hahaha não é pra tanto.
mas não precisa cantar o hino e jurar a bandeira todo dia pra ser cidadão. aí já é coisa de milico.
Pois é, bruno, mas esse tipo de coisa é o contato inicial, compreende?
Você não vai chegar para uma criança e tentar explicar para ela as coisas como se explicaria para um adulto... PIB, G7, essas coisas ela não entende!
Agora, se você tenta criar nela laços afetivos com os símbolos da nação, faz ela ver os colegas cantando o mesmo hino que ela, ver pessoas em geral cantando aqueles mesmos hinos... ela passa a ter aquele senso de CO-RESPONSABILIDADE CIDADÃ vital para qualquer nação poder se desenvolver!
É lógico que se essa criança for uma delinqüente-mirim, de nada isso vai adiantar, mas a idéia é que funcione com ampla maioria das crianças, e que, a partir disso, se crie na Sociedade o ambiente propício para que o resíduo delinqüente seja preso e a nação vá para frente!
Sobre bandeiras e hinos:
Em quantos filmes de
Hollywood você já viu a bandeira dos E.U.A.? Eu, sinceramente, acho que, quando eu estou assistindo um filme, é mais provável aparecer ao menos uma do que não aparecer nenhuma...
Lá nos E.U.A., se vende bandeirinhas nacionais à granel nas papelarias, para você ver a diferença abissal de apego para com a bandeira entre nós e eles. No 4 de Julho, então, as sacadas das casas... não dá para comparar!
Hino dos E.U.A.... volta e meia ele é tocado pela Mídia, e veja que eu estou no Brasil, e não lá! Se bobear, a Mídia por aqui acaba tocando mais o Hino dos E.U.A. do que o nosso!
"Coisa de milico"? Não sei... só sei que parece ser imprescindível para o Sucesso das Nações.