Autor Tópico: Relação: Ateísmo x Nível Intelectual  (Lida 6094 vezes)

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
Re: Relação: Ateísmo x Nível Intelectual
« Resposta #50 Online: 08 de Setembro de 2009, 01:41:48 »
Uá, o ponto aí conota situação. Não proporção numérica.

Então explique o sentido de "elevar o grau potencial" e "quantitativa" sem uma proporção numérica.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #51 Online: 08 de Setembro de 2009, 01:55:12 »
A explicação está bem aqui:

Concordo que inteligência independe de bagagem intelectual. Porém, o inverso não ocorre.

É que o próprio termo 'nível' não condiz com potencialidade. O correto seria grau de sensibilidade ou inteligência, como preferir.

Nível poderia até ser relacionado com a bagagem de conhecimento, que trazemos. Pois seria referente a proporção. E para apreendermos o conhecimento, depedemos da inteligência, da sensibilidade. Quanto mais sensível mais acessibilidade ao conhecimento teremos.

Uma coisa é inteligência. Outra é conhecimento. ;)

Obs: Quanto mais sensível mais acessibilidade ao conhecimento teremos; e quanto mais conhecimento apreendermos maior será nosso grau de sensibilidade. O nome disso é desenvolvimento.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2009, 02:02:42 por A Mosca »
Se alumia, então é lanterna...

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #52 Online: 08 de Setembro de 2009, 02:02:42 »
A explicação está bem aqui:

Concordo que inteligência independe de bagagem intelectual. Porém, o inverso não ocorre.

É que o próprio termo 'nível' não condiz com potencialidade. O correto seria grau de sensibilidade ou inteligência, como preferir.

Nível poderia até ser relacionado com a bagagem de conhecimento, que trazemos. Pois seria referente a proporção. E para apreendermos o conhecimento, depedemos da inteligência, da sensibilidade. Quanto mais sensível mais acessibilidade ao conhecimento teremos.

Uma coisa é inteligência. Outra é conhecimento. ;)

Grau é sinônimo de nível. E você (ou o Jean) usa termos como "elevar o grau", "quantitativo", "quanto mais sensível". Você está tentando fugir de uma escala numérica mas não consegue.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #53 Online: 08 de Setembro de 2009, 02:16:29 »
Na real, o desenvolvimento ocorre com a apreensão de estímulos e a formação de esquemas lógicos. Esses são os conceitos que representam a formação das estruturas lógicas. O que define o desenvolvimento da aprendizagem.

E grau não é sinônimo de nível.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2009, 02:23:50 por A Mosca »

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #54 Online: 08 de Setembro de 2009, 02:22:22 »
Nível é usado para água ou terra, por exemplo... Grau é para temperaturas ou índices de refração, por exemplo. Não são sinônímos.

E eu vou dormir que meu cérebro já está derretendo, e eu tenho que trabalhar daqui a pouco.

Valeu pela discussão. Até, Pellicer. :)
« Última modificação: 08 de Setembro de 2009, 02:28:16 por A Mosca »

Offline Marcelo Tavares

• Nível 01
  • *
« Resposta #55 Online: 08 de Setembro de 2009, 04:38:22 »
Acho que o fator é curiosidade mesmo! Eu por exemplo sou ateu mas não sou nada inteligente  :lol:
2

Shinigami-Ateu, você não é 2  :nao3:

Eu sou 2 a Anne é 3 e vc é 4......

Acho que o fator é curiosidade mesmo! Eu por exemplo sou ateu mas não sou nada inteligente  :lol:

2  :hihi:

3  :ok:

Entendeu?  :P

....Eu acho que depois do rumo que a discussão tomou vou me condidatar à 5º posição!!!

HuahuhuHUHAuhu  :biglol:

Offline sunyear

• Nível 03
  • *
« Resposta #56 Online: 15 de Setembro de 2009, 15:41:55 »
Inteligência é relativa, até hj não vi uma definição completamente convincente do termo.
O que é demonstração de inteligência para mim pode não ser para vc.
Agora se vc se refere à conhecimento, sim, acredito que quanto mais conhecimento a pessoa adquire, mais tem que se esforçar para manter viva a crença em alguma religião/deus(es).
Mas como disseram na primeira resposta, para ser ateu apenas precisa-se que a pessoa não acredite em deus algum. Lembrando que todo ser humano nasce ateu.

Offline Taylor Swift

• Nível 03
  • *
« Resposta #57 Online: 20 de Setembro de 2009, 18:36:10 »
a questao de ser ateu ou nao esta ligada ao fato do questionamento, da sua noçao de como e por que.

na minha familia todos sao muuuuito religiosos, sentada em um banco da igreja com meus pais e meu irmao ao lado e prestando atençao ao padre, eu apenas comecei a pensar: mas que porcaria esse cara ta falando, que idiotice. simplesmente me levantei e disse no ouvido da minha mae: nao acredito em deus. sai e comecei a pesquisar ciencias e evolucionismo, li dawkins...

Foi apenas uma questao de pensar, questionar...

acho q existe um pouco de raciocinio e inteligencia nisso sim

Offline Taylor Swift

• Nível 03
  • *
« Resposta #58 Online: 20 de Setembro de 2009, 18:39:07 »
complementando o que eu disse antes...

deus eh a justificativa de quem eh ignorante o bastante pra nao saber a resposta e nao busca-la

com todo o respeito aos religiosos: RELIGIÃO É IGNORÂNCIA e DEUS É PERDA DE TEMPO

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #59 Online: 20 de Setembro de 2009, 19:01:20 »
complementando o que eu disse antes...

deus eh a justificativa de quem eh ignorante o bastante pra nao saber a resposta e nao busca-la

com todo o respeito aos religiosos: RELIGIÃO É IGNORÂNCIA e DEUS É PERDA DE TEMPO
Taylor, somente ignorância não explica. Rola muito duplipensar junto, assim como descaso pelo pensamento racional.

No que tenho debatido com teístas, no geral, para eles acreditar basta, e só. A maioria sequer está interessada em verificar cientificamente suas crenças, consideram que a fé é mais importante.
(Interessante notar: pergunte para 10 cristãos quaisquer o que significa "fé", e você obtém 10 respostas diferentes.)
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!