Autor Tópico: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense  (Lida 3154 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline O Comissário do Povo

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 684
  • Eu represento o instinto coletivo
Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Online: 08 de Outubro de 2009, 17:51:44 »
8 de Outubro de 2009 - 10h14
Para revista americana, Brasil tem “o melhor chanceler do mundo”

“Difícil achar outro ministro das relações exteriores que tenha orquestrado com tanta eficácia uma transformação de tal magnitude do papel internacional de seu país.” Foi dessa forma que o articulista David Rothkopf, da prestigiada The New ForeignPolicy, se referiu ao ministro Celso Amorim, um dos mais bem-sucedidos integrantes do governo Lula.
Com foco sobretudo nas últimas conquistas do país, o autor do artigo ousa dizer: “Este pode ter sido o melhor mês para o Brasil desde, aproximadamente, junho de 1494. Foi quando o Tratado de Tordesilhas foi assinado, garantindo a Portugal tudo no Novo Mundo a leste de uma linha imaginária que se declarou existir a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde”.

Confira abaixo a íntegra do texto.

O maior chanceler do mundo

Por David Rothkopf, na The New ForeignPolicy.com

Este pode ter sido o melhor mês para o Brasil desde, aproximadamente, junho de 1494. Foi quando o Tratado de Tordesilhas foi assinado, garantindo a Portugal tudo no Novo Mundo a leste de uma linha imaginária que se declarou existir a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. Isso assegurou the aquilo que viria a se tornar o Brasil seria português e, portanto, desenvolveria uma cultura e uma identidade muito diferentes do resto da América Latina Hispânica. Isso garantiu que o mundo tivesse samba, churrasco, a “Garota de Ipanema” e, por uma série de eventos incrivelmente fortuita, posto que tortuosa, Gisele Bündchen.

Embora tenha levado algum tempo para o Brasil corresponder à máxima dúbia de que era “o país do futuro e sempre o seria”, restam poucas dúvidas de que o amanhã chegou para o país, mesmo que ainda reste muito por fazer para superar suas sérias contingências sociais e aproveitar seu extraordinário potencial econômico.

As evidências de que algo novo e importante estava acontecendo no Brasil começaram a se acumular anos atrás, quando o então presidente Cardoso engendrou uma mudança rumo à ortodoxia econômica que estabilizou um país sacudido por ciclos de expansão e queda e assombrosa inflação. Elas ganharam vulto, entretanto, no decurso do extraordinário mandato do atual presidente do País, Luís Inácio Lula da Silva.

Parte desse vigor se deve ao compromisso de Lula com a manutenção dos fundamentos econômicos lançados por Cardoso, uma manobra política corajosa para um líder trabalhista de longa data que pertence ao Partido dos Trabalhadores, até então na oposição. Parte se deve à sorte, uma mudança global do paradigma energético que ajudou os trinta anos de investimento brasileiro em biocombustíveis a começar a valer a pena – e de novas e importantes formas -; descobertas de jazidas de petróleo de grande porte no mar territorial brasileiro; e a demanda crescente da Ásia que permitiu ao Brasil se tornar um líder nas exportações agrícolas globais e assumir o papel de “provedor da Ásia”. Porém, muito dessa pujança se deve à grande tarimba dos líderes brasileiros em aproveitar uma conjuntura que muitos de seus predecessores teriam provavelmente desperdiçado.

Dentre esses líderes, muito do crédito vai para o presidente Lula, que se tornou meio que um astro do rock no cenário internacional, ao amalgamar energia, iniciativa, carisma, intuição incomum e sensatez de forma tão eficaz que sua falta de educação forma jamais foi um empecilho. Algum mérito vai para membros de seu gabinete, como sua ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, antes titular das Minas e Energia, que se tornou uma chefe de gabinete durona e possível sucessora de Lula. Mas acredito que um bom quinhão deva caber a Celso Amorim, que orquestrou uma transformação do papel mundial do Brasil quase sem precedentes históricos. Ele é o chanceler de Lula desde 2003 (tendo ocupado o cargo nos anos noventa), mas creio ser possível demonstrar que ele é, atualmente, o ministro do exterior mais bem sucedido do planeta.

É impossível identificar apenas um momento crucial nos esforços de Amorim em metamorfosear o Brasil, de poder regional dormente de proeminência internacional questionável, em um dos mais importantes protagonistas do cenário global, reconhecido por consenso como possuidor de um papel de liderança inaudito. Pode ter sido quando o ministro teve um papel central em arquitetar a rejeição, pelos países emergentes, de uma jogada de poder do tipo “nada de novo”, por parte dos Estados Unidos e da Europa, durante a rodada de tratativas comerciais de Cancun em 2003. Pode ter sido o modo arguto como os brasileiros têm usado distinções como sua liderança em biocombustíveis para estabelecer novas pontes de diálogo e influência, seja com os Estados Unidos, seja com outras potências emergentes. Certamente, esse processo envolveu a determinação de Amorim em abraçar a idéia de converter os BRICs, antes apenas um acrônimo, numa importante instância geopolítica de colaboração, trabalhando com seus colegas na Rússia, na Índia e na China para institucionalizar o diálogo entre os países e harmonizar suas declarações. (Pode-se discutir a afirmativa de que o BRIC que mais ganhou com essa aliança seja o Brasil. Rússia, China e Índia merecem lugar à mesa em função do poderio militar, do peso demográfico, da força econômica ou dos recursos naturais. O Brasil possui todos esses atributos… mas em menor grau que os outros.) Também envolveu outras incontáveis peças de estratégia diplomática, que vão dos laços aprofundados e estreitados do Brasil com países como a China e o fomento tanto do fluxo de investimentos como de uma reputação de porto comparativamente seguro na turbulência econômica global; à afinidade mútua entre o novo presidente dos Estados Unidos e seu colega brasileiro – a ponto de o primeiro incentivar o último a servir de mediador, por exemplo, com os Iranianos. Concorde-se ou não com cada um de seus lances em searas como Honduras ou a OEA na questão cubana, o Brasil continua a desempenhar um papel regional importante, ainda que seja evidente que seu foco se deslocou para a cena global.

Nada ilustra tão bem a distância percorrida pelo Brasil ou a eficácia do time Lula-Amorim do que os eventos das últimas semanas. Primeiro, a decisão pelos países do mundo de descartar o G8 e abraçar o G20, assegurando ao Brasil um lugar permanente na mais importante mesa de negociações do mundo. Depois, o Brasil se tornou o primeiro país na América Latina a ganhar o direito de sediar os Jogos Olímpicos. O Financial Times de ontem noticiou que “A Ásia e o Brasil lideram o crescimento na confiança do consumidor”, um reflexo da reputação que o País tem vendido com sucesso (com a maior parte do mérito indo para o ressurgente setor privado brasileiro). Acrescente-se a isso as reportagens desta semana sobre o encontro FMI-Banco Mundial em Istambul, que demonstram, com a concordância em mudar a estrutura do Fundo Monetário Internacional, uma institucionalização ainda maior do novo papel do Brasil. Segundo o Washington Post de hoje, “As nações também concordaram, em caráter preliminar, em reformular a estrutura de votos nacionais do Fundo, prometendo um arcabouço que aumente a representatividade de gigantes emergentes como o Brasil e a China por volta de janeiro de 2011.”

Nada mal para alguns dias de trabalho. E conquanto seja o Ministério da Fazenda brasileiro que tenha assento no encontro de Istambul, o arquiteto inconteste desta notável transformação do papel do Brasil é Amorim.

Muito trabalho resta por fazer, é claro. Parte dele tem a ver como o novo papel que foi moldado. O Brasil quer um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas e um papel de liderança maior em outros organismos internacionais. Pode ser que os consiga, mas tem de manter seu crescimento e sua estabilidade para chegar lá. Ademais, o Brasil parece inclinado a minimizar ameaças regionais tais como a venezuelana. (Brasileiros tendem a tratar com condescendência os vizinhos ao norte quase tanto quanto os amigos argentinos ao sul… e assim eles subestimam a habilidade que têm homens como Hugo Chávez de cometer grandes estragos.) E eles terão uma eleição em breve que pode mudar o elenco de líderes e, naturalmente, mudar a atual trajetória de várias maneiras – boas e ruins.

Mas é difícil achar outro ministro das relações exteriores que tenha orquestrado com tanta eficácia uma transformação de tal magnitude do papel internacional de seu país. E é por isso que, se me pedissem hoje que depositasse meu voto para melhor chanceler do mundo, ele seria provavelmente para aquele filho nativo de Santos, Celso Amorim.
 

Fonte: Blog do Luis Nassif
The world’s best foreign minister
Wed, 10/07/2009 - 12:35pm



This may have been the best month for Brazil since about June 1494. That's when the Treaty of Tordesillas was signed granting Portugal everything in the new world east of an imaginary line that was declared to exist 370 leagues west of the Cape Verde islands. This ensured that what was to become Brazil would be Portuguese and thus develop a culture and identity very different from the rest of Spanish Latin America. This guaranteed the world would have samba, churrasco, "The Girl from Ipanema," and through some incredibly fortuitous if twisted chain of events, Gisele Bundchen.

While it took Brazil sometime to live up to the backhanded maxim that it was "the country of tomorrow and always would be," there is little doubt that tomorrow has arrived for the country even if much work remains to be done to overcome its serious social challenges and tap its extraordinary economic potential.

The evidence that something new and important was happening in Brazil began to build years ago, when then President Cardoso engineered a shift to economic orthodoxy that stabilized a country racked by cycles of boom and bust and mind-blowing inflation. It has gained momentum however, throughout the extraordinary term of the country's current President Luiz Inácio Lula da Silva.

Some of that momentum is due to Lula's commitment to preserving the economic foundations laid by Cardoso, a courageous political move for a lifelong labor leader from the opposition Workers Party. Some of it is due to luck, a changing global energy paradigm that helped make Brazil's 30 years of investment in biofuels start to pay off in important new ways, massive discoveries of oil off Brazil's coast and growing demand from Asia that has enabled Brazil to become a world agricultural export leader and assume the role of "breadbasket of Asia." But much of it is due to great skill on the part of Brazil's leaders in seizing a moment that many of their predecessors likely would have fumbled.

Of those leaders, much of the credit goes to President Lula who has become a bit of a rock star on the international scene, harnessing energy, drive, charisma, uncanny intuition, and common sense so effectively that his lack of formal education has hardly been an impediment. Some goes to other members of his team, such as his chief of staff Dilma Rousseff, a former energy minister who has become a very tough chief of staff and a possible successor to Lula. But I believe a large amount of it ought to go to Celso Amorim, who has masterminded a transformation of Brazil's role in the world that is almost unprecedented in modern history. He has been Lula's foreign minister since 2003 (he also served in the same role in the 1990s) but I think there is a fair case to be made that he is currently the world's most successful foreign minister.

It is impossible to pinpoint just one turning point in Amorim's efforts to transform Brazil from a lumbering regional power of dubious international clout into one of the most important players on the world stage, acknowledged by global consensus to play an unprecedented leading role. It may have come when he played a central role helping to engineer a pushback by emerging countries against a business-as-usual power play by the U.S. and Europe during the Cancun trade talks in 2003. It might have been the canny way the Brazilians have used issues such as their biofuels leadership to forge new dialogues and influence either with the United States or with other emerging powers. It certainly involved his embrace of the idea of transforming the BRICs from acronym to important geopolitical collaboration, working with his counterparts in Russia, India and China to institutionalize the dialogue between the countries and to coordinate their messages. (Arguably the BRIC helped most by this alliance is Brazil. Russia, China and India all earn places at the table due to military capabilities, population size, economic clout or resources. Brazil has all these things...but less than the others.) It also involved countless other things from the Brazil's deepened and tightened ties with countries like China, it's promotion of both investment flows and a reputation for being comparatively secure in the face of global economic reversals, the comfort level America's new President has with his Brazilian counterpart -- even extending to encouraging them to play a role as a conduit to, for example, the Iranians. Agree or not with their every move in places like Honduras or in the OAS on Cuba, Brazil has also continued to play an important regional role even as it is clear its focus has shifted to the global stage.

Nothing illustrates how far Brazil has come or how effective the Lula-Amorim team has been than the events of the past few weeks. First, the countries of the world cashier the G8 and embrace the G20, guaranteeing Brazil a permanent place at the most important table in the world. Next, Brazil becomes the first country in South America to be awarded the right to host the Olympics. Yesterday's FT carried news that "Asia and Brazil lead rise in consumer confidence", a reflection on the reputation that the government has effectively sold (with the bulk of the credit going to a resurgent Brazilian private sector.) And this week's stories out of the IMF-World Bank meeting in Istanbul show a further institutionalization of Brazil's new role with agreement to change the structure of the International Monetary Fund. According to today's Washington Post: "The nations also preliminarily agreed to reshape the fund's voting structure, promising a blueprint for giving more clout to emerging giants like Brazil and China by January 2011."

Not a bad few days work. And while it's Brazil's Finance Ministry you'll find at IMF-World Bank Meetings, the undisputed architect of this remarkable transformation of Brazil's role in Amorim.

Much work remains to be done, of course. Part of it has to do with the new role that has been shaped. Brazil wants a permanent place on the U.N. Security Council and more of a leadership role in other international institutions. It may well earn these, but it will have to maintain its growth and stability to get there. Further, Brazil seems inclined to minimize regional threats such as those posed by Venezuela (Brazilians tend to look down their nose at their neighbors to the north almost as much as they do toward their Argentine friends to the south ... and thus they under-estimate the ability of men like Hugo Chavez to do too much damage.) And they have an election coming up that may change the cast of players and of course, that can alter the current trajectory in any number of ways -- good and bad.

But it is hard to think of another foreign minister who has so effectively orchestrated such a meaningful transformation of his country's international role. And that's why if I were asked today to cast a ballot, my vote for world's best foreign minister would likely go to Santos' native son, Celso Amorim.
"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos" Oscar Niemeyer
"O MST é o mais importante movimento de massa do mundo e tem registros de importantes conquistas" Noam Chomsky
Reduz pra 40 que o Brasil aumenta!

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2009, 20:01:48 »
Se já foi postado o texto em português, não havia necessidade de postar de novo em inglês.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline O Comissário do Povo

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 684
  • Eu represento o instinto coletivo
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2009, 20:04:39 »
Se já foi postado o texto em português, não havia necessidade de postar de novo em inglês.
Eu julgo ser necessário postar a notícia no idioma original.
"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos" Oscar Niemeyer
"O MST é o mais importante movimento de massa do mundo e tem registros de importantes conquistas" Noam Chomsky
Reduz pra 40 que o Brasil aumenta!

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2009, 22:17:42 »
esse cara vai ficar fazendo proselitismo no site?

Sinceramente, isso já passou de qualquer limite razoável;
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline O Comissário do Povo

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 684
  • Eu represento o instinto coletivo
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2009, 22:33:56 »
esse cara vai ficar fazendo proselitismo no site?

Sinceramente, isso já passou de qualquer limite razoável;
Já me acostumei com os comentários improcedentes por parte de foristas periféricos.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2009, 22:36:35 por O Comissário do Povo »
"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos" Oscar Niemeyer
"O MST é o mais importante movimento de massa do mundo e tem registros de importantes conquistas" Noam Chomsky
Reduz pra 40 que o Brasil aumenta!

Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2009, 22:44:14 »
esse cara vai ficar fazendo proselitismo no site?

Sinceramente, isso já passou de qualquer limite razoável;
Já me acostumei com os comentários improcedentes por parte de foristas periféricos.


Dá-lhe Comissário!! Mostra pra eles que vc veio pra ficar!!
_________________________________

E vc, acha o Celso Amorin o maior chanceler do mundo?

Offline O Comissário do Povo

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 684
  • Eu represento o instinto coletivo
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2009, 22:53:55 »
esse cara vai ficar fazendo proselitismo no site?

Sinceramente, isso já passou de qualquer limite razoável;
Já me acostumei com os comentários improcedentes por parte de foristas periféricos.


Dá-lhe Comissário!! Mostra pra eles que vc veio pra ficar!!
_________________________________

E vc, acha o Celso Amorin o maior chanceler do mundo?
Eu não tenho competência para tal julgamento.

Pra mim ele aparenta ser apenas um poço de sensatez.
"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos" Oscar Niemeyer
"O MST é o mais importante movimento de massa do mundo e tem registros de importantes conquistas" Noam Chomsky
Reduz pra 40 que o Brasil aumenta!

Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2009, 23:03:34 »
Sensacional!
Não tem competência pra julgar mas acha o cara um "poço de sensatez". E isso não é um julgamento?
______________________________________

Outra pergunta, por que um poço de sensatez?

Offline O Comissário do Povo

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 684
  • Eu represento o instinto coletivo
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2009, 23:18:08 »
Sensacional!
Não tem competência pra julgar mas acha o cara um "poço de sensatez". E isso não é um julgamento?
______________________________________

Outra pergunta, por que um poço de sensatez?
Não tenho competência para julgar se ele é ou não o melhor chanceler do mundo.

Eu o considero um poço de sensatez pela análise da sua atuação.

Seu esmerado discurso é congruente com a ascensão geopolítica do Brasil, e por vezes é o próprio ascensor.
"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos" Oscar Niemeyer
"O MST é o mais importante movimento de massa do mundo e tem registros de importantes conquistas" Noam Chomsky
Reduz pra 40 que o Brasil aumenta!

Offline Zeichner

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.123
  • Sexo: Masculino
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #9 Online: 09 de Outubro de 2009, 10:21:15 »
O Amorim?
perdeu absolutamente todas as disputas que envolveu o Brasil.
Vamos ver. A rodada de Doha foi pra porr@.
Perdemos a ptrobrás na Bolívia.
Pagamos mais pela energia da Itaipu sem precisar.
Defendemos as FARC no episódio Bittencourt. (Epic fail )
A Argentina colocou o mercosul pra escanteio aumentando as tarifas alfandegárias (que já deveriam ter sido extintas).
Deixou um ex-presidente bigodudo usar e abusar da embaixada brasileira em Honduras, com direito a comício e tudo.
Apóia o terrorista Kadhaffi.
Apóia o anti-semitismo do Iraniano nuclear.
Tinha um brasileiro favorito para o cargo da UNESCO e preferiu apoiar um egípcio anti-semita ( epic fail II).
Quando levou o Lula pro oriente, visitou todas as ditaduras, menos a única democracia.
Apóia Chávez ( Estupid fail ) e diz que na Venezuela existe democracia.
Chávez compra armamentos dos russos, faz operações de guerra na costa da América do Sul e reclama das bases americanas contra o tráfico de drogas na Colômbia.

Existem mais.

Ele não é sensato, nem tão pouco equilibrado. Justamente pelo seu desiquilíbrio diplomático em nome do bolivarianismo chavista que é tão querido por algumas pessoas, inclusive pelas esquerdas norte-americanas.




Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #10 Online: 09 de Outubro de 2009, 10:53:58 »
 :woohoo:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #11 Online: 09 de Outubro de 2009, 11:33:34 »
E ainda tomou um tombo da China no negocio da soja.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline O Comissário do Povo

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 684
  • Eu represento o instinto coletivo
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #12 Online: 09 de Outubro de 2009, 11:36:45 »
O que vocês acham da Unasul?
"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos" Oscar Niemeyer
"O MST é o mais importante movimento de massa do mundo e tem registros de importantes conquistas" Noam Chomsky
Reduz pra 40 que o Brasil aumenta!

Offline Mr. Mustard

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.918
  • Sexo: Masculino
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #13 Online: 09 de Outubro de 2009, 12:16:00 »
esse cara vai ficar fazendo proselitismo no site?

Sinceramente, isso já passou de qualquer limite razoável;

[2]

Offline O Comissário do Povo

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 684
  • Eu represento o instinto coletivo
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #14 Online: 09 de Outubro de 2009, 12:36:57 »
O Amorim?
perdeu absolutamente todas as disputas que envolveu o Brasil.
Vamos ver. A rodada de Doha foi pra porr@.
Perdemos a ptrobrás na Bolívia.
Pagamos mais pela energia da Itaipu sem precisar.
Defendemos as FARC no episódio Bittencourt. (Epic fail )
A Argentina colocou o mercosul pra escanteio aumentando as tarifas alfandegárias (que já deveriam ter sido extintas).
Deixou um ex-presidente bigodudo usar e abusar da embaixada brasileira em Honduras, com direito a comício e tudo.
Apóia o terrorista Kadhaffi.
Apóia o anti-semitismo do Iraniano nuclear.
Tinha um brasileiro favorito para o cargo da UNESCO e preferiu apoiar um egípcio anti-semita ( epic fail II).
Quando levou o Lula pro oriente, visitou todas as ditaduras, menos a única democracia.
Apóia Chávez ( Estupid fail ) e diz que na Venezuela existe democracia.
Chávez compra armamentos dos russos, faz operações de guerra na costa da América do Sul e reclama das bases americanas contra o tráfico de drogas na Colômbia.

Existem mais.

Ele não é sensato, nem tão pouco equilibrado. Justamente pelo seu desiquilíbrio diplomático em nome do bolivarianismo chavista que é tão querido por algumas pessoas, inclusive pelas esquerdas norte-americanas.

Uma série de afirmações meméticas e simplistas nem de longe são argumentos de avaliação para um diplomata. Sua atuação não se resume à disputas binárias.

A complexidade das relações entre nações e seus respectivos mercados é assunto merecedor de análise pormenorizada e isenta de prismas ideológicos, que não é o caso da réplica memética citada.
"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos" Oscar Niemeyer
"O MST é o mais importante movimento de massa do mundo e tem registros de importantes conquistas" Noam Chomsky
Reduz pra 40 que o Brasil aumenta!

Offline Týr

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.126
  • Sexo: Masculino
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #15 Online: 09 de Outubro de 2009, 12:42:54 »

Offline O Comissário do Povo

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 684
  • Eu represento o instinto coletivo
"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos" Oscar Niemeyer
"O MST é o mais importante movimento de massa do mundo e tem registros de importantes conquistas" Noam Chomsky
Reduz pra 40 que o Brasil aumenta!

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #17 Online: 09 de Outubro de 2009, 14:49:57 »
esse cara vai ficar fazendo proselitismo no site?

Sinceramente, isso já passou de qualquer limite razoável;

[2]

[3]
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Zeichner

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.123
  • Sexo: Masculino
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #18 Online: 09 de Outubro de 2009, 15:37:35 »
O Amorim?
perdeu absolutamente todas as disputas que envolveu o Brasil.
Vamos ver. A rodada de Doha foi pra porr@.
Perdemos a ptrobrás na Bolívia.
Pagamos mais pela energia da Itaipu sem precisar.
Defendemos as FARC no episódio Bittencourt. (Epic fail )
A Argentina colocou o mercosul pra escanteio aumentando as tarifas alfandegárias (que já deveriam ter sido extintas).
Deixou um ex-presidente bigodudo usar e abusar da embaixada brasileira em Honduras, com direito a comício e tudo.
Apóia o terrorista Kadhaffi.
Apóia o anti-semitismo do Iraniano nuclear.
Tinha um brasileiro favorito para o cargo da UNESCO e preferiu apoiar um egípcio anti-semita ( epic fail II).
Quando levou o Lula pro oriente, visitou todas as ditaduras, menos a única democracia.
Apóia Chávez ( Estupid fail ) e diz que na Venezuela existe democracia.
Chávez compra armamentos dos russos, faz operações de guerra na costa da América do Sul e reclama das bases americanas contra o tráfico de drogas na Colômbia.

Existem mais.

Ele não é sensato, nem tão pouco equilibrado. Justamente pelo seu desiquilíbrio diplomático em nome do bolivarianismo chavista que é tão querido por algumas pessoas, inclusive pelas esquerdas norte-americanas.

Uma série de afirmações meméticas e simplistas nem de longe são argumentos de avaliação para um diplomata. Sua atuação não se resume à disputas binárias.

A complexidade das relações entre nações e seus respectivos mercados é assunto merecedor de análise pormenorizada e isenta de prismas ideológicos, que não é o caso da réplica memética citada.

em suma, você também não tem a menor idéia do que seria uma vitória diplomática e quer me enrolar ,ops, replicar miméticamente uma análise pormenorizada não-isenta de prismas ideológicos.


Offline Mr. Mustard

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.918
  • Sexo: Masculino
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #19 Online: 09 de Outubro de 2009, 15:41:03 »
[Mode ForúmRealidade ON]
Celso Amorim é o melhor porque QUE QUERO! Venci e todos vocês perderam!
A escumalha não pode me obrigar a alterar o título do tópico aqui! Ah! Ah! Ah!
[Mode ForúmRealidade OFF]

Offline Zeichner

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.123
  • Sexo: Masculino
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #20 Online: 09 de Outubro de 2009, 15:43:02 »
Memética se refere à proliferação de memes, como os defendidos por Richard Dawkins, onde idéias culturais se proliferam, evoluem ou se extinguem seguindo um padrão aparentado ao biológico. Mimético é quando se copia uma estrutura social, cultural ou de pensamento pré-existente. Apesar de terem origens nas funções do pensamento humano, possuem significados diferentes. Qual destes termos você considera mais correto para descrever a questão da política externa brasileira, justificando com exemplos sua resposta.

Offline Zeichner

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.123
  • Sexo: Masculino
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #21 Online: 09 de Outubro de 2009, 15:45:06 »
Comissário, sem crtl+C - ctrl+V.

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #22 Online: 09 de Outubro de 2009, 16:24:32 »
Pelo que eu li parece que ele queria dizer memética mesmo...

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #23 Online: 09 de Outubro de 2009, 16:31:20 »
vermelho.org?  :hein:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #24 Online: 09 de Outubro de 2009, 16:32:51 »
Pelo que eu li, parece que ele queria usar alguma palavra, não conseguiu lembrar qual, então escreveu a primeira coisa que
lhe veio na cabeça.

Mas isso é apenas minha opinião. Não sou nenhum juiz de direito. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!