Autor Tópico: Como vc agiria nesse caso ??  (Lida 4956 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Como vc agiria nesse caso ??
« Online: 27 de Agosto de 2009, 09:00:55 »
Suponhamos que vc(qualquer user desse fórum)viajasse para um lugar onde vc e nem sequer conhecidos seus nunca estiveram antes.Nesse lugar vc é abordado por alguém que começa a falar de tudo a respeito de sua vida,desde quando você era criança atá a idade adulta,o desconhecido(que vc nunca viu na sua vida) sabe de detalhes a seu respeito que vc nem sequer se lembrava mais.Como vc agiria nesse caso ? Manteria seu ceticismo ?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Como vc agiria nesse caso ??
« Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2009, 09:11:49 »
Sim, é claro!
O ceticismo é uma "ferramenta" de raciocínio, e com essa postura é mais provável se chegar a uma resposta verdadeira. Se nos deixarmos dominar pelo lado puramente emocional isso seguramente irá interferir com nossos processos cognitivos e estaremos abertos a auto-sugestão, sugestão de terceiros, memória seletiva, falsas memórias (todas possibilidades bem documentadas) e com isso nossa conclusão a respeito dos fatos não será confiável.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2009, 09:46:19 »
Manteria seu ceticismo ?

Claro que sim, conforme a explicação do Contini.

O grande perigo nessas situações é você se maravilhar com o show e "viajar na maionese". Profetas, santos, médiuns, fundadores de religiões e seitas são bons exemplos disso. Viajaram e fizeram outras pessoas embarcarem com eles.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2009, 09:56:42 »
Nesse lugar vc é abordado por alguém que começa a falar de tudo a respeito de sua vida,desde quando você era criança atá a idade adulta,o desconhecido(que vc nunca viu na sua vida) sabe de detalhes a seu respeito que vc nem sequer se lembrava mais.

Eu pensaria algo mais ou menos na seguinte ordem
1 - Estou sonhando? (é mais fácil eu estar sonhando do que isso estar acontecendo de verdade)
2 - Posso estar sendo sugestionado? (como o Contini falou)
3 - Estou maluco? Delirando? (também mais provável do que acreditar em poderes sobre-naturais)
4 - Essa pessoa pode ter tido acesso aos fatos da minha vida sem que eu soubesse? Um amigo próximo ou algum familiar pregando uma peça? Um show de Truman da vida? Ainda é mais provável do que um evento sobrenatural.

etc etc etc.

"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2009, 12:19:36 »
Neste caso específico o 4 do André T. seria meu número 1.

De qualquer modo, isto aconteceu com você ou é só uma viajada? É muito comum religiosos vindo me perguntar "Se Jesus fisesse um milagre na sua vida, como ressucitar algum ente querido, você acreditaria em deus?" como se isso fosse argumento favorável à existência dele (uma subespécie daqueles 'argumentos" ontológicos que seria algo como "você admite que acreditaria em algo sobrenatural caso presenciasse algo indiscutivelmente sobrenatural, logo o sobrenatural existe"  :olheira: . Eu geralmente respondo algo como:

-- Se eu transformasse esta parede de pedra em parede de ouro incrustado de diamantes na sua frente e te dissesse que eu sou o próprio Baal encarnado você acreditaria em mim?
-- Mas você não pode fazer isto! Isto é impossível!
-- Pois é!

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2009, 13:02:01 »
Se eu concluisse que nenhum dos 4 pontos que o André levantou fossem possiveis, eu acreditaria!!!

E seu visse salsichas com asas (funcionais), eu acreditaria em salsichas voadoras!!! :oba:

Falando sério: A existencia de fenomenos sobrenaturais não exclui o uso do ceticismo, eu não passaria a acreditar em tudo que me dissessem (se o sobrenatural fosse provado inequivocadamente), eu iria começar a estudar os fenomenos sobrenaturais... criticamente!!!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2009, 14:21:38 »
Suponhamos que vc(qualquer user desse fórum)viajasse para um lugar onde vc e nem sequer conhecidos seus nunca estiveram antes.Nesse lugar vc é abordado por alguém que começa a falar de tudo a respeito de sua vida,desde quando você era criança atá a idade adulta,o desconhecido(que vc nunca viu na sua vida) sabe de detalhes a seu respeito que vc nem sequer se lembrava mais.Como vc agiria nesse caso ? Manteria seu ceticismo ?

Sim... não é pelo fato de nunca (eu) ter estado lá que impede do estranho ter estado aqui.  ::)

Offline Brutos

• Nível 08
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2009, 15:25:11 »
PS. Se o sobrenatural acontecer, ele deixa de ser sobrenatural. Ok!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2009, 15:45:31 »
E desconfio muito sobre este tal de "falar de tudo"... tudo o quê, cara pálida?  :hein:

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2009, 17:28:23 »
E desconfio muito sobre este tal de "falar de tudo"... tudo o quê, cara pálida?  :hein:

Por exemplo,dizer algo que você achava que só você sabia...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 27 de Agosto de 2009, 18:25:24 »
Eu pensaria algo mais ou menos na seguinte ordem
1 - Estou sonhando? (é mais fácil eu estar sonhando do que isso estar acontecendo de verdade)
2 - Posso estar sendo sugestionado? (como o Contini falou)
3 - Estou maluco? Delirando? (também mais provável do que acreditar em poderes sobre-naturais)
4 - Essa pessoa pode ter tido acesso aos fatos da minha vida sem que eu soubesse? Um amigo próximo ou algum familiar pregando uma peça? Um show de Truman da vida? Ainda é mais provável do que um evento sobrenatural.

etc etc etc.

Isso aí.

Mas caso nada disso respondesse a questão, eu pensaria: isso é um mistério. E ponto.
Eu evitaria fazer novas hipóteses até conseguir mais dados. Um problema de muitas pessoas é
que elas não aceitam a existência de mistérios. Sempre querem uma resposta imediata e, se
possível, a mais fantasiosa e narcisista possível (eles gostam de ouvir sobre mistérios, mas sempre
acoplados a alguma "explicação").
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Agosto de 2009, 18:44:32 »

Por exemplo,dizer algo que você achava que só você sabia...

Eu sei uma porção de coisas que só eu sei e desafio a qualquer um a me contar... até crio um arquivo encriptado com o PGP contando o "segredo". Claro que só revelarei a chave assim que alguém topar o desafio e me contar o meu segredo, acertando ou errando. Enfim... já propus este desafio umas centenas de vezes.  :zzz:

Bullshit...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Agosto de 2009, 18:47:20 »
Aliás... quem sabe possa-se usar do "sobrenatural" para descobrir a chave gerada pelo PGP?  :twisted:

Iriam ficar zilhonários.  ::)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Agosto de 2009, 18:49:42 »
Lembrando que o premio do desafio do Randi vai acabar... É bom os adivinhos correrem!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Agosto de 2009, 22:45:39 »
A primeira pergunta que eu faria é se realmente nenhum conhecido meu havia estado nesse lugar antes como eu sempre havia pensado até ali. Provavelmente, pensaria em meios de estar enganado a esse respeito. Também pensaria na possibilidade desse distinto senhor que me abordou (ou distinta senhora) conhecer algum amigo meu ou alguém de minha família.

Mas não esqueço realmente que estamos, aqui, lidando com uma situação hipotética e pouco específica: minhas reações, pensamentos, suposições certamente iriam variar a partir do uso que essa pessoa faria das informações que tem a meu respeito, se essa pessoa se me apresentasse como amigo ou como inimigo, entre outras possibilidades que não me vêm à mente agora.

Manteria seu ceticismo ?
Só não entendi essa pergunta. Por que o fato que você supõe interferiria no ceticismo de alguém? E afinal, o que você chama de ceticismo?

« Última modificação: 27 de Agosto de 2009, 22:54:40 por Acolon »
8-)

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Agosto de 2009, 22:51:41 »
E seu visse salsichas com asas (funcionais), eu acreditaria em salsichas voadoras!!! :oba:
Isso é o que eu entendo por ceticismo.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2009, 22:54:28 por Acolon »
8-)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Agosto de 2009, 08:13:56 »
A primeira pergunta que eu faria é se realmente nenhum conhecido meu havia estado nesse lugar antes como eu sempre havia pensado até ali. Provavelmente, pensaria em meios de estar enganado a esse respeito. Também pensaria na possibilidade desse distinto senhor que me abordou (ou distinta senhora) conhecer algum amigo meu ou alguém de minha família.

Mas não esqueço realmente que estamos, aqui, lidando com uma situação hipotética e pouco específica: minhas reações, pensamentos, suposições certamente iriam variar a partir do uso que essa pessoa faria das informações que tem a meu respeito, se essa pessoa se me apresentasse como amigo ou como inimigo, entre outras possibilidades que não me vêm à mente agora.

Manteria seu ceticismo ?
Só não entendi essa pergunta. Por que o fato que você supõe interferiria no ceticismo de alguém? E afinal, o que você chama de ceticismo?

Não era/é o meu propósito com este tópico.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Agosto de 2009, 09:26:54 »
Eu mandaria o cara ir a m***, pois não gosto de ser abordado por ciganos.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #18 Online: 28 de Agosto de 2009, 09:29:23 »
Essa também é uma ótima abordagem.  :histeria:
Meu blog

Offline Alexssc

• Nível 08
  • *
    • Digressões Filosóficas
« Resposta #19 Online: 28 de Agosto de 2009, 10:48:58 »
Suponhamos que vc(qualquer user desse fórum)viajasse para um lugar onde vc e nem sequer conhecidos seus nunca estiveram antes.

Primeiramente, conheço muita gente (e muita gente me conhece) para que eu possa AFIRMAR CATEGORICAMENTE que esse "suposto" lugar para onde eu "supostamente" viajei não seja realmente conhecido ou já tenha sido visitado por qualquer dessas pessoas.

Nesse lugar vc é abordado por alguém que começa a falar de tudo a respeito de sua vida,desde quando você era criança atá a idade adulta,o desconhecido(que vc nunca viu na sua vida) sabe de detalhes a seu respeito que vc nem sequer se lembrava mais. Como vc agiria nesse caso ? Manteria seu ceticismo ?

Mas com certeza eu manteria meu ceticismo.

O que é esse "tudo" exatamente? Se ele sabe algo sobre mim ou ele me conhece ou conhece alguém que me conhece. Das duas uma. Ou faz um excelente trabalho de leitura fria - e digo excelente mesmo, pois se ele vier com a conversa fiada de lançar verdes prá colher maduro, comigo não vai funcionar.

Não acredito no sobrenatural - a menos que ele venha acompanhado de uma PROVA considerável. E sabemos que isso não vai acontecer, então... Ou seja, vou tentar buscar qualquer explicação lógica e natural para o ocorrido.

A explicação mais natural é que essa pessoa me conhece (direta ou indiretamente), ainda que eu não a conheça.
"A vida é prá valer. E não se engane não... Tem uma só. Duas mesmo, que é bom, ninguém vai me dizer que tem sem provar muito bem provado, com certidão passada em cartório no céu, e assinado embaixo: Deus. E com firma reconhecida!"
Vinícius de Moraes & Baden Powell - Samba da Bênção/1967.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Agosto de 2009, 17:30:25 »

Sim. Manteria. Existe muita coisa q não podemos explicar, mas também não nos impede de tentar...

E mais, :idea:

Levaria a pessoa pra fazer experiências no laboratório mais próximo, talvez o cérebro do indivíduo tenha "evoluído", ou sei lá... e claro q antes perguntaria  ele os numeros da mega sena. :P

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #21 Online: 28 de Agosto de 2009, 17:33:43 »
talvez o cérebro do indivíduo tenha "evoluído", ou sei lá

Heroes fez mais mal pro pessoal do que eu pensava! :histeria:
Meu blog

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #22 Online: 28 de Agosto de 2009, 18:55:26 »
talvez o cérebro do indivíduo tenha "evoluído", ou sei lá

Heroes fez mais mal pro pessoal do que eu pensava! :histeria:

:histeria: :histeria: :histeria:

É uma das minhas séries favoritas, mas nem lembrei dela quando escrevi isso... :histeria:

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #23 Online: 28 de Agosto de 2009, 19:04:32 »
Eu pensaria em algo do tipo

1 - Estou drogado
2 - Estou louco
3 - Já conversei muito com a pessoa, mas não me lembro (Estou com amnésia)
Ou 4 - Pegadinha do Malandro.
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #24 Online: 28 de Agosto de 2009, 19:52:03 »

Ceticismo é uma postura, não conjunto de crenças (ou descrenças) específicas. Minha postura cética no início continuaria a mesma. Eu perguntaria como ele fez para descobrir essas coisas sobre mim e porque está falando comigo, e ele provavelmente falharia em responder ou daria uma resposta evasiva.

Se porventura ele conseguir me explicar como faz, eu provavelmente não seria a melhor pessoa para avaliar se os métodos dele são reais. Eu poderia sugerir que ele se submetesse a algum estudo ou avaliação por alguém mais competente...

Se conseguirem explicar como o cara faz, meu ceticismo em relação a ele não teria mais motivos para existir.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!