Autor Tópico: MTV Debate - Ensino religioso  (Lida 5750 vezes)

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
MTV Debate - Ensino religioso
« Online: 10 de Setembro de 2009, 15:39:51 »
« Última modificação: 10 de Setembro de 2009, 15:45:19 por 1 Vs 99 »
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2009, 16:41:29 »
A religião é uma característica importantíssima de um povo.

Sou a favor de que ela seja ensinada como fenômeno social, de forma científica como deve ser.

Nunca uma doutrina em especial, principalmente de forma apologética, como era no meu tempo de ensino médio e fundamental, onde as aulas estavam mais pra catecismo católico - eu como protestante odiava.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2009, 16:46:26 »
A religião é uma característica importantíssima de um povo.

Sou a favor de que ela seja ensinada como fenômeno social, de forma científica como deve ser.

Nunca uma doutrina em especial, principalmente de forma apologética, como era no meu tempo de ensino médio e fundamental, onde as aulas estavam mais pra catecismo católico - eu como protestante odiava.
Dá pra aproveitar a idéia... acho que as aulas não deveriam ser de "religião", mas sim de "culturas". O que englobaria não só religiões, mas costumes e diferenças entre diversos povos. Algo beeeeem leve, só pros alunos tomarem conhecimento de como é a vida fora de seus mundinhos e como outras pessoas pensam e agem.

É claro, isso vai ser horrível pra quem quer fazer proselitismo em sala de aula, o que conta pontos a favor :D
Latebra optima insania est.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2009, 17:59:51 »
Religião não aprende-se, aceita-se e engole-se... aprender subentende-se compreender. Não há ensino religioso e sim pregação religiosa, pois todo ponto nebuloso, que abra margem para questionamento, é varrido para debaixo do tapete... como faria todo bom proselitista.

Offline Acácio

• Nível 00
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2009, 18:11:12 »
Boa Tarde,

Estudei em escola religiosa (Salesiana), e a aula de ensino religioso era mais uma aula de filosofia e história cultural, não havia juízo de valor por parte do professor para nenhuma religião, nem mesmo a católica.Dessa forma acho o ensino religioso bem válido. 

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2009, 18:27:38 »
Boa Tarde,

Estudei em escola religiosa (Salesiana), e a aula de ensino religioso era mais uma aula de filosofia e história cultural, não havia juízo de valor por parte do professor para nenhuma religião, nem mesmo a católica.Dessa forma acho o ensino religioso bem válido. 

Interessante... bem diferente do que ocorre no restante das escolas aonde nem sequer cita-se a existência de qualquer outra religião.  :ok:

Sorte a sua, deve ter pego um professor de história e não um catequista e/ou teólogo. :ok:

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2009, 19:46:36 »
Não acredito nessa história de ensinar aspecto cultural de religião (até acreditava, há bem pouco tempo). Se é para ensinar aspecto cultural, porque não ensinar política da mesma forma? Religião pode ser ensinada em seus aspectos históricos nas aulas de história. Até porque, poucos professores usariam as aulas para dar uma visão ampla de filosofia e conhecimentos religiosos para os alunos.

A meu ver, é uma matéria completamente desnecessária e que em nada acrescenta. Ensinar os alunos a pensarem enquanto cidadãos é bem mais útil a curto e longo prazo.

Lembro que tive aula de Teologia no meu primeiro semestre de faculdade. Por se tratar de uma instituição católica, todos os cursos, obrigatoriamente, ensinavam Teologia no primeiro semestre. Agora me digam, o que um profissional de Direito ou Enfermagem faz com aulas de teologia?  :hmph: Para minha sorte, fui aluna de um ex-padre que tinha uma visão bem ampla... No fim, estudamos filosofia e a disciplina, creio eu, foi bem aproveitada. Azar tiveram alguns colegas meus, que foram alunos dos padres-professores (que também davam aula no seminário ao lado -  |( ) e passavam horas tentando decifrar Tomás de Aquino ou compreender as razões e condições sociológicas de algumas 'atitudes de deus em determinados momentos históricos'.  :histeria:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2009, 20:57:34 »
É como compreender as atitudes do Gasparzinho durante a proclamação da república... falta de caçar serviço.  :P

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Setembro de 2009, 00:07:51 »
tenho outra idéia..

Ensinar como a religião destrói o cérebro do ser humano, como gerou guerras e perseguições, como atravancou a ciência. Ia ser ótimo
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Setembro de 2009, 09:34:24 »
Seria melhor educação moral e cívica, ou filosofia.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #10 Online: 11 de Setembro de 2009, 10:53:21 »
Ou Francês.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #11 Online: 11 de Setembro de 2009, 13:59:38 »
Penso que seria melhor que ao inves de aula de religião, as escolas dessem aulas de filosofia
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Setembro de 2009, 15:37:39 »
Penso que seria melhor que ao inves de aula de religião, as escolas dessem aulas de filosofia
2
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Acácio

• Nível 00
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Setembro de 2009, 18:14:54 »

Interessante... bem diferente do que ocorre no restante das escolas aonde nem sequer cita-se a existência de qualquer outra religião.  :ok:
Sorte a sua, deve ter pego um professor de história e não um catequista e/ou teólogo. :ok:
Sim tive sorte, o professor era/é formado em ciências socias ou algo do gênero.
Seria melhor educação moral e cívica, ou filosofia.
Filosofia se não me engano, já faz parte da grade de materias das escolas públicas aqui em SP.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #14 Online: 12 de Setembro de 2009, 21:41:15 »
Latebra optima insania est.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Setembro de 2009, 22:49:39 »
2

3
Se alumia, então é lanterna...

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Setembro de 2009, 23:11:06 »
Não assisti os vídeos, net discada é foda  :'(  mas qualquer coisa seria melhor que ensino religioso....

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #17 Online: 13 de Setembro de 2009, 10:16:56 »
2

3

É uma possibilidade. Poderia ser elaborado um módulo específico dentro da disciplina de filosofia onde as principais correntes religiosas fossem apresentadas de forma imparcial e objetiva. Não se fala em proselitismo.

Penso que o conhecimento das várias correntes do pensamento religioso seria importante até mesmo para evidenciar os seus pontos fracos e levar os alunos a pensar sobre a validade das afirmações/dogmas de cada uma delas.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Setembro de 2009, 11:52:14 »
2

3

É uma possibilidade. Poderia ser elaborado um módulo específico dentro da disciplina de filosofia onde as principais correntes religiosas fossem apresentadas de forma imparcial e objetiva. Não se fala em proselitismo.

Penso que o conhecimento das várias correntes do pensamento religioso seria importante até mesmo para evidenciar os seus pontos fracos e levar os alunos a pensar sobre a validade das afirmações/dogmas de cada uma delas.

Entendo que se deva aplicar a História das Religiões, que é válido como objeto de conhecimento. Não o conhecimento religioso em si, que a meu ver não tem validade científica alguma. Um povo sem História é um povo sem consciência. Ou seja: "Enquanto Ciência, a História é fundamental para que a humanidade desenvolva-se, positivamente...” (Para que não se cometa os mesmos erros de tempos memoriais, pelo menos não por mera ignorância). ;)

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Setembro de 2009, 12:27:28 »

Ok, mas aí teria que ser uma aula de filosofia de VERDADE. Explico.
Ano passado, eu tinha duas aulas de filosofia por semana. Recebíamos uma apostila, na qual havia os principais pensamentos dos principais pensadores. :P
O problema é que não havia espaço na aula para debates, reflexões, filosofia de verdade. Ficávamos apenas estudando e repetindo conclusões alheias. Ora, ora! Perdoem-me mas, para mim, isso acaba virando apenas mais uma matéria para decorar e reproduzir na hora da prova.
Duas aulas de filosofia por semana? Sim! Uma para os filósofos, outra para filosofar. :)
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Setembro de 2009, 12:54:48 »
Concordo, plenamente. Lembro da observação de um professor meu, sobre uma determinada tarefa que fiz. O enunciado pedia para que tratássemos sobre o distanciamento dos pensadores Modernos da filosofia grega. O professor me questionou quanto à minha tendência para a hermenêutica, dizendo que deveria me ater às angústias daqueles pensadores. E eu justifiquei minha tendência dizendo que era devido as angústias me pertencerem, naquele momento. Ele enfatizou sua crítica, mas enalteceu minha autonomia, também.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Setembro de 2009, 13:24:22 »
Concordo que aulas de Filosofia como a Flavia definiu é uma boa, mas convenhamos pessoal, já estaria ótimo se matérias como português e matemática recebessem maior atenção.... Pensar em aulas de filosofia com a atual situação do ensino no Brasil é “viajar”.... hummm.... mas pensando bem talvez essa “viagem”  possa até melhorar a situação do ensino.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Setembro de 2009, 13:29:59 »
Desenvolver e aprender a Arte do bem questionar é imprescindível, para a boa-Educação. Inclisuve, para essa devida atenção que não é dada, Lion.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Setembro de 2009, 13:34:36 »
Concordo!!!

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Setembro de 2009, 13:40:04 »
Concordo que aulas de Filosofia como a Flavia definiu é uma boa, mas convenhamos pessoal, já estaria ótimo se matérias como português e matemática recebessem maior atenção.... Pensar em aulas de filosofia com a atual situação do ensino no Brasil é “viajar”.... hummm.... mas pensando bem talvez essa “viagem”  possa até melhorar a situação do ensino.

De acordo. Honestamente, duas coisas apenas são necessárias aos alunos para aprenderem: curiosidade e sensibilidade.
Entender o mundo sob o prisma de cada matéria, cada lente, cada assunto. A partir do momento em que os alunos entenderem essa visão, tudo ficará mais fácil.

E é óbvio que isso não depende só do aluno, mas também, e diria até principalmente, do professor. Entretanto, sobre isso eu não posso opinar. Não ousaria dizer que já tive um professor "terrível" nesse sentido, sempre estudei nas melhores escolas e elas não são parâmetro para nada neste país, infelizmente. :(

PS: Mas não vejo a hora de me tornar professora! Quem sabe consigo fazer alguns alunos se apaixonarem não só pela matéria que pretendo ensinar, português, mas pelo conhecimento em geral. [/utópica] :P
vanitas vanitatum omnia vanitas

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!