Direita costuma ser nacionalista, isso tá mais com cara de "herro hortográfico" que influência do inglês.
PSDB é direita??
O Inferno das Definições ("o que é esquerda?" "o que é direita?") não, por favor.
Concordo, mas isso não muda o fato de ser "dose" chamar o PSDB de direita. A não ser que o termo "direita" se aplique a qualquer um que não seja comunista.
Grifo meu - é, foi mais ou menos o que fiz, defini "no automático".
A gente no PSOL usa como referencial a MES - ela é centro, o que está à direita é direita, o que tá à esquerda é esquerda. Exceto o PCO, que a gente diz (por palhaçada, mesmo
) que é direita disfarçada de esquerda como tentativa de cooptar movimentos sociais
Reescrevendo: PSDB é um partido com bastantinha gente nacionalista e que acharia ofensivo escrever com Z apenas por causa do inglês.
Com certeza não mais que o PCdoB, PSOL, PSTU, PCO e PT.
O PT e o PCdoB tem bastantinha gente nacionalista, mesmo. PSOL e PSTU costumam focar muito mais em diversidade cultural que em nações - e é interessante notar que, justamente quem fala mais em "Brasil, Brasil" no PSOL é a MES, que tá à direita do resto do partido.
Discordo gentilmente que o PSDB seja mais nacionalista do que qualquer um desses paridos citados acima.
Eu não tô falando que o PSDB como um todo é nacionalista; mas sim, que escolhendo alguém aleatório no PSDB, a probabilidade desse alguém ser nacionalista é menor que escolhendo alguém aleatório num partido mais à esquerda.
Por esse gráfico, concluimos que Herf, Ilovefoxes e Luis Dantas são mais nacionalistas do que você, Comissário do Povo e Luis Souto.
Não. Concluímos que, se a única coisa que eu soubesse sobre os seis citados fosse a posição política, eu esperaria encontrar mais nacionalistas dentre os três primeiros que entre os três últimos
Isso é meio que um palpite meu (ei, a gente tá no Papo Furado
). Pessoas comumente classificadas como esquerda tendem a ser internacionalistas, pessoas comumente classificadas como direita tendem a focar em nacionalismo.
Ah, note que para nenhuma posição política eu previ 100% de nacionalistas, nem 0%.