Autor Tópico: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense  (Lida 3155 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, diz revista estadunidense
« Resposta #25 Online: 09 de Outubro de 2009, 16:34:45 »
Opinião pessoal. Não sei se o Amorim é o melhor chanceler do mundo ou não. E o fato dele ser o melhor do mundo não significa que ele seja realmente muito bom, apenas que os outros são piores do que ele em um dado momento histórico.
Sei que houve vários erros na política externa do Brasil nos últimos anos (alguns citados pelo Zeichner, ainda que não considere os episódios de Honduras e de Doha), mas é inegável que o Brasil alcançou outro patamar nas relações internacionais. Sorte, predestinação (?), resultado de um trabalho continuado dos 3 últimos governos ou qualquer outra coisa. O fato é que hoje o Brasil tem uma importância no cenário mundial que nunca teve em toda a sua história. Eventualmente, isso pode significar um distanciamento cada vez maior nas posições tradicionais da diplomacia brasileira.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #26 Online: 09 de Outubro de 2009, 16:39:37 »
Opinião pessoal. Não sei se o Amorim é o melhor chanceler do mundo ou não. E o fato dele ser o melhor do mundo não significa que ele seja realmente muito bom, apenas que os outros são piores do que ele em um dado momento histórico.
Sei que houve vários erros na política externa do Brasil nos últimos anos (alguns citados pelo Zeichner, ainda que não considere os episódios de Honduras e de Doha), mas é inegável que o Brasil alcançou outro patamar nas relações internacionais. Sorte, predestinação (?), resultado de um trabalho continuado dos 3 últimos governos ou qualquer outra coisa. O fato é que hoje o Brasil tem uma importância no cenário mundial que nunca teve em toda a sua história. Eventualmente, isso pode significar um distanciamento cada vez maior nas posições tradicionais da diplomacia brasileira.

Isso aí. Só gostaria de acrescentar que eu desejo que essa nova cara do Brasil no mundo não seja construída com base no apoio
a ditaduras nem colocando-se posturas ideológicas acima do interesse nacional. Todo mundo tem o direito de sonhar, né?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 09 de Outubro de 2009, 16:42:22 »
Pelo que eu li, parece que ele queria usar alguma palavra, não conseguiu lembrar qual, então escreveu a primeira coisa que
lhe veio na cabeça.

Mas isso é apenas minha opinião. Não sou nenhum juiz de direito. :)

Talvez. Mas então ele mirou num coelho e acertou um urso. Não todas as colocações, é claro, mas algumas são memes. Ideias ou parte de ideias que se propagam e evoluem, pode-se ver essas colocações tanto na imprensa escrita quanto na internet.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 09 de Outubro de 2009, 16:43:57 »

Isso aí. Só gostaria de acrescentar que eu desejo que essa nova cara do Brasil no mundo não seja construída com base no apoio
a ditaduras nem colocando-se posturas ideológicas acima do interesse nacional. Todo mundo tem o direito de sonhar, né?

Vai ser difícil...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #29 Online: 09 de Outubro de 2009, 17:05:58 »

Direito temos... é só o que nos resta, não é? ::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #30 Online: 09 de Outubro de 2009, 17:19:07 »
Se já foi postado o texto em português, não havia necessidade de postar de novo em inglês.
Eu julgo ser necessário postar a notícia no idioma original.
Não vejo porquê. Tendo em vista que já se está postanto o texto em português, apenas acrescentar o link da notícia original já é mais que suficiente a meu ver.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline O Comissário do Povo

• Nível 20
  • *
  • Eu represento o instinto coletivo
« Resposta #31 Online: 09 de Outubro de 2009, 17:49:28 »
Só estava nivelando.
"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos" Oscar Niemeyer
"O MST é o mais importante movimento de massa do mundo e tem registros de importantes conquistas" Noam Chomsky
Reduz pra 40 que o Brasil aumenta!

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline O Comissário do Povo

• Nível 20
  • *
  • Eu represento o instinto coletivo
« Resposta #33 Online: 09 de Outubro de 2009, 18:43:34 »
Só estava nivelando.
Como assim?
Desculpe por não ter quotado. Me referia à questã da memética.
"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos" Oscar Niemeyer
"O MST é o mais importante movimento de massa do mundo e tem registros de importantes conquistas" Noam Chomsky
Reduz pra 40 que o Brasil aumenta!

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #34 Online: 09 de Outubro de 2009, 19:55:00 »
Só estava nivelando.
Como assim?
Desculpe por não ter quotado. Me referia à questã da memética.
Mas você, no post seguinte, disse que era uma questão mimética, como eu tinha colocado, e não memética, como no post original. Qual é o nivelamento nestes dois casos e como isto influencia a questão do política exterior brasileira e sua valoração?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 09 de Outubro de 2009, 20:08:11 »
Sensacional!
Não tem competência pra julgar mas acha o cara um "poço de sensatez". E isso não é um julgamento?

Outra pergunta, por que um poço de sensatez?
Não tenho competência para julgar se ele é ou não o melhor chanceler do mundo.

Eu o considero um poço de sensatez pela análise da sua atuação.

Seu esmerado discurso é congruente com a ascensão geopolítica do Brasil, e por vezes é o próprio ascensor.

Mas é pessoas esse tipo de opinião, como saber se alguém é o melhor do mundo?

Quanto a minha pergunta, vc não respondeu ela, somente proferiu elogios...

Q time vc torce??

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #36 Online: 09 de Outubro de 2009, 21:44:14 »
Tem que se reconhecer e valorizar a política externa brasileira mesmo( e tomar muito cuidado com o oba-oba ). Comecei a perceber isso quando da afirmação das relações sul-sul, que tanto se debatia no começo de sua gestão e que tanto era criticado justamente pelos diplomatas que antecederam esses que estão hoje no comando. Vejam, que a diversificação de mercados e relações diplomáticas, fez com que o Brasil se distanciasse de sua dependência do mercado americano e europeu, sem que esses perdessem importância. Hora, se a relação sul-sul nos projeta para os mercados que mais crescem hoje em dia ( India, China, Africa do Sul, Oriente Médio e América Latina ), porque ir somente em direção ao norte? Porque os pobres são mais feios? Essa política inclusive nos ajudou na crise financeira, descolando o Brasil do que seria sua dependencia do mercado americano, que se não me engano era algo em torno de 30 a 40%. Hoje China, EUA e America Latina tem mais ou menos o mesmo peso. E dizer que o Celso Amorim é o melhor chanceler do mundo, até me parece exagero ( oba oba ), mas o fato é que os outros países e principalmente os EUA ( China é exceção ), estavam e estão há muito tempo carentes de políticas externas contundentes e eficazes, e assim fica fácil. É sentar no pudim e empurrar minhoca na descida. Onze contra o goleiro.   

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 09 de Outubro de 2009, 22:35:49 »
eu queria saber como é adorar alguém...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 09 de Outubro de 2009, 22:56:27 »
eu queria saber como é adorar alguém...
Santo Celso, que estais no itamarary, Santificada seja sua barba... :histeria: Assim?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 09 de Outubro de 2009, 23:23:34 »
ou tipo Santo Lula... não é possível que tudo que venha do Lula seja incrivelmente bom...
O Celso Amorim fez uma série de merdas...

e tem outros que adoram o Santo FHC...

Vejo muito poucos aqui falando coisas boas e ruins do Lula...  É estranho quando alguém só vê coisas boas
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 10 de Outubro de 2009, 08:34:38 »
ou tipo Santo Lula... não é possível que tudo que venha do Lula seja incrivelmente bom...

Vejo muito poucos aqui falando coisas boas e ruins do Lula...  É estranho quando alguém só vê coisas boas

O mais estranho é quando as coisas boas são muito mais evidentes e as pessoas insistem em verem só as ruins... Bem estranho.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #41 Online: 10 de Outubro de 2009, 09:13:44 »
Não é que o Lula fez dois governos ruins! Foram até muito bons ambos. A questão é: Se houvesse menos ideologia e menos oba-oba, seria muito melhor!

Ainda diria que seria perfeito se o Lula tivesse diminuído um pouco que fosse da corrupção, quando na verdade ela piorou ou tornou-se pública.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 10 de Outubro de 2009, 11:21:21 »

O mais estranho é quando as coisas boas são muito mais evidentes e as pessoas insistem em verem só as ruins... Bem estranho.

Não é o mais estranho, é tão estranho quanto. Mais equilibrado seria ver que há coisas boas e ruins. Ver só a boas ou ruins quer dizer que a capacidade de interpretação está abalada pela idolatria ou ideologia.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #43 Online: 10 de Outubro de 2009, 11:29:54 »
O que vocês acham da Unasul?

Algo similar a um bonecão de posto...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 10 de Outubro de 2009, 11:31:19 »
O Celso Amorim é inteligente, não tenho dúvidas. Mas acho injusto culpá-lo sozinho pelo política entreguista externa do governo. A culpa é dele e dos demais membros do governo petralha.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 10 de Outubro de 2009, 11:33:22 »
O Celso Amorim é inteligente, não tenho dúvidas. Mas acho injusto culpá-lo sozinho pelo política entreguista externa do governo. A culpa é dele e dos demais membros do governo petralha.

Entreguista? Qual foi o caso? Itaipu, Petrobrás...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 10 de Outubro de 2009, 11:36:53 »

Entreguista? Qual foi o caso? Itaipu, Petrobrás...

Itaipu, Petrobras na Bolívia, dívida do Paraguai, concessões comerciais a Argentina, mãozinha na cabeça de Chavez, mãozinha na cabeça de Rafael Correa, omissão sobre o caso de Darfur (a maior vergonha na minha opinião), asilo ao Cesare Batisti, etc... É o que me vem na cabeça agora.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #47 Online: 10 de Outubro de 2009, 13:23:52 »
O Amorim?
(...)

Mas na Argentina amam o Lula, nos EUA também... o Ministro de Relações Exteriores tem que ser um gênio para conseguir isso !!!
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 10 de Outubro de 2009, 14:38:10 »
Acho que o gênio do relacionamento é o Lula, o Amorim não tem nada a ver com isso.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 10 de Outubro de 2009, 17:12:23 »
1985,
Às vezes não é necessária alguma concessão? O Paraguai tá na merda, pra quê recrudescimento, só geraria um mal estar onde o Brasil não ganharia muita coisa, o mesmo com a Bolívia. Os preços foram re-negociados também com uma empresa francesa que aceitaram as determinações-imposições bolivianas. O Chávez e o amigo dele são que nem o Comissário, exstem, fazer o quê? Pior, ele são doidos! Enquanto não fizerem nada assustador, melhor tapinhas, bater de frente pode estragar possíveis interesses futuros. Tenho certeza que ambos são adeptos da picuinha. Da Argentina não sei o caso, mas ainda poderia seguir o mesmo princípio: não tem como fazer política externa, exceto China, EUA e afins, na base do ganha-ganha.
Agora, Dafur e Cesare... Aí é cagada!
« Última modificação: 10 de Outubro de 2009, 17:14:32 por Mabumbo.P »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!