Autor Tópico: Alguém aqui tem vergonha de ser brasileiro?  (Lida 5228 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Alguém aqui tem vergonha de ser brasileiro?
« Resposta #75 Online: 04 de Setembro de 2009, 10:35:46 »
Eu me envergonho de ser brasileiro, me envergonho de ser carioca, me envergonho de ser terceiromundista. Quando fui ao primeiro mundo, quando saí do aeroporto e pisei num país desenvolvido pensei o seguinte "putz, dei azar. Nasci no lugar errado".

[Mode Crente ON]
Foi a vontade de Deus
[Mode Crente OFF]

[Mode John Lennon ON]
Todos reclamam, mas ninguém vai embora...
[Mode John Lennon OFF]

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #76 Online: 04 de Setembro de 2009, 10:42:08 »
Eu reclamo e fui embora..... Ate troquei de passaporte e reneguei o Brasil.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #77 Online: 04 de Setembro de 2009, 10:47:31 »
Essa atitude, na minha opinião, é exemplar.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #78 Online: 04 de Setembro de 2009, 10:49:31 »
O curioso é que quase todos os estrangeiros que conheci e que resolveram ficar por aqui, citam "as pessoas" como um dos
pontos positivos do Brasil. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #79 Online: 04 de Setembro de 2009, 10:58:46 »
O curioso é que quase todos os estrangeiros que conheci e que resolveram ficar por aqui, citam "as pessoas" como um dos
pontos positivos do Brasil. :)
Conheci pessoas maravilhosas, amigos que vou levar pra toda vida, mas também sei que a culpa. de todos os problemas do pais são as "pessoas", tentando levar vantagem, pensando só no próprio umbigo..... Acho que o brasileiro indivíduo ate uma boa pessoa, mas não sabe viver coletivamente.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 04 de Setembro de 2009, 11:42:25 »
Bem, o que sei é que dentro em pouco Natal será parte da Dinamarca, tal a quantidade de nórdicos que estão fixando residência aqui (o que levou os preços dos imóveis às alturas!). Imagino que algo os atraia para viver aqui. A visão que os sul-americanos têm do Brasil também é interessante. Lembro que um colega peruano sempre dizia que o Brasil era chamado de gigante lá no Peru. Veio morar aqui, trouxe a esposa, cunhado, irmão... todos morando e trabalhando aqui (E têm orgulho de serem brasileiros adotados - e não deixam de se sentirem menos peruanos por isso). Outra coisa é evitar generalizações. O Brasil é um país enorme e com uma grande variação cultural. Sei disso porque sou carioca, fui criado em BH (e mineiro por sentimento e por geração, já que a maioria dos meus antepassados são mineiros) e hoje moro em Natal. E te digo uma coisa: o mineiro não é igual ao carioca e esses dois não são iguais aos potiguares. E mesmo dentre um grupo, como os mineiros, por exemplo, existe uma diferença de cultura e valores entre os mais diversos grupos sociais. Conheço uma infinidade de exemplos e de pessoas que sabem viver coletivamente e que gastam uma boa parte de seu tempo em trabalhos voluntários ou ajudando seus vizinhos. Já trabalhei com a Pastoral da Criança e mesmo mal tendo o que comer para elas mesmas, as líderes e voluntárias comunitárias ajudavam de alguma forma quem era menos favoricido que ela. E um sentimento de orgulho pode ser benéfico até culturalmente. Mossoró, uma cidade aqui do RN, por exemplo, possui um sentimento de orgulho muito grande pela própria história. Resultado: possuem uma biblioteca e um teatro melhores que Natal. Enquanto aqui a principal festa é o Carnatal, lá é um espetáculo cultural celebrando as conquistas da cidade.
Quanto às pessoas tentando levar vantagem em tudo e pensando só no p´roprio umbigo... ouvi EUA?

Offline Skeptical...

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #81 Online: 04 de Setembro de 2009, 13:46:23 »
Vergonha eu não sinto porque não tenho culpa. Há os que dizem que a terra é boa, o clima é bom, não há desastres naturais (e precisa?), blá, blá, blá... e que estamos bem, comparando com os 'outros' países. Mas... eu não moro nos 'outros', e sim, aqui, infelizmente... (tentativas de sair deste 'circo', continuam...).
O Brasil continua sendo, e sempre será terra-de-ninguém, país do vale-tudo, dentre outros atributos nada favoráveis, porém justificáveis, lamentavelmente... :down:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!