Pensando na vida, me veio à cabeça uma idéia meio maluca, embora me pareça ter uma certa lógica.
É notório que existe uma certa "discriminação" na escolha de parceiros/namorados/esposos mesmo por parte dos negros. Apesar de não haver nenhuma comprovação "oficial" disso, parece que os negros bem-sucedidos financeiramente tendem a escolher como esposas mais mulheres brancas do que negras. Vemos isso constantemente na mídia e nas nossas andanças sociais. Até mesmo chefes de estados negros de paises africanos costumam aparecer em sua maioria com uma esposa branca do lado.
Frente à situação acima descrita (supondo verdadeira), me veio o seguinte pensamento: será que isso pode influenciar de alguma forma nas diferenças de renda/riqueza entre negros e brancos?
A resposta me parece ser sim (apenas a magnitude da influência não sei dizer), pelo seguinte "mecanismo":
Imaginem que um negro consiga de alguma forma enriquecer-se e ascender socialmente. Ao fazer isso, ele passará a seus filhos condições para enriquecerem ou manterem-se ricos muito maiores do que as que ele próprio teve, ou seja, ele poderá lhes dar estudos de alta qualidade e oportunidades de negócios ou empregos que os mais pobres não têm.
Ou seja, à medida que vários negros pobres quebram essa "barreira" sócioeconômica e ascendem socialmente, criariam condições para que seus filhos progridam mais e mais em termos econômicos, de sorte que após algum tempo teríamos cada vez mais negros ricos, e em maiores proporções.
O "problema" surge do seguinte fato: os filhos e netos desses negros que enriqueceram não necessariamente serão "negros" como ele. Por quê? Por causa dessa tendência entre os negros ricos e bem-sucedidos de casarem-se com mulheres brancas.
Em outras palavras, o que seria uma "oportunidade" de criar um "clã" de negros ricos acaba criando um clan de pardos. Estes, por sua vez, ao se casarem, tornam a escolher mulheres brancas, de forma que a "negritude" vai se "diluindo" com o passar das gerações, não contribuindo (como se esperaria) para aumentar o número e a proporção de negros ricos nas estatísticas.
Obviamente, nem todos os negros escolhem mulheres barncas pra se casarem (não estou de forma alguma afirmando isso e muito menos "criticando"). A questão seria se essa tendência acaba tendo efeitos "negativos" nas estatísticas que mostram diferenças de renda baseadas na cor da pele.
O que acham?