Tudo pode ser arte. Depende da intencionalidade. Quando o objetivo é provocar ereções em uma multidão de machos para ganhar dinheiro e futuramente posar nua em uma revista, eu acho bem difícil considerar arte. Até as latinhas "Artist's Shit" estão mais próximas da definição de arte que a performance da professorinha erótica no palco do show de axé.
Pois a dança, que queira ou que não queira, é um método de representação simbólica do mundo - é expressão corporal. Arte é expressão, acima de tudo. E no caso específico do axé e do funk carioca, trata-se da “Arte de catarse” (em que o artista extravasa suas emoções). A intencionalidade é fundamental, sim. Mas não para descaracterização.
Que me diria da antiga arte hindu, do sexo e do êxtase? Kama Sutra? Ou dá dança do ventre? Há tantas outras mais...
O que posso dizer é que a dança dela não será assistida por mim. E certamente não exibirei isso para crianças. O que o populaxo vai fazer já não é problema meu. Não tenho poder sobre eles (infelizmente).
Como disse, aqui não vem ao caso o meu estado e não especulo a felicidade ou infelicidade alheia. A discussão não diz respeito ao indivíduo. Mas são as impressões que se tem sobre os efeitos no campo social. É sobre o que se pode extrair de produtivo para o coletivo.
A idéia foi sua.
A ideia foi extraída de sua argumentação, estava implícita. Tanto que lhe pareceu bastante interessante.
Diga-me com quem andas e te direi quem és... Se namora com ela, é porque gosta da palhaçada.
O que disse sobre sua argumentação ser determinada por seu preconceito? Eis a prova cabal de que minhas suspeitas estavam corretas.
E não envolva a classe dos palhaços na história, eles não têm nada a ver. Respeite-os. Não são legais expressões pejorativas. Elas são de um pragmatismo ululante.
Já expus minha opinião. Já fundamentei com argumentos. Não vou continuar discutindo se a professorinha pole dancer foi injustiçada ou não. Ela já é notícia velha para mim. Bom tópico para quem fica.
Você já havia dito que não iria discutir, lembra? É um direito seu. Agora sua argumentação foi fundamentada em preconceitos, e não foi conclusiva. Pois a conclusão era o quê? Aquela expressão que você não poderia usar? Por que feriria as normas do fórum? É, até...