Autor Tópico: Marina da Silva diz não ser criacionista  (Lida 2777 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Marina da Silva diz não ser criacionista
« Resposta #25 Online: 01 de Setembro de 2009, 16:01:42 »
Ela vai se candidatar à presidência? LOL
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #26 Online: 01 de Setembro de 2009, 16:06:33 »
Eu não sei porque, mas eu estou com uma sensação de que a imprensa a escolheu como "protegida", ou pelo menos a tinha até esse incidente do criacionismo.

Resta ainda uma grande dúvida: vou votar em quem? Não queria anular o voto logo na minha primeira vez, mas está me parecendo que vai ser o jeito.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #27 Online: 01 de Setembro de 2009, 16:07:54 »
Ela vai é perder os votos da comunidade evangelica

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #28 Online: 01 de Setembro de 2009, 16:14:20 »
Ela vai se candidatar à presidência? LOL

É o papo que rola.

Mas acho que isso é só o PV tentando valorizar o passe na negociação para compor chapa.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #29 Online: 01 de Setembro de 2009, 16:47:52 »
Não imaginava que no Brasil haveria tanta repercussão se algum político se declarasse criacionista.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #30 Online: 01 de Setembro de 2009, 17:15:52 »
Mais uma candidata periférica útil para fortalecer o partido na distribuição do "bolo".
« Última modificação: 01 de Setembro de 2009, 17:19:09 por ReVo »
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #31 Online: 01 de Setembro de 2009, 18:00:39 »
Uma curiosidade: Existe algum político eleito no Brasil q seja ateu?

Se não me engano, sim. Um dos candidatos a presidência da república em 1990 e presidente de um partido que me esqueci, Roberto (não me lembro do sobrenome), declarou que era ateu. Bom, isso eu li há bastante tempo.

Uma coisa interessante, que saiu na Veja ano passado: fizeram uma pesquisa para saber se o brasileiro elegeria um presidente negro. A maioria disse sim. A pesquisa também colocava uma mulher. Pouco mais da metade disse sim, também. Mas se o candidato fosse ateu, a maioria não elegeria.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 01 de Setembro de 2009, 18:03:02 »
Ela é criacionista sim. Na entrevista na Veja desta semana:

"A senhora é mesmo partidária do criacionismo, a visão religiosa segundo a qual Deus criou o mundo tal qual ele é hoje, em oposição ao evolucionismo?
_Eu creio que Deus criou todas as coisas como elas são, mas isso não significa que descreia da ciência. Não é necessário contrapor a ciência à religião. Há médicos, pesquisadores e cientistas que, apesar de todo o conhecimento científico, creem em Deus.

O criacionismo deveria ser ensinado nas escolas?
_ Uma vez, fiz uma palestra em uma escola adventista e me perguntaram sobre essa questão. Respondi que, desde que ensinem também o evolucionismo, não vejo problema, porque os jovens têm a oportunidade de fazer suas escolhas. Ou seja, não me oponho. Mas jamais defendi a ideia de que o criacionismo seja matéria obrigatória nas escolas, nem pretendo defender isso. Sou professora e uma pessoa que tem fé. Como 90% dos brasileiros, acredito que Deus criou o mundo. Só isso."

A Marina é da Assembleia de Deus e esse pensamento é coerente com isso. Mas ser ou não criacionista não interfere em nada na capacidade dela ser ou não uma boa presidente.
E desde quando uma teoria cientifica é uma questão de escolha ? O criacionismo, e outros mitos de criação, são questão de escolha, mas não a ciência.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 04 de Setembro de 2009, 21:00:03 »
Carta aberta de Roberto Takata para Marina Silva (e os outros candidatos também...)

Uma ótima iniciativa de Roberto Takata. Acho que deveríamos mandar a mesma carta para todos os outros candidatos.

Takata, vou me permitir responder tentando adivinhar o que Marina dirá (em M vermelho). Daí poderemos comparar as duas respostas, para ver ser o João (não me lembro se o Dédalus disse isso também) está correto em afirmar que eu não conheço Marina Silva. Vou aproveitar e tentar responder em azul qual seria a provável resposta de Serra (S).

Dia 23 de agosto, enviei por email algumas perguntas à Senadora Marina Silva.
-------------
From: rmtakata@xxxx
To: marinasi@xxxx
Subject: Posicionamento sobre questões políticas, religiosas, ambientais e científicas
Date: Sun, 23 Aug 2009 08:00:32 -0300

Excelentíssima Senhora Senadora da República Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima,

Frente ao convite do Partido Verde para que V. Exa. concorra pelo partido à Presidência da República em pleito a ser realizado no próximo ano, gostaria de fazer algumas perguntas para esclarecer seus posicionamentos em relação a alguns temas. Suas respostas serão fundamentais para que eu possa formular meu juízo em relação a uma eventual candidatura de V. Exa.

1) Em relação aos chamados transgênicos, V. Exa., é:
a) Totalmente contra e procuraria bani-lo do país;
b) Tem forte restrição e procuraria impedir sua disseminação no país;
M c) Acredita que há questões a ser esclarecidas e incentivaria mais estudos para decidir sobre o tema;
d) Tende a ser favorável e considera que os transgêncios, devidamente regulados, possam ser úteis;
S e) É totalmente favorável e incentivaria sua adoção (facilitando o acesso ao crédito e investiria fortemente na pesquisa e desenvolvimento dos transgêncios);
f) Tem outro posicionamento (qual?).

2) Em relação à reforma agrária, V. Exa, acredita que:
S a) O programa atual é adequado e deveria ser mantido;
M b) O programa atual é inadequado e um novo projeto deve ser realizado para acelerar o ritmo;
c) O programa atual é inadequado e um novo projeto deve ser realizado para diminuir o ritmo;
d) Tem outro posicionamento (qual?).

3) Em relação ao projeto de união de pessoas do mesmo sexo, V. Sra, é:
a) Contra;
S b) A favor;
M c) Tem outro posicionamento (qual?). Pessoalmente contra, mas é o congresso e a sociedade quem deve decidir.

4) Em relação à descriminalização do comércio de drogas, V. Sra., é:
a) Contra;
b) A favor;
M c) Tem outro posicionamento (qual?). Pessoalmente contra, mas é o congresso e a sociedade que devem decidir.
S d) Pessoalmente a favor, desde que a lei anti-fumo se estenda ao consumo da maconha.

5) Em relação à descriminalização do aborto, V. Sra., é:
a) Contra, a lei atual deve ser mantida;
b) Contra, a lei atual deve ser modificada e se tornar mais rígida;
S c) A favor, para os casos de fetos anencefálicos ou com defeitos incompatíveis com a vida;
d) A favor, para fetos até 12 semanas de gestação (antes do desenvolvimento do sistema nervoso central);
e) A favor, à decisão exclusiva da gestante;
M f) Tem outro posicionamento (qual?). Pessoalmente contra, mas é o Congresso e a sociedade que devem decidir as situações onde o aborto é permissível.

6) Em relação à remoção de símbolos religiosos de repartições públicas, V. Sra., é:
a) Contra;
M, S b) A favor;
c) Tem outro posicionamento (qual?).

7) Em relação à diminuição da maioridade penal, V. Sra., é:
M a) Contra;
S b) A favor;

8) Em relação a metas de redução de emissão de poluentes, V. Sra., acredita que o país deveria adotar:
M a) Metas universais;
b) Metas voluntárias;
S c) Metas menores do que os países desenvolvidos;
d) Não deveria adotar nenhuma meta;
e) Tem outro posicionamento (qual?).

9) Em relação ao ensino de criacionismo nas escolas públicas, V. Sra, acredique que:
a) O currículo deveria inclui-lo nas aulas de ciências;
M, S b) O currículo deveria incui-lo somente nas aulas de religião;
c) Escolas públicas não devem ensinar religião, nem criacionismo;

10) Em relação à lei da anistia, V. Sra., tem a opinião de que:
M, S a) Deve ser mantida como tal;
b) Deve ser totalmente abolida;
c) Deve ser modificada: tortura é crime imprescritível;
d) Deve ser modificada: terrorismo é crime imprescritível;
e) Tem outro posicionamento (qual?).

11) Em relação ao chamado Mensalão, V. Sra., acredita que:
S a) Foi um esquema de corrupção e os responsáveis devem ser punidos;
M b) Foi uma distribuição de dinheiro de caixa 2 de campanha e os responsáveis devem ser punidos;
c) Não está comprovada a existência do Mensalão;

12) Em relação a Darfur, V. Sra., acredita que o Brasil deve:
M a) Condenar veementemente o governo de Sudão por promover ou permitir o massacre de milhares de civis;
S b) Procurar dialogar para que o governo sudanês resolva a questão - usar o chamado soft power do Brasil;
c) Se abster, pois trata-se de um problema interno;

13) Em relação a Hugo Chavez, V. Sra., acredita que:
a) É um presidente eleito democraticamente e é, ele mesmo, um democrata;
M, S b) Foi eleito democraticamente, mas tem realizado ações que corroem a democracia venezuelana (como cassação e não-renovação de concessões de rádio e TV, abuso do instrumento de plebiscito para se pertuar no poder);
c) Fraudou a última eleição, é, na prática, um ditador;

14) Em relação ao regime cubano, V. Sra., acredita que:
a) É democrático;
M, S b) É autoritário, mas o país deve manter relações cordiais;
c) É autoritário e deve ser condenado pelo Brasil;

15) Em relação à questão hondurenha, V. Sra., acredita que:
M, S a) Houve golpe e Manuel Zelaya deve reassumir imediatamente a presidência;
b) A derrubada de Zelaya foi plenamente legítima;

16) Sobre a pretensão do Brasil assumir um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, V. Sra, é:
a) Contra;
M, S b) A favor;

----
São esses, por ora, minhas dúvida em relação ao seu pensamento.

Agradeço desde já por sua atenção e respostas.

Cordialmente,

Roberto Takata

oOo

Takata, acho que a questão da pena de morte, porte de arma, pesquisa em células tronco embrionárias, alistamento militar obrigatório e parlamentarismo poderiam ser incluídas nesse questionário. Ah, e seria muito divertido perguntar "O sr(a). acredita em Deus?" para ver o tipo de resposta que apareceria...

Acho também que é necessário entender o que significa cláusula de conciência. Um religioso pode ser contra o aborto, mas isso não significa que ele vai perpetrar atos terroristas contra clínicas de aborto. A resposta mais adequada seria: "sou contra por causa de meus princípios religiosos, mas quem deve decidir isso é a sociedade como um todo, através do congresso". No máximo, caso ele seja um médico, ele poderia adicionar: "Se me chamarem para fazer um aborto no caso em que a mãe não corre risco de vida, não importa que o aborto seja legal, eu me recusarei a cometer o ato, mesmo que eu seja legalmente punido por isso".

Outro exemplo seria um pacifista que, por motivos de consciência, se recusa a prestar serviço militar, ou um estudante que se recusa a fazer experiências com animais vivos. Suas atitudes não podem ser justificadas pela ciência, e serviço militar e experiências com animais são atividades legais. Mas isso não quer dizer que, caso suas atitudes sejam movidas por sentimentos religiosos, ele esteja sendo anti-científico ou anti-laico. Será que um dia o Bento vai entender isso?

http://comciencias.blogspot.com/2009/08/carta-aberta-de-roberto-takata-para.html

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #34 Online: 04 de Setembro de 2009, 21:42:28 »
Gostei da iniciativa. Atualize o tópico se sair mais alguma coisa interessante com relação a essa carta. :)

Atheist

• Visitante
Marina Silva nega que tenha defendido "criacionismo"
« Resposta #35 Online: 24 de Setembro de 2009, 17:19:44 »
Eu não sabia se postava esta notícia aqui ou na área de Evolução, mas em todo caso, trata-se de plataforma política...

JC e-mail 3853, de 22 de Setembro de 2009.

Marina Silva nega que tenha defendido "criacionismo"

No programa "Roda Viva", nesta segunda-feira, dia 21, ela também disse que nunca teve posição radicalmente contrária aos transgênicos

Clarissa Oliveira escreve para "O Estado de SP":

Num sinal de que vai trabalhar para se desvencilhar da imagem conservadora nas eleições de 2010, a senadora Marina Silva (PV-AC) negou ontem que tenha defendido publicamente o criacionismo, propôs a realização de um plebiscito sobre a descriminalização do aborto e afirmou que nunca teve uma posição radicalmente contrária aos transgênicos.

Evangélica, Marina é missionária da Assembleia de Deus e acumula em seu currículo batalhas como o combate à Lei de Biossegurança, que regulamentou o uso de transgênicos, e pesquisas com células-tronco no Brasil.

Apesar de desviar sucessivamente do rótulo de candidata na entrevista, Marina falou durante todo o programa como quem está decidida a concorrer em 2010. E reagiu às sucessivas perguntas sobre temas relacionados à sua religiosidade.

"Quando eu fazia campanha para o presidente Lula, eu era escalada para tentar desmistificar a ideia de que ele, se ganhasse, seria contra a família, a igreja. Agora, estou tendo de me explicar porque tenho espiritualidade", queixou-se Marina. "As pessoas terem espiritualidade não significa que sejam obscurantistas."

Marina se viu em meio à polêmica sobre o criacionismo após participar de um seminário sobre o tema, em 2008. Na ocasião, a então ministra teria dito que é favorável a que a versão bíblica sobre a criação do mundo seja ensinada nas escolas ao lado do evolucionismo de Charles Darwin. Ao participar ontem do programa Roda Viva, da TV Cultura, Marina afirmou que jamais fez essa defesa e disse ter havido um "equívoco". "Colocaram esse debate na minha boca", afirmou.

A senadora disse que foi mal compreendida após ser questionada sobre o fato de escolas adventistas incluírem no currículo o estudo do criacionismo. Ela destacou que, ao falar especificamente dessas instituições, declarou que os jovens poderiam fazer a escolha que julgarem mais sensata. "Eu nunca defendi o criacionismo", continuou a senadora. "Eu acredito em Deus e que Deus criou todas as coisas. Só isso."

Marina, que entre amigos não esconde sua posição contrária ao aborto, evitou ontem polemizar sobre o assunto. Admitiu que esse debate envolve questões de saúde pública, mas disse que a complexidade do tema demanda uma discussão mais aprofundada.

"Eu acho que deveria haver sim um plebiscito", prosseguiu. "Não posso simplesmente dizer que sou contra ou a favor." Marina acrescentou que não tem a visão dos que "simplesmente ficam satanizando" mulheres que recorrem a essa prática.

Por outro lado, a senadora colocou-se contra a descriminalização da maconha. Mas, ao comentar seu relacionamento com o colega de partido Fernando Gabeira (PV-RJ), que é favorável à tese, disse não condicionar suas alianças políticas a esse posicionamento. "Sou contrária à descriminalização, inclusive conversei sobre isso com o Gabeira. Mas o fato de ter uma posição contrária não me impediu de fazer a campanha para ele no Rio."

Marina também procurou explicar o fato de ter votado contra a Lei de Biossegurança. No caso dos transgênicos, por exemplo, a ex-ministra disse que era a favor de que o Brasil adotasse um modelo que contemplasse tanto o uso de sementes transgênicas quanto convencionais.

"Eu não era contra um modelo em que existissem transgênicos. Eu era a favor de um modelo de coexistência", afirmou. Ela argumentou que pesquisas recentes demonstram, por exemplo, que o efeito da seca na soja transgênica é maior do que nas sementes convencionais.
(O Estado de SP, 22/9)

Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=66181

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Marina Silva nega que tenha defendido "criacionismo"
« Resposta #36 Online: 24 de Setembro de 2009, 17:26:46 »
Hmmm.

Mal posso esperar pelos debates ano que vem.

Atheist

• Visitante
« Resposta #37 Online: 25 de Setembro de 2009, 10:30:21 »
Em seu blog pós-darwinista (sic), Enézio diz que ela perdeu votos de alguns evangélicos com esta declaração... :D

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #38 Online: 25 de Setembro de 2009, 10:32:07 »
Tem chance de ganhar o meu.

Atheist

• Visitante
« Resposta #39 Online: 25 de Setembro de 2009, 10:34:06 »
Votaria numa evangélica?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #40 Online: 25 de Setembro de 2009, 10:40:19 »
Se ela não montar sua plataforma eleitoral e plano de governo em cima de ser evangélica, porque não?

Mas ela ainda tem que me convencer um bocado :-)

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #41 Online: 25 de Setembro de 2009, 10:45:56 »
Se ela não montar sua plataforma eleitoral e plano de governo em cima de ser evangélica, porque não?

Mas ela ainda tem que me convencer um bocado :-)

Evangélica, Marina é missionária da Assembleia de Deus e acumula em seu currículo batalhas como o combate à Lei de Biossegurança, que regulamentou o uso de transgênicos, e pesquisas com células-tronco no Brasil.

É preciso bastante cuidado.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #42 Online: 25 de Setembro de 2009, 11:21:39 »
Justamente, por isso que eu disse que ela tem que me convencer um bocado ainda.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #43 Online: 25 de Setembro de 2009, 11:50:21 »
Votaria numa evangélica?
Evangelicos não deveriam votar num ateu?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #44 Online: 25 de Setembro de 2009, 11:57:05 »
O problema não é o fato dela ser evangélica per se, mas a possibilidade de ela fazer do criacionismo matéria obrigatória nas escolas. Além disso, não sei se seria possível, mas ela pode complicar pesquisas nas áreas de transgênicos, células tronco e clonagem.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #45 Online: 25 de Setembro de 2009, 12:01:45 »
O problema não é o fato dela ser evangélica per se, mas a possibilidade de ela fazer do criacionismo matéria obrigatória nas escolas. Além disso, não sei se seria possível, mas ela pode complicar pesquisas nas áreas de transgênicos, células tronco e clonagem.
Entao vamos analizar as propostas dela e não descartar baseado no fato sela ser evangélica. Eu não voto no Brasil, mas se votasse não seria nela, pelo menos não nessas eleições.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #46 Online: 25 de Setembro de 2009, 12:07:34 »
Novidades sobre essa carta? Dei uma procurada no blog comciencias e não encontrei nada.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #47 Online: 25 de Setembro de 2009, 12:23:56 »
dois tópicos com o mesmo assunto:

../forum//topic,21246.0/topicseen.html

Atheist

• Visitante
« Resposta #48 Online: 25 de Setembro de 2009, 14:07:31 »

Atheist

• Visitante
« Resposta #49 Online: 25 de Setembro de 2009, 14:08:43 »
Votaria numa evangélica?
Evangelicos não deveriam votar num ateu?

A pergunta foi mesmo para levantar o questionamento. Eu votaria independente da crença desde que a plataforma de governo estivesse isenta desta crença. Se bem que plataformas de governo ultimamente não servem para muita coisa...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!