Eu entendo é que o fato dos países limítrofes ao brasil vir com essas picuinhas e mendigando, um (Morales) de um jeito de se fazer de macho, o outro foi pelo menos mais político, e no fundo está só querendo ter a oportunidade de vender sua parte da luz gerada, não exclusivamente ao Brasil.
Em todo caso ceder agora determinou a liderança no continente. Eu com Morales teria sido mais duro, porque o jeito que ele fez as coisas foi péssimo, e causou prejuízos aqui, e o presidente é obrigado a pensar por exemplo nos taxistas brasileiros. Mas ser totalmente inflexível também não teria sido uma boa jogada.
Por outro lado, a imagem que EUA tem do Brasil agora é muito boa. Eu a considero boa por outros motivos: a independência econômica, pelas suas próprias pernas. Isto é, ter deixado o câmbio flutuante e ter vencido a batalha com a inflação, contrariando o FMI e ter pago a dívida foi um 'eu te falei que sei me virar' muito importante. É um mérito tanto do governo anterior quanto deste governo, indubitavelmente. E para quem me falar mal, tem problemas sim, mas olhe ao redor, da Argentina à Colômbia, passando pela Bolívia, Equador...
O Chile é, e sempre foi, um caso aparte. Sequer olha para este continente, olha mais para o outro oceano, e não está afim de liderar a pobretada