"Se não fosse por ele" talvez os aliados vencessem de alguma outra maneira. Ou achariam outro para decifrar os códigos. Ninguem tem como saber. Ele não fez mais do que qualquer outro e o fez porque quis. Milhares de soldados foram para a frente de batalha, vários generais planejaram essas batalhas, vários políticos correram atrás de alianças, etc, etc... Cada um desempenhou seu papel. Ele sozinho também não faria coisa alguma. Então vamos parar com o exagero.
Ele fez mais do que muitas das figuras mais conhecidas da segunda guerra. Fez mais não porque era um gênio ou porque era gay, mas porque foi no mínimo tão importante quanto primeiros-ministros e generais para a derrota dos nazistas, isso sem dar um tiro, sem derramar uma gota de sangue, sem ordenar ataques que tiraram a vida de civis. E apesar disso enquanto políticos e militares ganharam medalhas e hoinrarias, Turing ganhou humilhação e desprezo.
Quanto à ignorância sobre a importância do papel dele, sejamos realistas... Nada mudou em minha vida ao saber dos sucessos e infortúnios de Alan Turing. Amanhã minha rotina será a mesma. Mudou algo na sua?
Se nada mudou na sua vida [
é problema seu], bem fazer o quê? Com certeza ele mudou a vida de muita gente que está viva hoje graças a seu trabalho, gente que provavelmente nem sabe disso.
Quanto a mim, já que você perguntou, conhecer a história do Turing me mudou profundamente. Até então eu ainda tinha uma boa dose de preconceito contra homosexuais. Depois de saber o quão importante ele foi e o que fizeram a ele apesar disso, deixei esses preconceitos para trás. Por isso acho esse assunto (seu reconhecimento público) tão importante.
EDIT: Modifiquei parte do texto que, sem querer, soava ofensiva (riscada).