem se isso é possível, fica no reino da especulação.

De qualquer maneira, ainda que em grande parte o suicídio tenha sido provocado pelas ações do governo britâncio, não dá pra classificar a coisa toda como homicídio culposo. Foi suicídio, ainda que não caiba na sua lista estreita de possibilidades.

Por isso o pedido de desculpas, por mais que não seja muito útil, faz sentido. Lembre-se que a família real britânica é a mesma da época da guerra, por mais que o parlamento e o primeiro ministro tenham mudado. E é à família real que caberia fazer esse pedido de desculpas, pelo menos da maneira como entendo funcionar o sistema político na Inglaterra.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!