Aqui vão alguns impostos que a empresa onde trabalho paga. Não vou colocar as alíquotas e qual a base de cálculo de cada imposto porque não lembro todas de cor, mas uma pesquisa no google deve resolver.
Impostos sobre a folha:
Contribuição para o senac
seguro de acidente de trabalho
Contribuição para o sebrae
Contribuição para o sesc
Contribuição para sindicatos (acho que uns quatro impostos diferentes)
FGTS
INSS
Impostos sobre o faturamento, lucro ou alguma operação específica da empresa que envolva sua atividade econômica
PIS
COFINS
CSLL
IRPJ
ICMS
IPI
II
Outros:
IOF
IPTU
IPVA
Diversas taxas como seguro obrigatório do carro, taxa de liceenciamento anual, taxa para uso do SISCOMEX, diversas taxas de "melhorias" do esgoto, eletricidade, asfalto, etc. outras taxas para a junta comercial, etc.
Isso sem contar as propinas da polícia militar, da polícia civil, dos fiscais federais, dos fiscais estaduais, dos fiscais do trabalho, e qualquer outro funcionário público que venha aqui. É importante lembrar que essa propina não é paga como a maioria das pessoas pensam, onde o empresário seduz o pobre fiscal... não, eles chegam na firma e dizem na cara-dura, ou pagam ou a gente te ferra.
E é claro que poderíamos colocar tudo isso no preço do produto, mas o concorrente não faria isso, pois ele também não paga todos os impostos. E porque a fiscalização não fiscaliza todos corretamente, para deixar a concorrência leal? Porque eles não querem! Se todas as empresas pagarem todos os impostos corretamente, como eles vão ganhar a propina deles? É isso que o governo não diz na propaganda, TODAS as empresas sonegam e o governo sabe disso e se aproveita disso.
O que acontece é que as empresas só podem colocar o preço do produto até um patamar, se passar disso a empresa não consegue vender. Para não passar disso, ela sonega, pois pagando todos os impostos o preço subiria muito acima desse patamar.
O governo deveria diminuir a carga tributária drasticamente ou então garantir que nenhum fiscal roube das empresas. Enquanto isso não acontece, sonega-se.
Ps: sem contar os custos para controlar toda a burocracia. Só aqui são quatro funcionários trabalhando exclusivamente para tratar da burocracia dos governos. E sem contar também as mudanças de regras no meio do jogo, como impostos que poderiam ser compensados já não podem ser mais, números que deveriam ser apresentados de um jeito devem ser apresentados de outro sem motivo aparente e sem nenhum aviso prévio do governo, etc..., a lista é enorme!