Autor Tópico: Como vc agiria nesse caso ??  (Lida 4957 vezes)

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
Re: Como vc agiria nesse caso ??
« Resposta #25 Online: 29 de Agosto de 2009, 03:24:33 »
Suponhamos que vc(qualquer user desse fórum)viajasse para um lugar onde vc e nem sequer conhecidos seus nunca estiveram antes.Nesse lugar vc é abordado por alguém que começa a falar de tudo a respeito de sua vida,desde quando você era criança atá a idade adulta,o desconhecido(que vc nunca viu na sua vida) sabe de detalhes a seu respeito que vc nem sequer se lembrava mais.Como vc agiria nesse caso ? Manteria seu ceticismo ?

Conversaria com essa pessoa para saber como ela teve acesso a tais informações. E, sim, manteria meu ceticismo.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 29 de Agosto de 2009, 16:19:00 »
Ouvi dizer que existem mecanismos que permitem que informações pessoais sejam divulgadas a quilômetros de distância em menos de um segundo - uma tal de "rede mundial de computadores", ou coisa assim. Suspeitaria que tem algo a ver com isso, se algo assim me acontecesse.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 29 de Agosto de 2009, 17:01:41 »
Ouvi dizer que existem mecanismos que permitem que informações pessoais sejam divulgadas a quilômetros de distância em menos de um segundo - uma tal de "rede mundial de computadores", ou coisa assim. Suspeitaria que tem algo a ver com isso, se algo assim me acontecesse.
:histeria: Como ninguém pensou nisso? Acho que nosso 6º sentido cético precisa de passar por um recall :D

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #28 Online: 29 de Agosto de 2009, 17:06:23 »

Nem todo mundo está com a vida exposta na rede.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #29 Online: 29 de Agosto de 2009, 17:15:06 »
Eu manteria o ceticismo, mas diminuiria a água que passarinho não bebe  ::)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #30 Online: 29 de Agosto de 2009, 17:40:41 »
Nem todo mundo está com a vida exposta na rede.
Mas alguém que te conhecesse muito bem (uma ex, por exemplo... ou mesmo um amigo querendo te pregar uma peça) poderia fazer este "favorzinho" pra você. Repassar as suas informações para um amigo que morasse no lugar para onde você tivesse ido, por exemplo. Acho que foi essa a hipótese do Buck.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #31 Online: 29 de Agosto de 2009, 19:38:30 »
Suponhamos que vc(qualquer user desse fórum)viajasse para um lugar onde vc e nem sequer conhecidos seus nunca estiveram antes.Nesse lugar vc é abordado por alguém que começa a falar de tudo a respeito de sua vida,desde quando você era criança atá a idade adulta,o desconhecido(que vc nunca viu na sua vida) sabe de detalhes a seu respeito que vc nem sequer se lembrava mais.Como vc agiria nesse caso ? Manteria seu ceticismo ?

Conversaria com essa pessoa para saber como ela teve acesso a tais informações. E, sim, manteria meu ceticismo.

Quando perguntei "manteria seu ceticismo ?" estava me referindo a esse caso hipotético que apresentei,não estava generalizando.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #32 Online: 29 de Agosto de 2009, 19:47:40 »

Quando perguntei "manteria seu ceticismo ?" estava me referindo a esse caso hipotético que apresentei,não estava generalizando.

Sim, manteria meu ceticismo em relação a esse caso específico. Iria investigar como a pessoa conseguiu minhas informações. E só depois de excluir todas as explicações racionais eu admitiria a possibilidade de algo sobrenatural.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #33 Online: 29 de Agosto de 2009, 21:51:36 »
4 Ton Mantis, você passou por isso?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #34 Online: 29 de Agosto de 2009, 22:17:46 »
É apenas um lance hipotético, pelo menos parece que sim  :?

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #35 Online: 29 de Agosto de 2009, 22:40:21 »
Acrescento:
a) se sim, em que grau seu ceticismo foi afetado?
b) se não, em que grau você acha que seria afetado?
« Última modificação: 30 de Agosto de 2009, 01:00:33 por Acolon »
8-)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #36 Online: 30 de Agosto de 2009, 20:22:03 »

Uma amigo meu passou por isso,alguém uma de "sociedade secreta" relatou algo que ele fez há muitos anos e que ele pensava que ninguém mais sabia...resultado:um novo membro dessa sociedade !!

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #37 Online: 30 de Agosto de 2009, 20:25:19 »
Acrescento:
a) se sim, em que grau seu ceticismo foi afetado?
b) se não, em que grau você acha que seria afetado?

Não me considero um cético/ateu,talvez um desinteressado em religiosidade...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Agosto de 2009, 21:46:35 »

Uma amigo meu passou por isso,alguém uma de "sociedade secreta" relatou algo que ele fez há muitos anos e que ele pensava que ninguém mais sabia...resultado:um novo membro dessa sociedade !!

A maçonaria, por exemplo, antes de um novo aprendiz ser aceito, a pessoa que pretende apresenta-lo primeiro faz, junto com outros membros da ordem, uma investigação profunda sobre a vida do pretendente a aprendiz. Imagino que isto seja meio que padrão para outras ordens. Quando você é apresentado então sua vida já havia sido investigada.  :ok:

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #39 Online: 31 de Agosto de 2009, 08:04:01 »

A maçonaria, por exemplo, antes de um novo aprendiz ser aceito, a pessoa que pretende apresenta-lo primeiro faz, junto com outros membros da ordem, uma investigação profunda sobre a vida do pretendente a aprendiz. Imagino que isto seja meio que padrão para outras ordens. Quando você é apresentado então sua vida já havia sido investigada.  :ok:

Foi a Rosa-Cruz.Esse meu amigo tb se reune quase toda semana com um grupo de cabalistas(judeus místicos).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 31 de Agosto de 2009, 09:17:21 »
Então segue o procedimento descrito... nada de "sobrenatural".  :ok:

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #41 Online: 02 de Setembro de 2009, 23:17:40 »
sem contar com o velho truque da cigana né...

"...estou lendo na sua mão que você esta muito triste por alguem querido ter se afastado...
... não da pra ler se ele morreu ou foi embora, mas você esta muito mal por isso..."

ou seja, dados que se enquadram no perfil de qualquer ser humano vivo... aff
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #42 Online: 02 de Setembro de 2009, 23:18:27 »
Eu mandaria o cara ir a m***, pois não gosto de ser abordado por ciganos.

Pois eh...
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Como vc agiria nesse caso ??
« Resposta #43 Online: 18 de Julho de 2019, 17:39:18 »
Ceticismo ocorre sob demanda. Onde eu aplicaria ceticismo neste caso?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #44 Online: 19 de Julho de 2019, 09:50:47 »
Eu desconfiaria que a pessoa andou me vigiando...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #45 Online: 19 de Julho de 2019, 12:00:54 »

A demanda foi colocada pra você. Diante dessa evidência você continuaria duvidando da possibilidade de existirem poderes paranormais?

Mas há uma pequena confusão sobre o que seria ceticismo científico embutido no desafio do tópico. Uma pequena confusão mas que é bastante comum: ceticismo não significa rejeitar automatica e teimosamente qualquer fato ou evidência que contradiga convicções ortodoxas. Se fosse assim a própria Ciência não avançaria e Einstein teria sido rejeitado pela ortodoxia da física clássica. Ceticismo não é sinônimo de preconceito, mas na verdade significa o bom senso de esperar que a extraordinariedade das provas sejam proporcionais à extraordinariedade das alegações. Ou das suposições.

Nesse caso, antes de supormos que um ilustre desconhecido é dotado de poderes de adivinhação devemos examinar outras possibilidades mais simples e mais prováveis. Mas se o adivinho estiver fornecendo provas de seus dons cuja falsidade seriam mais improváveis que a improbabilidade do fenômeno da adivinhação, então nesse caso o bom senso indica que considerar a hipótese de se estar diante de um autêntico adivinho é o mais razoável a fazer.

Anedoticamente falando, na minha vida acontecem coisas muito, muito, muito estranhas desde 2009. Algumas para as quais não consigo nem esboçar princípio de explicação. Mais estranhas do que você possa imaginar em seus mais tresloucados devaneios... E mesmo assim continuo cético. Ou seja, aplicando na vida a norma do ceticismo científico.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #46 Online: 19 de Julho de 2019, 12:10:08 »

A demanda foi colocada pra você. Diante dessa evidência você continuaria duvidando da possibilidade de existirem poderes paranormais?
Ai é que tá. Não há nada ai caracterizando que poderes paranormais devam ser postos em dúvida. Até que se demonstre incontestavelmente o contrário, paranormalidade é a coisa mais normal do mundo.

Não há nada a questionar, só a explicar.
« Última modificação: 19 de Julho de 2019, 12:17:32 por Sergiomgbr »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #47 Online: 19 de Julho de 2019, 12:18:11 »
Você tem algum poder paranormal, Sérgio?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #48 Online: 19 de Julho de 2019, 12:19:52 »
Você tem algum poder paranormal, Sérgio?
Não sei. O mecanismo de adequação cognitiva à Realidade do meu cereblo é tão poderoso que caso tenha ainda não percebi.
« Última modificação: 19 de Julho de 2019, 12:23:27 por Sergiomgbr »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #49 Online: 19 de Julho de 2019, 12:25:59 »
Mas se minha chave de fenda criasse uma boquinha e dois olhinhos e então começasse a conversar comigo, isso demandaria algum ceticismo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!