Autor Tópico: Relação: Ateísmo x Nível Intelectual  (Lida 6092 vezes)

Offline Marcelo Tavares

• Nível 01
  • *
Relação: Ateísmo x Nível Intelectual
« Online: 20 de Agosto de 2009, 18:08:42 »
Pelo que percebo para ser ateu é necessário ser muito inteligente, ler e estudar muito (não sei se sou muito inteligente, mas estou sempre em busca de conhecimento e cultura) - Qual sua opinião sobre isso? existe uma relação entre ateísmo e inteligência? ...se sim, porque tantas pessoas bem informadas e inteligentes ainda são religiosas? (alguns acreditando até em Adão e Eva, arca de Noé, cobras falantes e etc.). Valeu!  :ok:
« Última modificação: 20 de Agosto de 2009, 18:14:00 por Marcelo Tavares »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Relação: Ateísmo x Nível Intelectual
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2009, 18:21:06 »
Pelo que percebo, para ser ateu é necessário nao acreditar em deuses. Na boa.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2009, 18:46:33 »
Na verdade, pessoas com um alto nível de educação possuem uma tendência maior a serem ateus, mas não por serem mais inteligentes, mas por não acreditarem cegamente em uma doutrina imposta. Essas pessoas com alto nível de educação escolhem então no que acreditam. Eu não sei se há pesquisas, mas acredito que as pessoas com um alto nível de educação e religiosas não são tão fundamentalistas quanto as pessoas com pouca educação.

Offline Marcelo Tavares

• Nível 01
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2009, 18:54:46 »
Mais de 95% da população acredita em deuses e a religião sempre fez parte de nossa sociedade.. Para sair desta estatística acredito que é necessário uma boa dose de informação. Eu já acreditei em todas as lendas da bíblia, até a hora que começei a comparar com o que eu havia aprendido na sala de aula, e todas elas desabaram gradativamente, até a hora em que deixei de crer em deuses... Será que alguém que vive lá no sertão sem ter as mesmas oportunidades de educação teria a mesma chance de sequer refletir sobre o assunto? é uma pena, mas enquanto a ignorância reinar no Brasil principalmente, as igrejas continuarão lotadas...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2009, 19:09:33 »
Veja bem, a grosso modo apenas ~1% da população brasileira tem nível de estudo para ser considerado cientista, e mesmo entre esses há alguns religiosos mais "mente aberta" como citou o Pellicer.
O fato é que o nível de educação de uma pessoa é inversamente proporcional a sua religiosidade, pelos motivos que o Dr. Manhattan citou, mas há sempre exeções.
Mas um cientista "biólogo" criacionista sério, com papers publicados em midias conceituadas, eu não sei de nenhum. Fundamentalismo não se relaciona bem com ciencia!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2009, 20:52:47 »
Acho que "adianta" não é bem o termo certo para se utilizar, mas... De nada adianta a pessoa se considerar atéia se ela lê o horóscopo todo dia. Acho que é mais fácil relacionar inteligência com curiosidade e ceticismo que com ateísmo.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2009, 23:49:44 »
Acho que a curiosidade é o principal. Pessoas curiosas tendem a investigar e buscar respostas para tudo. Aí que entra, na minha opinião, o principal formador de ateus: As próprias religiões.

Uma pessoa que investigar genuinamente e ler várias opiniões científicas e religiosas, certamente vai ter bons motivos pra duvidar de muitos aspectos das religiões. Diante de evidências que contrariam a religião, uma pessoa tem poucos caminhos a seguir: Rejeitar a religião ou moldar sua fé. Muitas pessoas creem em deus sem nenhuma religião, porque simplesmente não gostam da bíblia, das coisas que os padres e pastores falam, da postura do Vaticano, de centros espíritas e tudo mais, não rezam. Disso pro ateísmo, é um pulo.

Offline Peccatum

• Nível 10
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2009, 13:29:34 »
Pelo que percebo para ser ateu é necessário ser muito inteligente, ler e estudar muito (não sei se sou muito inteligente, mas estou sempre em busca de conhecimento e cultura) - Qual sua opinião sobre isso? existe uma relação entre ateísmo e inteligência? ...se sim, porque tantas pessoas bem informadas e inteligentes ainda são religiosas? (alguns acreditando até em Adão e Eva, arca de Noé, cobras falantes e etc.). Valeu!  :ok:

Evidência anedótica [mode on:]

Conheço pessoas que eu poderia considerar bastante competentes em suas respectivas áreas de atuação e que eu julgo serem pessoas inteligentes. No entando, creem em Deus. Quanto abertamente atéias, guardam um certo grau de misticismo  :?
Então não vejo muita relação entre uma coisa e outra.

Evidência anedótica [mode off]

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2009, 13:46:29 »
Existe alguma correlação (o que não implica em "ateu=inteligente" de forma simplista), segundo alguns estudos (que podem ser imprecisos), mas não dá para apontar nada causal claro.

Há um monte de possibilidades, todas podem ter algum papel. Tudo ainda se complica com fatores sócio-econômicos e possíveis influências em religiosidade também.

De qualquer forma, quanto ao porque haverem pessoas inteligentes, mas religiosas, elas simplesmente não usam a sua inteligência da melhor forma para abordar o assunto, tal como podem fazer com outros assuntos (inclusive os ateus).

E/ou usam tendenciosamente a favor da religião, racionalização, talvez motivada por ligação psicológica, tudo de bom que existe numa "realidade" ondea religião é verdadeira, e que não querem perder. Michael Shermer disse em um livro algo como que, "pessoas inteligentes são muito boas em arranjar explicações/desculpas inteligentes para conclusões que às quais chegaram por meios não tão inteligentes".

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2009, 14:52:05 »
Acho que o fator é curiosidade mesmo! Eu por exemplo sou ateu mas não sou nada inteligente  :lol:
Não deseje.

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2009, 20:00:18 »
Conheço alguns ateus inteligentes e outros nem tanto. Acho que ateísmo não é consequência de inteligência, e os religiosos inteligentes são so que não deixam que a religião afete seu senso crítico, é como se houvesse uma barreira psicológica, tipo: pensarei sobre tudo críticamente, menos sobre a minha religião.
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Lucas Eduardo

• Nível 03
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2009, 20:10:57 »
quanto mais informação, maior o senso crítico.

A intligência não é fator primordial para o ateísmo.
Muitas vezes a pessoa só não atéia convicta pq simplesmente não sente atração por esse assunto, e por isso não o estuda.

É aquele tipo de pessoa que diz assim "Ele existe? OK. " "Buda existe. Tudo bem."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2009, 20:40:09 »
Eu diria que, na média, ateus tendem a ter um padrão intelectual pouco mais elevado... mas apenas se observarmos proporcionalmente, o que não significa muita coisa.  :wink:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2009, 20:41:09 »
Pelo que percebo, para ser ateu é necessário não acreditar em deuses. Na boa.

:ok:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #14 Online: 28 de Agosto de 2009, 21:23:24 »
Não é preciso ter uma inteligência acima da média, na minha opinião. Basta ter uma boa dose de ceticismo e censo crítico. Os verdadeiros sábios são as crianças, que sabem fazer as perguntas certas. ( e invariavelmente ouvem as respostas erradas). ]É claro que, ler, estudar, refletir e aprender sempre vai ajudar no quesito inteligência e portanto raciocínio lógico, mas não é regra. Como já foi dito há pessoas muito respeitadas no mundo acadêmico que tem fé e eu por exemplo não tenho nem curso superior e por toda minha vida fui cético, ou tive sérias dúvidas a respeito de minha crença quando ainda criança e adolescente, e me era imposta uma doutrina religiosa. Mas para ser justo, meus pais apesar de acreditarem em deus, nunca foram de frequentar qualquer igreja e acreditam somente naquilo que lhes convinham  e de acordo com sua própria moral. Por isso eu digo, vai da sorte de cada um. Depende do lugar que você nasce e o ambiente em que você vive. Depois,depende muito da informação que chega até nós por toda nossa vida, e principalmente quando a gente é jovem, e está recebendo educação dos pais e da sociedade e,a partir daí, cada um vai trilhar o seu caminho (Ceticismo, fé, etc). Por isso a escolha não é nossa, ou só é parcialmente nossa, e não devemos condenar aqueles que vivem uma realidade diferente da nossa.Mas também não precisamos aceitar, né?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Agosto de 2009, 22:17:24 »
Pelo que percebo para ser ateu é necessário ser muito inteligente, ler e estudar muito (não sei se sou muito inteligente, mas estou sempre em busca de conhecimento e cultura) - Qual sua opinião sobre isso? existe uma relação entre ateísmo e inteligência? ...se sim, porque tantas pessoas bem informadas e inteligentes ainda são religiosas? (alguns acreditando até em Adão e Eva, arca de Noé, cobras falantes e etc.). Valeu!  :ok:

Negativo. Para ser ateu basta não acreditar em deus. Tenho um amigo que é uma porta, odeia ler e é ateu.   :hihi:

No entanto, para ser cético é preciso investigar, estudar, abordar diferentes perspectivas a respeito de um assunto. Inteligência é uma ferramenta interessante, mas ela pode ser direcionada de forma distinta: alguns podem usar o QI elevado para tentar provar que o homem foi criado tal como é; outros podem usá-lo para tentar provar que o homem evoluiu lentamente até sua condição atual.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #16 Online: 29 de Agosto de 2009, 00:00:33 »
E outra coisa: A pessoa não precisa ser cética para ser ateu!

Eu por exemplo aceito quase tudo que leio sem uma boa dose ceticismo porem sou ateu.
Não deseje.

Offline Marcelo Tavares

• Nível 01
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Agosto de 2009, 22:10:30 »
Sim, concordo que não é necessário ser "muito" inteligente para ser ateu, mas existem casos... eu por exemplo sou ateu por conclusão, fui doutrinado em religiões mas nunca digeri muito bem o assunto... porém, existem ateus por pura revolta, seja porque perderam os pais durante a infância, e varios outros motivos... mas senso crítico é fundamental em ambos os casos...

Offline O_Avaliador

• Nível 02
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Agosto de 2009, 23:42:19 »
Acho que em média os ateus são mais inteligentes...

Isso se deve ao fato de que geralmente o ateísmo é algo que devemos resgatar em nós. O ateísmo é algo que nos foi negado muito cedo na vida, assim como muitas de nossas curiosidades.

Eu acho que é necessário ser inteligente para chegar a ter a ousadia de se perguntar por que algumas questões simplesmente não nos respondem de forma clara ou então porque os adultos se negam a simplesmente dizer que não "sabem"?

Muitos precisam ler sobre ceticismo, persuasão, história para conseguir compreender o porquê de se acreditar em deus. E por meio dessa leitura chegamos a compreender um pouco mais sobre o que somos e que realmente há muito para aprendermos.

Ser ateu é possuir um grande limitador a menos em nossa curiosidade. Se Deus não existe tudo é permitido, desde que possamos assumir as consequências de nossos atos. Consequencias estas que se caracterizam por punições da sociedade (rejeição, exclusão ou até prisão) ou mesmo de nosso próprio senso ético (remorso, culpa, arrependimento).

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #19 Online: 30 de Agosto de 2009, 00:27:51 »
Não poderia falar sobre isso sem falar no que eu vivi empiricamente. E com minha vivência, seria quase impossível eu não enxergar uma relação de ateísmo e ceticismo com escolaridade e construção do conhecimento. Mas não uma relação necessária.

Entre meus amigos, sempre percebi que os mais dados a estudar, saber, a ter pensamento crítico, político e filosófico tendiam a rejeitar a Bíblia como fonte de verdade. Há alguns anos atrás, ouvi meu professor de história, de orientação cristã protestante, dizer que "as estatística mostram que quanto mais estudada é uma pessoa, mais ela se afasta de Deus". Hoje em dia, dentro da universidade, vejo uma infinidade de pessoas sem religião e o fundamentalismo religioso é escasso; cansei de me surpreender ao descobrir que Fulano ou Cicrano, com todas as suas opiniões flexíveis, pudesse ser adventista ou TJ; isso é uma particularidade que percebo quase que exclusivamente dentro dos muros da universidade. Um outro caso é o de uma amiga minha que perdeu sua fé quando começou a estudar história; ela me disse que começou a sentir que foi feita de besta, que viu que o povo hebreu era "um povo miserável como outro qualquer, que só queria território, que invadia, matava todo mundo...", nas palavras dela.

Porém, já conheci pessoas sem nível avançado de educação formal e sem muitos recursos para aumentar seu nível de informação com pensamentos agnosticistas; são pessoas que só precisam de um empurrãozinho para aderirem ao ateísmo. Também o contrário eu conheço; por exemplo: uma das minhas primeiras professoras aqui na UFBA, que na época estava concluindo seu doutorado, atribui a um orixá suas conquistas acadêmicas.

É como eu disse. Vejo uma relação, mas ela não é necessária.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2009, 00:32:26 por Acolon »
8-)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #20 Online: 30 de Agosto de 2009, 01:15:54 »
Pelo que percebo, para ser ateu é necessário não acreditar em deuses. Na boa.

É o que eu diria também.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Agosto de 2009, 10:09:57 »

Na minha opinião não é necessário ser inteligente para ser ateu, mas a inteligência é muitas vezes a porta de entrada para o ateísmo.

Tenho absoluta certeza que se fossem feitos estudos sérios sobre o assunto, estes apontariam uma correlação positiva entre inteligência, nível educacional e ateísmo, o que nunca garante nada no nível individual, pois há inúmeros outros fatores.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Agosto de 2009, 10:52:40 »
Acho que o fator é curiosidade mesmo! Eu por exemplo sou ateu mas não sou nada inteligente  :lol:

:hihi:

Um dia antes da minha vó morrer ela me perguntou se eu acreditava em deus e se após a morte existiria algo. Eu respondi que não sabia, não pude ser sincero com ela naquele momento. Mas para a minha surpresa ela disse que não acreditava.... Fiquei boquiaberto  :susto: ela nunca foi muito ligada em religião, mas algumas vezes ia à igreja e chegou a receber hóstia em casa, mas como uma velhinha de 84 anos que nem sabia escrever o próprio nome poderia chegar naquela conclusão da inexistência de deus e que toda aquela conversa regurgitada pela religião era sem sentido e inútil? Pois foi isso que aconteceu....  
As pessoas chegam ao ateísmo de vários modos, mas basicamente para ser ateu o único critério é não acreditar em deus, nada mais.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Agosto de 2009, 20:52:21 »
Acho que o fator é curiosidade mesmo! Eu por exemplo sou ateu mas não sou nada inteligente  :lol:

:hihi:

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #24 Online: 30 de Agosto de 2009, 23:51:39 »
Inteligência, ou nível intelectual, tem muito menos a ver com nossas crenças (ou falta delas) do que com a qualidade da nossa argumentação.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!