Tô fora também.
Meio off-topic: uma coisa que sempre me intrigou foram afirmações como essa:
Um País, onde 1% da população tem a propriedade de 46% do território, defendida por cercas, agentes do Estado e matadores de aluguel, não podemos considerar uma República. Menos ainda, uma democracia.
Primeiro: de onde esses números foram tirados? Eu realmente gostaria de saber.
Segundo: quem disse que 1% da população ser dona de 46% das terras é algo necessariamente ruim? (Também não é
necessariamente bom). Vamos ver, atualmente cerca de 31 milhões de brasileiros moram no campo [1]. Isso corresponde
a cerca de 16% da população, supondo um total de 190 milhões. Então uma aproximação melhor seria dizer que cerca de
6% da população do campo é dona de 46% das terras. Parece ruim, né? Mas será realmente? Por exemplo, os EUA são um dos maiores
produtores de alimentos do mundo, e tem uma desigualdade social menor que no Brasil. Sabem quantos americanos vivem no
campo? Se me lembro bem, são cerca de 1 milhão [2]. Isso numa população de 300 milhões. Isso quer dizer que essa fração
deve ser muito menor por lá.
Terceiro: Que proporção desses 46% de terras corresponde a terras indesejáveis (já que o MST não quer qualquer terra).
Eu não, mas gostaria de saber. Suspeito que uma grande fração dessas terras estejam em lugares inacessíveis.
Quarto: E quem disse que a distribuição dessas terras é algo necessariamente bom para o país? E se uma plantação de
eucaliptos para produção de madeira gerar mais empregos, investimentos e pagar mais impostos do que se a mesma área
for usada para "agricultura familiar"?
Eu realmente gostaria de saber.
[1]
http://agriculturaeduca.blogspot.com/2009/03/campo-perdeu-10-milhoes-de-moradores.html[2] Desculpem, não lembro da fonte.
EDIT: 6% da população do campo.