Autor Tópico: Alguém aqui tem vergonha de ser brasileiro?  (Lida 5226 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Alguém aqui tem vergonha de ser brasileiro?
« Resposta #25 Online: 30 de Agosto de 2009, 20:20:00 »
É o que está lá, mas também um sentimento de coletividade. Apesar da heterogeneidade dos brasileiros, acredito que haja um senso de unidade nacional muito maior que os próprios brasileiros imaginam. Isso é mais evidente quando se sai do país. Há algum tempo também tenho a impressão de que o Brasil é o menos latino-americano dos países latino-americanos. Se você viajar da Argentina ao México vai encontrar, apesar das diferenças, uma certa similaridade entre os países, o que tem a ver com a própria história que compartilham (principalmente aqui na América do Sul) e a língua. O Brasil (e o brasileiro) é meio isolado na América latina, tanto por causa da história quanto da língua.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 30 de Agosto de 2009, 20:46:09 »
E o que significa "ser brasileiro"?

Nascido no Brasil.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 31 de Agosto de 2009, 01:49:08 »
Eu não. Se eu queria ser natural de outro pais? Sim, Suécia. Mas não por vergonha de ser brasileiro, apenas uma vontade besta mesmo...
hehe
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 31 de Agosto de 2009, 08:10:20 »
Eu me envergonho pelo povo brasileiro ser tão condescendente com as mazelas deste país... tão pacato.  :no:

Ao mesmo tempo me orgulho por fazer parte de um povo com tanta criatividade e tanto potencial para encontrar soluções para alguns problemas triviais, mesmo utilizando parcos recursos.  :ok:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #29 Online: 31 de Agosto de 2009, 09:10:48 »
Vergonha da situação de maneira geral. O território em si é disparado o melhor do mundo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #30 Online: 31 de Agosto de 2009, 09:39:27 »
Vergonha da situação de maneira geral. O território em si é disparado o melhor do mundo.
Ha controvérsias.....australia, canadá, EUA, podem dizer o mesmo....até a argentina....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #31 Online: 31 de Agosto de 2009, 10:40:15 »
Ué, já que não pude escolher mesmo que seja brasileira, sempre tem coisa pior que isso...
Mas que em muito a grande massa denigre quem "presta" ah denigre...
::)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #32 Online: 31 de Agosto de 2009, 14:59:33 »
Ha controvérsias.....australia, canadá, EUA, podem dizer o mesmo....até a argentina....

Quanto a isso sou ufanista... Argentina é menor, muito menor... (além de estar cheia de argentinos). Canadá é um montão de gelo com pouca área realmente útil, e os EUA tem vulcões, terremos e tornados, etc. A Austrália é um grande deserto no centro. Sua área útil não é muito grande
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #33 Online: 31 de Agosto de 2009, 16:08:34 »
Eu costumava me envergonhar de ter duas orelhas. Afinal de contas, existe tanta gente ruim por aí que também tinha: Stalin, Hitler,
Suzana Vieira, Pol Pot... todos eles tinham duas orelhas!! Mas, com o passar do tempo, descobri que existiam muitas pessoas legais
que também tinham duas orelhas: Dráuzio Varela, Pelé, Einstein, Juliana Paes, Newton. Por isso, posso afirmar com toda convicção:

Hoje, tenho um grande orgulho de ter duas orelhas!!

Aí, Van Gogh, cê num tá com nada! Vacilou! Nós somos os melhores!!
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #34 Online: 31 de Agosto de 2009, 18:04:36 »
Pais de merda com uma cultura de bosta e um povo nojento na sua maioria. Agradeço muito pelas excessoes....

Eu agradeço pela exceções :-)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #35 Online: 31 de Agosto de 2009, 18:07:05 »
Dá para ter orgulho de um povo que vota em Sarney, Mercadante, Aécio Neves, Maluf, Quércia, Delfim Netto, Severino Cavalcante, Marta Suplicy entre tantas notáveis figuras e que sistematicamente as reelege apesar de todas evidências de escândalos e corrupção?
Dá para ter orgulho de um povo que convive placidamente com cinquenta mil homicídios por ano e os dez mil acidentes de trânsito?
Dá para ter orgulho de um povo que aceita os motoboys?
Dá para ter orgulho de um povo que tem sete anos em média de escolaridade e que elegeu e dá altos índices de popularidade a um presidente da república que se orgulha da sua condição de analfabeto e diz que a leitura lhe dá sono? O Paulo Francis estava errado quando disse que a ignorância é patrimônio nacional no brasil?
O Freud vivia dizendo que tinha orgulho de ser judeu, apesar de se declarar ateu, pois amava a sua cultura e a capacidade que lhe dava de desenvolver o seu potencial. Muitos cientistas migram para os EUA já que é lá onde podem se desenvolver. E o que desenvolve o brasil além de jogadores de futebol e prostitutas mirins para o turismo sexual de estrangeiros?
Alguns vão dizer que pinto um quadro demasiado negro do país e que há coisas boas. Bem, acho que as coisas boas são muito irrelevantes e que o negativo ultrapassou-as em muito. Acho que como criador de uma cultura, nós brasileiros, fracassamos, porque somos egoístas, pouco solidários, espertalhões, não temos coesão social. Diz a sociologia que o indivíduo feliz é aquele plenamente adaptado à sua cultura. Se isso é verdade a felicidade do brasileiro é a sua tragédia...
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #36 Online: 31 de Agosto de 2009, 18:07:32 »
Eu não tenho vergonha de ser brasileiro.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 31 de Agosto de 2009, 23:29:01 »
Eu não tenho uma identidade como brasileiro (aliás, isso não existe, apesar do que a televisão gosta de repetir). Então não tenho vergonha.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #38 Online: 01 de Setembro de 2009, 08:34:56 »
Definitivamente não. Por coisas piores não me sentiria, embora eu não seja nenhum patriota. Além do mais, nada disso acontece só no Brasil.

Talvez a vergonha da própria nacionalidade seja uma manifestação justamente de patriotismo, quando interpretado apenas como o amor pela pátria. Amor não gera apenas paz e felicidade.

Ser completamente indiferente a qualquer aspecto do seu país e não se sentir parte dele, seja para se envergonhar de algum aspecto negativo ou odiar profundamente algo de sua cultura, me parece mais com a total ausência de patriotismo.

Concordo. A impressão que tenho é quase todo mundo por aqui está de passagem. Brasileiro quando tem oportunidade sempre abandona o navio, e se torna patriota à distância, tendo o mínimo de conforto, segurança e respeito, num lugar bem distante daqui.

Sem dizer que, já ouvi muita gente dizer que quer entrar pra política pra roubar, e faria exatamente o mesmo que muitos políticos. O conformismo pode vir disso, o povo entender tão bem o dilema de um político desonesto.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #39 Online: 01 de Setembro de 2009, 10:32:39 »
Nascer no Brasil não torna ninguém brasileiro, tem que ter compatibilidade com a cultura, laços sententais com a pátria, etc....
Eu nasci aí na possilga, mas me naturalizei em outro pais e não gosto da maior parte da "cultura popular".
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #40 Online: 01 de Setembro de 2009, 11:05:43 »
Eu nasci aí na possilga, mas me naturalizei em outro pais e não gosto da maior parte da "cultura popular".

Quem nasce em "possilga" é porco. Mudar de chiqueiro não transforma o porco em gente. No máximo torna ele mais gordo.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #41 Online: 01 de Setembro de 2009, 11:13:05 »
Para de se doer, já disse que aí tem muita gente boa, mas e a exceção,são humanos vivendo no chiqueiro com um bando de porcos. Esses podem sair do chiqueiro e ser normais, mas muitos saem e realmente são apenas porcos gordos....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #42 Online: 01 de Setembro de 2009, 11:18:56 »
Não engulo essa de "exceções" pra se falar mal de forma generalizada.Já disse que se engolisse isso, não trabalharia com o que trabalho e nem onde trabalho. Se os outros sim, problema deles.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #43 Online: 01 de Setembro de 2009, 11:22:58 »
Então todos os politicos sem excecao são corruptos e todos os pastores são safados? Ou existem exceções? Ou eu tenho que nomear um por um?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #44 Online: 01 de Setembro de 2009, 11:58:58 »
Falar de um grupo isolado é uma coisa bem diferente de falar de 200 milhões de pessoas com as quais você sequer convive. Seria o mesmo que eu dizer que todo americano é um caipira rascista e que toda mulher japonesa é submissa a qualquer homem que apareça na frente dela baseando-me somente no que eu ouço ou vejo na TV.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #45 Online: 01 de Setembro de 2009, 12:43:15 »
Todo japones tem p* pequeno é generalização ou senso comum? :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #46 Online: 01 de Setembro de 2009, 13:41:57 »
Diz a sociologia que o indivíduo feliz é aquele plenamente adaptado à sua cultura.
Balela deles. Se fosse assim, eu estaria fadado à infelicidade. Até porque "sua cultura" não se trata de algo homogêneo e generalizado. O brasileiro tem, na mesma proporção, traços semelhantes e traços que diferenciam as diferentes regiões, os diferentes estados, as diferentes meso e micro regiões, etc, até chegar nos indivíduos.

Dá para ter orgulho de um povo que vota em Sarney, Mercadante, Aécio Neves, Maluf, Quércia, Delfim Netto, Severino Cavalcante, Marta Suplicy entre tantas notáveis figuras e que sistematicamente as reelege apesar de todas evidências de escândalos e corrupção?
[...]
Dá para ter orgulho de um povo que tem sete anos em média de escolaridade e que elegeu e dá altos índices de popularidade a um presidente da república que se orgulha da sua condição de analfabeto e diz que a leitura lhe dá sono? O Paulo Francis estava errado quando disse que a ignorância é patrimônio nacional no brasil?
Vou tomar esse ponto específico para explicar melhor o que disse acima. Pense bem, Quereu. Você cita a questão do voto como se isso fosse uma marca generalizada de todo brasileiro, mas lembre-se que o voto é per capita e os candidatos são eleitos pela maioria; e quem é essa maioria que vota neles? O Lula, por exemplo, é eleito principalmente porque uma massa gigantesca da população se beneficia dos projetos sociais; porém, se você pensar nos diversos segmentos sociais e não apenas numa questão numérica, verá que graças à maneira como o Governo Federal vem pensando as políticas universitárias, o Lula não está tão popular assim entre a classe estudantil.

Não estou, com isso, defendendo que o voto não seja per capita. Estou apenas ressaltando que não se deve homogeneizar o brasileiro  tomando como fundamento os traços de uma maioria, já que esses traços não contemplam a diversidade que existe neste país. Você não votou no Lula? Nem no Sarney? Nem no Maluf? Assim como você, muitos também não votaram e muitos também se queixam deles, e esses muitos, assim como você, também são brasileiros. Eu, por exemplo, nunca votei nem votaria em ACM, queixo-me de suas políticas, mas nem por isso me envergonho de ser baiano.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2009, 13:44:31 por Acolon »
8-)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #47 Online: 01 de Setembro de 2009, 14:07:21 »
Eu tenho e não escondo isso de ninguém.

Inclusive me recuso a cantar o hino nacional.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #48 Online: 01 de Setembro de 2009, 14:10:18 »
Eu tenho e não escondo isso de ninguém.

Porque?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #49 Online: 01 de Setembro de 2009, 14:20:30 »
A pergunta é:

Porque deveria ter orgulho de ser brasileiro?
Só por que tive o azar de nascer aqui?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!