Autor Tópico: Alguém aqui tem vergonha de ser brasileiro?  (Lida 5227 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Alguém aqui tem vergonha de ser brasileiro?
« Resposta #50 Online: 01 de Setembro de 2009, 14:23:40 »
A pergunta é:

Porque deveria ter orgulho de ser brasileiro?
Só por que tive o azar de nascer aqui?

Tá bom. Então lá vai:

a) Porque o "azar" de nascer aqui?
b) Que elementos/fatos fazem você não ter orgulho de ser brasileiro?
« Última modificação: 01 de Setembro de 2009, 14:25:57 por Mr. Mustard »

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #51 Online: 01 de Setembro de 2009, 14:49:29 »
A depende de B.
B) Estamos em um país corrupto (da população ao governo) e ninguém faz nada pra melhorar (continuamos a eleger os mesmo governantes)
Temos "sindrome de coitados", nunca somos culpados por nada, sempre é culpa do governo, dos americanos, dos portugueses, etc.

Nosso legislativo é uma piada, não falo do PT ou Sarney, mas de tudo.
Nossos políticos acham que uma canetada resolve tudo, que só fazer uma lei e que todos os problemas são resolvidos. (A "lei de gerson" deve ser a unica lei que a população respeita.)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #52 Online: 01 de Setembro de 2009, 14:57:03 »
B) Estamos em um país corrupto (da população ao governo) e ninguém faz nada pra melhorar (continuamos a eleger os mesmo governantes)
Temos "sindrome de coitados", nunca somos culpados por nada, sempre é culpa do governo, dos americanos, dos portugueses, etc.

Entendi, então nada tem haver com uma questão pessoal, mas sim política, econômica e cultural?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #53 Online: 01 de Setembro de 2009, 15:01:16 »

Entendi, então nada tem haver com uma questão pessoal, mas sim política, econômica e cultural?

Sim...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #54 Online: 01 de Setembro de 2009, 15:05:28 »
A depende de B.

Nossos políticos acham que uma canetada resolve tudo, que só fazer uma lei e que todos os problemas são resolvidos. (A "lei de gerson" deve ser a unica lei que a população respeita.)

O que te faz achar que nos outros países é diferente?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #55 Online: 01 de Setembro de 2009, 15:11:38 »
Como eu poderia me envergonhar de algo que não é minha escolha?
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #56 Online: 01 de Setembro de 2009, 16:36:48 »

Também acho que é exatamente essa a questão. Não escolhi ser brasileiro... não há vergonha nem orgulho.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #57 Online: 01 de Setembro de 2009, 17:02:01 »
A depende de B.

O que te faz achar que nos outros países é diferente?

Em outros países se um político de envolve em um escândalo ele renuncia (com exceção a itália) e sua carreira política está acabada.
A população briga pelo seus direitos (politicamente ativa), como por exemplo a briga que está acontecendo nos EUA atualmente sobre o serviço de saúde. (enquanto no brasil estamos prestes a criar novamente a CPMF e ninguém fala nada... não tá nem ai...)

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #58 Online: 01 de Setembro de 2009, 17:13:21 »

Também acho que é exatamente essa a questão. Não escolhi ser brasileiro... não há vergonha nem orgulho.

Também concordo.

Todos os lugares tem qualidades e defeitos, então já me senti orgulhosa do Brasil por diversas situações e tive vergonha também por outras. Não escolhi nascer aqui mas não me sinto privilegiada ou lesada por isso.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #59 Online: 01 de Setembro de 2009, 19:09:55 »
Falar de um grupo isolado é uma coisa bem diferente de falar de 200 milhões de pessoas com as quais você sequer convive. Seria o mesmo que eu dizer que todo americano é um caipira rascista e que toda mulher japonesa é submissa a qualquer homem que apareça na frente dela baseando-me somente no que eu ouço ou vejo na TV.
Eu morei aí durante 18 anos, sei bem do que eu estou falando, já vi a população brasileira em seu habitat natural e como ela se comporta fora dele, conheço por vivência as diferenças culturais dos povos.
Por porcentagem, assim como as pesquisas do IBGE, formei uma opinião sobre esse pais e sua população, se você não concorda, paciência.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #60 Online: 01 de Setembro de 2009, 19:20:03 »
Não sinto vergonha. Tenho orgulho? o que necessariamente é orgulho? gosto muito da onde nasci, das amizades que cultivo e de muitas outras coisas. Odeio inúmeras outras, mas agora abominar o País é radical demais, "que escolha eu tive de nascer aqui?", mas que escolha o País teve de não ser hoje o que é? maus políticos? aposto que tem em muitos outros lugares também, se a história que nos fez não é das melhores, acredito que não seja a pior.

Se agora não se sentir feliz e orgulho da "pátria" porque tem muita gente desonesta, corruptos, mentirosos, pessoas que não sabem ser humanos com um mínimo de consciência ética etc., tomara que não se torne da mesma laia, porque assim o País vai continuar na mesma mesmo...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 01 de Setembro de 2009, 21:07:49 »
A depende de B.

Todos os países têm um grau de corrupção, maior ou menor. O que torna uma coisa ou outra é a fiscalização e punição. Como já disse, a sensação que se tem é que aqui a corrupção tem piorado nos últimos tempos, mas tem acontecido o contrário. O que o ocorre é uma maior fiscalização e divulgação. Já deu uma olhada nas operações do MP e da PF? Quando há 20 ou 30 anos se faria algo assim? Se você não tem orgulho de sua origem e acha outros devem ter a mesma opinião, então ninguém vai fazer nada para melhorar mesmo.

Isso é verdade e passa por uma baixa auto-estima do brasileiro. E a falta de um sentimento de orgulho passa por isso. Mas observo que isso vem mudando.

Isso porque só se valoriza a eleição majoritária e não se dá importância ao legislativo. Quase ninguém sabe em quem votou para deputado ou vereador, mas são esses que possuem a função de fiscalizar o executivo. E um voto nesse caso faz uma diferença danada!
A lei é respeitada quando ela é feita cumprir. E muitas no Brasil são. Ninguém, ou quase, no mundo inteiro, respeita uma lei porque quer, mas por causa da certeza da punição caso não o faça. E existem muitos exemplos: leis trabalhistas, leis eleitorais (vários prefeitos já perderam o mandato por crime eleitoral, governador também), leis de trânsito. Aqui em Natal se respeita a faixa de pedestre, porque se é bonzinho? Não, porque você pode ser multado se não o fizer.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #62 Online: 01 de Setembro de 2009, 21:54:02 »
O que mais me enoja no Brasil e a lei de Gerson...... Ela e aplicada de maneira generalizada....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #63 Online: 02 de Setembro de 2009, 03:49:58 »
Esse lance da Lei de Gerson é inerente a imagem que o brasileiro tem aqui e creio que bem explícita no exterior, é o tipo de coisa que simplesmente envergonha os que não comportam-se assim, e é simples, não vai mudar.
::)

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #64 Online: 02 de Setembro de 2009, 04:07:12 »
Bem, orgulho e vergonha não é nada mecânico, que se escolha. São sentimentos. E num país supostamente democrático, como é o caso do NOSSO Brasil, somos nós que 'escolhemos o tipo' a que pertencemos, sim. Portanto, hora tenho orgulho hora tenho vergonha. Naturalmente, orgulho-me das virtudes e me envergonho dos defeitos. ;)
Se alumia, então é lanterna...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #65 Online: 02 de Setembro de 2009, 13:30:04 »
O que mais me enoja no Brasil e a lei de Gerson...... Ela e aplicada de maneira generalizada....

E, via de regra, quem critica hoje vai fazer o mesmo se tiver oportunidade. Basta olhar o quadro de nosso sistema político atual: o PT falava horrores do governo FHC, criticava a corrupção, as privatizações, etc. Hoje, no poder, não estão fazendo igual ao FHC: fazem pior e ainda aparece um Lulalá tentando minimizar a gravidade da situação com ares de 'oh, mas em um país que tem crescido tanto e vocês querem reparar no que o Sarney supostamente faz'?

E como o Orbe disse, sinto vergonha das escolhas que faço e pelas quais sou responsável. Não sinto vergonha de ser brasileira, mas sinto vergonha dos políticos que ajudei a eleger e que hoje estão rasgando nossa lei maior.

Aliás, somos um país de hipócritas: todos criticam mas não fazem absolutamente nada para mudar. Ninguém sai de sua poltrona confortável para propor a renúncia de Sarney ou melhorias no sistema de saúde. A grande parte fala sobre a miséria humana mas o máximo que faz é comprar um big mac no mac dia feliz. Um povo naturalmente conformado tem o governo que merece. Quem tem preguiça para mudar vai sempre se deparar com um governo que faz pouco caso da opinião pública e das leis. Ah, isso vale para mim, inclusive.

Somos o povo do mimimi. Existem os pobres, alimentados pelo Bolsa Família. Existem os ricos, que não estão nem aí para o que o governo faz. E existe a classe média: criticam avidamente, mas atuar que é bom, nem pensar.  :no:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #66 Online: 02 de Setembro de 2009, 13:41:02 »
Com eu já disse antes, eu não tenho vergonha de ser brasileiro, mas concordo com isto aqui: "Um povo corrompido não pode tolerar um governo que não seja corrupto. - Marquês de Maricá.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #67 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:24:58 »
Eu faço minhas pequenas ações, não com pretensão de mudar algo, mas por que eu julgo correto.Por exemplo:

Se vejo que me deram o troco errado eu devolvo. Aconteceu essa semana, quando comprei 30 pães pro café da manhã no meu trabalho e saiu 9 reais.
A moça do caixa olhou errado no papel e me cobrou 90 centavos, mas eu vi que estava errado e falei que era 9 reais não 90 centavos.

Se vejo que alguém que fazer algo proibido no transito (fura uma fila, dar uma de espertinho) não deixo e faço questão de buzinar.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #68 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:45:51 »
(...)
Dá para ter orgulho de um povo que aceita os motoboys?
(...)

Curiosamente, são as mesmas que ficam emputecidas quando o mesmo motoboy não consegue chegar a tempo no banco e pagar aquela duplicata que ela deixou para a última hora...

:histeria:
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #69 Online: 03 de Setembro de 2009, 17:49:16 »
A pergunta é:

Porque deveria ter orgulho de ser brasileiro?
Só por que tive o azar de nascer aqui?

Sentir orgulho por causa de uma imposição natural (ter nascido aqui) pode indicar pelo menos 3 coisas: O país e as pessoas onde você nasceu são maravilhosos; caso não seja esse paraíso, então ingenuidade ou hipocrisia podem estar presentes!

Algo bem óbvio, sentir orgulho depende de motivos para tal. Se eu tivesse um pai alcoolatra e uma mãe prostituta teria motivos pra vergonha, não orgulho!

Portanto, não sinto orgulho de ser brasileira, pois aqui existe muita coisa que discordo. Como impunidade, o "jeitinho brasileiro", desvalorização da mulher pela mídia, desvalorização da mulher por mulheres e homens, falta de interesse por educação e cultura, crime sem castigo, entre tantas coisas!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #70 Online: 04 de Setembro de 2009, 09:30:22 »
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou hoje o projeto de lei que institui o Dia Nacional da Marcha para Jesus. Da cerimônia, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), participou o presidente da Câmara, Michel Temer. De acordo com o texto sancionado por Lula, a Marcha para Jesus ocorrerá 60 dias após o domingo de Páscoa.
Segundo o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), a lei que cria a Marcha para Jesus apenas oficializa uma comemoração que já ocorre regularmente em caráter informal em várias cidades brasileiras.
A solenidade contou com a participação de representantes de várias igrejas evangélicas, inclusive dos bispos Estevam e Sônia Hernandes, da Igreja Apostólica Renascer em Cristo. O casal voltou ao Brasil há um mês após cumprir pena nos Estados Unidos por tentar entrar naquele país com US$ 56.467 escondidos no fundo falso de uma bíblia.
De acordo com as informações da Presidência, a Marcha para Jesus teve origem em Londres e hoje ocorre em diversos países.
http://br.noticias.yahoo.com/s/03092009/25/manchetes-lula-sanciona-projeto-institui-marcha.html

Orgulhem-se.
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 04 de Setembro de 2009, 09:55:04 »
E o que tem uma coisa a ver com a outra???

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #72 Online: 04 de Setembro de 2009, 09:59:09 »
Eu me envergonho de ser brasileiro, me envergonho de ser carioca, me envergonho de ser terceiromundista. Quando fui ao primeiro mundo, quando saí do aeroporto e pisei num país desenvolvido pensei o seguinte "putz, dei azar. Nasci no lugar errado".

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #73 Online: 04 de Setembro de 2009, 10:16:21 »
Eu me envergonho de ser brasileiro, me envergonho de ser carioca, me envergonho de ser terceiromundista. Quando fui ao primeiro mundo, quando saí do aeroporto e pisei num país desenvolvido pensei o seguinte "putz, dei azar. Nasci no lugar errado".

Além de puxar saco dos bambis... Nunca se esqueça dessa vergonha.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #74 Online: 04 de Setembro de 2009, 10:28:57 »

Realmente nao entendo esse tipo de reaçao. Quando vou a um país do primeiro mundo, penso: puxa, ainda temos que melhorar muitas
coisas no Brasil. Ficar se lamentando, falando de vergonha e babando os estrangeiro é, no meu entender, uma atitude derrotista.
Prefiro pensar que muita coisa já mudou, e rápido, no Brasil nas últimas décadas, e que o brasileiro tem uma capacidade para mudança
que nao vejo em outros lugares, até porque sabemos reconhecer que existem coisas que necessitam ser mudadas*.

*uma das coisas que me chamaram mais a atençao nas vezes que fui aos EUA é a aparente incapacidade do americano médio
de pensar no modo de vida americano como menos do que o ideal supremo a ser seguido por qualquer pessoa de bom senso.
Os americanos (pelo que notei) parecem ter uma visao panglossiana do seu próprio país.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!