Autor Tópico: Escolas paulistas e uniformes  (Lida 4753 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Escolas paulistas e uniformes
« Resposta #25 Online: 20 de Julho de 2005, 13:47:15 »
Citação de: Poindexter
Citação de: Fernando
A Alemanha nazista também incentiava o patriotismo. Isso não quer dizer nada.

Putz... você e o bruno estão respondendo com a mesm falácia, que é inverter a causalidade do que eu disse.

Então aí vai, de novo:

Acho que você não entendeu o que eu disse. Eu não disse que cidadania bastava. Cidadania não basta, mas, sem cidadania, não se chega à lugar nenhum.

Engraçado é que, apesar de você ter citado o caso do nazismo como exemplo de patriotismo fracassado, você agora me recordou do incrível soerguimento da economia alemã entre 1933 e 1939. Você viu o que aconteceu com o poder econômico e militar alemão entre 1933 (ano de ascenção de Hitler) e 1939? Você acha que pegar a Alemanha de 1933, desmilitarizada, com as donas de casa esquentando comida com dinheiro e com uma dívida externa absurda e, sete anos depois, ser capaz de dominar a França, "é moleza"?

Olhe as consequências de todo esse quixotismo.

Talvez Hitler tenha batido o recorde mundial de crescimento econômic

O de pilhagem de corpos também.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #26 Online: 20 de Julho de 2005, 13:55:45 »
Citação de: Alenônimo
Claro... Ao custo de vidas de judeus, não é?

Os que não morriam nos Campos de Concentração, eram obrigados a dar todas as suas posses para o governo alemão. É esse o crescimento econômico da Alemanha nazista que você prega? ;)

Passa para mim um único país do G-7 no qual não podemos identificar claros traços de identidade nacional e patriotismo, Alê!

Americanos, japoneses, alemães, franceses, ingleses, italianos, canadenses...

Eu não vi até agora sucesso nacional sem isso!!!!!

Voltando ao Hitler, eu não sei até que ponto esse crescimento econômico foi devido aos absurdos cometidos contra os judeus mas, de qualquer forma, mesmo para um fascínora como ele, o soerguimento da Economia Nacional não veio em ambiente sem patriotismo.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #27 Online: 20 de Julho de 2005, 13:59:43 »
Olhe as consequências de todo esse quixotismo.

Tô vendo... tô vendo os E.U.A., o Japão, a Alemanha, a Inglaterra, a França, a Itália e o Canadá muito bem! Sinal de que algo deve ter de bom em cantar God Save the Queen, mudar o nome de French Fries para Freedom Fries, pôr bandeirinhas na sacada das casas no 4 de Julho, votar NON no plebiscito sobre a UE, não aderir ao EURO... :lol:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Escolas paulistas e uniformes
« Resposta #28 Online: 20 de Julho de 2005, 14:03:37 »
Estava falando da Alemanha.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #29 Online: 20 de Julho de 2005, 14:15:30 »
Estava falando da Alemanha.

E eu estou falando das nações em geral, com conceitos aplicáveis (com o de "nação", por exemplo), desde o século XVI.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 20 de Julho de 2005, 14:35:50 »
Nação é um bom conceito para desenvolver um núcleo funcional de motivação coletiva.

Mas que deve ser descartado depois de um certo ponto, disso não tenho dúvida.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 20 de Julho de 2005, 15:11:29 »
Citação de: Ricardo Mioto
Sem uniforme não entra. Tão simples resolver isso..

Caso fizessem isso por aqui, as salas ficariam vazias.

Que fiquem..

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 20 de Julho de 2005, 15:22:16 »
Não é assim que pensa a escola, eles querem ganhar dinheiro e os alunos querem ter aula. Mas como nas particulares são os alunos que intimidam o colégio, você já deve saber o resultado...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 20 de Julho de 2005, 15:27:03 »
Não é assim que pensa a escola, eles querem ganhar dinheiro e os alunos querem ter aula. Mas como nas particulares são os alunos que intimidam o colégio, você já deve saber o resultado...

Ah, sim. Estava falando da pública.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 20 de Julho de 2005, 15:30:39 »
Putz, aí fode.  :evil:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 21 de Julho de 2005, 00:39:25 »
Claro... Ao custo de vidas de judeus, não é?

Os que não morriam nos Campos de Concentração, eram obrigados a dar todas as suas posses para o governo alemão. É esse o crescimento econômico da Alemanha nazista que você prega? ;)

Passa para mim um único país do G-7 no qual não podemos identificar claros traços de identidade nacional e patriotismo, Alê!

Americanos, japoneses, alemães, franceses, ingleses, italianos, canadenses...

Eu não vi até agora sucesso nacional sem isso!!!!!

Voltando ao Hitler, eu não sei até que ponto esse crescimento econômico foi devido aos absurdos cometidos contra os judeus mas, de qualquer forma, mesmo para um fascínora como ele, o soerguimento da Economia Nacional não veio em ambiente sem patriotismo.

um venezuelano é muito mais patriota que um italiano. isso não os levou a lugar nenhum. pra cada país rico que você pegar em que há valores patriotas acima da média, achará mais 10 na miséria. norte-americanos cantam o hino todo dia?
esse caminho que você indicou, point, da "cidadania", é um atalho pra xenofobia e ufanismo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 21 de Julho de 2005, 01:05:08 »
Os países são ricos.
Eles são patriotas.
Logo, o patriotismo leva ao crescimento de um país.

E a lógica, Poindexter?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #37 Online: 21 de Julho de 2005, 12:29:53 »
Citação de: bruno

um venezuelano é muito mais patriota que um italiano. isso não os levou a lugar nenhum. pra cada país rico que você pegar em que há valores patriotas acima da média, achará mais 10 na miséria. norte-americanos cantam o hino todo dia?
esse caminho que você indicou, point, da "cidadania", é um atalho pra xenofobia e ufanismo.

Os países são ricos.
Eles são patriotas.
Logo, o patriotismo leva ao crescimento de um país.

E a lógica, Poindexter?

Vamos lá... como parece que não leram, aí vai de novo, REPETIDO 5 VEZES:

1. Acho que vocês não entenderam o que eu disse. Eu não disse que cidadania bastava. Cidadania não basta, mas, sem cidadania, não se chega à lugar nenhum.

2. Acho que vocês não entenderam o que eu disse. Eu não disse que cidadania bastava. Cidadania não basta, mas, sem cidadania, não se chega à lugar nenhum.

3. Acho que vocês não entenderam o que eu disse. Eu não disse que cidadania bastava. Cidadania não basta, mas, sem cidadania, não se chega à lugar nenhum.

4. Acho que vocês não entenderam o que eu disse. Eu não disse que cidadania bastava. Cidadania não basta, mas, sem cidadania, não se chega à lugar nenhum.

5. Acho que vocês não entenderam o que eu disse. Eu não disse que cidadania bastava. Cidadania não basta, mas, sem cidadania, não se chega à lugar nenhum.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 21 de Julho de 2005, 12:34:13 »
hahaha não é pra tanto.
mas não precisa cantar o hino e jurar a bandeira todo dia pra ser cidadão. aí já é coisa de milico.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Poindexter

• Visitante
« Resposta #39 Online: 21 de Julho de 2005, 12:34:48 »

Acho muito melhor viver com o PIB per capita de país do G7 do que com o do Brasil.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #40 Online: 21 de Julho de 2005, 12:44:04 »
hahaha não é pra tanto.
mas não precisa cantar o hino e jurar a bandeira todo dia pra ser cidadão. aí já é coisa de milico.

:lol:

Pois é, bruno, mas esse tipo de coisa é o contato inicial, compreende?

Você não vai chegar para uma criança e tentar explicar para ela as coisas como se explicaria para um adulto... PIB, G7, essas coisas ela não entende!

Agora, se você tenta criar nela laços afetivos com os símbolos da nação, faz ela ver os colegas cantando o mesmo hino que ela, ver pessoas em geral cantando aqueles mesmos hinos... ela passa a ter aquele senso de CO-RESPONSABILIDADE CIDADÃ vital para qualquer nação poder se desenvolver!

É lógico que se essa criança for uma delinqüente-mirim, de nada isso vai adiantar, mas a idéia é que funcione com ampla maioria das crianças, e que, a partir disso, se crie na Sociedade o ambiente propício para que o resíduo delinqüente seja preso e a nação vá para frente! :)

Sobre bandeiras e hinos:

Em quantos filmes de Hollywood você já viu a bandeira dos E.U.A.? Eu, sinceramente, acho que, quando eu estou assistindo um filme, é mais provável aparecer ao menos uma do que não aparecer nenhuma...

Lá nos E.U.A., se vende bandeirinhas nacionais à granel nas papelarias, para você ver a diferença abissal de apego para com a bandeira entre nós e eles. No 4 de Julho, então, as sacadas das casas... não dá para comparar!

Hino dos E.U.A.... volta e meia ele é tocado pela Mídia, e veja que eu estou no Brasil, e não lá! Se bobear, a Mídia por aqui acaba tocando mais o Hino dos E.U.A. do que o nosso!

"Coisa de milico"? Não sei... só sei que parece ser imprescindível para o Sucesso das Nações.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 21 de Julho de 2005, 12:58:33 »
não precisaríamos de hinos e bandeiras se todos simplesmente respeitassem as leis, pagassem impostos e participassem do processo democrático de modo consciente. não sei se seria pedir muito, mas acaba não acontecendo. talvez essa cidadania acabe servindo de apelo pra que todo mundo faça o que já teria de fazer. sei lá.

agora, point, só um detalhe. pelo que me parece, o patriotismo norte-americano já é algo meio inato. eles não precisam que o estado os obrigue, nas escolas, a cantar hinos ufanistas todo dia. compram bandeirinhas porque querem, celebram o 4 de julho porque gostam. não sei se cidadania é algo que se enfia goela abaixo.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #42 Online: 21 de Julho de 2005, 13:09:10 »
não precisaríamos de hinos e bandeiras se todos simplesmente respeitassem as leis, pagassem impostos e participassem do processo democrático de modo consciente. não sei se seria pedir muito, mas acaba não acontecendo. talvez essa cidadania acabe servindo de apelo pra que todo mundo faça o que já teria de fazer. sei lá.

É exatamente este o meu argumento. Infelizmente, por algum motivo, isso acaba sendo "pedir muito", e acaba não acontecendo espontaneamente. Daí a necessidade de se criar esse sistema para servir, como você mesmo disse, "de apelo para que todo mundo faça o que já teria que fazer".  

agora, point, só um detalhe. pelo que me parece, o patriotismo norte-americano já é algo meio inato. eles não precisam que o estado os obrigue, nas escolas, a cantar hinos ufanistas todo dia. compram bandeirinhas porque querem, celebram o 4 de julho porque gostam. não sei se cidadania é algo que se enfia goela abaixo.

Concordo contigo, bruno, mas... que outra opção? Nos conformar com o subdesenvolvimento de nosso País? Ainda acho melhor o Estado tentar incentivar esse senso de cidadania... quem sabe, depois de um par de décadas, a coisa não comece a "pegar no tranco"?  :roll:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 21 de Julho de 2005, 13:18:23 »
se tivéssemos mais embraers pra nos orgulhar poderíamos também soltar fogos de artifício no 7 de setembro. mas não sei se obrigar a criançada a cantar o hino surtiria mais efeito que as campanhas publicitárias que o governo lula andou inventando desde 2003. penso que deveríamos começar tentanto não cometer tantos erros como cometemos antes... mas sou minoria, a minha visão de desenvolvimento pro brasil não é a mesma do pessoal que manda ou da maioria. então, fazer o que...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 21 de Julho de 2005, 16:14:12 »
PD, onde você fica nas Copas do Mundo que não vê as bandeiras por aí?  :P

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #45 Online: 21 de Julho de 2005, 16:22:52 »
Enquanto as colegiais não usarem o uniforme japonês, eu não me dou por satisfeito...  :x

E eu achava que esses uniformes eram lenda, até ver um grupinho usando...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #46 Online: 21 de Julho de 2005, 16:34:30 »
Citação de: Stéfano
Enquanto as colegiais não usarem o uniforme japonês, eu não me dou por satisfeito...  :x

Já ouvi falar que em colégios de freiras ou algo parecido as meninas usavam algo semelhante... Será que é verdade?

Tanto é que cheguei a ver na Globo umas 2 vezes sobre o assunto. O engraçado era ver todos os homens da sala parados feito estátuas vendo a reportagem... :P

Mas a última que eu vi, falava em acabar com esses uniformes... Estamos andando pra trás... :D
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #47 Online: 21 de Julho de 2005, 16:38:13 »
Citação de: Stéfano

Já ouvi falar que em colégios de freiras ou algo parecido as meninas usavam algo semelhante... Será que é verdade?

Acho que isso era verdade nos colégios só pra moças...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #48 Online: 22 de Julho de 2005, 00:49:33 »
caso queira-se mesmo um uniforme, seria muito melhor estabelecer camiseta branca e calça jeans. eu não gostava do uniforme quando usava por causa da caída dele...

Escoteiros? hehe

Na minha escola só tinha camiseta de uniforme, com o "logo" da escola.. 8-)

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #49 Online: 22 de Julho de 2005, 00:51:50 »
Sem uniforme não entra. Tão simples resolver isso..

Caso fizessem isso por aqui, as salas ficariam vazias.

Que fiquem..

Minha escola era assim, era pública

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!