Autor Tópico: MTV Debate - Ensino religioso  (Lida 5751 vezes)

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #25 Online: 13 de Setembro de 2009, 13:47:04 »
Abastecimento

Os sonhos almejam prover-se
da momentânea satisfação.
É a necessidade, insana sede.
Abasteça-me de sonhos,
que lhes lançarei mãos!
Suprir-te-ei, necessidade;
recipiente vazio do meu ser!
E a vida segue,
se abastecida de sonhos,
no impasse do abastecer...

Altair Pinheiro de Assis.

Sonhe, Flávia. Não há mal algum em sonhar.
Se alumia, então é lanterna...

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #26 Online: 13 de Setembro de 2009, 13:49:26 »
Yoooooooou may saaaay I'm a dreamerrr...   :music:
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #27 Online: 13 de Setembro de 2009, 13:53:23 »
E o sonhar nunca cessa  :D

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #28 Online: 13 de Setembro de 2009, 14:13:37 »
Aulas de filosofia, em escolas públicas, geralmente se limitam ao mito da caverna usado como forma de criticar o malvado "sistema", a mídia, os conservadores, os direitapados, ou qualquer outro inimigo-clichê do qual o professor esquerdiota queira falar mal.

Não sei se aulas desse tipo teriam alguma utilidade...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #29 Online: 13 de Setembro de 2009, 14:17:20 »
Mas não são aulas desse tipo que sugere a Flávia, Orbe. Ela chama atenção, justamente, para que não se caia nesse erro.

Primeiro, que isso não é aula de filosofia. É pura alienação.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #30 Online: 13 de Setembro de 2009, 14:53:37 »
Antes de ensinar qualquer coisa, tinham que ensinar a pensar. :?
Debates seriam saudáveis. Aulas de português onde se declamasse poesia também.
Ai. Como é doce ser idealista dentro de uma redoma.  :stunned:

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #31 Online: 13 de Setembro de 2009, 15:20:38 »
Pois é... A teoria da Aprendizagem Significativa - de Ausubel – propõe exatamente isso.

A utilização dos Mapas Conceituais ajuda bastante ao professor conhecer seus alunos e o contexto em que estão inseridos, a desenvolver uma abordagem de modo que se obtenha maior produtividade do corpo discente.  :ok:    

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #32 Online: 13 de Setembro de 2009, 18:39:22 »
Meu primeiro problema com esse tipo de proposta é a qualificação do profissional. Quem elaboraria o currículo,qual seria a formação do professor e como avaliar a aprendizagem do tema.

O proselitismo seria uma possibilidade e sem qualquer fiscalização efetiva aconteceria.
E como ensinar religião, ou reflexão crítica sobre o tema para crianças do primeiro segmento!!! Os pais certamente fariam um escândalo toda vez que o assunto da aula não concordasse com suas crenças.
Muitos problemas!!

Eu vi esse debate na MTv e todos foram muito coerentes, até os padres, mas a garota que usaram como exemplo de "aluno que concorda" era horrível, tinha uma atitude tão hostil com os que se opuseram a proposta.

Enfim, deveriam melhorar a condição dos alunos, dos professores e das escolas antes de se preocuparem com isso.

A Mosca e Flávia, já fizeram uma visita a escolas estaduais? É bem difícil ser utópico depois disso.

"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #33 Online: 13 de Setembro de 2009, 18:54:54 »
A Mosca e Flávia, já fizeram uma visita a escolas estaduais? É bem difícil ser utópico depois disso.

É algo que eu deveria fazer, realmente. Falta vontade.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #34 Online: 13 de Setembro de 2009, 19:00:11 »
Porém, já adianto. Se eu pudesse escolher, não daria aulas em escolas públicas. As histórias de ameaças e agressões são recorrentes o suficiente para me afastar dessas salas de aula. Perdoem-me, mas não odeio o magistério a ponto de não exigir disciplina, tampouco o amo tanto para arriscar minha integridade física por ele.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #35 Online: 13 de Setembro de 2009, 19:11:10 »
Penso que seria melhor que ao inves de aula de religião, as escolas dessem aulas de filosofia

Ok, mas aí teria que ser uma aula de filosofia de VERDADE. Explico.
Ano passado, eu tinha duas aulas de filosofia por semana. Recebíamos uma apostila, na qual havia os principais pensamentos dos principais pensadores. :P
O problema é que não havia espaço na aula para debates, reflexões, filosofia de verdade. Ficávamos apenas estudando e repetindo conclusões alheias. Ora, ora! Perdoem-me mas, para mim, isso acaba virando apenas mais uma matéria para decorar e reproduzir na hora da prova.
Duas aulas de filosofia por semana? Sim! Uma para os filósofos, outra para filosofar. :)

Eu tive aulas de "filosofia" durante alguns anos do ensino fundamental e do ensino médio. O que acontecia na verdade era os professores passarem uma versão mastigada de "Um convite à filosofia" da Marilena Chauí.

Sem contar que geralmente eram professores sem controle algum da sala. Geralmente alguma matérias são consideradas como menos importante que outras: Arte e Filosofia, por exemplo, são disciplinas que se o professor não consegue atrair a atenção da turma logo no começo, a aula desanda completamente.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #36 Online: 13 de Setembro de 2009, 19:11:33 »
Bem, conheço bem a realidade da Educação pública no Brasil. Mas penso que professores devem ser super-heróis - mesmo que derrotados -, idealistas sonhadores, que seja por amor às causas perdidas... (Como diz a música do Engenheiros Do Hawai). O que não significa a não obtenção de resultados. O profissional deve honrar seu ofício, e vejo na Flávia muito potencial. Penso ser notório. Vai fundo, Flávia, abraça a causa.

Ah, eu sou um sonhador inveterado.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #37 Online: 13 de Setembro de 2009, 19:18:59 »
Obrigada, Mosca. Há pouca valorização no magistério, ninguém quer ser professor. Ok, deixe-me melhorar a frase: ninguém que tenha qualquer outra opção quer ser professor. Pessoas escolhem, normalmente, suas profissões por duas coisas: prestígio e/ou dinheiro.
Porém, no meu curso, não há nenhum desses retornos. É gostar e ponto.
Não é por acaso que no cursinho onde estudo com mais de 5.000 alunos, apenas 4 querem Letras.  :hihi:

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #38 Online: 13 de Setembro de 2009, 19:59:10 »
Sinto Vergonha de Mim - Poema de Cleide Canton, que, na última estrofe, faz uma citação ao grande Ruy Barbosa - O "Águia de Haia" (título conferido a este, após sua participação na Segunda Conferência de Paz de Haia - Holanda).

http://www.culturabrasil.pro.br/ruy-vergonha.htm

Há também um vídeo do respectivo poema, declamado pelo grande Rolando Boldrin. Bem bacana.  :ok:
« Última modificação: 13 de Setembro de 2009, 20:20:19 por A Mosca »

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #39 Online: 13 de Setembro de 2009, 20:23:49 »
Mosca, a idéia do professor superherói é tão cruel....claro que muita coisa pode ser feita, mas os problemas são tão grandes, vontade não é suficiente!!!!!!
Sou formada em História, fiz meu estágio num colégio estadual do Rio de Janeiro, numa área carente. A professora que eu acompanhava dava aulas há 20 anos, na época que eu estagiava ela tinha 21 turmas, com 60 alunos cada. E ela era boa, se dedicava, preparava atividades pros alunos, mas (nem sei se podia tá postando isso) a diretora do colégio foi indicada pelo fornecedor de merenda....sem nenhum conhecimento, identificação, experiência ou vontade. Esse é o ensino público do seu país, a vontade daquela mulher em dar  educação ás crianças era barrada pelo interesse do cara que vendia a merenda!!!!!!!

Não dá pra lutar contra isso...E eu nem vou falar da conversa que tivemos sobre o tráfico.
Pretendo dar aulas, mas não tenho utopias, vou fazer o que puder pra pelo menos dar alguma noção de crítica histórica a eles, nessa linha da Flávia de fazer pensar e não socar conteúdo.
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #40 Online: 13 de Setembro de 2009, 20:31:31 »
Não dá pra lutar contra isso...E eu nem vou falar da conversa que tivemos sobre o tráfico.
Pretendo dar aulas, mas não tenho utopias, vou fazer o que puder pra pelo menos dar alguma noção de crítica histórica a eles, nessa linha da Flávia de fazer pensar e não socar conteúdo.

Ué, mas eu não entendi em quê discordamos... (?). Pois é justamente essa a proposta, de desenvolver o pensamento crítico, e não socar conteúdo, moça. Inclusive, é essa a proposta da Aprendizagem Significativa - conforme a teoria de Ausubel -, a de encontrar caminhos para que se possa desenvolver e efetivar o aluno no processo de construção do conhecimento, promovendo a Aprendizagem Colaborativa.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2009, 20:34:57 por A Mosca »

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #41 Online: 13 de Setembro de 2009, 20:40:58 »
Não concordamos na parte do "professor superherói". Minha turma teve sérias discussão com as pedagogas que pregavam a vontade como resposta a todos os problemas. Os problemas existem, não é pondo lentes cor-de-rosa que o mundo fica cor-de-rosa!
O peso sobre o professor as vezes é grande demais, ele precisa ensinar, manter a ordem, lidar com violência, carência dos colégios, política nas escolas...eu podia escrever pra sempre. Agora pense na remuneração e não digo só financeira.

Todos os envolvidos devem participar e tentar melhorar o ensino, mas só o professor fica na linha de frente.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #42 Online: 13 de Setembro de 2009, 20:48:49 »
Não concordamos na parte do "professor superherói". Minha turma teve sérias discussão com as pedagogas que pregavam a vontade como resposta a todos os problemas. Os problemas existem, não é pondo lentes cor-de-rosa que o mundo fica cor-de-rosa!
O peso sobre o professor as vezes é grande demais, ele precisa ensinar, manter a ordem, lidar com violência, carência dos colégios, política nas escolas...eu podia escrever pra sempre. Agora pense na remuneração e não digo só financeira.

Todos os envolvidos devem participar e tentar melhorar o ensino, mas só o professor fica na linha de frente.

Não, acho que eu não fui claro. Perdão. Eu não disse que a solução do problema caberia apenas ao professor. Eu disse que para ser professor, hoje, é necessário ser um super-herói, para suportar todas as adversidades. Que o perfil tem de ser o de um idealista sonhador, que só fazendo por amor mesmo.

Não há como fugir da linha de frente, moça. São ossos do ofício.

« Última modificação: 13 de Setembro de 2009, 20:56:14 por A Mosca »

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #43 Online: 13 de Setembro de 2009, 20:58:59 »
Ok.
Mas a maioria agora é só profissional. E isso deveria bastar.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #44 Online: 13 de Setembro de 2009, 21:04:31 »
É, deveria. Mas os Fundamentos Socio-Históricos Da Educação, não nos oferecem condições favoráveis, infelizmente. Por isso a menção a sonhos e ideais, pois é uma profissão Romântica. Só por satisfação pessoal, além de que o mundo das Letras - da Lingüística e da Literatura - é deveras fascinante.  :D  
« Última modificação: 13 de Setembro de 2009, 21:12:51 por A Mosca »

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #45 Online: 14 de Setembro de 2009, 18:23:33 »
...
O profundo
tédio, que como névoa silenciosa desliza para cá e para lá nos abismos da
existência, nivela todas as coisas, os homens e a gente mesmo com elas, numa
estranha indiferença. Esse tédio manifesta o ente em sua totalidade.(Heidegger)

A angústia manifesta o nada.(Heidegger)

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #46 Online: 14 de Setembro de 2009, 18:26:22 »
É legal a proposta de ensino religioso nas escolas,que não seja proselitista,mostraria ótimo.Principalmente um estudo e discussão de religiões comparadas,ajuda muitíssimo na compreensão dos alunos.
O profundo
tédio, que como névoa silenciosa desliza para cá e para lá nos abismos da
existência, nivela todas as coisas, os homens e a gente mesmo com elas, numa
estranha indiferença. Esse tédio manifesta o ente em sua totalidade.(Heidegger)

A angústia manifesta o nada.(Heidegger)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #47 Online: 14 de Setembro de 2009, 22:49:13 »
No fim, as idéias que se têm de aulas que seriam úteis se resumem a "promover o pensamento crítico". Acho que isso não é obrigação de uma matéria única, e que se as escolas estão falhando em estimular o crescimento pessoal dos alunos, elas estão falhando. Aliás, nenhuma novidade aqui.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #48 Online: 15 de Setembro de 2009, 00:47:29 »

Não, acho que eu não fui claro. Perdão. Eu não disse que a solução do problema caberia apenas ao professor. Eu disse que para ser professor, hoje, é necessário ser um super-herói, para suportar todas as adversidades. Que o perfil tem de ser o de um idealista sonhador, que só fazendo por amor mesmo.

Não há como fugir da linha de frente, moça. São ossos do ofício.

Discordo completamente.

Não há dificuldade alguma na profissão. Quem é interessado, esperto, inteligente, sabe aproveitar as oportunidades e pegar os melhores empregos. E mesmo que por algum fator externo acabe tendo que passar um tempo em algum emprego desagradável, do tipo dar aula em escola de favela para uma turma cheia de traficantes, se for inteligente passa por isso facilmente.

Para mim essa visão de professor como herói é uma desgraça. Isso é que faz com que péssimos profissionais se achem o máximo. Achem que estão fazendo mais do que a obrigação deles, quando em verdade estão fazendo muito menos. Achem que estão fazendo um favor ao resto do mundo...

Não precisa ser herói, nem sonhador, nem idealista para seguir na profissão de professor, atualmente. Basta ser competente. Ser sonhador e idealista só serve para garantir frustração e depressão.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #49 Online: 15 de Setembro de 2009, 21:10:06 »
Discordo completamente.

Lhe é de direito, Orbe. Mas completamente? É que, com tamanha discordância, fica difícil até de discutir e chegar a algum entendimento, concordas?

Não há dificuldade alguma na profissão.

Em qualquer profissão existem dificuldades, quanto mais a de professor...  

Quem é interessado, esperto, inteligente, sabe aproveitar as oportunidades e pegar os melhores empregos. E mesmo que por algum fator externo acabe tendo que passar um tempo em algum emprego desagradável, do tipo dar aula em escola de favela para uma turma cheia de traficantes, se for inteligente passa por isso facilmente.

Quem é interessado, esperto, inteligente, sabe aproveitar as oportunidades e não é um sonhador idealista, nunca que vai optar pelo ofício de lecionar. Temos, como desafio, um panorama social muito mais amplo e complexo que o contexto das favelas cariocas, aqui citado por você.

O professor, a priori, precisa tomar consciência de uma série de fatores - dos de natureza das mais diversas -, como: o contexto cultural e o tônus vital do seu aluno, por exemplo; a determinar o método que lhe possibilite maior probabilidades de êxito, ao enfrentar as diversas demandas de natureza cognitiva.

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra", já dizia Paulo Freire. O professor deve de se contextualizar ao seu tipo de aluno para, por conseguinte, contextualizá-lo ao conhecimento formal. Inclusive, esse seria o escopo da Declaração de Hamburgo, quanto para a Educação De Jovens e Adultos (EJA). Um texto bastante romântico, diria até que surreal.  

Para mim essa visão de professor como herói é uma desgraça. Isso é que faz com que péssimos profissionais se achem o máximo. Achem que estão fazendo mais do que a obrigação deles, quando em verdade estão fazendo muito menos. Achem que estão fazendo um favor ao resto do mundo...

Só para esclarecer, quando atribuo o título de herói ao professor, eu já excluo os pseudos professores. Como disse antes, ele tem de ser um herói. Um profissional deve de honrar o seu ofício. Para mim, um sujeito que apenas entra em sala de aula, senta e fica olhando a bagunça, não é um professor. Ele não exerce sua função. Não sou formalista.

Não precisa ser herói, nem sonhador, nem idealista para seguir na profissão de professor, atualmente. Basta ser competente. Ser sonhador e idealista só serve para garantir frustração e depressão.

As frustrações não estão nos sonhos e nos ideais. Primeiro que tudo parte de sonhos e ideias, tudo o que executamos - em sã consciência - é materialização de nossos sonhos e nossas ideias. Segundo que, enquanto houver sonho e ideal, não haverá motivo para se deprimir. É que algumas pessoas corrompem-se e se entregam muito facilmente.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2009, 22:12:39 por A Mosca »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!