Autor Tópico: MTV Debate - Ensino religioso  (Lida 5752 vezes)

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Offline Orbe

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #50 Online: 15 de Setembro de 2009, 23:51:07 »
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Não há dificuldade alguma na profissão.

Em qualquer profissão existem dificuldades, quanto mais a de professor...  

Não acho. Não há dificuldade na profissão. Há dificuldades no ambiente, nas relações, na politica que envolve  o desenvolvimento de projetos diversos... Mas na profissão mesmo, não há. Há apenas trabalho a ser feito.

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Quem é interessado, esperto, inteligente, sabe aproveitar as oportunidades e pegar os melhores empregos. E mesmo que por algum fator externo acabe tendo que passar um tempo em algum emprego desagradável, do tipo dar aula em escola de favela para uma turma cheia de traficantes, se for inteligente passa por isso facilmente.

Quem é interessado, esperto, inteligente, sabe aproveitar as oportunidades e não é um sonhador idealista, nunca que vai optar pelo ofício de lecionar. Temos, como desafio, um panorama social muito mais amplo e complexo que o contexto das favelas cariocas, aqui citado por você.

Professor é uma profissão como qualquer outra. Por que alguem com essas características não optaria por isso? Não entendi o preconceito. Se a pessoa gosta, se quer isso para sua vida, iria escolher outra coisa? Então a profissão de professor é só para burros, idiotas e sonhadores tolos?

O professor, a priori, precisa tomar consciência de uma série de fatores - dos de natureza das mais diversas -, como: o contexto cultural e o tônus vital do seu aluno, por exemplo; a determinar o método que lhe possibilite maior probabilidades de êxito, ao enfrentar as diversas demandas de natureza cognitiva.

Nada mais e nada menos que qualquer outra profissão. O engenheiro tem que avaliar o solo onde vai construir o prédio, determinar o método de construção mais eficiente e seguro, etc, etc... Você está romantizando demais os professores. Nada há qualquer coisa na profissão de professor que seja mais difícil de realizar que as atividades de outras profissões.

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra", já dizia Paulo Freire. O professor deve de se contextualizar ao seu tipo de aluno para, por conseguinte, contextualizá-lo ao conhecimento formal. Inclusive, esse seria o escopo da Declaração de Hamburgo, quanto para a Educação De Jovens e Adultos (EJA). Um texto bastante romântico, diria até que surreal.  

A Declaração de Hamburgo é uma piada. Um documento sem qualquer valor e que ninguem além dos pedagogos dá alguma importância. E mesmo assim nem todos os pedagogos. É um daqueles documentos bobos feitos em grandes conferências, apenas para dizer que o público foi fazer algo lá além de falar, falar e falar. O falatório nunca se torna ação. Continua sempre falatório registrado em declarações vazias, pois está sempre muito fora da realidade.

Por isso parei de frequentar o fórum de EJA do Rio de Janeiro. É uma falação sem fim e nada ali se torna ação real. São infinitos encontros, congressos, conferências que resultam em nada além de manifestos, declarações, moções de repúdio e outras baboseiras que só tem alguma importância para seus criadores.

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Para mim essa visão de professor como herói é uma desgraça. Isso é que faz com que péssimos profissionais se achem o máximo. Achem que estão fazendo mais do que a obrigação deles, quando em verdade estão fazendo muito menos. Achem que estão fazendo um favor ao resto do mundo...

Só para esclarecer, quando atribuo o título de herói ao professor, eu já excluo os pseudos professores. Como disse antes, ele tem de ser um herói. Um profissional deve de honrar o seu ofício. Para mim, um sujeito que apenas entra em sala de aula, senta e fica olhando a bagunça, não é um professor. Ele não exerce sua função. Não sou formalista.

Quem apenas senta e fica olhando não está exercendo a função. Se todos os professores apenas exercessem suas funções seria ótimo. É isso que eles tem que fazer. E não ficar tentando mudar o mundo...

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Não precisa ser herói, nem sonhador, nem idealista para seguir na profissão de professor, atualmente. Basta ser competente. Ser sonhador e idealista só serve para garantir frustração e depressão.

As frustrações não estão nos sonhos e nos ideais. Primeiro que tudo parte de sonhos e ideias, tudo o que executamos - em sã consciência - é materialização de nossos sonhos e nossas ideias. Segundo que, enquanto houver sonho e ideal, não haverá motivo para se deprimir. É que algumas pessoas corrompem-se e se entregam muito facilmente.

Ser realista está bem longe de ser "corrompido". Professor tem é que fazer seu trabalho direito. Não ficar sonhando e idealizando mundos mágicos...
« Última modificação: 16 de Setembro de 2009, 01:43:45 por Orbe »
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline A Mosca

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #51 Online: 16 de Setembro de 2009, 01:12:12 »
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Não acho. Não há dificuldade na profissão. Há dificuldades no ambiente, nas relações, na politica que envolve  o desenvolvimento de projetos diversos... Mas na profissão mesmo, não há. Há apenas trabalho a ser feito.

É o profissional quem encontra dificuldades, sejam na infra-estrututura ou na gestão política. Não consigo compreender, como dissocia dificuldades em exercer uma função das dificuldades encontradas no ambiente de trabalho?



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Professor é uma profissão como qualquer outra. Por que alguem com essas características não optaria por isso? Não entendi o preconceito. Se a pessoa gosta, se quer isso para sua vida, iria escolher outra coisa? Então a profissão de professor é só para burros, idiotas e sonhadores tolos?

Simplesmente por não ser dado o devido valor, não há prestígio e nem remuneração justa. Se alguém opta por pura e simples realização pessoal, então isso indica que esta pessoa é uma idealista sonhadora. (E eu não atribuiria os adjetivos que você a atribuiu).


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Nada mais e nada menos que qualquer outra profissão. O engenheiro tem que avaliar o solo onde vai construir o prédio, determinar o método de construção mais eficiente e seguro, etc, etc... Você está romantizando demais os professores. Nada há qualquer coisa na profissão de professor que seja mais difícil de realizar que as atividades de outras profissões.

A profissão de professor tem a maior relevância, pelo simples fato de que, em função da formação profissional, todos os outros profissionais passam pelo professor. É uma profissão fundamental para o progresso da nação... E o professor enfrenta péssimas condições de trabalho, além de ser mal remunerado. Nada mais difícil que superar o desinteresse aristocrata.

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A Declaração de Hamburgo é uma piada. Um documento sem qualquer valor e que ninguem além dos pedagogos dá alguma importância. E mesmo assim nem todos os pedagogos. É um daqueles documentos bobos feitos em grandes conferências, apenas para dizer que o público foi fazer algo lá além de falar, falar e falar. O falatório nunca se torna ação. Continua sempre falatório registrado em declarações vazias, pois está sempre muito fora da realidade.

Por isso parei de frequentar o fórum de EJA do Rio de Janeiro. É uma falação sem fim e nada ali se torna ação real. São infinitos encontros, congressos, conferências que resultam em nada além de manifestos, declarações, moções de repúdio e outras baboseiras que só tem alguma importância para seus criadores.

Aqui concordamos. Inclusive, tive um problema sério nessa disciplina, por contestar o valor deste documento. Em minha opinião, ele é de um lirismo lindo. Porém, inaplicável.


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Quem apenas senta e fica olhando não está exercendo a função. Se todos os professores apenas exercessem suas funções seria ótimo. É isso que eles tem que fazer. E não ficar tentando mudar o mundo...

Se o professor conseguir superar todas as adversidades e exercer bem sua função, ele já estará mudando o mundo...

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Ser realista está bem longe de ser "corrompido". Professor tem é que fazer seu trabalho direito. Não ficar sonhando e idealizando mundos mágicos...

Mas jamais falei em mágica aqui. Falei em sonho e comprometimento para com uma causa: real de doer. E isso implica em cumprir bem com sua função.

« Última modificação: 16 de Setembro de 2009, 18:13:00 por A Mosca »
Se alumia, então é lanterna...

Offline Orbe

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #52 Online: 16 de Setembro de 2009, 19:21:49 »
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Não acho. Não há dificuldade na profissão. Há dificuldades no ambiente, nas relações, na politica que envolve  o desenvolvimento de projetos diversos... Mas na profissão mesmo, não há. Há apenas trabalho a ser feito.

É o profissional quem encontra dificuldades, sejam na infra-estrututura ou na gestão política. Não consigo compreender, como dissocia dificuldades em exercer uma função das dificuldades encontradas no ambiente de trabalho?

Não há dificuldade no trabalho de professor se o indivíduo for um profissional da educação. Ele pode encontrar, por exemplo, um aluno desinteressado. Isso é dificuldade da profissão? Não. É apenas um fato normal do seu trabalho e que você é pago para lidar.

Chefes retardados, infraestrutura inadequada, falta de material... Isso sim são dificuldades, mas não são da especificamente da profissão. Isso acontece em todas as profissões.

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Professor é uma profissão como qualquer outra. Por que alguem com essas características não optaria por isso? Não entendi o preconceito. Se a pessoa gosta, se quer isso para sua vida, iria escolher outra coisa? Então a profissão de professor é só para burros, idiotas e sonhadores tolos?

Simplesmente por não ser dado o devido valor, não há prestígio e nem remuneração justa. Se alguém opta por pura e simples realização pessoal, então isso indica que esta pessoa é uma idealista sonhadora. (E eu não atribuiria os adjetivos que você a atribuiu).

Como não há remuneração justa? Eu conheço pelo menos uma dúzia de professores que tem renda mensal entre 5 mil e 15 mil reais. Eu acho bem justo.

Prestígio é totalmente dispensável.

E reconhecimento do valor do profissional vem com um trabalho bem feito. Não são as classes profissionais que devem ser reconhecidas e sim cada profissional, se merecer.


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Nada mais e nada menos que qualquer outra profissão. O engenheiro tem que avaliar o solo onde vai construir o prédio, determinar o método de construção mais eficiente e seguro, etc, etc... Você está romantizando demais os professores. Nada há qualquer coisa na profissão de professor que seja mais difícil de realizar que as atividades de outras profissões.

A profissão de professor tem a maior relevância, pelo simples fato de que, em função da formação profissional, todos os outros profissionais passam pelo professor. É uma profissão fundamental para o progresso da nação... E o professor enfrenta péssimas condições de trabalho, além de ser mal remunerado. Nada mais difícil que superar o desinteresse aristocrata.

Todas as profissões são fundamentais para o progresso...

Em relação às condições de trabalho e à remuneração dos professores, discordo. Como já disse, conheço vários professores bem remunerados. E há diversas instituições nas quais as condições de trabalho são medianas ou ótimas.

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Quem apenas senta e fica olhando não está exercendo a função. Se todos os professores apenas exercessem suas funções seria ótimo. É isso que eles tem que fazer. E não ficar tentando mudar o mundo...

Se o professor conseguir superar todas as adversidades e exercer bem sua função, ele já estará mudando o mundo...

Não mesmo.

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Ser realista está bem longe de ser "corrompido". Professor tem é que fazer seu trabalho direito. Não ficar sonhando e idealizando mundos mágicos...

Mas jamais falei em mágica aqui. Falei em sonho e comprometimento para com uma causa: real de doer. E isso implica em cumprir bem com sua função.

Eu acho que basta cumprir a função. Sem colocar sonhos, espectativas, ideais, valores pessoais e outras coisas particulares do professor na história.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Pinheiro

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #53 Online: 17 de Setembro de 2009, 19:07:20 »
Seria muito mais útil aulas de educação sexual, prevenção de doenças, ética, cidadania, e por ai, tant coisa mais necessária e o clero pesando em impor suas idéias. :hmph:

Temma

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #54 Online: 17 de Setembro de 2009, 21:15:55 »
Seriam mais úteis até aulas de tricô.  :lol:

Offline Fred General

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #55 Online: 18 de Setembro de 2009, 19:04:23 »
Seriam mais úteis até aulas de tricô.  :lol:
:ok:
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Eremita

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #56 Online: 19 de Setembro de 2009, 19:51:17 »
Seriam mais úteis até aulas de tricô.  :lol:
Tricô, nada! Pouca gente faz tricô.
Sugiro aulas de culinária, isso sim! Coisa que todo mundo vai usar pelo menos uma vez na vida.
Latebra optima insania est.

Offline Tupac

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #57 Online: 19 de Setembro de 2009, 21:02:29 »
Seriam mais úteis até aulas de tricô.  :lol:
Tricô, nada! Pouca gente faz tricô.
Sugiro aulas de culinária, isso sim! Coisa que todo mundo vai usar pelo menos uma vez na vida.
Sugiro aula de Jiu Jitsu. Muiito mais melhor de bastante jóia...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
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"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Andre

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #58 Online: 19 de Setembro de 2009, 21:05:54 »
O professor, com o rosto sério, diz:
- Lembrem-se, crianças, só é gay se houver contato visual.


:lol:
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Tupac

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #59 Online: 19 de Setembro de 2009, 21:33:51 »
O professor, com o rosto sério, diz:
- Lembrem-se, crianças, só é gay se houver contato visual.


:lol:
|(
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

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Offline SnowRaptor

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #60 Online: 19 de Setembro de 2009, 22:22:13 »
O professor, com o rosto sério, diz:
- Lembrem-se, crianças, só é gay se houver contato visual.


:lol:

Não era "Só é gay se as bolas se tocarem" ?
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Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #61 Online: 20 de Setembro de 2009, 12:29:18 »
:rola:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Taylor Swift

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #62 Online: 20 de Setembro de 2009, 18:27:31 »
pra mim, as aulas de religião nao deveriam existir. nao se deve forçar alguem a seguir uma religiao nem mesmo ser ateu

como o evolucionismo eh ensinado em ciencias, acho que as caracteristicas religiosas de um povo poderiam ser ensinadas em historia, como as caracteristicas sociais o sao.

Offline Eremita

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #63 Online: 20 de Setembro de 2009, 18:58:04 »
pra mim, as aulas de religião nao deveriam existir. nao se deve forçar alguem a seguir uma religiao nem mesmo ser ateu

como o evolucionismo eh ensinado em ciencias, acho que as caracteristicas religiosas de um povo poderiam ser ensinadas em historia, como as caracteristicas sociais o sao.
É como eu disse... em teoria, aula de religião serviria para você aprender sobre as religiões em sua sociedade, ou mesmo no mundo como um todo. Na prática, é proselitismo religioso institucionalizado. Blargh.

E a questão da História é pertinente - se você pode aprender sobre as culturas em aulas de História, nem o motivo "legítimo" das aulas de religião faz sentido.

Ainda voto por aulas de culinária. E sim, isso é sério.

Tive a sorte de nunca ter tido aulas de religião. No ginásio, foi instrução militar... no EM, filosofia com um professor que era careca e cabeludo, ao mesmo tempo.
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Offline Taylor Swift

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #64 Online: 20 de Setembro de 2009, 19:24:19 »
Tambem nunca tive aulas de religiao

:):):):):):):)

Offline 3libras

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #65 Online: 08 de Novembro de 2009, 04:14:01 »
eu tive ensino religioso na escola.

lembro de ter questionado pacas a professora nas primeiras aulas e lembro dela explicando para a turma que "ateu é quem ainda não escolheu uma religião".
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Offline Sr. Alguém

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #66 Online: 08 de Novembro de 2009, 15:41:06 »
Lembro do incendio da floresta em Roraima em 1998.A TV mostrava os indios fazendo a 'dança da chuva'.Dias depois choveu e o incendio acabou.Na aula de ensino religioso minha professora falou:"Viram ? Quando deus mandou chuva resolveu tudo".Eu ainda não era ateu mas me deu vontade de perguntar:"Professora, o nosso deus ou o deus dos indios ?".Sem dúvida ela teria respondido que era o mesmo deus e blá,blá,blá...
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
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Offline Spitfire

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #67 Online: 08 de Novembro de 2009, 16:08:44 »
Religião deveria estar restrito a maiores de idade...

Offline Fred General

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #68 Online: 12 de Novembro de 2009, 17:50:03 »
Religião deveria estar restrito a maiores de idade...
:|
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Offline Shinigami-Ateu

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Re: MTV Debate - Ensino religioso
« Resposta #69 Online: 01 de Dezembro de 2009, 08:57:29 »
Imaginem aula de política com um militante do PT.
Era assim as aulas de religião que eu conheci, o professor era ministro da ICAR.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2009, 09:04:35 por Shinigami-Ateu »
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

 

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