Quando eu disse "e mama" me referia ao verbo e não ao substantivo. Mas eu não sabia desse detalhe do leite ser secretado por poros da pele. Apesar disso os bichinhos possuem sim glândulas mamarias, só não possuem mamas como você bem disse. O leite secretado pelo poros acumulam-se em sulcos presentes no abdômem das fêmeas possibilitando os filhotes lamberem-no.
Eu não sei bem disso, mas eu já tinha lido sobre se acumular nos pêlos, não em sulcos especilizados (ou não).
Também não sabia da relação com os reptéis. Sempre associei mais os ornitorrincos com aves devido ao bico de pato.
O bico "de pato" do ornitorrinco é de pato só em aparência superficial. Veja um crânio de ornitorrinco, que coisa estranha a parte do bico:

Agora compare com o crânio de pato mesmo:

Na verdade o crânio das equidnas até parece superficialmente mais com crânio de aves, mas geralmente ela não é associada por que ainda mais superficialmente tem o bico de pato, acaba parecendo mais:

Equidna de nariz comprido

Crânio do kiwi
Mas o interessante é que ele está mas pra réptil mesmo, como numa fase de transição destes para os mamíferos. Mas também apresenta traços genéticos de aves.
Isso na verdade seria mais propriamente entendido ou expressado como herança comum dos ancestrais de répteis atuais, mamíferos, e aves -- anteriormente todos "répteis", do que realmente algo "de ave".
Dizer que é característica "de ave" pode não ser totalmente incorreto mas passa a noção de quimera, um pouco como se linhagens muito distantes de vez em quando produzissem híbridos, ou se de repente, sem explicação, aparecessem características derivadas, mas homólogas, em linhagens distantes.
Na verdade, é um pouco como a nossa coluna vertebral é uma "característica de peixe", só que por causa da aparência de "bico de pato" do ornitorrinco (e os ovos), a coisa é muitas vezes dita (geralmente na divulgação, isso foi um pequeno inferno no ano passado) de forma a deixar as coisas meio ambiguas, algo que talvez pudesse ocorrer se falassem de mamíferos aquáticos como peixe-boi ou baleias e características em comum deles com peixes.