Autor Tópico: Historicidade de Jesus é Fato!  (Lida 9055 vezes)

rippclaw

• Visitante
Re.: Historicidade de Jesus é Fato!
« Resposta #25 Online: 20 de Julho de 2005, 12:16:07 »
Mesmo se for o hitler.

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
Re.: Historicidade de Jesus é Fato!
« Resposta #26 Online: 31 de Julho de 2005, 17:07:24 »
eu acredito que possam ter falado de Yehoshua Ben Yossef, o essenio rebelde, mas nao de Jesus "filho de deus"
so num te dou outra pq

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
Uma Ficção Chamada Jesus Cristo
« Resposta #27 Online: 23 de Dezembro de 2005, 12:38:52 »
Por Sky Kunde

Poucos sabem, mas não há qualquer registro - cristão ou não - da vida pública de Jesus antes da aparição dos evangelhos, décadas após sua suposta passagem pela Terra. Antes de Marcos, considerado o primeiro deles e que teria sido redigido por volta de 70 d.C, ninguém mais pôs Jesus perambulando pela Palestina; fazendo grandes milagres e feito longos sermões; recebendo pessoas vindas de longe para conhecê-lo e discutindo com os fariseus. Ninguém mais fala sobre onde ele teria nascido e morrido; que tenha sido batizado por João Batista; que  tenha aparecido aos discípulos em carne e osso; e etc. Nos outros escritos do Novo Testamento, como, por exemplo, nas cartas legítimas de Paulo, seguramente considerados anteriores aos evangelhos, nada disso está lá.

Algo realmente surpreendente, pois os quatro evangelistas dizem que Jesus ficou muito conhecido por toda a região. Mateus diz que a sua fama correu por toda a Síria, de onde vinham muitos doentes para serem curados (cf. 04:24). No capítulo 21, Mateus conta como Jesus foi recebido por toda a Jerusalém; uma cidade com cerca de 80.000 habitantes na época. E ainda, Mateus narra que na morte de jesus aconteceu um verdadeiro prelúdio do apocalipse: muitas pessoas ressuscitaram, houve um grande terremoto e uma longa escuridão (cf. 27:45-54). Marcos diz que "de Jerusalém, e da Iduméia, e de além do Jordão, e de perto de Tiro e de Sidom; uma grande multidão que, ouvindo quão grandes coisas fazia, vinha ter com ele" (cf. 03:08). Lucas diz que doutores de todas as aldeias da Galiléia e da Judéia vinham em busca dos seus ensinamentos (cf. 05:17). No seu versículo final, João nos diz que Jesus fez tantas coisas que no mundo inteiro não caberiam os livros para descrevê-las! Tudo isso teria acontecido por volta do ano 30 da era cristã, o que cria um embaraçoso silêncio sobre os atos de Jesus na Terra por cerca de quatro décadas até o surgimento dos evangelhos. Mas isso não é tudo. O primeiro escrito a corroborar alguns dos relatos dos evangelhos é uma carta de Inácio, bispo de Antioquia, do início do 2º século, onde ele fala de Maria e Pilatos. Isso significa que mais algumas décadas se passaram de completo silêncio sobre a vida terrena do deus cristão. Fora os evangelhos, antes de Inácio não existe qualquer referência a Pilatos como o executor de Jesus.

O silêncio se estende aos vários escritores não cristãos. Naquela mesma época, e próximo àquela região, viveu um judeu erudito conhecido como Fílon de Alexandria, o qual tinha família em Jerusalém e visitou a cidade e o templo. Escreveu vários livros sobre a religião e a história dos judeus. Fílon nasceu antes e morreu depois de Cristo, porém, não fez qualquer menção a ele. Um pouco mais tarde, temos Flávio Josefo, outro famoso escritor judeu. Josefo dedicou significativas porções da sua principal obra, Antiguidades Judaicas, a coisas relativamente banais, como ladrões e charlatões. A sua única e rápida menção direta a Jesus é considerada de alguma forma forjada pelos peritos. Ele também menciona Jesus ao falar de Tiago, de modo quase ocasional; mesmo aí há suspeita de fraude. Considerando que Josefo gastou muita tinta para falar de pessoas sem muita expressão, é realmente problemático o fato dele ter dedicado apenas meia dúzia de linhas ao, segundo os evangelhos, famosíssimo Jesus, e mesmo essas parcas linhas são muito controversas. Somente após o cristianismo alcançar alguma notoriedade seu principal personagem é mencionado, de modo indireto, por escritores pagãos, como  Plínio e Tácito, no
início do 2º século. Tais menções também são controversas.

Seria mesmo possível tamanho silêncio no decorrer de todo o 1º século - mesmo entre os cristãos - em se tratando de alguém que tenha causado tanta excitação naquela região de acordo com os evangelistas? Qual a explicação razoável para isso? Entre todas, surge uma que abala os alicerces da maior religião do Ocidente e desafia o senso comum de grande parte da população mundial: Jesus nunca existiu!

PS: o texto está pronto e liberado para cópia.  Correções e melhorias no texto serão muito bem vindas.

Baseado principalmente em The Jesus Puzzle e em várias outras fontes online. Isto não é uma simples tradução.
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Jesus e um Fato Surprendente
« Resposta #28 Online: 23 de Dezembro de 2005, 12:41:56 »
bom, bom. só um problema.
Entre todas, surge uma que abala os alicerces da maior religião do Ocidente e dasafia o censo comum de grande parte da população mundial: Jesus nunca existiu!
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
Re.: Uma Ficção Chamada Jesus Cristo
« Resposta #29 Online: 23 de Dezembro de 2005, 13:15:02 »
Valeu. Já fiz outras correções. Isso é o que dá querer redigir com a mamãe te chamando pra almoçar  :D

Vou melhorar esse texto mais tarde.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 23 de Dezembro de 2005, 13:40:53 »
mas eu acho que é bom botar fontes. tipo, um 'Baseado em vários textos online' não muda a fé de ninguém. não mudaria a minha, por exemplo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #31 Online: 23 de Dezembro de 2005, 13:57:50 »
Sky, se precisar de ajuda com o texto, é só falar. Se permitir, eu disponibilizo ele no site da Ateus do Brasil.

Mas antes, vamos seguir as dicas do bruno. Colocar estes links realmente dão uma qualidade superior à refutação.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #32 Online: 23 de Dezembro de 2005, 13:58:46 »
Valeu, Ale.

Vou por algumas fontes como links no decorrer do texto mais tarde. Como fiz com a carta de Inácio. Porém, se alguém duvidar da veracidade das informações, basta pedir que mostre um escrito anterior a Marcos descrevendo a vida terrena de Jesus. Ou então um fora dos evangelhos e anterior a Inácio. Não existem, é um fato. E um fato muito embaraçoso.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 23 de Dezembro de 2005, 14:06:47 »
claro, a questão do ônus...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Uma Ficção Chamada Jesus Cristo
« Resposta #34 Online: 23 de Dezembro de 2005, 14:08:13 »
Citação de: Sky Kunde
Valeu, Ale.

Vou por algumas fontes como links no decorrer do texto mais tarde. Como fiz com a carta de Inácio. Porém, se alguém duvidar da veracidade das informações, basta pedir que mostre um escrito anterior a Marcos descrevendo a vida terrena de Jesus. Ou então um fora dos evangelhos e anterior a Inácio. Não existem, é um fato. E um fato muito embaraçoso.

Sky, porque não mantém um blog para colocar todos os seus textos? Ficariam disponíveis para qualquer um acessar na rede.

Acho realmente interessante seu empenho nessa área de refutação. E um blog é facinho de manter. Se não quiser criar conta no Blogger por ser um serviço lerdo e pesado (Sim, eu tenho conta lá. Porquê? Vai encarar?), acho que posso conversar com os diretores da AB e instalar um WordPress para você lá. Eu iria copiar todos os textos para o site de qualquer maneira mesmo... :lol:

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #35 Online: 23 de Dezembro de 2005, 14:12:50 »
Sky, acho que seria importante explicar por que (malditos por ques...) as menções de Josefo a Jesus são suspeitas de terem sido forjadas ou fraudadas. Isso é importante para os leitores não acharem que é apenas implicância.

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #36 Online: 23 de Dezembro de 2005, 14:13:31 »
Ale, fico grato. Mas gostaria que vc aguardasse até a redação final do texto antes de copiá-lo. Acho que ainda tem um pontos que precisam de uma melhor exposição. Fora isso, podem copiar e espalhar a "boa nova" à vontade pela internet inteira. :lol:

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #37 Online: 23 de Dezembro de 2005, 14:17:43 »
Marcelo, acho melhor linkar para as explicações. Algo tipo "(saiba mais aqui)", se não o texto pode ficar muito cansativo para a média dos leitores.

Minha herética tática é atacar rápido e com força :barbaro:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #38 Online: 23 de Dezembro de 2005, 14:21:52 »
Marcelo, acho melhor linkar para as explicações. Algo tipo "(saiba mais aqui)", se não o texto pode ficar muito cansativo para a média dos leitores.

Minha herética tática é atacar rápido e com força :barbaro:

Cria dois textos. Uma com este texto aí e outra explicando essa parte de Josefo e outros historiadores.

Certeza mesmo que não quer um blog?

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #39 Online: 23 de Dezembro de 2005, 14:27:30 »
Por enquanto não, Ale. Tá sussa. Valeu. :wink:

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #40 Online: 23 de Dezembro de 2005, 18:45:49 »
Ok, Ale. O texto tá finalizado. Espalhai-o!  :evil:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #41 Online: 23 de Dezembro de 2005, 20:53:47 »
Ok, Ale. O texto tá finalizado. Espalhai-o!  :evil:

Postado em http://www.ateusdobrasil.com.br/portal/artigos/ficcao_jesus.php

Bon Apetit

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #42 Online: 23 de Dezembro de 2005, 20:57:28 »
Sky, sua família sabe que você produz esses textos hereges? :hihi:

Nigh†mare

• Visitante
Re: Uma Ficção Chamada Jesus Cristo
« Resposta #43 Online: 23 de Dezembro de 2005, 21:17:25 »
Parafraseando "O Cara": "Ausência de evidência não é evidência da ausência".

Sky, talvez possa até ter existido um mendigo curandeiro chamado Jesus ou coisa que valha... Talvez esse mendigo tenha feito alguns prodígios e ganhado alguns fãs. Acho até que as coisas fantásticas que ele fez podem ter acontecido sem que fossem necessariamente milagrosas...

Uma coisa que considero "a favor" de sua argumentação é a parte dos relatos sobre infância e partes "desconhecidas" da vida do cara... Em seus sermões ele nunca deixa escapar nada sobre seu passado e é estranho que ninguém tenha escrito nada do que ele eventualmente ele tenha dito sobre seu passado... "Então disse Jesus: Quando criança, a minha mamãe me deu uma surra"... Não tem nada assim na "Bíblia oficial" e não me lembro de algo parecido nos apócrifos...

Mas, tem coisas que, a meu ver, corroboram a existência de um cara como o descrito ali. O "milagre do vinho", por exemplo. O próprio milagreiro não assume aquilo como milagre... Ele até dá a "receita" para fazer igual. No entanto, o narrador trata aquilo como se milagre fosse, a contragosto do próprio "milagreiro"... Ou seja, não faz sentido que um "autor de uma ficção" escreva contra sua própria obra... Alguns "exorcismos" também acontecem assim, o milagreiro não assume expulsão de nada, mas o narrador coloca o demônio ali, como se realmente estivesse assistindo aquilo.

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #44 Online: 23 de Dezembro de 2005, 21:46:45 »
Citação de: Marcelo Terra
Sky, sua família sabe que você produz esses textos hereges? :hihi:

Cara, acho que só meu irmão tem uma vaga ciência disso :?

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
Re: Uma Ficção Chamada Jesus Cristo
« Resposta #45 Online: 23 de Dezembro de 2005, 21:52:37 »
Citação de: Nigh†mare

Mas, tem coisas que, a meu ver, corroboram a existência de um cara como o descrito ali. O "milagre do vinho", por exemplo. O próprio milagreiro não assume aquilo como milagre... Ele até dá a "receita" para fazer igual. No entanto, o narrador trata aquilo como se milagre fosse, a contragosto do próprio "milagreiro"... Ou seja, não faz sentido que um "autor de uma ficção" escreva contra sua própria obra... Alguns "exorcismos" também acontecem assim, o milagreiro não assume expulsão de nada, mas o narrador coloca o demônio ali, como se realmente estivesse assistindo aquilo.

Sim, Night. Talvez tenha existido um embusteiro como o tal mago Simão que acabou sendo adorado como um deus em Roma, como nos conta Justino Mártir. Mas o Jesus tal como narrado na bíblia é uma ficção (tá, eu não tenho como provar isso de modo absoluto, mas é o que me levam a crer alguns aspectos bem problemáticos da história).

E não entendi o problema com o milagre do vinho e  com os exorcismos. Pode esclarecer?

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #46 Online: 23 de Dezembro de 2005, 22:18:14 »
Citação de: Alenônimo

Postado em http://www.ateusdobrasil.com.br/portal/artigos/ficcao_jesus.php

Bon Apetit

Beleza. Mas, dando outra olhada, acho que ainda precisa de uns ajustes  :roll:

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #47 Online: 23 de Dezembro de 2005, 23:16:08 »
Sky, que ódio... escrevi uns 20 parágrafos aqui... Mudei para a janela da bíblia para ver se faltava alguma citação, fechei a janela e dei um clique a mais, fechando também a janela do CC...

Mais tarde reescrevo a parada.

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #48 Online: 23 de Dezembro de 2005, 23:32:41 »
Ok

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #49 Online: 24 de Dezembro de 2005, 00:21:37 »
Erratum: a carta de Inácio não menciona Herodes, como eu havia dito no texto. Já corrigi.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!