Autor Tópico: Escolas paulistas e uniformes  (Lida 4752 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Escolas paulistas e uniformes
« Online: 19 de Julho de 2005, 16:44:42 »
19/07/2005  - 09h04
Decreto de Serra deixa às escolas escolha de modelo e cor de uniforme
SIMONE HARNIK
FÁBIO TAKAHASHI
da Folha de S. Paulo

A partir do ano que vem, cada escola da rede municipal de São Paulo poderá escolher o modelo do seu uniforme. É isso o que determina um decreto assinado pelo prefeito José Serra (PSDB).

Atualmente, o padrão é determinado pelo governo. Assim que entrou na prefeitura, a equipe de Serra acabou com o uniforme vermelho, cor adotada na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy (PT). Agora, serão os representantes das escolas (professores, funcionários e pais) que irão definir os modelos e as cores das roupas.

O secretário da Educação, José Aristodemo Pinotti, afirmou que, a princípio, a compra continuará sendo feita pela prefeitura. Ele disse, porém, que há a possibilidade de as aquisições serem descentralizadas. "Queremos dar para a escola a liberdade de definir as características do seu uniforme. Pôr o logotipo para criar um pouco de auto-estima na própria escola", afirmou o secretário.

O decreto, do dia 15 deste mês, mantém a determinação de que o uso dos uniformes é facultativo. "É uma boa medida, dá identidade à escola", disse o presidente do Sinpeem (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal), Claudio Fonseca.

O presidente da Aprofem (Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo), Ismael Palhares Júnior, também aprovou. "Só deveria estabelecer alguns parâmetros para a escolha, para que não haja exageros."

Propaganda

A prefeitura também analisa a proposta de receber a doação de uniformes para todos os estudantes da rede em troca da veiculação de propaganda nas roupas.

A Abravest (Associação Brasileira do Vestuário) se compromete a angariar os recursos para a produção de um milhão de uniformes, que custariam cerca de R$ 70 milhões à prefeitura.

A contrapartida da propaganda ainda não foi aceita pela gestão Serra. O próprio secretário Pinotti mostrou resistência à proposta. "Acho que criança não deve ser veículo de propaganda. Mas, como gastamos cerca de R$ 70 milhões com uniformes, não quero dizer 'não' sozinho. Vou conversar com o prefeito."

De acordo com o presidente da Abravest, Roberto Chadad, seriam inscrições "discretas", com uma logomarca no ombro da camiseta e do blusão, além de uma etiqueta na calça jeans.

Fonte: Folha On-line

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re.: Escolas paulistas e uniformes
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2005, 17:30:47 »
Enquanto as colegiais não usarem o uniforme japonês, eu não me dou por satisfeito...  :x
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Escolas paulistas e uniformes
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2005, 19:19:34 »
Citação de: Alenônimo
Enquanto as colegiais não usarem o uniforme japonês, eu não me dou por satisfeito...  :x

Aqueles dos animes? Apoiado!  :lol:  :lol:  :lol:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2005, 19:26:13 »
Citação de: Gabriel dCF
Citação de: Alenônimo

Aqueles dos animes? Apoiado!  :lol:  :lol:  :lol:

As saias das gurias...  :babao:

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2005, 19:56:00 »
tarados...

mas as sainhas...  :oops:
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2005, 20:05:25 »
As saias dos animês são muito menores que as de verdade... E as japonesas tbm não têm aquelas pernonas!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2005, 22:10:10 »
Citação de: rizk
As saias dos animês são muito menores que as de verdade... E as japonesas tbm não têm aquelas pernonas!
Por isso que deveria ser implementado isso aqui. As mulheres tem mais corpo e as saias podem ser menores sem problemas...

Que povo mais chato, né? :P

Poindexter

• Visitante
« Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2005, 22:49:30 »
Será que agora os alunos da rede pública irão vestidos como pilotos de F1?

Se é para a iniciativa privada investir, por quê não trocam logo por cortes de impostos na proporção 1 por 1?

Personalidade da escola... isso aí só vai complicar a vida dos motoristas de ônibus, que mal saberão agora identificar as crianças que poderão entrar sem pagar, além de aumentar o custo das licitações, pois TODO MUNDO SABE que quem compra mais paga menos pela unidade.

De nada adianta a tal "personalidade da escola" se os piores marginais tiverem que ser aprovados "devido à filosofia pedagógica dos ciclos" e se não derem salários minimamente decentes para os professores!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Julho de 2005, 00:00:15 »
os motoristas de ônibus podem identificar pela carteirinha (tem carteirinha, não tem?)....
eu achei desnecessário... melhor ia ser logo abolir o uniforme ....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Poindexter

• Visitante
« Resposta #9 Online: 20 de Julho de 2005, 00:35:22 »
Não apenas sou favorável à obrigatoriedade do uniforme como também do hasteamento das bandeiras, de se ter que cantar os Hinos Nacional e Estadual e do ensino de Moral e Cívica em TODAS as escolas em território nacional, públicas ou privadas!

E, sem nenhuma incompatibilidade com o que escrevi acima, torço contra a Seleção Brasileira de Futebol. Aliás, por falar nisso, 4 dias atrás foi o aniversário de 55 anos de um dos mais lindos acontecimentos da História do Futebol Mundial: o inesquecível Maracanazo! :histeria:

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Julho de 2005, 01:02:06 »
Citação de: Poindexter
Será que agora os alunos da rede pública irão vestidos como pilotos de F1?

Se é para a iniciativa privada investir, por quê não trocam logo por cortes de impostos na proporção 1 por 1?

Personalidade da escola... isso aí só vai complicar a vida dos motoristas de ônibus, que mal saberão agora identificar as crianças que poderão entrar sem pagar, além de aumentar o custo das licitações, pois TODO MUNDO SABE que quem compra mais paga menos pela unidade.

De nada adianta a tal "personalidade da escola" se os piores marginais tiverem que ser aprovados "devido à filosofia pedagógica dos ciclos" e se não derem salários minimamente decentes para os professores!

Eu ainda acho que os uniformes tinha de ter as cores na mesma proporção da bandeira do estado, se for, claro, estadual, do município se for municipal e do país se for federal.

Acaba com essa coisa de "cor-uniforme-cor-partido". Aliás, por que aqueles corredores de ônibus da Marta tem todos os pontos vermelhos?

:?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Julho de 2005, 01:03:03 »
Não apenas sou favorável à obrigatoriedade do uniforme como também do hasteamento das bandeiras, de se ter que cantar os Hinos Nacional e Estadual e do ensino de Moral e Cívica em TODAS as escolas em território nacional, públicas ou privadas!

Pra que?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Julho de 2005, 01:08:46 »
eu não uso uniforme onde estudo e não tem diferença nenhuma , exceto pra melhor. principalmente no que diz respeito à possibilidade das mocinhas exibirem seus corpos divinos  :P
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Julho de 2005, 01:15:47 »
Citação de: bruno
eu não uso uniforme onde estudo e não tem diferença nenhuma , exceto pra melhor. principalmente no que diz respeito à possibilidade das mocinhas exibirem seus corpos divinos  :P

Vira passarela de moda... E você deve estudar em um colégio particular, em colégios públicos ia virar um inferno. Já pensou todo mundo de "mano" na sala de aula?

:P

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Julho de 2005, 01:21:38 »
Minha escola não adota uniforme e se adotasse ninguém obedeceria.

Era isso que acontecia quando estudava na particular, e tinha uniforme obrigatório.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Julho de 2005, 01:32:08 »
Sem uniforme não entra. Tão simples resolver isso..

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Julho de 2005, 01:36:20 »
caso queira-se mesmo um uniforme, seria muito melhor estabelecer camiseta branca e calça jeans. eu não gostava do uniforme quando usava por causa da caída dele...

Poindexter

• Visitante
« Resposta #17 Online: 20 de Julho de 2005, 01:40:07 »
Citação de: Ricardo Mioto

O aluno volta para casa e ainda por cima com observação na caderneta e só entra no dia seguinte se algum pai/responsável assinar.

Quanto às bandeiras, aos hinos e à Moral e Cívica... eles são crianças/adolescentes, não são? Crianças/adolescentes estão em período de educação fundamental, não estão? E uma das noções mais elementares da vida cotidiana é a noção de pátria e seus estados/províncias, sendo o patriotismo um dos fatores decisivos dos PIBs das nações.

E.U.A., Inglaterra, França, Japão, Alemanha... vá ver o patriotismo por lá.

Depois compara com o patriotismo no Brasil e com o conceito de "nação" das facções armadas em luta na África.

Cidadania é fundamental!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Julho de 2005, 02:06:25 »
point os cubanos e norte-coreanos também devem cantar o hino todo o dia.... cidadania é fundamental né?

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Julho de 2005, 02:08:14 »

Vira passarela de moda...

Pior que vira mesmo!
E você deve estudar em um colégio particular, em colégios públicos ia virar um inferno. Já pensou todo mundo de "mano" na sala de aula?
 :P

Não pensei... já vi... Na minha antiga escola só dava mano. As meninas podiam até entrar usando apenas um sutiã na parte de cima, se dissessem que era um bustiê...

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 20 de Julho de 2005, 12:27:23 »

Caso fizessem isso por aqui, as salas ficariam vazias.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 20 de Julho de 2005, 12:28:44 »
Quanto às bandeiras, aos hinos e à Moral e Cívica... eles são crianças/adolescentes, não são? Crianças/adolescentes estão em período de educação fundamental, não estão? E uma das noções mais elementares da vida cotidiana é a noção de pátria e seus estados/províncias, sendo o patriotismo um dos fatores decisivos dos PIBs das nações.

E.U.A., Inglaterra, França, Japão, Alemanha... vá ver o patriotismo por lá.

A Alemanha nazista também incentiava o patriotismo. Isso não quer dizer nada.

Cidadania sim, patriotismo fora.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #22 Online: 20 de Julho de 2005, 13:29:43 »
point os cubanos e norte-coreanos também devem cantar o hino todo o dia.... cidadania é fundamental né?

Acho que você não entendeu o que eu disse. Eu não disse que cidadania bastava. Cidadania não basta, mas, sem cidadania, não se chega à lugar nenhum.

Além do mais, o que mais se toca nestes países: os hinos nacionais ou a Internacional? :hein:

Poindexter

• Visitante
« Resposta #23 Online: 20 de Julho de 2005, 13:36:49 »
Citação de: Fernando

Putz... você e o bruno estão respondendo com a mesm falácia, que é inverter a causalidade do que eu disse.

Então aí vai, de novo:

Acho que você não entendeu o que eu disse. Eu não disse que cidadania bastava. Cidadania não basta, mas, sem cidadania, não se chega à lugar nenhum.

Engraçado é que, apesar de você ter citado o caso do nazismo como exemplo de patriotismo fracassado, você agora me recordou do incrível soerguimento da economia alemã entre 1933 e 1939. Você viu o que aconteceu com o poder econômico e militar alemão entre 1933 (ano de ascenção de Hitler) e 1939? Você acha que pegar a Alemanha de 1933, desmilitarizada, com as donas de casa esquentando comida com dinheiro e com uma dívida externa absurda e, sete anos depois, ser capaz de dominar a França, "é moleza"?

Talvez Hitler tenha batido o recorde mundial de crescimento econômico até 1939, e o interessante é que não se nota tais soerguimentos tão incríveis na ausência de patriotismo por parte do povo.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #24 Online: 20 de Julho de 2005, 13:44:18 »
Citação de: Fernando

Isso quer dizer MUITO!!!!!!!!!!! Você viu o que aconteceu com o poder econômico e militar alemão entre 1933 (anos de ascenção de Hitler) e 1939? Você acha que pegar a Alemanha de 1933, desmilitarizada, com as donas de casa esquentando comida com dinheiro e com uma dívida externa absurda e, sete anos depois, ser capaz de dominar a França, "não quer dizer nada"?

Talvez Hitler tenha batido o recorde mundial de crescimento econômico até 1939.
Claro... Ao custo de vidas de judeus, não é?

Os que não morriam nos Campos de Concentração, eram obrigados a dar todas as suas posses para o governo alemão. É esse o crescimento econômico da Alemanha nazista que você prega? ;)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!