Autor Tópico: O romantismo idiota de "Avatar"  (Lida 9491 vezes)

Offline Xara

• Nível 10
  • *
Re: O romantismo idiota de "Avatar"
« Resposta #25 Online: 04 de Janeiro de 2010, 19:10:28 »
Eu também ainda não assisti o filme.
Então tecer algum comentário sobre ele seria leviano.

Do ponto de vista da industria cultural, entretanto, eu tiro algumas conclusões.
O filme é um produto a ser vendido, ponto.
Não investiriam US$ 350 milhões apenas para criar cultura, arte. O negócio ali é ganhar dinheiro.

O problema começa quando estes R$ 700 milhões são aplicados com tamanha competência que para os menos desavisados, para os que não têm acesso às outras fontes de referência, comprovam-se na tela algumas idéias, alguns mitos urbanos, que não encontram qualquer embasamento na realidade, dando voz aos charlatães de plantão que o autor chama de idiotas.
Nossa única fonte de referência de como a vida evolui é a que estudamos aqui na Terra.
E aqui não há, até o momento, qualquer base cientificamente comprovável para esse "espírito de Gaia". O que vemos é a cadeia alimentar, a sobrevivência do mais apto, a fortuidade da existência humana. O leão africano não se submete nem mesmo aos massai para preservar o delta do Okavango.

É só um filme, eu sei. Mas eu sei muitas outras coisas e o meu intelecto consegue apreciar o produto cultural sem lhe atribuir a seriedade que os "idiotas" vão pregar nos púlpitos.
Mas aos 12 anos de idade eu fiquei embasbacado com o mar se abrindo em "Os 10 Mandamentos". E não é por isso que o filme deva ser censurado ou criticado.
Os cientologistas devem estar lambendo os beiços.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2010, 15:16:10 por Xara »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #26 Online: 04 de Janeiro de 2010, 19:43:26 »
Não sabia dessa que o Amon falou sobre a consciência do planeta... deve ser bacana.

Dos plugues USB no cabelo eu já tinha ouvido... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 04 de Janeiro de 2010, 21:21:14 »
Achei o filme cansativo. Aquele romantismo e aquelas idéias ecológicas me causaram uma pasmaceira... Dos filmes pipoca do ano passado Harry Potter foi o mais legal!
Por falar em romances, aquele "500 dias com ela" alguém viu? Muito bom!! Me surpreendi.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 04 de Janeiro de 2010, 21:34:14 »
Dos colunistas da folha, prefiro o Hélio Schwartsman, normalmente!

http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u672479.shtml

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #29 Online: 04 de Janeiro de 2010, 21:48:14 »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 04 de Janeiro de 2010, 21:53:18 »

????

Sei lá! Pondé é um colunista da Folha... É que eu estava lendo... Viagem!

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 04 de Janeiro de 2010, 21:55:22 »

????

Sei lá! Pondé é um colunista da Folha... É que eu estava lendo... Viagem!

Ta falando dos colunistas? Não entendi porque o texto não tem haver com o tópico.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 04 de Janeiro de 2010, 22:00:24 »
Não, não tem. Viagem, afinal!
Mas o texto é bom.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 05 de Janeiro de 2010, 01:21:05 »
Eu li os outros artigos dele, Pondé, na Folha de São Paulo. Algumas considerações:

- Como todo colunista ou blogueiro que adora nadar contra a corrente (leia-se aqui: o pensamento esquerdista) ele se apresenta com a choradeira de sempre: "Me chamam de conservador para me atingir, para me rotular". Pois bem, todos sabemos que a primeira coisa que um colunista "conservador" faz é rotular aquilo ou aqueles com os quais ele não concorda de: esquerdopatas, petralhas, esquerdistas, etc. Se ele não quer o rótulo de conservador, então que não rotule ninguém.

E o inverso é chamado de entreguista, imperialista, reacionário, burguês, explorador, etc..
Mais uma vez, o outro lado da mesma estupidez.

- A moda dos "conservadores" (juntos no mesmo balaio de gatos pardos estão: os anti-petistas, os anti-esquerdistas, os anti-politicamente correto, os anti-aquecimento global, e assim por diante) é sempre ir contra qualquer coisa que eles (os esquerdistas) defendem.

Dodo, hoje você acordou anti-inspirado. Aquecimento global é defendido por membros de todas as linhas políticas, e atacados por alguns esquerdistas e direitistas.

E esquerdistas também fazem críticas ridículas, mas de outro contexto. Seu post foi bem estranho.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 05 de Janeiro de 2010, 03:56:28 »

Dodo, hoje você acordou anti-inspirado. Aquecimento global é defendido por membros de todas as linhas políticas, e atacados por alguns esquerdistas e direitistas.

E esquerdistas também fazem críticas ridículas, mas de outro contexto. Seu post foi bem estranho.

Eu li uns vinte artigos do Pondé antes de postar, o que li afetou o meu raciocínio, ou seja, eu respondi mais com a emoção do que com a razão. O que pude perceber, quando li os artigos dele, foi que ele estava se colocado contra os modismos atuais, tão somente buscando polemizar para conquistar uma parcela dos leitores, e não fazendo uma análise imparcial dos fatos. Ok, todos tem o direito de serem parciais ao defenderem o seu ponto de vista, de certa forma todos nós agimos assim, mas a arrogância de alguns jornalistas e colunistas, sempre colocando os que pensam diferente como "idiotas" ou "aleijados mentais", é algo que me incomoda profundamente, e isso se repete em diversos artigos dele.
Eu ficaria incomodado da mesma forma se lesse em algum lugar uma crítica ao filme Avatar que o colocasse como sendo apenas como mais uma ode ao imperialismo ianque. No meu ponto de vista, Avatar é diversão pura e simples. O filme tem uma mensagem ecológica, mas ela funciona no contexto do filme, apenas isso, não levanta nenhuma bandeira a favor disso ou daquilo, ou seja, o colunista achou pelo em ovo.

Aí vai uma lista dos artigos dele:

http://integras.blogspot.com/2009/06/artigos-de-luiz-felipe-ponde-para-folha.html

OBS 1: Acho que o que me irritou foi que eu gosto do trabalho do James Cameron, e sei que um pouco do visual exuberante de Avatar e até do seu enredo (o filme é tão clichê, que já foi considerado plágio de umas vinte obras com temáticas semelhantes) deve-se, em parte, as pesquisas que ele e sua equipe fizeram sobre o ecossistemas de regiões (praticamente) abissais.

OBS 2: Talvez a única mensagem que ele tenta passar com o filme é : "Que tal procurarmos conhecer, antes de destruir?"
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #35 Online: 05 de Janeiro de 2010, 08:34:59 »
Eu também ainda não assisti o filme.
Então tecer algum comentário sobre ele seria leviano.

Do ponto de vista da industria cultural, entretanto, eu tiro algumas conclusões.
O filme é um produto a ser vendido, ponto.
Não investiriam US$ 350 milhões apenas para criar cultura, arte. O negócio ali é ganhar dinheiro.

O problema começa quando estes R$ 700 milhões são aplicados com tamanha competência que para os menos desavisados, para os que não têm acesso às outras fontes de referência, comprovam-se na tela algumas idéias, alguns mitos urbanos, que não encontram qualquer embasamento na realidade, dando voz aos charlatães de plantão que o autor chama de idiotas.
Nossa única fonte de referência de como a vida evolui é a que estudamos aqui na Terra.
E aqui não há, até o momento, qualquer base cientificamente comprovável para esse "espírito de Gaia". O que vemos é a cadeia alimentar, a sobrevivência do mais apto, a fortuidade da existência humana. O leão africano não se submete nem mesmo aos massai para preservar o delta do Okavango.

E só um filme, eu sei. Mas eu sei muitas outras coisas e o meu intelecto consegue apreciar o produto cultural sem lhe atribuir a seriedade que os "idiotas" vão pregar nos púlpitos.
Mas aos 12 anos de idade eu fiquei embasbacado com o mar se abrindo em "Os 10 Mandamentos". E não é por isso que o filme deva ser censurado ou criticado.
Os cientologistas devem estar lambendo os beiços.

Bem, achei muito criativo o cenário criado naquele mundo. Pareceu-me ser cientificamente plausível a possibilidade daquilo existir mais ou menos daquela forma num outro mundo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 05 de Janeiro de 2010, 16:59:07 »
Eu gostei do filme...

Deveriam mandar uma sinopse deste outro filme para este colunista:

http://www.imdb.com/title/tt0185183/

A temática é basicamente a mesma... gostaria de saber a opinião dele.   ::) :zzz: :zzz: :zzz:

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 05 de Janeiro de 2010, 17:27:24 »
'Avatar' é acusado de ser propaganda política da esquerda

De bem com as bilheterias e com boa parte das críticas de cinema, James Cameron só tem um pequeno "senão" a lidar depois da estreia de Avatar, seu mais novo filme. Seu pequeno problema agora é com os críticos politicamente mais conservadores dos Estados Unidos que, a partir de diversos jornais, tais como o Los Angeles Times e o The New York Times, estão condenando a produção de Cameron por sua "propaganda política de esquerda".

Na trama, o ex-fuzileiro naval Jake Sully entra para uma missão de espionagem do povo que vive no planeta Pandora, os Na'vi. A relação humanidade (dos Na'vi) versus a ambição capitalista (dos humanos) começa a se construir a partir dessa relação entre Sully e o povo que, a princípio, seria "estrangeiro".

De acordo com o Los Angeles Times, em uma reportagem publicada nessa segunda-feira (4), partidários da direita nos Estados Unidos estão unindo vozes para dizer que Avatar é uma propaganda da "América de Obama". E que existe uma quase não velada mensagem contra o "imperialismo americano" no filme.

Escrevendo para a publicação New York Press, o crítico de cinema Armond White alegou Avatar "deturpa os fatos do militarismo, do capitalismo e do imperialismo" e descreve o filme como "guiado por uma culpa do desejo de matar que surgiu depois do 11 de Setembro". No blog do jornalista americano John Nolte, o Big Hollywood, há "um desejo de morte para os esquerdistas" e que a produção de Cameron seria "uma fantasia simplista, de vinganças revisionistas".

O jornal inglês The Daily Mail, poucos dias depois da estreia do filme, em dezembro de 2009, publicou um artigo com o título "Avatar: o mais caro filme antiamericano já feito".

Na opinião do jornal The New York Times, o filme é uma "22ª versão dos colonialistas americanos versus os colonialistas ingleses, India versus os Rajás, ou a América Latina versus a United Fruit." Ou seja, algo entre brigas de ideologias políticas e luta de classes.

Até que eu não estava tão errado assim!

Fonte: http://cinema.terra.com.br/interna/0,,OI4188195-EI1176,00-Avatar+e+acusado+de+ser+propaganda+politica+da+esquerda.html
Alfred E. Newman

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 05 de Janeiro de 2010, 17:35:13 »
'Avatar' é acusado de ser propaganda política da esquerda

De bem com as bilheterias e com boa parte das críticas de cinema, James Cameron só tem um pequeno "senão" a lidar depois da estreia de Avatar, seu mais novo filme. Seu pequeno problema agora é com os críticos politicamente mais conservadores dos Estados Unidos que, a partir de diversos jornais, tais como o Los Angeles Times e o The New York Times, estão condenando a produção de Cameron por sua "propaganda política de esquerda".

Na trama, o ex-fuzileiro naval Jake Sully entra para uma missão de espionagem do povo que vive no planeta Pandora, os Na'vi. A relação humanidade (dos Na'vi) versus a ambição capitalista (dos humanos) começa a se construir a partir dessa relação entre Sully e o povo que, a princípio, seria "estrangeiro".

De acordo com o Los Angeles Times, em uma reportagem publicada nessa segunda-feira (4), partidários da direita nos Estados Unidos estão unindo vozes para dizer que Avatar é uma propaganda da "América de Obama". E que existe uma quase não velada mensagem contra o "imperialismo americano" no filme.

Escrevendo para a publicação New York Press, o crítico de cinema Armond White alegou Avatar "deturpa os fatos do militarismo, do capitalismo e do imperialismo" e descreve o filme como "guiado por uma culpa do desejo de matar que surgiu depois do 11 de Setembro". No blog do jornalista americano John Nolte, o Big Hollywood, há "um desejo de morte para os esquerdistas" e que a produção de Cameron seria "uma fantasia simplista, de vinganças revisionistas".

O jornal inglês The Daily Mail, poucos dias depois da estreia do filme, em dezembro de 2009, publicou um artigo com o título "Avatar: o mais caro filme antiamericano já feito".

Na opinião do jornal The New York Times, o filme é uma "22ª versão dos colonialistas americanos versus os colonialistas ingleses, India versus os Rajás, ou a América Latina versus a United Fruit." Ou seja, algo entre brigas de ideologias políticas e luta de classes.

Até que eu não estava tão errado assim!

Fonte: http://cinema.terra.com.br/interna/0,,OI4188195-EI1176,00-Avatar+e+acusado+de+ser+propaganda+politica+da+esquerda.html

Não existe propaganda melhor da que meter o pau num filme através de um ponto de vista ideológico, de graça e eficiente, e todo mundo fica curioso pra conferir. É só lembrar do Código da Vinci, quase dormi no cinema...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 05 de Janeiro de 2010, 17:37:57 »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #40 Online: 05 de Janeiro de 2010, 18:57:20 »
Não existe propaganda melhor da que meter o pau num filme através de um ponto de vista ideológico, de graça e eficiente, e todo mundo fica curioso pra conferir. É só lembrar do Código da Vinci, quase dormi no cinema...
Me recusei a assistir o Código da Vinci. E quando passou na TV percebi que o filme era um lixo...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 05 de Janeiro de 2010, 22:03:20 »
Outro filme, basicamente a mesma temática....

Outro filme "esquerdista"...  ::)

Estes jaguaras destes críticos deveriam ir lavar o fiofó com soda caustica e pararem com estes patrulhamentos ideológicos... principalmente se tratando em obras de ficção científica::)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #42 Online: 06 de Janeiro de 2010, 13:21:23 »
Engraçado, será que eles acham que pela realidade fática do filme, ele seria de direita se os nativos cedessem e deixassem tomar o território deles, sem resitência, afinal, o minério é importante para circulação de riquezas dos áliens capitalistas???

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 06 de Janeiro de 2010, 15:48:31 »
Engraçado, será que eles acham que pela realidade fática do filme, ele seria de direita se os nativos cedessem e deixassem tomar o território deles, sem resitência, afinal, o minério é importante para circulação de riquezas dos áliens capitalistas??

Em Battlefield Earth, um filme horrível de tão ruim diga-se, a situação é exatamente a mesma... uma espécie de outro lugar toma um planeta, no caso a Terra e não Pandora, com objetivos mineradores... a espécie nativa, no caso humanos estúpidos, organizam uma rebelião através de um líder que toma contato com conhecimentos que eram ocultos (nada sobrenatural) e colocam os invasores para correr. Chega a ser impressionante a similaridade entre os dois filmes (apenas no tema) e não vi ninguém criticando o "esquerdismo" do filme, muito antes pelo contrário. Duna já tem um enredo mais elaborado, mais complexo, porém acredito que exista muitos elementos similares.

Neguinho tenta achar cabelo em ovo... é cada uma....

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 06 de Janeiro de 2010, 16:22:16 »
Em Battlefield Earth, um filme horrível de tão ruim diga-se, a situação é exatamente a mesma... uma espécie de outro lugar toma um planeta, no caso a Terra e não Pandora, com objetivos mineradores... a espécie nativa, no caso humanos estúpidos, organizam uma rebelião através de um líder que toma contato com conhecimentos que eram ocultos (nada sobrenatural) e colocam os invasores para correr.

Na verdade o líder dos humanos foi adestrado pelo chefão dos alieníginas para ser usado como uma espécie de capataz num grande roubo que ele pretendia fazer. Para fazer isso, o chefão, interpretado pelo Travolta, ensina muitas coisas ao seu escravo humano, inclusive como destruir o seu próprio mundo.

Uma frase memorável:

"Você tinha razão, é como montar um cavalo." - diz um dos humanos ao aprender a pilotar um caça.
Alfred E. Newman

Offline Xara

• Nível 10
  • *
« Resposta #45 Online: 06 de Janeiro de 2010, 16:50:16 »
Eu ainda acho que o colunista tem certa razão ao destacar a romantização folclórica da natureza.
Como se houvesse alguma coisa ali que merecesse o interesse do conquistador em preservar.
Vocês acreditam mesmo que se um dia colonizarmos outros mundos será apenas por interesse científico, pela busca do conhecimento e da verdade?
Me poupe! Ninguém vai investir quatrilhões apenas para que alguns aventureiros vagabundeiem pelas estrelas.
Será pela conquista de novos territórios e recursos, novas patentes.

É à essa visão "Jornada nas Estrelas" do universo que os US$ 350 milhões vêm se somar.
Sentaremo-nos no trono do mundo, mas sobre nossas caldas.

Acrescento que adoro Jornada nas Estrelas, Duna e o próprio Avatar e todo o gênero. Sou fã de carteirinha.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2010, 16:52:35 por Xara »

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 06 de Janeiro de 2010, 18:21:43 »
Vocês acreditam mesmo que se um dia colonizarmos outros mundos será apenas por interesse científico, pela busca do conhecimento e da verdade?

Não, mas se eu quisesse ver a realidade teria aberto um jornal ou ligado a TV. A "crítica ideológica" do filme Avatar é tão descabida quanto aparecer alguém e dizer que a trilogia "O Senhor dos Anéis" é uma apologia ao homossexualismo.
Alfred E. Newman

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #47 Online: 06 de Janeiro de 2010, 19:08:51 »

Não, mas se eu quisesse ver a realidade teria aberto um jornal ou ligado a TV. A "crítica ideológica" do filme Avatar é tão descabida quanto aparecer alguém e dizer que a trilogia "O Senhor dos Anéis" é uma apologia ao homossexualismo.

A resposta padrão pra essas situações é: "Fo...-se". :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 07 de Janeiro de 2010, 10:15:10 »
Em Battlefield Earth, um filme horrível de tão ruim diga-se, a situação é exatamente a mesma... uma espécie de outro lugar toma um planeta, no caso a Terra e não Pandora, com objetivos mineradores... a espécie nativa, no caso humanos estúpidos, organizam uma rebelião através de um líder que toma contato com conhecimentos que eram ocultos (nada sobrenatural) e colocam os invasores para correr.

Na verdade o líder dos humanos foi adestrado pelo chefão dos alieníginas para ser usado como uma espécie de capataz num grande roubo que ele pretendia fazer. Para fazer isso, o chefão, interpretado pelo Travolta, ensina muitas coisas ao seu escravo humano, inclusive como destruir o seu próprio mundo.

Uma frase memorável:

"Você tinha razão, é como montar um cavalo." - diz um dos humanos ao aprender a pilotar um caça.
E os caras aprendem a pilotar os caças (que estavam a mil anos sem uso !) em sete dias. :o
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 07 de Janeiro de 2010, 10:38:47 »

Uma frase memorável:

E os caras aprendem a pilotar os caças (que estavam a mil anos sem uso !) em sete dias. :o

Pois é, desliga o senso crítico, senão não tem diversão. :crianca:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!