Autor Tópico: As drogas venceram a guerra, e daí? (Clóvis Rossi)  (Lida 4184 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
As drogas venceram a guerra, e daí? (Clóvis Rossi)
« Online: 09 de Setembro de 2009, 10:33:39 »
Artigo do dia 07/09, da Folha OnLine.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/clovisrossi/ult10116u620386.shtml

Trecho:

"The Observer", que vem a ser a edição dominical do "Guardian", publicou belo editorial sobre as drogas. Suas duas primeiras frases bastam para definir todo o espírito da coisa: "Em junho de 1971, o presidente norte-americano Richard Nixon declarou uma guerra às drogas. As drogas ganharam".

É significativo que idêntico espírito tome a edição julho/agosto da revista "Nueva Sociedad", editada pela Fundação Friedrich Ebbert, da social-democracia alemã, e dedicada essencialmente a temas latino-americanos (www.nuso.org).

O tema central é "Drogas na América Latina - Depois da guerra perdida, o que [fazer]"?

Que a guerra foi perdida parece evidente. A tese é reforçada, no "Observer", em artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que basicamente reproduz a argumentação da comissão que ele integra ao lado de dois outros ex-presidentes (o colombiano César Gavíria e o mexicano Ernesto Zedillo).

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
Re: As drogas venceram a guerra, e daí? (Clóvis Rossi)
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2009, 20:34:31 »
Quando li este artigo dia 07 fiquei revoltado pelo site da Folha não disponibilizar um espaço para comentários. O Sr. Clovis Rossi se limita a expor alguns dados já conhecidos e reduz sua conclusão simplesmente em:

Legalizar as drogas, como é legalizado o tabaco (e, de quebra, o álcool), não levaria a uma explosão de consumo?

Primeiro de tudo, o que está sendo cogitado atualmente é a DESCRIMINALIZAÇÃO ou no máximo a LIBERALIZAÇÃO (termo usado pelo FHC em discurso). A LEGALIZAÇÃO é um processo posterior à descriminalização que deve ser amplamente e seriamente estudado antes de se por em prática. A legalização amparará os três processos: produção, comercialização e o consumo. A descriminalização trata apenas de tirar o usuário do âmbito penal e passar a tratar o consumo como problema de saúde pública. Uma diferença gritante não observada pelo sr. Clovis.

Por fim, imaginar que a legalização implica em um aumento de consumo e consequentemente aumento de casos de câncer e afins é extremamente superficial. Não se pode encarar o assunto comparando a aceitação da sociedade de 20 anos atrás quando não se tinha informação sobre os males do cigarro à aceitação social da maconha que com toda a certeza não será tratada com mais cordialidade pelo ministério da saúde. É fato que hoje a campanha esclarecedora e realista sobre os males do cigarro tem tido efeito positivo na diminuição do número de viciados, ou seja, o método funciona!
« Última modificação: 09 de Setembro de 2009, 20:37:52 por Bob Cuspe »
CHEGA DE ESTADO PATERNALISTA!
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2009, 20:44:23 »
Tenho certeza que vc fuma maconha!

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2009, 21:01:53 »
minha mãe também
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2009, 21:05:37 »
Massa! Agora eu sei até o por quê! :biglol:

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2009, 21:29:52 »

Nããão. Eu quis dizer que minha mãe também tem certeza que eu fumo... ela não fuma não, acha que é coisa do demônio.
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2009, 21:32:17 »

Nããão. Eu quis dizer que minha mãe também tem certeza que eu fumo... ela não fuma não, acha que é coisa do demônio.

A minha também tem certeza, tanto que eu fumava quanto que é coisa do demônio. :hihi:

E também sou favorável à legalização, acho que proibir não tem resolvido nada. Tudo depende da dinâmica de informação.  

« Última modificação: 09 de Setembro de 2009, 21:41:55 por A Mosca »
Se alumia, então é lanterna...

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2009, 21:39:48 »
Desvirtuei o tópico! Rs.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2009, 00:53:08 »
Eu queria entender a mania das pessoas acharem que quem defende a descriminalização da maconha é obrigatoriamente maconheiro. o.o

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2009, 01:03:04 »
Eu queria entender a mania das pessoas acharem que quem defende a descriminalização da maconha é obrigatoriamente maconheiro. o.o

O nome disso é preconceito e, nesse caso, naturalmente, ele é baseado no interesse particular do usuário. É um pensamento falho, pois generaliza. Mas tem fundamento, moça.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2009, 01:09:39 por A Mosca »

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2009, 01:50:34 »
As drogas venceram?

Foram legalizadas? São bem vistas pela sociedade? Seus vendendores e consumidores são aceitos? Não? Então não venceram.

Quando li este artigo dia 07 fiquei revoltado pelo site da Folha não disponibilizar um espaço para comentários.

A pior coisa em qualquer site de notícias são os comentários dos leitores. Para mim não ter espaço para isso, além de ser o mais adequado (site de jornal não é blog), é bem melhor do que ter que ler no fim da notícia a tonelada de baboseiras que os internautas escrevem.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2009, 02:04:44 »
É... Concordo com o Orbe. Definitivamente, as drogas não venceram. O que venceu foi a violência generalizada em torno delas.

Já quanto ao espaço para cometários, em sites de jornais, sou indiferente. Não leio mesmo.   :|
« Última modificação: 10 de Setembro de 2009, 03:38:27 por A Mosca »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2009, 10:08:24 »

Só quem defende apaixonadamente. E no caso, eu acertei! Mas, relaxa, que isso foi uma brincadeira com ele e ele aceitou numa boa. Eu sei que o FHC não fuma e mais um monte de gente. Ok?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2009, 11:25:57 »
Podem até legalizar a maconha, mas ela deverá ser enquadrada na Lei Anti-Fumo, Lei Seca, Lei do Silêncio, na Lei... Lei... Lei... Logo, continuar do jeito que está é bem melhor.  :hihi:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #14 Online: 10 de Setembro de 2009, 12:18:17 »
Nesses tópicos sobre drogas, eu sempre lembro que a cocaína era um remédio (na época de Freud). E que o próprio Freud defendia o uso da cocaína, até que chegou a conclusão de que a cocaína era a pior coisa que existia, e que os maleficios do uso da cocaína não compensavam o benefício.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #15 Online: 10 de Setembro de 2009, 12:26:27 »

Só quem defende apaixonadamente. E no caso, eu acertei! Mas, relaxa, que isso foi uma brincadeira com ele e ele aceitou numa boa. Eu sei que o FHC não fuma e mais um monte de gente. Ok?

^^ tá

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #16 Online: 10 de Setembro de 2009, 12:29:21 »
As drogas venceram?

Foram legalizadas? São bem vistas pela sociedade? Seus vendendores e consumidores são aceitos? Não? Então não venceram.

Quando li este artigo dia 07 fiquei revoltado pelo site da Folha não disponibilizar um espaço para comentários.

A pior coisa em qualquer site de notícias são os comentários dos leitores. Para mim não ter espaço para isso, além de ser o mais adequado (site de jornal não é blog), é bem melhor do que ter que ler no fim da notícia a tonelada de baboseiras que os internautas escrevem.
Não foram legalizadas, mas a discriminalização que está acontecendo em alguns países da América Latina é sinal de que a criminalização do usuário não serviu em nada e que elas podem vir a serem legalizadas em algum momento futuro.

Os comentários nos sites de notícia brasileiros são ruins mesmo. Quem sabe um dia nossos comentários cheguem ao nível dos comentário no site do Le Monde.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #17 Online: 10 de Setembro de 2009, 12:52:42 »
Nesses tópicos sobre drogas, eu sempre lembro que a cocaína era um remédio (na época de Freud). E que o próprio Freud defendia o uso da cocaína, até que chegou a conclusão de que a cocaína era a pior coisa que existia, e que os maleficios do uso da cocaína não compensavam o benefício.
Ninguém está falando que usar drogas fazem bem. Se você ler as notícias sobre o assunto, verá que a discussão não é essa, mas sim se vale a pena continuar punindo o usuário ao invés de dar-lhe tratamento.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #18 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:20:29 »
[...]mas sim se vale a pena continuar punindo o usuário ao invés de dar-lhe tratamento.

Tadinho deles...

Pensei que maconha não viciasse...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #19 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:44:40 »
Não acho que isso seja o mais correto. Ninguém obrigou a pessoa a começar a se drogar e se ela quer parar o problema é dela, mas nós sabemos que discurso ouviremos se dissermos isso: que ele é um coitado que começou a se drogar por causa do meio em que vive e blá blá blá.

O que eu estou preocupado é com o dinheiro. Atualmente, parte da verba destinada às polícias é gasta tentado de punir os viciados. Do jeito que vejo a situação, esse dinheiro está sendo desperdiçado já que ele não resolve o problema do tráfico e poderia ser gasto de outra forma (mas não pagando tratamento para pessoas que se drogam). 

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #20 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:51:46 »
Atualmente, a "punição"para o usuário desde a entrada em vigor da nova Lei de Tóxicos é:

Art. 28.  Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:

I - advertência sobre os efeitos das drogas;
(que bosta, eu aqui viajando e o polícia enchendo meu saco sobre como droga faz mal...)

II - prestação de serviços à comunidade; (Caralho!! Fumei e agora ainda vou ter que limpar rua... PQP! Vocês sabem quem é meu pai??)

III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. (E ainda vou ter aula?!? Ah, não!!! Se eu quisesse estudar, não tava fazendo (insira aqui um dos cursos que possui estudantes estereotipados como maconheiros).

André, onde aqui você encontra alguma pena que custe ao Estado mais do que um "tratamento" para uma droga que não vicía? (segundo parte de seus defensores).

Sim, estava fazendo piada nos comentários aos incisos. Se de bom gosto ou não, isso é subjetivo.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #21 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:55:06 »
Mesmo se for menor da idade?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:56:35 »
Menor de idade não comete crime.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #23 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:58:07 »
Diêgo, não sabia que as atuais "punições" eram tão "pesadas" assim. Concordo com a legislação atual, obrigado pelo esclarecimento. :ok:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 10 de Setembro de 2009, 14:00:04 »
Disponha. :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!