A existência de um Jesus histórico não é de todo improvável, o complicado é associar a ele sua natureza divina, seus milagres, etc.
Da mesma forma que Tácito cita cristo por volta de 100DC a partir de pesquisas junto aos primeiros cristãos, o historiador Grego Celsus ( 120-170 DC ) tb o cita tendo igualmente os primeiros cristãos como fonte de informação.
Porém o que Celsus cita é algo bem diferente do que existe na Biblia.
Ele era francamenete anti-cristão, assim como Tácito, mas mesmo na Catholica Encyclopedia é assumido que não era meramente leviano sendo que suas fontes eram justamente os cristãos dos primeiros tempos, alguns sacerdotes.
Baseado nestas pesquisas ele escreveu um livro chamado "A Verdadeira Doutrina". Deste livro não temos hoje nenhum exemplar original, todo foram queimados considerados heréticos.
Sabemos de seus escritos unicamente por que um dos únicos exemplares foi guardado pela nascente ICAR e dado, 300 anos depoisde ter sido escrito, a Origines um dos pais da Igreja, um dos maiores pensadores cristãos do seu tempo.
Origenes tinha a missao de refutar Celsus e para isto copiava paragráfo a parágrafo do livro do historiador grego e escrevia sua refutação embaixo. Desta forma temos conhecimento do livro de Celsus.
Mas pq levou-se 300 anos para tentra refutar Celsus ? Será que seus argumentos e revelações não eram tão fracas ou inverídicas assim ?
De qualquer forma Origines tentou refuta-lo mas não o fez com bases históricas ele meramente usou os nascentes dogmas cristãos para dizer que o livro de Celsus ia contra a crença e portanto era falso.
Para mim ele não refutou ABSOLUTAMENTE NADA !
Abaixo um das polêmicas passagens do livro de Celsus:
Livro 1 Cap 28
"...[Celsus] acusa [Jesus] de ter inventado o nascimento dele de uma virgem, e diz que ele nasceu em uma certa aldeia judia, de uma mulher pobre que ganhou a subsistência dela dançando e que foi expulsa pelo marido dela, um carpinteiro, porque estava convicto de seu adultério; e que depois de ser afugentada pelo marido dela, vagou durante um tempo, e então ela deu à luz a Jesus, uma criança ilegítima que viveu como um servo no Egito por causa de sua pobreza, e tendo adquirido um pouco de poderes milagrosos lá, pelos quais os egípcios grandemente se orgulham, voltou ao próprio país, e foi altamente elevado por causa deles, e por meio destes ele se proclamou um Deus... "
Ou seja Jesus teria nascido de uma dançarina adúltera que foii expulsa de casa e viveu no Egito onde Jesus aprendeu sobre artes mágicas e voltando a sua terra natal foi tomado por um Deus devido a elas, situação que ele nao se fez de rogado e aproveitou muito bem.
Aqui no Brasil tempos um exemplo similar de um certo "paranormal" que praticamente é considerado um "deus" em uma cidade do interior do Mato Grosso, ele nada mais faz do que truques de mágica, mas como a "fama vale mais do que o fato", ele é tido como um legítimo paranormal por muitas pessoas do Brasil inteiro tendo fundado o Projeto Portal, uma quase seita ufológica com extensões por todo Brasil.
Será que Jesus foi na verdade um mágico habilidoso ? Será que sua vida no egito completaria o periodo dos 15 aos 30 anos ? Será que isto explicaria as discordâncias das narrativas entre os Evangelhos sobre seu nascimento ?
[ ]´s