Autor Tópico: Nota Fiscal Paulista  (Lida 4702 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Nota Fiscal Paulista
« Online: 04 de Outubro de 2009, 21:33:34 »
Do site: "Movimento pela Mobilização em Defesa da Cidadania"
http://www.mmdc.com.br/?p=228

DEVAGAR  E   PROCUREM  CAPTAR OS DETALHES DESTA TRAMA
A partir do mês de Dezembro / 2007 o Governo do Estado de São Paulo, iniciou um programa para incentivar as pessoas a exigirem Nota Fiscal no ato de cada compra.
O negócio funciona mais ou menos assim: Vc está no restaurante, acabou de fazer sua refeição e vai até o caixa pagar a conta.
Neste instante, vc menciona que deseja uma Nota Fiscal da sua refeição. Então o operador solicita seu CPF (sem CPF não funciona) e emite a nota. Vc guarda esta nota e posteriormente (após uns 2 meses) pode consultar um site da Secretaria da Fazenda. Lá vão constar todas as notas que vc solicitou, bem como um Crédito a seu favor. Esse crédito que o governo vai conceder a vc, será usado para pagar alguma dívida que vc venha ter com o Governo do Estado de São Paulo. Por exemplo, vc que tem automóvel, poderá ter uma diminuição no IPVA do seu veículo.
Lembre-se a proporção é mais ou menos esta de R$ 400,00 em ICMS e não sobre o valor do total gasto voce vai ganhar o desconto de R$ 1,00. Isto é para que vc ganhe esse um real vc acumulará em gastos mais de R$ 1.500,00.
Que pegadinha ! ! ! Preste muita atenção na jogada do governo.

Vc pede Nota Fiscal, o restaurante paga mais ICMS para o governo. . .
‘ Ah! Mas eu vou ganhar um desconto no meu IPVA !’  É verdade.
Vc ganha um desconto de R$ 1,00 e paga R$ 10,00 a mais no seus impostos. Que vantagem Maria leva?. Além disso o governo agora está controlando sua vida, seus gastos. Cada nota que vc pede, vc fornece seu CPF, logo o governo tem condições de avaliar quanto foi sua verdadeira renda (independente dela ser formal ou informal).. Se vc gastou e pediu Nota Fiscal, é porque vc tinha dinheiro. E se vc tinha dinheiro é porque vc ganhou. E se vc ganhou vc tem que prestar contas ao ‘Leão’.
Consequentemente, isso vai acabar gerando mais Imposto de Renda para cada um de nós.
Note que essa jogada não é só do nosso governo paulista. É uma iniciativa do Governo Federal juntamente com todos os estados do Brasil. Tudo está acontecendo sorrateiramente.
Sem que ninguém perceba, o governo está assumindo o controle total sobre a vida financeira de cada cidadão..
Tenho fé, que ainda possamos perceber e escapar dessa armadilha.
Por favor, DIGA NÃO A Nota Fiscal PAULISTA.
Não temos SAÚDE, não temos EDUCAÇÃO, não temos TRANSPORTE COLETIVO E AINDA VAMOS PAGAR MAIS IMPOSTOS… CLARO ELES FICARAM SEM A CPMF E LOGO CRIARIAM  ALGO SIMILAR… E ESTA É AINDA PIOR POIS CONTROLA SUA VIDA… LHE DÁ FALSO PODER DE DESCONTO… TUDO UMA GRANDE JOGADA… FAÇA SUA PARTE E DIGA NÃO A NOTA FISCAL PAULISTA
Já me considero ‘escravo’ do governo, por trabalhar 4 meses de cada
ano para pagar impostos (só me sobram 8 meses para sustentar minha família).
Imagine se eu permitir que o governo tenha controle total sobre minha vida.
Aí que eu vou ver o que é ser ‘escravo’!
Por favor, repasse esta mensagem a toda sua lista de e-mails, seus amigos precisam saber disso. Somente unidos é que podemos nos defender dessa roubalheira.
Espero que esta chegue as mãos de um boca Grande, que seria a pessoa ideal para ‘colocar a boca no trombone’. É o único neste país que parece estar sóbrio. Se dependermos do restante da imprensa, estamos ‘ferrados e mal pagos’.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Nota Fiscal Paulista
« Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2009, 22:09:09 »
Primeiro: os créditos podem ser diretamente na conta corrente. Eu já saquei uns R$ 120,00

Segundo: o governo ganha porque arrecada mais. Porque alguém sonega e deixa de sonegar.

Terceiro: saber quanto você gasta não tem nada a ver com declaração de renda. Você pode pagar o supermercado com um vale alimentação, logo é besteira esse tipo de paranóia.

Quarto: o governo querer controlar faz parte do governo, poxa. Se depois rouba vamos combater a corrupção, não a sua tentativa de diminuir a sonegação.

Quinto: se não houvesse corrupção e mamata, diminuição de sonegação significaria diretamente suspensão ou corte de impostos, pois os impostos são altos, entre outras coisas, por ter poucos pagantes, um círculo vicioso onde ninguém ganha.

Enfim... será que depois o cara enche a boca que não quer votar no Lula. Porque a iniciativa foi sim do governo de SP , ou seja do Serra.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline O Comissário do Povo

• Nível 20
  • *
  • Eu represento o instinto coletivo
« Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2009, 22:16:51 »
A nota fiscal paulista é um grande exemplo de objetividade administrativa.
"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos" Oscar Niemeyer
"O MST é o mais importante movimento de massa do mundo e tem registros de importantes conquistas" Noam Chomsky
Reduz pra 40 que o Brasil aumenta!

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2009, 22:24:41 »
Então, o cara faz contas toscas, fala em escravidão, coloca em MAÍUSCULO tudo, conclama a multidão para a rebelião... Parece até o Comissário falando (brincadeirinha!).

• Nível 20
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2009, 22:41:10 »
 :histeria:
¬¬
"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos" Oscar Niemeyer
"O MST é o mais importante movimento de massa do mundo e tem registros de importantes conquistas" Noam Chomsky

Offline jeugenio

• Nível 07
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2009, 10:09:00 »
Olá, Mabumbo, o governo já fazia isso antes da nota fiscal paulista... com os cartões de crédito. As operadoras de cartão informam tudo o que você gasta com seus cartões... mas o importante é saber o que eles fazem com esses dados. Pelo o que eu vejo no meu trabalho (contador que passa o mês inteiro enviando informações para o fisco estadual e federal) eles não fazem nada com essas informações. Eles não conseguem processar tudo, não tem capacidade, inteligência ou vontade de ver nota por nota. No caso da nota fiscal paulista (e todas as informações que empresas e pessoas mandam ao fisco), ela serve para intimidar as pessoas; "estamos de olho em tudo" é o que eles querem que a gente pense, e principalmente no caso de alguma irregularidade, eles têm todos os dados seus. E quando digo irregularidade, pode ser uma irregularidade mesmo, ou então, caso eles precisem de dinheiro, eles usam essas informações para te chantagear, mudando algumas informações aqui e ali para plantar uma prova falsa e pedir um dinheiro... e se você se recusa eles te prendem.

É mais ou menos pra isso que serve a nota fiscal paulista; e a nota fiscal eletrônica, o SPED contábil, o SPED fiscal, o sintegra, DCTF, DACON, DIPJ, etc, etc...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2009, 10:18:53 »

Quando comecei a ler, imaginei "mais um daqueles e-mails que circulam por aí com teorias da conspiração". Pelo visto, não estava errada. :hihi:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2009, 10:30:13 »
Citação de: Mabumbo
Não temos SAÚDE, não temos EDUCAÇÃO, não temos TRANSPORTE COLETIVO…
Não sei por que motivo, algo sempre me diz que esta falta toda está de algum modo "mágico" intimamente ligada a (entre outras coisas) enormes índices de sonegação de impostos.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2009, 11:27:19 por Donatello van Dijck »

Offline jeugenio

• Nível 07
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2009, 12:29:21 »
Todas as empresas sonegam, TODAS. As que não sonegam não conseguem durar mais do que um ano ou dois. A carga tributária é imensa. Uma empresa brasileira paga mais imposto que uma empresa americana, alemã, dinamarquesa, etc., mesmo sonegando. É claro que a maioria não sonega muito, só o necessário para poder sobreviver, mesmo assim ainda paga demais. O empresário pequeno, por exemplo, (dono da padaria, do boteco, da mercearia) simplesmente não consegue pagar todos os impostos, a não ser se vender a casa e o carro... diante dessas opções, ele prefere sonegar.

O governo poderia diminuir os impostos, mas prefere aumentar a fiscalização e botar medo nos empresários dizendo que estão de olho em tudo. E agora com a nota fiscal paulista ainda colocaram o povo para fiscalizar as firmas, como se empresário fosse tudo safado, fumando charuto e rindo da exploração dos empregados. Para quem pensa assim, aconselho a chamar o seu Manuel da padaria de burguês explorador do povo.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2009, 12:55:59 »
Todas as empresas sonegam, TODAS. As que não sonegam não conseguem durar mais do que um ano ou dois.
Não sei se todas as empresas sonegam, mas é fato que as que sonegam (ou que sonegam mais) têm uma vantagem competitiva em relação às que não sonegam (ou que sonegam menos). Só não vejo o porquê de este fato (o de que empresas que sonegam impostos levarem uma vantagem competitiva sobre as que não sonegam, que é o ponto X quando se diz que empresas que pagam os seus impostos não subsistem ou têm mais dificuldade de subsistirem) possa fundamentar alguma crítica à fiscalização.

Deveria ser mais um motivo a favor dela.

Offline jeugenio

• Nível 07
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2009, 13:12:51 »
O fato é que o empresário não consegue pagar todos os impostos. Simplesmente não consegue. Se ele fatura 100, tem que pagar 115 de imposto. É matemática simples. E o governo diz que estão aumentando a fiscalização, mas quem decide mesmo é o fiscal que vai na firma fazer a fiscalização. E ele sabe que a empresa não paga todos os impostos. Se a empresa sonega muito, ele pede muita propina, se a empresa sonega pouco, ele pede pouca propina.
É importante lembrar que o que aumentou de fato foram as obrigações acessórias, ou seja, as empresas têm que mandar mais relatórios pro governo. A fiscalização continua basicamente a mesma, mas a propaganda, ou terror psicológico, aumentou demais.
O governo faz propaganda que aumentou a fiscalização; no começo todos acreditam, mas conforme o tempo passa, vê-se que as coisas não são bem assim.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Outubro de 2009, 14:08:17 »
Citação de: Jeugenio
Se ele fatura 100, tem que pagar 115 de imposto. É matemática simples (...) Se ele fatura 100, tem que pagar 115 de imposto.
Véi, eu realmente não sei exatamente o percentual de incidência da carga tributária sobre o lucro obtido pelas empresas (até porque cada tipo de negócio recebe um tipo de cobrança diferente e a "padaria do seu Manoel não tem que pagar tantos impostos (percentualmente falando) quanto o polonês da rede de lojas de eletrodomésticos . Pelo que você apresentou de dados fica bem óbvio que você também não sabe ou teria me apresentado dados concretos das alíquotas ao invés deste "quem fatura 100 paga 115" que não nos ajuda em nada a caminhar na discussão. Eu e você sabemos que os cálculos não são tão Simples.  Teríamos que pedir a ajuda de um dos contadores do fórum e creio que eles não estão interessados no debate.

De qualquer modo, eu dou meu roscoff se chegar pelo menos perto destes 115% propostos.

Claro, eu concordo que se o seu Manoel da Padaria vai pagar impostos mais INSS, FGTS, o escambau e vai competir comercialmente com o seu conterrâneo, o Joaquim da Outra Padaria, que não paga nenhum imposto e que não assina a carteira do padeiro isto vai resultar em maiores chances de sobrevivência para o Joaquim, que vai poder vender pão mais barato que o seu Manoel e mesmo assim conseguir maior lucro do que este, conseguindo assim retirar a maior parte da clientela do seu Manoel, que deste jeito vai a falência em menos de 1 ano.

A falência do seu Manoel não se deve aos impostos que ele pagava corretamente, mas à sonegação do seu Joaquim que desestabilizou a competição.

• Nível 20
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Outubro de 2009, 14:11:45 »
O lucro também é um tributo.

• Nível 20
  • *
« Resposta #13 Online: 05 de Outubro de 2009, 14:27:04 »
Carga Tributária no Brasil é Baixa!

Setembro 3, 2007 por Ricardo Summa

É muito comum ouvir, em tom catastrófico, que a carga tributária no Brasil é alta, que ela é uma das causas do baixo crescimento do produto, entre outras afirmações. Mas uma análise mais detalhada deve levar em conta tanto a questão da distribuição da carga tributária por parte do Estado, quanto a comparação com a situação da carga tributária de outros países no mundo.

Para isso, é importante diferenciar dois conceitos: Carga Tributária Bruta e Carga Tributária Líquida. A carga tributária bruta é definida pela soma de todas as receitas recebidas pelos governos (Federal, Estadual, Municipal), dividida pelo PIB. Esse é o número que muitos “analistas” consideram alto.

No conceito “líquido”, entretanto, retira-se da carga tributária todas as transferências ( pagamento de Juros, Subsídios, Incentivo Fiscal, transferências), ou seja, retira-se todos os pagamentos do Governo que voltam diretamente para a sociedade. Dessa maneira, obtém-se apenas o que fica com o Governo para realizar seus gastos.

Nesse sentido, podemos perceber que a distribuição da carga tributária por meio das tranferências é altamente regressiva. No ano de 2004, mais de 18% do total arrecadado foi utilizado para o pagamernto de juros. Essa transferência de quase um quinto da receita tributária do governo é regressiva pois remunera os detentores de títulos públicos. Assim, se a carga tributária bruta realmente “pesa”, quase um quinto desse peso equivale a sustentação de detentores de riqueza na forma de dívidas do governo.

Outros 43% são distribuidos para os programas de Previdência Social, Subsídios, Incentivos Fiscais e outras transferências. Sobra, portanto, para os Gastos do Governo 39% da receita tributária. Na Espanha, por exemplo, 59% da arrecadação é dedicada aos Gastos do Governo e 4% para remunerar os detentores de títulos públicos.

Dados do Prof. Carlos Bastos (UFF), apresentados em seminário para o grupo Crítica Econômica demonstram que a carga tributária líquida brasileira é baixa se comparados com diversos outros países:

Assim, para resolver a distorção entre Arrecadação Tributária relativamente alta e Carga Tributária Líquida relativamente baixa, só há dois caminhos. Ou se melhora os serviços do Governo via aumento dos Gastos e diminuição radical da parcela dedicada aos detentores de títulos públicos, ou se abaixa a carga tributária bruta ao reduzir radicalmente a parcela comprometida com os detentores de tais títulos. Não se pode discutir o problema da carga tributária no Brasil sem levar em conta o “peso” da classe rentista que todos nós temos que sustentar.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #14 Online: 05 de Outubro de 2009, 16:06:34 »
PQP!! A carga tributária é baixa????? Além de trol é *%$#@$! .

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

• Nível 20
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Outubro de 2009, 16:09:01 »
Argumento peculiar.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Outubro de 2009, 16:10:01 »

Amon, menos.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #17 Online: 05 de Outubro de 2009, 16:11:17 »
Argumento peculiar.

Peculiar é esses absurdos que você posta. PROVE que a carga tributária é baixa!! o ônus é de quem alega e esse texto porcaria não traz prova alguma!

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Outubro de 2009, 16:21:23 »
Peculiar é esses absurdos que você posta. PROVE que a carga tributária é baixa!! o ônus é de quem alega e esse texto porcaria não traz prova alguma!

Melhorou.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 05 de Outubro de 2009, 16:53:15 »
Já que estão falando de NF paulistas:
Como é recolhido o ISS de SP? Porque tenho problemas com isto... SP quer tanto recolher os serviços dentro do estado quanto descontar no valor das de outro? (mesmo este prestado no local de origem) Gostaria de saber que leis são estas.... Nenhum financeiro ainda me mostrou essa lei, mas alguns insistem em querer descontar o ISS para as NF de fora...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 05 de Outubro de 2009, 16:56:20 »
Não confunda: ISS é imposto municipal, ICMS é estadual.

Existem planos de reembolso tanto para o ISS quanto para o ICMS, um da prefeitura, outro do Estado.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #21 Online: 05 de Outubro de 2009, 17:57:35 »
Carga Tributária no Brasil é Baixa![...]

O texto é interessante por abordar um tema que raramente aparece: do valor que se arrecada, quanto realmente volta em investimentos e para custear o governo (a carga tributária líquida)? Analisando-se assim, não é difícil imaginar que a carga tributária líquida é baixa, afinal os serviços são de má qualidade e o número de funcionários públicos em certas áreas é insuficiente. Daí não é estranho imaginar que o dinheiro que chega é pouco. E o texto ainda realça que é baixa em comparação a outros países. Então não vejo nada de inesperado aí.

O maior problema do texto é o título que é meio sensacionalista para chamar a atenção.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Outubro de 2009, 18:00:00 »
Eu acho que temos mais problemas entre o orçamento e a aplicação que na arrecadação.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #23 Online: 05 de Outubro de 2009, 18:22:44 »
Eu acho que temos mais problemas entre o orçamento e a aplicação que na arrecadação.
Também.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

• Nível 20
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Outubro de 2009, 18:25:39 »
Argumento peculiar.
Quantas provas textuais trouxeste a esse fórum?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!