Dodo, hoje você acordou anti-inspirado. Aquecimento global é defendido por membros de todas as linhas políticas, e atacados por alguns esquerdistas e direitistas.
E esquerdistas também fazem críticas ridículas, mas de outro contexto. Seu post foi bem estranho.
Eu li uns vinte artigos do Pondé antes de postar, o que li afetou o meu raciocínio, ou seja, eu respondi mais com a emoção do que com a razão. O que pude perceber, quando li os artigos dele, foi que ele estava se colocado contra os modismos atuais, tão somente buscando polemizar para conquistar uma parcela dos leitores, e não fazendo uma análise imparcial dos fatos. Ok, todos tem o direito de serem parciais ao defenderem o seu ponto de vista, de certa forma todos nós agimos assim, mas a arrogância de alguns jornalistas e colunistas, sempre colocando os que pensam diferente como "idiotas" ou "aleijados mentais", é algo que me incomoda profundamente, e isso se repete em diversos artigos dele.
Eu ficaria incomodado da mesma forma se lesse em algum lugar uma crítica ao filme Avatar que o colocasse como sendo apenas como mais uma ode ao imperialismo ianque. No meu ponto de vista, Avatar é diversão pura e simples. O filme tem uma mensagem ecológica, mas ela funciona no contexto do filme, apenas isso, não levanta nenhuma bandeira a favor disso ou daquilo, ou seja, o colunista achou pelo em ovo.
Aí vai uma lista dos artigos dele:
http://integras.blogspot.com/2009/06/artigos-de-luiz-felipe-ponde-para-folha.htmlOBS 1: Acho que o que me irritou foi que eu gosto do trabalho do James Cameron, e sei que um pouco do visual exuberante de Avatar e até do seu enredo (o filme é tão clichê, que já foi considerado plágio de umas vinte obras com temáticas semelhantes) deve-se, em parte, as pesquisas que ele e sua equipe fizeram sobre o ecossistemas de regiões (praticamente) abissais.
OBS 2: Talvez a única mensagem que ele tenta passar com o filme é : "Que tal procurarmos conhecer, antes de destruir?"