Não acredito nessa história de ensinar aspecto cultural de religião (até acreditava, há bem pouco tempo). Se é para ensinar aspecto cultural, porque não ensinar política da mesma forma? Religião pode ser ensinada em seus aspectos históricos nas aulas de história. Até porque, poucos professores usariam as aulas para dar uma visão ampla de filosofia e conhecimentos religiosos para os alunos.
A meu ver, é uma matéria completamente desnecessária e que em nada acrescenta. Ensinar os alunos a pensarem enquanto cidadãos é bem mais útil a curto e longo prazo.
Lembro que tive aula de Teologia no meu primeiro semestre de faculdade. Por se tratar de uma instituição católica, todos os cursos, obrigatoriamente, ensinavam Teologia no primeiro semestre. Agora me digam, o que um profissional de Direito ou Enfermagem faz com aulas de teologia?
Para minha sorte, fui aluna de um ex-padre que tinha uma visão bem ampla... No fim, estudamos filosofia e a disciplina, creio eu, foi bem aproveitada. Azar tiveram alguns colegas meus, que foram alunos dos padres-professores (que também davam aula no seminário ao lado -
) e passavam horas tentando decifrar Tomás de Aquino ou compreender as razões e condições sociológicas de algumas 'atitudes de deus em determinados momentos históricos'.